Publicado em 05/05/2006 00:19

Câmera digital (Parte 3)

Último capítulo da série Como comprar uma câmera digital. Não perca!

Como comprar uma câmera digital (Parte 3)

Olá pessoal! Para finalizar nossa série sobre a câmera digital, vamos falar sobre os tipos de armazenamento de fotos que as câmeras digitais possuem hoje, algumas marcas e revisar os itens a serem avaliados na hora de comprar a sua câmera.

Se por um acaso você descobrir que um dia existiu uma câmera digital que gravava as fotos em disquete, não assuste! Essa câmera existiu sim. Foi um dos primeiros projetos de câmera digital que apareceu no mercado. Apesar da grande utilidade que o disquete ainda presta para todos nós, o foco da coluna de hoje são os cartões de memória.

Os cartões de memória funcionam como um disco rígido próprio para câmera digital. Possuem a característica de serem bem pequenos e bastante espaçoso para armazenar suas fotografias. O tamanho quanto ao armazenamento pode variar desde 16 megabytes a até mesmo 2 gigabytes dependendo do modelo da câmera e do cartão de memória. Em fotos, seria algo entre 16 e 2000 fotos se a sua câmera estiver ajustada para tirar fotos com resolução de 1 megapixel.

Todas as câmeras digitais fazem conexão com o PC através de um cabo USB para transferir as fotos. Algumas marcas como a Sony, por exemplo, permite que o cartão de memória seja utilizado para armazenar além das fotos, arquivos pessoais como documentos do word, excel, pequenos filmes e músicas em mp3. Assim, você pode levar seus documentos e demais arquivos para outro computador sem a necessidade de gravá-los em CD. Você leva junto com a câmera digital.

Os tipos de cartão de memória para câmeras digitais são:

CompactFlash (CF) - Formato ainda popular devido à base instalada de equipamentos compatíveis e que possui as maiores capacidades de armazenamento do mercado. Porém está perdendo espaço para os formatos menores, como o SD.

SmartMedia (SM) - Praticamente extinto nos dias de hoje, o desenho de seus contatos permitiu a criação de uma mídia muito fina, porém grande para os padrões atuais. Sua capacidade estacionou em 128 MB desde 2000. Seu formato, lembra ao de um disquete bem fininho e bem menor também.

Memory Stick (MS) - Popularizado graças ao sucesso de suas câmeras digitais, o Memory Stick é relativamente pequeno e versátil. É o tipo de cartão utilizado pelas câmeras da Sony.

Secure Digital (SD) - Um dos formatos mais em evidência nos dias de hoje, já superando o CF em popularidade. O SD foi criado para conter recursos de encriptação que impedem a cópia não autorizada de seu conteúdo, mas reza a lenda que a proteção foi quebrada logo após seu lançamento, inutilizando esse recurso.

XD Picture Card (XD) - Ainda menor que o SD, o xD foi criado pela Fuji e pela Olympus para substituir o SmartMedia nas suas câmeras. Relativamente novo no mercado.

Muitos profissionais que trabalham com manipulação de fotos digitais possuem em casa ou no trabalho uma leitora de cartões que facilitam o seu trabalho quando o cliente simplesmente leva a câmera com o cartão para transferir as fotos pro computador do profissional para que ele faça seu trabalho da melhor maneira que lhe convir. Mas para usar em casa mesmo, não é necessário adquirir este tipo de leitora. Basta que a câmera faça a conexão com o micro e tudo será resolvido. Alguns modelos de notebooks já vêm equipados com até 3 entradas de cartões para transferir as fotos.

Para finalizar de vez a nossa série, vamos relembrar alguns itens que devem ser levados em consideração na hora de comprar a sua câmera digital:

 

· Tela LCD para ver a imagem antes de tirar a foto;

· Zoom Ótico para aproximação da imagem;

· Conexão USB 2.0 para transferir as fotos pro computador;

· Pilhas recarregáveis e carregador de pilhas recarregáveis;

· Manual de uso bem explicado e detalhado;

· Cartão de memória;

· CD com programa de instalação para ser usado no computador;

· Flash embutido de qualidade e com redução de olhos vermelhos;

· E facilidade de uso.

 

Existem diversas marcas no mercado. As mais conhecidas são Sony e Canon. Elas costumam ser também as mais caras. Mas tem também as marcas Olympus, Kodak, Yashica, HP e outras. Dependendo da quantidade de recursos, do valor e das formas de pagamento oferecidas pela loja onde você for comprar, leve aquela que você mais se interessar desde que ela obedeça no mínimo aos itens citados anteriormente para certificar-se que estará fazendo um bom negócio.

E com isso espero tê-lo ajudado na escolha de sua câmera. Como estamos próximos do Dia das Mães, acredito que esta será uma boa ocasião para adquirir a sua e dá-la de presente.

 

Boas fotos e até a próxima!

Jerônimo Martins

Jerônimo Martins

MBA Gestão de Tecnologia da Informação - Fac. ALFA; Especialista em Redes de Computadores - PUC Goiás; Graduado em Ciência da Computação - Fac. Objetivo.
Administrador de Infra-estrutura de TI do SESC Goiás.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

luciano alvim torres
11/08/2006 14:16

imagem embassada

MINHA MAQUINA DIGITAL QUANDO LIGADA A IMAGEM FICA EMBASSADA O QUE PODERIA SER? MODELO CANON POWER SHOT 4310
RONALDO MAFFORT
19/07/2006 07:44

Fotos

Tenho um máquina digital da Canon, gostaria de saber porque as fotos saem embassadas. Um abraço.