Publicado em 27/10/2006 18:27

Católicos e Halloween

ristãos Católicos podem ou não podem participar da festa do dia das bruxas (Halloween)?Segundo a enciclopédia

Cristãos Católicos podem ou não podem participar da festa do dia das bruxas (Halloween)?

Segundo a enciclopédia Larouse Cultural, o termo "Bruxa" é uma mulher que pratica magia negra; feiticeira; mulher a quem atribui poderes demoníacos ou satânicos. A enciclopédia diz ainda que a festa das bruxas é uma festa pagã e celebrada pelos celtas desde a idade média, hoje popularizada por todos os lados.

Bem, a palavra de Deus diz que o diabo veio para matar, roubar e destruir. E mim impressiona como o diabo é astuto, esta data do dia das bruxas tinha que ser comemorada justamente no dia 31 de outubro, um dia antes do dia de todos os santos.

Caro leitor, nós não podemos ao mesmo tempo agradar à dois senhores, estar na mesa do senhor, em comunhão com a igreja e ao mesmo tempo estar adorando o diabo através de suas intermináveis faces.

E ai como nos cristão católicos que adoramos o senhor, podemos estar envolvidos em uma trama tão devastadora para nossas vidas? Mim impressiona as escolas, que deveriam levar às nossas crianças conhecimento, cultura, entendimento, organizarem para se comemorar o dia das bruxas.

Nosso dever como cristão é estar voltado para Deus, nos esquecer do dia das bruxas e voltar-nos para o dia primeiro para a comemoração do dia de todos os santos. Se nós permanecer-mos na presença do senhor e fazer sua vontade, com certeza seremos recompensados por Jesus nosso senhor.

Eduardo Carvalho

Eduardo Carvalho

Rádialista na rádio Educativa FM 87.9, editor do jornal DA ÉPOCA.e

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

istefanny
04/11/2013 14:41

gostei e um texto completo

Antônio Vital dos Reis
03/11/2013 15:49

Discordo em gênero, número e grau! As igrejas deveriam deixar de ser tão preconceituosas, por isso pararam o tempo.


   halloween é um folclore poraticado em país cuja população é católicolprotestante.


   Bruxas e Demônios são apenas "bichos papões" criados pelas igrejas para amedrontar fiéis elevá-los ás igrejas. é meu ponto de vista, discordo mas respeito o seu,

sthefani fek duarte
03/11/2013 11:10

qual o nome de jesus

eu nao sei o nome de deus mais eu sei qal e o nome de jesus e JEOVA e eu acho que o halloween  nao deveria existi pq isso e coisa do demonio

joubert
26/01/2010 04:09

halloweem ? sim ou não

concordo em parte com vce se somos cristãos nãodevemos seguir rituais de religioes pagães so por que estão disfarçdas de festas.
não nem mesmo uma manisfestação cultural nossa apenas de dominio americano
so discordo qto a astucia do diabo a astucia foi da igreja antiga que colocou uma festa cristã para quebrar uma festa pagã
pois no fundo tdos sabemos que o povo no fundo quer se divertir sem olhar como nem por que. ok
larissa
03/11/2009 18:09

halloweem

legal mas isso nao tem nada ave
istefanny
04/11/2013 14:42

concordo com voce

Leandro Santos
29/06/2009 17:19

Vamos com calma

Pessoal, acho bem interessante todos os pronunciamentos. Fazem jus ao tempo em que vivemos, pós-modernidade. Um tempo que clama em alta voz pela verdade de cada um. Ou seja, todo mundo tem razão no que diz desde que não atinja o outro, é a verdade para si. Resultado: confusão. Ninguém sabe mais pra que lado correr. Confundimos liberdade de expressão e pensamento com valores absolutos. Quer saber do que se trata Halloween: Google! Bem por baixo, uma festa de origem pagã (e em alguns textos também de origem catolica), relacionada principalmente aos espíritos dos mortos. Ponto. Particularmente, acho a festa um despropósito ao honrar coisas no mínimo sombrias e tristes como a morte e seus elementos quando nós como seres humanos devíamos preferencialmente celebrar a vida. Somos extremamente criativos não somos? Não é estranho nossa falta de originalidade, festejando algo que desconhecemos e sem nenhum fundamento. Típico da época em que vivemos. Tão ingênuo quanto queimar "bruxas" em nome de Deus, me parece ser festejar a morte numa festa que 99% nem sabe da origem. De minha partem, Eu nada tenho a ver com espíritos mortos e tenho larga preferencia pelas coisas belas da vida. Agora, cada um é livre e se quer celebrar a morte, que seja. Eu não preciso participar, sou livre para não fazê-lo. Alias, sou livre para me não fixar no Diabo (mesmo crendo que Ele existe), na religião (mesmo sabendo que ela deveria ligar os homens a Deus e não o contrário), ou na discussão (que não esclarece só ensoberbece). Escolho festejar a vida! A morte não encontra eco em minha alma, meu corpo ou espírito! Abração a todos.
REIS
13/02/2009 02:40

