Publicado em 17/09/2006 23:19

Cinesioterapia

Movimento do corpo ou das partes corporais para alívio de sintomas ou melhorar a função...

O tema específico de hoje é para atender ao pedido que me foi encaminhado!

 
Então irei falar sobre a Cinesioterapia que é uma técnica de reabilitação utilizada em todas as áreas da Fisioterapia devido a sua fácil aplicabilidade desde que por trás haja um conhecimento avançado sobre anatomia, fisiologia e biomecânica para proporcionar um tratamento mais específico e eficaz.

 
Cinesioterapia é definida etimologicamente como a arte de curar e Licht (1965) definiu exercício terapêutico como movimento do corpo ou das partes corporais para alívio de sintomas ou melhorar a função".

 
A cinesioterapia é por fim o tratamento do movimento, onde o fisioterapeuta utilizará o movimento provocado pela própria atividade muscular do paciente com uma finalidade terapêutica, auxiliando, assistindo, resistindo ativa ou passivamente o movimento para atingir um objetivo específico do tratamento.

 
A Cinesioterapia irá então reequilibrar as forças mecânicas do organismo para proporcionar ao paciente uma melhor qualidade de movimento e consequentemente uma melhora da qualidade de vida. Mas para conseguir esse objetivo é necessário a compreensão de que o movimento só se cura com o movimento. Então se todos pararem para observar a grande variabilidade de patologias existentes pode-se dizer que em praticamente todas a cinesioterapia atua, pois sempre há um comprometimento funcional. Mas existem vários outros recursos da fisioterapia, como os aparelhos de eletrotermofototerapia, que ajudam no tratamento, porém não curam a patologia por si só necessitando verdadeiramente dos recursos cinesioterapêuticos.

 
Os efeitos da cinesioterapia baseiam-se no desenvolvimento, melhora, restauração e manutenção da força, da resistência à fadiga, da mobilidade, da flexibilidade, do relaxamento, e da coordenação motora.

 
A cinesioterapia atua também na função respiratória do paciente visando à libertação de secreções acumuladas devido a uma patologia (pneumonia, edema agudo de pulmão, enfizema pulmonar, etc) através de técnicas que ajudam na mobilização do tórax (técnicas de higiene brônquica e reexpansão pulmonar), proporcionando uma melhor ventilação pulmonar e a drenagem das secreções para as vias aéreas superior afim de que sejam expelidas pela tosse ou removidas com a aspiração. Essas técnicas podem ser aplicadas em todas as idades sendo muito eficácia em bebés e crianças já que estão mais expostas a infecções respiratórias.

 

"O exercício terapêutico é considerado um elemento central na maioria dos planos de assistência da fisioterapia, complementado por outras intervenções, com a finalidade de aprimorar a função e reduzir uma incapacidade" (HALL & BRODY, 2001)

Letícia Martins

Letícia Martins

Graduada em Fisioterapia pela UCG e Especialista em Saúde da Mulher pelo CEAF/UCG. Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília.
Fisioterapeuta do Hospital Ortopédico de Goiânia (HOG) com atuação em Ortopedia e Respiratória. Fisioterapeuta de março a junho de 2008 no Hospital Universitário de Brasília (HuB) no tratamento de pacientes portadores de Hanseníase. Artigo Publicado na Revista Fisio&terapia e na Revista digital Efdeportes: Atuação da Cinesioterapia no fortalecimento muscular do assoalho pélvico feminino: revisão bibliográfica.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

Emmanuelle Silva
22/06/2009 08:45

Recursos Fisioterápicos

Olá Dra. gostei muito das suas colunas, li a todas. Gostaria que a Dra. escrevesse sobre todos os recursos fisioterápicos explicando em quais patologias são indicados e em quais são contraindicados. Queria que a sra me enviasse por e-mail estou fazendo um trabalho para faculdade sobre o tema e tenho urgência. Obrigada e Parabéns. Muito sucesso
rafael torres
19/05/2009 18:44

fisioterapeuta

apareceu em meu studio uma aluna com movimentos involuntários de região cervical e face (corea), pesquisei o uso do pilates, para diminuir esses movimetos inv. e não achei nenhuma contra-indicação.Muito pelo contrário dos ttos cinesioterapeuticos que encontrei, o pilate se encaixa de forma plena.Gostaria de saber sua opinião sobre o assunto.

