Publicado em 17/03/2006 08:16

Buscando financiamento?

Sugestões básicas para alertar aos consumidores a não se aventurar no ilusório mundo dos créditos financeiro.

Bom é início de ano é após a correria de fim de ano, para a maioria dos empresários é inevitável ver seus corredores com pouco movimento. Natural, principalmente para o comércio que vive de períodos sazonais. Mas é justamente neste momento que devemos pensar na possibilidade de realizarmos novos investimentos. Mudar o layout, capacitar seus colaboradores, ampliar seu parque tecnológico, enfim as necessidades são as mais variadas, mas onde está o dinheiro? Uma opção é o financiamento junto às instituições financeiras, mas você está preparado?


No setor que trabalho é comum ver empresas quebrarem, e existe uma estatística que reafirma este comentário. Três de cada quatro empresa registradas, falecem no primeiro ano de atividade. Está é uma triste realidade, e com certeza pode ser agravada pelo financiamento adquirido. É verdade que o Brasil possui as taxas de juros mais caras do mundo, mas é possível realizar investimento com financiamentos bancários com menor risco. Segue abaixo algumas dicas para você não se aventurar no mundo do crédito:

!

- Saiba realmente o por que sua empresa está precisando de crédito. Na maioria das vezes o problema para a necessidade de crédito é gerado por algum aspecto gerencial, e é um erro grave alimentar a idéia de que adquirindo crédito resolverá os problemas da sua empresa.

!

- O investimento na empresa deve ser realizado baseado na demanda por parte de seus clientes, sendo assim é importante através de pesquisas e informativos verificar as tendências de mercado.

!

- Mediante ao sinal dado pelo mercado, desenvolva planejamento específico para identificar qual o tipo de investimento e o valor necessário para suprir as necessidades da empresa. É capital de giro? É maquinas e equipamentos? Baseado no tipo de investimento é que se identificará a instituição de crédito que você deverá recorrer. Dimensionar o valor é muito importante, afinal capital a mais na empresa por ser tão arriscado quanto de menos.

!

- Procure obter informações sobre as linhas de crédito existentes para o seu caso. Há linhas de crédito específicas para capital de giro e também para investimento fixo. Essas informações podem ser obtidas no banco ao qual você é cliente, sites especializados na internet, associações empresarias e Sebrae.

!

- Verifique se a empresa possui cadastro no agente financeiro e se assegure de que ele esteja em ordem. Financiamento é um processo a qual leva tempo e ao final pode ter resultado negativo. Segundo as normas do Banco Central para financiamentos o cadastro da empresa e de seus sócios deve ser limpo, ou seja, não pode constar o nome no CADIM ,SPC, SERASA ou qualquer outro tipo de instituição semelhante.

!

- Se preparem para a burocracia e seja paciente. A documentação exigida segue as regras do Banco Central, e possibilita que o Agente Financeiro conheça melhor a realidade da empresa.

!
- Seja persistente. Acompanhe de perto o andamento do seu processo, para que no decorrer do tramite você possa providenciar documentos que faltaram ou sanar dúvidas do investidor.

!

Essas são algumas sugestões básicas, não quero iludir ninguém de que obter crédito é algo fácil e não mesmo, mas se você possui uma necessidade real baseado na demando do mercado no qual atua é possível conseguir. Planejamento é a base para que seus objetivos possam se concretizar então desenvolva seu plano de negócio ou um estudo de viabilidade. Não deixe de buscar as informações necessárias e o Sebrae é um bom lugar para começar a caminhada rumo ao crédito.

Sérgio Augusto

Sérgio Augusto

Administraçao de Empresas - Faculdade Anhanguera;Pos graduação em Administração em Recursos Humanos - Faculdade Cambury.
Consultoria, palestras e treinamentos em administração de empresas e administração em recursos humanos. Analista Empresarial do Sebrae em Goiás.Professor da matéria Teorias Administrativas - Universidade Estadual de Goiás.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

norma
27/04/2009 18:28

PIZZARIA A MELHOR

moro em brasilia, passei uns dias em INHUMAS, resolvi comer uma pizza, cara olha que em brasilia nós temos EXCELENTES PIZZA, mas na pizzaria da LÉA E DO EDUARDO, e simplimente MARAVILHOSA, merecia um destaque na coluna do comercio. PARABÉNS, vcs ihumenses são 10
Milene
05/11/2007 20:09

Parabéns

Querido Sérgio, parabéns!!!!!!!!! Sua matéria deu para mm tirar um belo cochilo zzzzzzzzzzzzzzzz zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz zzzzzzzzzzzzzzz zzzzzzzzzzzzzzz zzzzzzzzzzzzzzzzz zzzzzzzzzzzzzzz zzzzzz