LUZ E ESCURIDÃO ESPIRITUAIS

O CARNAVAL E O HALLOWEEN, SÃO PARENTES, SÃO FESTAS PAGÃS,E ISTO É UMA COMPROVAÇÃO DE QUE AS RELIGIÕES NÃO ESTÃO CUMPRINDO COM OS SEUS DEVERES A DEUS,PORQUE MISTURAM LUZ COM A ESCURIDÃO.
ANTIGAMENTE OS CANANEUS DAVAM OS SEUS FILHOS QUEIMADOS EM HONRA DE UM deus BAAL, E DEUS EXTERMINOU ESSA NAÇÃO,MAS AS RELIGIÕES APARTADAS DE DEUS REVIVERAM ESTA TRADIÇÃO DA MORTE PARA A VIDA , E AÍ TEMOS O CARNAVAL,
PENSA UM POUCO, CARNE-A-BAAL, CARNE-VAL,APENAS SE MUDOU UNS CARACTERS, E VOILÁ.
O DIABO É ESPERTO.
APANHA SÃO AS PESSOAS COM COISAS,QUE NO NOSSO PONTO DE VISTO OBSCURECIDO,SÃO DADAS COMO DE POUCA IMPORTÂNCIA,MAS QUE PARA DEUS SÃO DETESTÁVEIS.

(2 Coríntios 6:14-18) . . .Não vos ponhais em jugo desigual com incrédulos. Pois, que associação tem a justiça com o que é contra a lei? Ou que parceria tem a luz com a escuridão? 15 Além disso, que harmonia há entre Cristo e Belial? Ou que quinhão tem o fiel com o incrédulo? 16 E que acordo tem o templo de Deus com os ídolos? Pois nós somos templo dum Deus vivente; assim como Deus disse: "Residirei entre eles e andarei entre [eles], e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo." 17 "`Portanto, saí do meio deles e separai-vos´, diz Jeová, `e cessai de tocar em coisa impura´"; "`e eu vos acolherei´". 18 "`E eu serei pai para vós e vós sereis filhos e filhas para mim´, diz Jeová, o Todo-poderoso."

TODAS AS RELIGIÕES QUE DE UM CERTO MODO, NÃO ESTÃO DE ACORDO COM AS ESCRITURAS,QUE ESPEREM PELA SUA SORTE.
Matheus
03/10/2007 17:46

feriado

isso e só um feriado americano (está popular também no Brasil)onde as pessoas se divirtem pedindo doçe eu já comemorei halloween é muito divertido.
mariana maia
04/04/2007 19:20

pactos

so queria ter uma vida melhor
Rafael
28/11/2006 19:41

Critico

Caro amigo, suas teorias fanaticas da religiao nao me convensem de que o halloween venha a ser um dia ruim ou diabolico, por que halloween e uma comemoraçao mundialmente conhecida que e recebida com muita alegria e felicidade.As crianças principalmente sao os que mas dao importancia a esse dia e elas o recebem com muito amor e carinho, e que sertamente Deus deve se orgulhar de um dia tao especial com esse,no qual seus filhos podem se transformar nos super herois que sempre sonharam ser . Por tanto senhor(eduardo),deveria estabeleser uma melhor forma de se espresar atravez das palavras(escritas),para que todos possam ter uma melhor coomprençao do texto nao enchergando unicamente seu ponto de vista.
Luciano Silva Roriz
23/11/2006 20:23

coragem!

