Publicado em 05/02/2008 14:34

ANEMIA

SAIBA MAIS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO FERRO

A deficiência de ferro é a deficiência nutricional mais comum, assim como a causa mais freqüente de anemia (diminuição de glóbulos vermelhos do sangue) entre crianças e mulheres durante os anos de fertilidade em todo o mundo. Os grupos considerados de maior risco são os bebês menores de dois anos de idade, garotas adolescentes, grávidas e os idosos. As adolescentes grávidas estão freqüentemente em alto risco.

O ferro é um micronutriente fundamental para o organismo. É um dos elementos responsáveis pela formação dos glóbulos vermelhos do sangue, que transportam o oxigênio para todo o corpo. O organismo humano adulto contém de 3 a 5 g de ferro. Você precisa consumir 10mg de ferro por dia.

As melhores fontes de ferro estão nas carnes e vísceras (fígado, coração, miúdos) e ovos. O ferro está presente também em alguns vegetais folhosos verde-escuros, como: couve, espinafre, mostarda. Na rapadura, uva passa, caldo de cana, ameixa preta e jaca também são encontradas o ferro.

Os sintomas apresentados em caso de anemia são: fadiga, falta de ar, sonolência, tontura, visão fraca, dor de cabeça, insônia, perda de apetite. Apresentando tais sintomas procure um médico.

Nos vegetais, existe um tipo de ferro que o organismo tem dificuldade em absorver. Uma boa dica: a vitamina C, presente no limão, na laranja, acerola e outras frutas cítricas, facilita a absorção de ferro. Daí ser excelente acompanhar um bifinho, por exemplo, com um copo de suco de laranja, utilizar uma fruta como sobremesa ou mesmo temperar as saladas de vegetais de folhas verde-escuras com limão.

RECEITA

Suco de limão com couve: rico em vitamina C e Ferro

INGREDIENTES:

  • 3 folhas de couve
  • 4 limões médios
  • 1 litro de água
  • 4 colheres de sopa cheias de açúcar

MODO DE PREPARAR:

  1. LAVAR A COUVE E OS LIMÕES
  2. MISTURAR O CALDO DOS LIMÕES COM AS FOLHAS PICADAS DA COUVE, A ÁGUA E O AÇÚCAR.
  3. BATER BEM E DEPOIS COAR.
Keila Pereira Pires

Keila Pereira Pires

Graduada no ano de 2001 pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Nutrição Clínica. Pós-graduada no ano de 2003 pelo Centro Universitário São Camilo - Rio de Janeiro.
Professora substituta da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás nos anos de 2003 e 2004. Nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Goiânia desde 2005. Parceria com o União Inhumas sub-12 e sub-14 e com Academia Cleide Campos no ano de 2007. Colunista do site www.wellnessclub.com.br. Atendimento em consultório há seis anos.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

Juliana
22/10/2010 09:04

Duvida

Bom 13/09/2010 fiz um exame de sangue minha hemoglobina estava, 12,02 e meu eritrócitos 4,48.
Desses dia pra cá não tenho comido absolutamente nada que seja saudavel.

Estou sentindo umas difilcudades de respirar, tontura e uma certa palidez. Esse sintomas pode ser uma anemia já?
gisele
28/01/2010 02:10

anemia

bom dia !!! peguei o resultado do meu exame e deu hemoglobina 10,20e tenho uma cirurgia de silicone pra fazer na semana que vem . mais minha anemia tenho des de pequena foi sempre assim mesmo tomando remédios . sera que poderei fazer minha cirurgia ?? obrigada
sirmai de souza santana
18/04/2008 21:00

artrose

será que a desintoxicação feitacom limões curam a artrose ou nao tem mais jeito?
sirmai de souza santana
18/04/2008 20:58

limao e anemia

A desintoxicaçao feita com limões pode ser feita por quem tem anemia?
Keila Pereira Pires
16/04/2008 19:46

Anemia

Cara Domingas, como o próprio texto diz: o consumo frequente de alimentos fonte de ferro como: carnes em geral principalmente as vermelhas (bovina e porco), verduras de folha verde-escuro como couve, espinafre, brócolis associados a vitamina C das frutas e feijão são fontes para prevenir a anemia. Agora devem ser avaliados os casos específicos de difícil recuperação. Até mesmo o consumo excessivo de café pode interferir na anemia. Em alguns casos o uso de sulfato ferroso pode ser preventivo mas uma alimentação saudável e diária é o melhor remédio.
Domingas Gomes Botelho
16/04/2008 14:25

Tenho Anemia como devo supera- lá?

Tenho anemia há muito tempo, tomo vários remédios para melhorar, mas nunca melhoro. Agora estou tomando vitaminas, mas eu queria saber se há algum tipo de alimentação específica para quem tem anemia ou se há algum exerc´cio q ue devo fazer. Sou sempre desanimada, às vezes a minha respiração fiva mais lenta, fico tonta, sou sempre pálida não tenho sangue nos lábios. até parece q morri e esqueci de cair. Gostaria muito q me dese algumas dicas de como vencer esse problema, pois tenho medo que fique pior ainda mais. obrigada, ficarei esperando por alguma resposta. Beijos Domingas