Publicado em 03/03/2008 15:17

Diabetes

Saiba mais e viva melhor!!!

O que é DIABETES ?

Diabetes Mellitus, ou apenas diabetes, é uma doença causada pela ausência ou diminuição da insulina-hormônio produzido pelo pâncreas, que "carrega" o açúcar (glicose) para dentro das células. Quando há falhas neste processo o resultado é o aumento da quantidade de açúcar no sangue, esse "açúcar" de fato é a glicose proveniente da digestão dos alimentos.

O diabetes pode ser do tipo 1, mais freqüente em crianças e jovens, ou do tipo 2, mais comum em adultos. Pode afetar os rins, os olhos, o coração e a circulação.

O Diabetes Mellitus é doença crônica não transmissível tão antiga quanto a própria humanidade. O médico grego Aretaeus denominou essa doença de diabetes, palavra grega que significa "sifão, ou seja, passagem através de um sifão. Muito mais tarde, no século XVII, a palavra mellitus(cujo significado é "com mel") foi acrescentada devido à natureza adocicada da urina das pessoas com a doença.

Essa doença atinge milhões de brasileiros, sendo que cerca de 90 é portador do diabetes do tipo II. O diabetes tipo gestacional, por sua vez, é descoberto durante a gestação e desaparece com o nascimento do bebê.

O diabetes é uma das causas mais comuns de cegueira nos Estados Unidos e responsável por 25 de toda doença renal em estado terminal a cada ano. A proporção de doenças cardíacas é de duas a três vezes maior nos indivíduos diabéticos do que nos não-diabéticos.

Quem pode ter DIABETES?

Qualquer pessoa pode ter diabetes, mas o risco não é igual para todos. Veja abaixo os fatores de risco:

  • Presença de diabéticos na família
  • Peso muito elevado
  • Falta de atividade física
  • Idade acima de 40 anos
  • Pressão alta

Principais Sintomas:

  • Muita fome
  • Urina em excesso, principalmente à noite
  • Sede intensa
  • Perda de peso
  • Desânimo, fraqueza e sonolência
  • Tontura

Tratamento:

Dieta

- Faça seis pequenas refeições por dia: Café e lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite.

- Reduza o consumo de sal.

- Consuma mais alimentos fontes de fibras (vegetais, frutas, feijão, aveia, pão integral, etc.) toda fruta é permitida ao diabético! Nas frutas, o tipo de açúcar presente é a frutose.

- Não utilize açúcar ou qualquer preparação que contenha: geléias, doces, compotas, bolos, tortas, refrigerantes, mel, melado garapa (caldo de cana).

- Diminua o consumo de "massas" (arroz, mandioca, farinha, pães, etc.).

- Evite alimentos ricos em gorduras e colesterol (manteiga, óleo, banha de porco, etc.).

- Não consuma bebidas alcóolicas.

- Utilize adoçantes a base de aspartame, ciclamato e sacarina sódica, sucralose, stevia para substituir o açúcar.

- Ao comprar produtos alimentícios, verifique seus rótulos. Sacarose, açúcar invertido, açúcar mascavo, se você for diabético, deve evitar produtos com esses ingredientes.

Fique atento: "DIET" é o produto deve ser consumido pelos diabéticos porque dele foi retirado algum ingrediente, como o açúcar, não recomendado aos diabéticos. Produtos "LIGHT" não são necessariamente dietéticos devido, normalmente, não serem isentos de açúcar.

Atividade Física

- Exercite-se regularmente (pelo menos 30 minutos, 3 vezes por semana), pois os exercícios ajudam a controlar o diabetes e prevenir suas complicações. Os exercícios auxiliam no controle do peso e pressão arterial, reduzem o "mau" colesterol e os problemas cardiovasculares.

Medicamentos

- Use corretamente a medicação prescrita pelo seu médico, se necessário. Diabetes bem controlado significa vida normal.

Aprenda uma receita fácil para você que tem diabetes:

PUDIM DE PÃO

Ingredientes

 

6 fatias de pão de fôrma integral (de preferência sem gordura e sem adição de açúcar)

2 xícaras (chá) de leite desnatado

2 ovos

1 xícara (chá) de adoçante em pó próprio para ir ao fogo

1 colher (chá) de canela em pó

1 colher (chá) de essência de baunilha

 

Preparo

Misture o pão e o leite e deixe amolecer um pouco. Misture os demais ingredientes. Despeje a mistura em uma fôrma para pudim untada com margarina light. Cozinhe em banho-maria por cerca de 40 minutos. Desenforme depois de frio.

 

Rendimento: 10 porções

Keila Pereira Pires

Keila Pereira Pires

Graduada no ano de 2001 pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Nutrição Clínica. Pós-graduada no ano de 2003 pelo Centro Universitário São Camilo - Rio de Janeiro.
Professora substituta da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás nos anos de 2003 e 2004. Nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Goiânia desde 2005. Parceria com o União Inhumas sub-12 e sub-14 e com Academia Cleide Campos no ano de 2007. Colunista do site www.wellnessclub.com.br. Atendimento em consultório há seis anos.

COMENTÁRIOS

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Lista de Comentários

ILSON REIS
04/03/2008 19:28

Excelente Artigo!!

Parabéns pelo seu artigo, nota 10, espero ver mais artigos seu deste nível!