Boa noite, caro Eduardo, não me posicionarei diante do referido tema, entretanto gostaria de registrar meu apoio de amigo incondicional, pois percebo que como um bom jornalista, vc consegue problematizar, polemizar e isso é ótimo p/ a formação das opiniões tanto daqueles que o lê, independente do posicionamento que tenham.Parabéns! Prof. Luciano Silva Roriz
meu caro amigo em momento algum descordei da esistencia de deus so que t falo que pra min o halloween e uma festa que na realidade comemora trez dias que são o dia das bruxas(31/10) dia de todos os santos(01/11)e finados(02/11),se vc nao sabia disso e esse tema e muito polenico sim para as pessoas de mente fechada que nao da importancia para alguns fatos e se apega em textos escritos a minhares de anos e sofreu minhares de traduções e que muitas coisas estao erradas; mais isso nao vem ao caso o caso e que quando se comemora o dia de algum santo ou santa se comemora a sua perseverança na presensa do senho, muitos nao foram mortos pela santa inquisição e hoje sa tidos como santo? na epoca foram ditos como traidores da santa igreja e mortos por isso? e por sima se comemora isso. no halloween as crianças se vesten como fantasminhas, bruxas e etc para simbolizar esses seres e as pessoas dão os doces como forma de respeito aos que ja moreram e pedindo que tenham um bom ano e encinando as crianças a serem generosas com o proximo, vc imagina que o senhor fica triste com isso eu tenho certeza que nao ou vc se esqueceu do mandamento que diz amara a teu proximo como a ti mesmo; tambem aquilo passa a ser uma homenagem aos mortos e muitas vezes as crianças se vestem seres divinos pois vc se esqueceu que se fantasian de anjo tambem . a humanidade deveris parar de so ver o lado ruim das coisa e ver os beneficios que tudo traz pra nosas vidas!
eu
08/11/2006 18:21

Religião

Validar a eficácia da mente humana na crença de valores que ela inventa é explicar as distrações que dão sentido à vida. Talvez o melhor fosse não confundir as explicações sobre os fundamentalismos e seus significados no plano individual como se servissem para o bem comum, a coletividade. Afinal, ninguém tem se importado com as coisas em si quando as discussões ganham caráter de coisas para si...para si agradar na defesa cada um de sua opinião. O que realmente salva? O meu discurso ou a minha prática? A quem agradar? O meu ego ou a Deus que está dentro de mim e não é esse ego? Que bom que existe limite para a fantasia no portal da razão. Beijos ao Eduardo!
EDUARDO DE CARVALHO
08/11/2006 15:31

RESPOSTA AO AMIGO ABRAXAS

caro internauta, tudo bem, agradeço mais uma vez sua participaçao, agora, discutir religiosidade, ou as vontades de Deus para com seu povo, fica dificil quando a pessoa nao acredita nesse DEUS, uns tem a mania de dizer aquele de cima, outros o poderoso, outros qualquer outro nome, agora DEUSES existem milhares, para todos os gostos, conforme o grau de intelectualidade, ele aparece em forma de bens, dinheiro, nas culturas de meditaçoes, ele aparece adequado as vontades e necessidades de cada um que o aceita, AGORA o meu DEUS se manifestou em JESUS CRISTO, que morreu na cruz e RESSUSSITOU pela nossa salvaçao, HOJE ele é MISSERICORDIA para todos nos PECADORES, E QUE ARREPENDAM DOS MAUS ATOS. SO ELE TEM SALVAÇAO, SO ELE TEM O PODER DE NOS COLOCAR AO ENCO NTRO DE DEUS PAI , SENHOR JAVÉ, OU JEOVA, BEM VOCE ENTENDEU , O CRIADOR DO UNIVERSO.....AGORA SE EU NAO ACREDITO NESSE DEUS, QUE TUDO FEZ , PACIENCIA, AI NAO SEI QUEM MAIS VAI NOS SALVAR.....SEI QUE MUITA INTELECTUALIDADE E QUE NAO E...........
abraxas
08/11/2006 10:24

o nome do cara...

O nome dele é impronunciável, mesmo os judeus, que inventaram a divindade em questão não conseguem pronuncia-lo. Isto ocorre devido mudanças na lingua hebraica, o que nos resta do velho nome é YHWH, cunhado no aantigo hebraico massoreta, que fora traduzido, ineficientemente, por Javé, Jeová, Yawé, nomes desconhecidos pelos judeus. Logo te resta só o título....heheh
EDUARDO DE CARVALHO
07/11/2006 20:09

