Publicado em 14/11/2007 09:28

Cuide do sorriso

Antigamente, os tratamentos muitas vezes eram mutilantes e dolorosos.

Antigamente, os tratamentos muitas vezes eram mutilantes e dolorosos. Assim, a Odontologia, para os que assim a conheceram, gera panico e suor frio.

Entretanto, a algumas decadas, comecou-se a pensar em prevenir as doencas e nao somente cura-las.

Hoje vivemos o momento da promocao de saude bucal. Nessa filosofia de tratamento, busca-se uma interação paciente-profissional afim de ambos dispensarem esforços para a perpetuação de hábitos que favoreçam a recuperação e manutenção da saúde bucal. Hábitos esses muitas vezes simples e de baixo custo como a limpeza bucal doméstica e diária e a manutenção semestral em consultório odontológico.

Visitas freqüentes e regulares permitem que o dentista descubra alguma irregularidade desde o início, o que diminui a probabilidade da criança sentir dor, ter sérias complicações e perder o dente. Visitas rotineiras pagam pôr si mesmas ao longo do tempo, ajudando a evitar problemas que envolvam um tratamento muito caro.

As cinco ferramentas chaves para a prevenção dos problemas dentais

  1. Escove os dentes quatro vezes ao dia com pasta que contenha fluor.
  2. Tome água fluoretada ou, por indicação do seu dentista ou do seu médico, use suplementos de flúor. Não há dúvidas que, se uma criança cresce num bairro que tenha água fluoretada, e outra tem acesso apenas a água não-fluoretada, na época em que essas crianças estiverem no colegial, a que não teve água fluoretada terá cerca de 50 mais lesões de cárie que a primeira.
  3. Tenha os dentes de trás selados assim que eles nascerem. Os selantes foram desenvolvidos para proteger as superficies mastigatorias dos dentes de tras, justamente onde existe o maior indice de carie na fase infanto-juvenil.
  4. Coma moderadamente entre as refeições. Limite seus lanchinhos entre as refeições para no máximo3 ou 4 ao dia e você minimizará o número de vezes que seus dentes estarão expostos ao ataque ácido causado pelas bacterias que existem na boca.
  5. Visite o dentista regularmente. Uma consulta e uma limpeza profissional periódicas com aplicacao de fluor ajudará a assegurar a saúde bucal do seu filho. Esse programa de defesa da boca pode funcionar com sua família e tornar a família de seus filhos uma geração sem cárie.

 

VENHA CONHECER E PARTICIPAR DESSE MOVIMENTO DE SAUDE BUCAL COM A ODONTO MASTER.

Mary Silvia Oliveira Costa

Mary Silvia Oliveira Costa

CRO-GO 8885
Cirurgiã-dentista graduada pela UNESP-SP . Especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial pela UNICSUL-Sao Paulo.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

alessimary c. silva
15/09/2008 20:35

informação

gostei muito da informação a respeito da agua fluoretada,assim sendo posso cuidar ainda mais da saúde bucal minha e de minha filha.