Publicado em 24/03/2006 08:27

Ciência da Computação

Vamos de curiosidades diversas onde a tecnologia teve a sua contribuição principal na descoberta de soluções

É um prazer estar aqui com vocês e poder prestar informações nesta coluna de Tecnologia.

E como esta é uma de tecnologia, não significa que iremos falar somente sobre computadores, internet, web, hackers, crackers e tantos outros termos técnicos que muitos já ouviram mas não fazem idéia do que significa. Vamos falar também de curiosidades diversas onde a tecnologia teve a sua contribuição principal na descoberta de soluções bastante úteis na vida do ser humano.

A tecnologia está presente em todos os cantos do mundo. Nós estamos cada vez mais imersos no mundo da tecnologia que às vezes nem percebemos que ela está ao nosso lado ou até mesmo dentro de nossas casas. Desde a simples chave que usamos para abrir a porta de casa até o aparelho de TV que utilizamos para assistir nossos programas favoritos.

E para tanto, tecnologia significa conjunto de conhecimentos e princípios científicos que se aplicam a um determinado ramo de atividade. Este ramo de atividade pode ser da Informática, Medicina, Engenharia, Física, Arquitetura, História, Geografia ou qualquer outra área de atuação profissional.

Bom, mas pra começar mesmo, vamos falar um pouco sobre o curso superior de Ciência da Computação.

Pesquisando no dicionário Aurélio, descobri que ciência significa conjunto de conhecimentos socialmente adquiridos ou produzidos e historicamente acumulados. E que computação significa ato ou efeito de computar, processar em computador.

Juntando os dois descobri que Ciência da Computação é uma formação profissional científica que estuda o uso de computadores em cálculos e simulações, com o objetivo de auxiliar cientistas em suas pesquisas.

Ciência da computação é então o conjunto de técnicas e conhecimentos que possibilitam o estudo de situações de diversas áreas (Medicina, Biologia, Economia, Administração, etc) para analisar, criar e desenvolver soluções de informática que satisfaçam as necessidades dessas áreas.

Trocando por miúdos, o profissional formado em Ciência da Computação ou Tecnologia da Informação (este é o mais novo termo adotado para todos os cursos superiores de informática) será capaz de propor e desenvolver soluções que podem ser desde a criação e implantação de um simples programa de agenda eletrônica a até mesmo uma grande estrutura de redes de computadores interligados capazes de processar milhões de informações em menos de um segundo.

A grande vantagem dos cursos superiores de tecnologia da informação é que eles conseguem interagir com todas as áreas profissionais existentes em todos os setores da economia.

O profissional formado em cursos de T.I (Tecnologia da Informação) é capaz de analisar as necessidades dos clientes, desenvolver programas, gerenciar equipes de criação e instalação de sistemas de computação.

É ele quem elabora softwares (programas) desde os mais básicos para controle de estoque até os mais complexos sistemas de processamento de informações utilizados em empresas de grande porte nacionais e multinacionais.

Você já parou pra pensar como seria a produção de automóveis sem o uso de robôs controlados por computadores? Já parou pra pensar quanto tempo que o presidente dessa fábrica de automóveis precisaria pra saber quantos carros a fábrica produz por hora sem o uso de computadores? E quanto tempo ele leva hoje só de ter um computador a disposição em sua sala? Como os bancos sabem que você estava na praia durante as suas férias enquanto pagava a conta do restaurante com cartão de crédito à beira do mar? E como você, neste exato momento, consegue ler esta coluna ao mesmo tempo em que seu amigo também a lê em outro ponto da cidade?

Difícil saber? Que nada! Todas as respostas para essas perguntas são obtidas ao longo do curso de Ciência da Computação que duram apenas quatro anos.

Pode parecer muito tempo pra quem acaba de entrar, mas é apenas a porta de entrada para o mundo da tecnologia da informação! Seja bem-vindo!

Jerônimo Martins

Jerônimo Martins

MBA Gestão de Tecnologia da Informação - Fac. ALFA; Especialista em Redes de Computadores - PUC Goiás; Graduado em Ciência da Computação - Fac. Objetivo.
Administrador de Infra-estrutura de TI do SESC Goiás.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

osvaldo jose de souza junior
04/03/2010 14:52

computadores

esse e meu nome mais todos me chaman de junior, eu fiz um cursso na microlins, de computador fiz de montagem e manutenção: fiz imformatica mais contando em arrumar um servisso na harea, e um papo deles q o nome vai pro mercado do trabalho mais ainda estou lutando pra min entrar na area de computador. antes eu trabalhava em uma fabrica de sofa agora estou em uma reformadora fiz 1 ano e 5 meses de cursso pesquiso na internete dou manutençao as vezes em casa tenho 25 anos tinha parado de estudar voutei estou terminado queria fazer ciencias de computação gosto muito de mecher e saber muito sobre esta maquina que cheia de nividades ao passar do tempo muitos falam q e muito dificl mais vou tentar e vou conciguir esse e meu comentario.
elizeu sandes
03/08/2008 16:24

ciencia da computaçao

quando o aluno se forma em ciencia da computaçao o que que ele é? A) um programador B um analista de sistema C) ou o que