RESPOSTA A KAIRO LUCAS

OLA KAIRO LUCAS, TUDO BOM, QUERO TE AGRADECER PELO COMENTARIO. GOSTO MUITO DE FALAR SOBRE AS MARAVILHAS DO NOSSO DEUS JAVÉ{DEUS CRIADOR DE TODO O UNIVERSO}, E É MUITO IMPORTANTE RECEBEREM A PARTICIPAÇAO DOS INTERNAUTAS, ATE PORQUE TODOS NOS SOMOS CONVIDADOS A SEREM MENSAGEIROS DO NOSSO DEUS, E É UMA RESPONSABILIDADE MUITO GRANDE,MESMO NOS QUE SOMOS LEIGOS NA IGREJA, POREM IGREJA SOMOS TODOS NOS, POIS SOMOS TEMPLO DO ESPIRITO SANTO.....ABRAÇOS, E CONTINUI PARTICIPANDO.....
eduardo de carvalho
07/11/2006 19:58

resposta a thiago

Caro Thiago, tudo bem, agradeço pelo comentario, e este tema e realmente muito polemico. POREM DIZ A PALAVRA DE DEUS QUE quem morre proclamando que JESUS é o SENHOR e aceitando a sua salvaçao, tendo convicçao que no SENHOR nos nao morremos, mas sim nascemos para a vida ETERNA. QUANDO comemoramos a passagem de um santo ou santa, comemoramos sua perceverança na presença do Senhor até o último dia de sua vida. E sua vitória é recompensada com vida Eterna. todo aquele que vive uma vida reta perante Deus,acredita em seu poder, acredita na RESSURREIÇAO nao morre. AGORA imagino que nosso SENHOR ficaria muito triste se nos vissem vestido ou fantasiado de DIABINHOS, BRUXINHAS OU OUTRO PERSONAGEM DO DIABO, mesmo que pareça brincadeira, se eu concordo com esta brincadeira, ai fica dificil, pois nosso DEUS tenho certeza que nao, se alguem tem duvida da vontade de DEUS , leia a BIBLIA......
ANÔNIMO
05/11/2006 16:05

Qual é o Nome de Deus?

Gosto muito de ler comentários e pontos variados de opiniões e li os textos de EDUARDO DE CARVALHO e VINICIUS HAYALA SOYER, todavia no texto com o título God bless you complemento!! o autor ressalva que o ser supremo criador de tudo deveria então se chamar religião e não Deus, acontece que DEUS é um título e não um NOME e que existem muitos seres inteligentes dentro das igrejas convencidos que não existe lugar melhor para criar os filhos.
sthefani fek duarte
03/11/2013 11:07

qual o nome de deus

EDUARDO DE CARVALHO
03/11/2006 10:02

RESPOSTA ao amigo ABRAXAS

Caro amigo Abraxas, tudo bem, obrigado pelo comentario e pelas criticas, pois graças as criticas é que podemos nos aperfeiçoar naquilo que propomos fazer, sei que minha coluna ficou um pouco pobre em detalhes, sobre meus comentarios, porém se eu fosse pegar a palavra de Deus , a Biblia Sagrada, eu teria um milhao de argumentos para fortalecer meu ponto de vista,baseado no ponto de vista daquele que nos criou, DEUS, pois nao adiantaria pesquisar livros de nenhum filosofo, fisico,estudiosos,cientistas, e tantos outros , porque eles sao humanos, e humanos sao passiveis de falha. Agora Deus é Onipotente, é criador de tudo. MAS acredito que minha coluna, com toda deficiencia ja comentada, consequiu passar a mensagem com sucesso......abraços e conto com seus comentarios na proxima coluna....
cleijane ribeiro
03/11/2006 09:01

discordo em parte

bom que temos que adorar so um Deus e certo,mas em relaçao a festa das brucha acho que nao tem nada a ver, pois os jovens que sao os que mas freqeurntam esse tipo de festa so estao preocupados em se divertir nada mais, ele se quer estao lembrando de crença, pra eles e so mais um festa e pronto, querem viver o momento nada mais.
AMANDA
02/11/2006 17:25

VALEU

CARO AMOGO EDUARDO SEU TEXTO FICOU MUITO BOM MESMO,GOSTEI DA SUA IDEIA, CADA PESSOA DEVE FREQUAENTA O LUGAR QUE QUESER NAO E VERDADE, POR EXEMPLO EU SOU CATOLICA MAIS VOU NAS FESTA QUE TEM AKI NA CIDADE ... VALEU AMIGO AMEI SEU TEXTO .....
KAIRO LUCAS
02/11/2006 17:19

