Publicado em 28/10/2006 23:04

A corrupção e o pecado

Qual é a ligação entre eles? O que significa corrupção? Qual a postura do cristão diante dela e do pecado?

Podemos estabelecer um paralelo entre corrupção e pecado. O pecado, fruto de perversidades ou depravação, é uma forma de destruirmos o nosso corpo tanto na área física, quanto na espiritual. Isso, em certos casos, pode até levar o indivíduo à morte! Fácil de identificar quando se estabelece que é tudo aquilo que nos afasta da presença de Deus.

Ao analisarmos etimologicamente a palavra corrupção, veremos que ela deriva do verbo corromper, que vem do latim corrompere, que significa destruir, depravar e perverter.

A corrupção da carne acontece quando colocamos o nosso corpo à disposição das tentações ou ciladas do inimigo de Deus. É quando faço aquilo que não me convém, que transgride a lei.

Nos últimos tempos, temos visto de uma forma demasiada o emprego da palavra corrupção. O que nós cristãos não podemos deixar é que ela se torne comum na nossa vida. Nem a palavra e nem a atitude! É possível vencê-la!

Do contrário, mergulharemos cada vez mais num mundo de normalidades, de devassidão, pecado e morte.

Devemos lembrar, por exemplo, dos vários santos e santas da Igreja, que morreram lutando contra o pecado e que, por sinal, muitos - mesmo depois de vários séculos do dia da morte - ainda têm seus corpos incorruptíveis[1].

Um caso impressionante é de Santa Bernardette. Camponesa e devota da Virgem Maria, Bernardette teve uma visão da mãe de Jesus. Tornou-se freira e, anos mais tarde, morreu em um convento francês (1879), sendo enterrada na capela do convento. Seu corpo foi exumado em 1923.

Os médicos encontraram o corpo de Santa Bernardette intacto, sem nenhum indício de putrefação. Os órgãos internos estavam flexíveis e seu fígado tinha uma consistência normal.

Outro caso é de São Francisco Xavier, que morreu em 2 de dezembro de 1552. O corpo do santo foi colocado em uma caixa e preenchido por cal (para se obter mais depressa os ossos) e assim facilitar seu transporte. A caixa foi aberta dois meses depois, para averiguar a destruição das carnes.

Constatou-se que nada havia ocorrido. O corpo de São Francisco foi encontrado fresco e rosado, sem nenhum traço de putrefação. O mais impressionante é que fizeram um corte perto do joelho e o sangue escorreu. Além disso, o corpo exalava um aroma agradável. (BUONFIGLIO, 2006)

Ao mantermo-nos firmes na luta contra o pecado permanecemos fiéis ao projeto de salvação que Deus tem preparado para nós!

Fiquemos todos na Paz de Jesus Cristo, com a força do Espírito Santo!!!

Sugestão para leitura: capítulo 5 de Gálatas.

 

_______________________________________________________

[1] não se decomporam e não existe explicação científica para o fato.

Prof. Reginaldo Pacheco

Prof. Reginaldo Pacheco

Graduado em Letras - UFG/ Administração - UFG (cursando)
Professor na rede estadual de ensino. Assistente em Administração no IFG - Campus Inhumas. Catequista - Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Fundador do Grupo de Oração Semeador. http://www.aboasemente.com

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

Prof. Reginaldo de Fátima
25/12/2006 12:34

Paulinha!

É isso mesmo! Vigiai e orai sem cessar! Um abração pra vc também!!!
paulinha
07/12/2006 15:58

parabéns

parabéns Reginaldo com certeza precisamos estar atentos e vigiar as nossas vidas so assim fugiremos das armadilhas do pecado um abraçãopara vc
Prof. Reginaldo de Fátima
15/11/2006 14:27

Ronys

É, amigo, mas precisamos tomar um pouco de cuidado com a concepção do que seja curso natural da vida. Sei o que você quis dizer, mas tem pessoas que usam isso como muleta para uma série de questões! Como por exemplo a própria questão do pecado e da corrupção. Fique com a paz de Jesus, irmão!
Ronys Junior Ferreira Maia
11/11/2006 10:04

Curso natural

Exelente Paralelo Professor. É estamos sim, vuneraveis ao dois,( Pecado e Corrupção) mas como o exemplo dos santos, nem sempre precisamos serguir o curso natural da vida Parabéns Prof. Reginaldo
Prof. Reginaldo de Fátima
10/11/2006 00:23

Obrigado, Dona Creusa!

Que o Senhor Jesus ilumine sempre sua vida!
Creusa
07/11/2006 22:07

Creusa Maria Loures - mãe do Fabio

Parabéns! Rginaldo.
Prof. Reginaldo de Fátima
05/11/2006 14:09

ok, Osvaldo!

Gostaria de saber se vc seguiu a sugestão de leitura!
osvaldo
01/11/2006 21:41

hum

bom interessante esse teu texto meu jovem.