GRato Rafael Torres
Arlam Claúdio
31/10/2008 11:08

Cinesioterapia

Qual a diferença entre a ginástica laboral com a cinesioterapia?
Alan
20/09/2008 17:50

Parabéns!!!

Parabéns pelo maravilhoso artigo!! Sou estudante de fisioterapia e estou fazendo uma revisão de literatura onde o tema é fisioterapia otopédica relacionada a lesões musculares e escolhi a cinesioterapia como metodo de tratamento.. Muito obrigado pela ajuda indireta!! Um forte abraço...
Michele
22/05/2007 11:03

Interessante!!!

Oi, estou no último período de Ed. Física e irei fazer meu artigo sobre os Benefícios da Ginástica Postural para Grupos de 3ª. Se vc tiver como me enviar mais artigos com figuras sobre cinesioterapia e RPG, te agradeço.
Daniela Pereira
14/05/2007 17:41

Amei Este Artigo

Eu estou Fazendo um trabalho de cinesioterapia isso foi, a base do meu trabalho.Estou no 1 periodo de fisioterapia na Faculdade Unirg no Gurupi TO agradeço por ter achado este artigo!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Beleza Neggra
17/03/2007 17:36

Maravilhoso !!!

Este artigo foi simplesmente a salvação da lavoura! Pq estou fazendo um tarnbalho justo sobre Cinésioterapiae não achava nada claro q me ajudasse a compreender oq é realmente. Estou no 1º período de Fisioterapia na Faculdade Celso Lisboa/RJ e agradeço pela ajuda, mesmo q indireta!! Forte abraço!
jacueline diana
08/03/2007 12:11

me ajude

gostei muito de seu artigo estou fazendo um trabalho na faculdade sobre cinesioterapia , reeducação funcional e reabilitação pulmonar e queria que a senhorar se pode me ajudar me mandasse figuras e conteúdos sobre esse assunto no caso o principal por que só tenho 7 minutos para apresentar meu trabalho , no meu ponto de vista o tempo e muito curto para muito conteúdo queria que vc me mandasse o principal que eu devo falar ?
Letícia Martins
10/02/2007 11:35

Pamela,

Olá... O livro mais indicado para o estudo da cinesioterapia é o da KISNER, ok? Um grande abraço e felicidades no seu curso...
Pamela
07/02/2007 13:32

Valeuuuu

oie meu nome é Pamela estou no 3 semestre de fisio,adorei seu comentário tirou algumas duvidas minha,mas queria saber se vc tem um livro bacana para indicar para esse semestre enfrentar essa matéria e para usar tbm em toda carreira. obrigada pela atenção
Letícia Martins
12/11/2006 11:13

Katia,

Olá Katia tudo bem? Quanto a atuação do Fisioterapeuta em Reumatologia, será basicamente na redução da dor e minimizar as consequências da progressão da doença! Quanto a respiratória, a atuação será para remoção de secreções pulmonares, caso o paciente apresente e assim melhorar a capacidade respiratória do mesmo! Quanto a estimulação precoce, o fisioterapeuta atua estimulando a criança no desenvolvimento de sinais que um prematuro normal venha realizar, como mexer as maozinhas, chupeta, reflexos, etc. No retardo mental acaba que é trabalhado junto com a estimulação e após esta, trabalhando exercícios que promovam tanto a melhora funcional quanto a percepção e conscientização! Um abraço!
Letícia Martins
12/11/2006 10:49

Elisvaldo, Poyana, Fred,

Obrigada a todos pelo elogio!
fred
11/11/2006 07:35

Muito bom.

Seus artigos são ótimos, parabéns.
Katia Bertazo
09/10/2006 23:13

Fisioterapia

Achei muito interessante o que vc comentou sobre cinesioterapia e gostaria muito se possível saber mais sobre como o fisioterapeuta atua em pacientes com patologia de reumatologia , respiratória, retardo mental e tb no processo de estimuil~ção em prematuros afim de melhorar a guadro do ´paciente. Muito obrigada e aguardo um retorno. Katia ============================
Polyana
07/10/2006 18:13

trabalho!!

adorei seu texto ... me ajudou mtoooo no meu trabalho !!!
Elisvaldo
21/09/2006 10:46

humm

gostei do teu texto guria