AMIGO

SEU TEXTO FICOU MUTIO BOM
EDUARDO DE CARVALHO
02/11/2006 09:30

resposta a SAMARA

SAMARA, tudo bem, agradeço pelo seu comentario. Quero te dizer que voce ja esta a mais do meio caminho andado, porque voce disse que ama a Deus, graças a Deus por isto. Ate porque nao cai uma folha no chao se Deus nao permitir. Entao voce ja esta se colocando a disposiçao para refletir sobre o assunto em questao. Te peço que reflita bem, sem radicalismo, nem nada , peque a Biblia, peça ao Espirio Santo para te iluminar em suas leituras. Que Deus te tirara todas as Duvidas. abraços.....
EDUARDO DE CARVALHO
02/11/2006 09:22

resposta á ALINE

Aline, como vai tudo bem, tenho certeza que sim...Quero te agradecer pelo comentario, nao por voce concordar ou nao com minha opniao, pois respeito todas opnioes, porém fico mais feliz ainda de saber que voce sabe do plano de Deus em sua Vida, que é muito além deste mundo e que nao e nenhuma festa que te afastara da presença do Nosso Deus Todo Poderoso......abraços...
Vinicius Hayala Soyer
01/11/2006 23:30

God bless you complemento!!

....a resposta serve pra Catolicos tb, alias pra todos aqueles que depositam maior confianca na religiao do que no proprio Deus. Deus nao tem e nunca teve religiao, Ele e simplesmente Deus, por isso tem esse nome, se nao Ele se chamaria religiao e nao Deus.Quem invetou essa bobagem foram um par de espertinhos la do Velho Mundo simplesmente pra se beneficiar daqueles que nao tem personalidade propria.Me desculpe, nao quero ofende-lo, Caro Eduardo,nao tenho motivos.Apenas gostaria de ensina-lo o que ja sei e sempre me ajudou bastante.Se vc esta de bem com Deus, caro Edu, nao sera numa festa de Halloween que o Diabo te encontrara ou manipulara.
Vinicius Hayala Soyer
01/11/2006 23:15

God bless you!!Contra-resposta pra Edu

Caro Edu, sou eu quem agradeco.Se nao fosse por essa coluna provavelmente eu nao teria me pronunciado.O importante e deixar claro a todo ser humano normal e de sana expressao, seja ela religiosa, politica, ou simplesmente mental, que a festa de Halloween so pode ser uma festa do diabo(digamos assim) pra quem ja tem o diago dentro de si.Outra coisa que me assusta em pleno seculo 21 sao pessoas ( e por encrivel que pareca, maioria evengelicos)que usam o nome de Deus pra afirmar que o Diabo existe,ainda mais disfarcado de festa.Esse bicho so existe pra quem acredita nele.Jovem, se vc quer ensinar algo novo, procure usar argumentos de maior veracidade e importacia.Ao reler sua coluna,me fiz a seguinte pergunta:Sera que os evangelicos ja chegaram ao ponto de adorar ao diabo mais do que ao propio Deus?Porque e exatamente isso que mais escuto da boca de um evangelico, voces evocam o nome do diabo e acreditam nele com a mesma forca que acreditam em Deus.Eu sinto muito por vc e espero que algum dia realmente esteja mais seguro do que fala, ja que infelismente existem pessoas que ,por falta de conhecimento,acreditaram em palavras como essas.Em relacao a gramatica, realmente vc deveria melhorar um pouco mais se quizer continuar escrevendo pra um publico mais avancado intelectualmente.Boa sorte e God bless you!!!Nao precisa respomder essa nao, apenas reflita pra quando nos encontrarmos numa festa de Halloween discutirmos melhor.Enquanto isso vc pode ir improvisando sua fantasia......quem sabe de pastor!Um forte abraco!!
abraxas
01/11/2006 19:41

criação

e mais, as bruxas são figuras criadas pela igreja medieval, um exemplo de amor ao próximo, para distinguir o que era heresia. Ai ai, o que querem? Queimar mais gente? hee
abraxas
01/11/2006 16:30

sou neo pagão

Concordo com o Hayala. O texto evoca fundamentalismos, é ordinário em seu conteúdo. Primeiro pq divide o mundo em Cristão/Pagão, atribuindo carga positiva ao primeiro frente ao segundo, uma típica visão monoteísta. Um ponto importante é o total desconhecimento das expressões religiosas alheias, se bem que o helloween é muito inocente e não tem nada de religioso. Por fim o texto é fraco e os comentários a seu favor são do mesmo teor....aff, que existÊncia estéril..
Aline
01/11/2006 12:42

Antoneli

Quando assumimos uma postura de servos de Deus, realmente a posição que temos a respeito de determinados assuntos não têm por base mais o conhecimento secular, e sim, a Palavra de Deus. Eu concordo plenamente e assimilo totalmente a posição do Eduardo em relação a levar uma comemoração folclórica, que aliás nem é brasileira, para dentro das escolas, que além de tudo camufla rituais comprovadamente satânicos. As crianças são inocentes e querem se divertir, não cabe a elas decidir o certo e o errado dentro da escola. Não é postura religiosa, é postura cristã. Religioso até o diabo é. O fato é que não podemos nos enganar e é muito importante um artigo como este que esclareça a quem não sabe o verdadeiro sentido de uma festa como esta. A sua parte está feita, Eduardo, quem tiver ouvidos para ouvir, ouça.
EDUARDO DE CARVALHO
01/11/2006 11:22

RESPOSTA a Vinicius Hayala Soyer

Caro vinicius, primeiramente quero agradecer a voce pela leitura da coluna e tambem pela critica feita em relaçao ao tema. Este assunto é mesmo muito polemico porque primeiro está toda a midia, seja falada, escrita, ou quer que seja, sempre colocando o HALLOWEEM como uma festa bonita, animada,divertida.....Concordo que a festa do halloween e tudo isto e animada. porem e uma festa paga -NAO TEM A PRESENÇA DE DEUS E NEM EXPRESSA A VONTADE DE DEUS - Entao caro vinicius, voce ha de concordar comigo que Deus étudo para nos, e se é algo que Deus nao aprova nao e bom....Dia primeiro, é dia de todos os Santos, pessoas que viverqam a fe em JESUS COMO SENHOR, e nos temos o que comemorar,porque sao exemplos de santidade, perfeiçao que eles encontram em JESUS....Agora comemorarmos o dia das bruxas, temos que sabermos a quem interessa esta festa, garanto sem medo de errar que a Deus nao é.... DEIXO um questionamento no ar, SERÁ que Maria , os Apostolos comemorariam o dia das BRUXAS... LEMBRANDO que em qualquer enciclopedia diz que bruxas sao discipulas do diabo........quanto a gramatica promento tentar melhorar.....O importante é que a mensagem foi passada e com sucesso.....Vinicius, um abraço e obrigado.........
Vinicius Hayala Soyer
31/10/2006 21:06

Onde esta a gramatica??????

rs....extremamente engracado essa materia!!!!Querido locutor, com todo respeito,sua materia ate que poderia ter sido um pouco melhor, mais creio que sobrepassou um pouquinho no tempeto religioso, deixando ate a gramatica pra escanteio!!Creio que fanatismo religioso nao e bem a melhor ferramenta pra se usar num tema como esse.Qualquer festa pode ser de boa indole ou nao, so depende de quem participa da mesma, e nao da festa em si.Malicia existe ate dentro de igrejas hoje em dia!!Nem toda festa de Halloween e ma, Eduardo, vc deveria ate participar de uma algum dia desses,te garanto que ira se divertir bastante!!.De qualquer forma sua materia mim improcionou , mim deixou de boca aberta e mim divertiu bastante.Um forte abraco de mim pra vc, garoto!!!!rs
Samara Reis Qualhato
29/10/2006 14:36

Uh

Bom, eu achava o seguinte: eu sou cristã, católica, amo a Deus sobre todas as coisas. Pois bem, jah fui a várias festas de halloween, fui msm, soh pra curtir, nunca fui com a intenção de adorar o diabo; jamais. Há coisas bastante relativas, até pq as festas de halloween que nós, inhumenses, conhecemos são festas absolutamente normais, com a diferença que tem que ir vestido de preto. Não há rituais demoníacos ou qq coisa do gênero. De qq forma, Eduardo, seu artigo ficou bom e me fez refletir sobre o assunto, em especial, na parte em que vc fez a comparação do dia das bruxas anteceder o dia de todos os Santos. Então eh isso ai!
abraxas
27/10/2006 20:49

bruxas?

Caríssimo, a referida comemoração não pertence à cultura brasileira, mesmo assim devemos ter um senso crítico que nos localiza além da religiosidade fundamentalista, como vc propõe. O paganismo é uma expressão religiosa como qualquer outra, como o catolicísmo, por exemplo. Instruir o sectarismo é destruir a democrácia e difundir a neurose. Acerca da educação, não, ela não deve promover nenhuma ligação com a religiosidade no sentido de partilhadora do sagrado. E mais, ninguém quer saber sobre a antiga bruxaria, caçada pela sua religiosidade no seu passado, as pessoas querem se divertir, viver.