Publicado em 01/05/2007 07:57

Drenagem Linfática Manual

A drenagem linfática manual foi criada em 1936 pelo biólogo dinamarquês Emile Vodder...

A drenagem linfática manual foi criada em 1936 pelo biólogo dinamarquês Emile Vodder e sua esposa Estrid Vodder quando observaram que muitas pessoas apresentavam quadros gripais crônicos, nos quais detectava-se um aumento dos linfonodos da região cervical. Então através da estimulação física (bombeamento dos linfonodos) realizados na região envolvida, obtiveram a melhora do quadro.

A partir desta divulgação, vários grupos assimilaram esses conceitos que são utilizados até os dias atuais, porém inicialmente a técnica divulgada em congressos estéticos era realizada apenas por esteticistas, biólogos e outros adeptos, mas hoje com a incorporação da técnica de drenagem linfática manual no tratamento de linfedema, os médicos passaram a estimular sua prática por parte de fisioterapeutas e outros profissionais afins (Terapeuta Ocupacional).

Como o sistema linfático é formado por vasos e órgão linfóides e nele circula a linfa, sendo um sistema auxiliar de drenagem, ou seja, auxiliar do sistema venoso, a drenagem linfática é praticada naqueles pacientes nos quais, devido a patologias diagnosticadas, o paciente tenha sofrido uma obstrução de alguns vasos ou gânglios linfáticos ou, ainda, a extirpação cirúrgica dos mesmos. Nestes casos a manifestação clínica é de edema, um aumento anormal e notável do líquido intersticial que preenche os espaços intercelulares, onde a drenagem linfática manual consegue aliviar e diminuir este sinal clínico.

As manobras de drenagem linfática manual conhecidas são as técnicas de Leduc e Vodder, ambas com o mesmo objetivo, descongestionar as vias linfáticas seguindo o sentido fisiológico da drenagem.

Indica-se esta técnica manual na prevenção e/ou tratamento de edemas, linfedemas, fibroedema gelóide (celulite), queimaduras, enxertos, acne, entre outros.

Sendo a contra-indicação da técnica na presença de processos infecciosos, neoplasias, trombose venosa profunda, hipotensão arterial, hipertireoidismo, erisipela, asma e tuberculose.

O papel do fisioterapeuta tem início no pré-operatório visando uma recuperação cirúrgica mais rápida, eficiente e funcional. É também de fundamental importância no pós-operatório imediato acelerando o processo de reparação tecidual, sendo diretamente voltados a dermatologistas, angiologistas, endocrinologistas, geriatras e cirurgiões plásticos.

A drenagem linfática na era da cirurgia plástica é indicada para cirurgias faciais, mamoplastias, abdominoplastias, lipoaspiração, lipoenxertia, entre outras.

No pós-operatório imediato da cirurgia plástica, muitos cirurgiões utilizam um enfaixamento compressivo por pelo menos 24 horas para diminuir edema e evitar hematomas. Então após 48 ou 72 horas pode-se iniciar as técnicas de drenagem linfática manual para drenar edema proveniente do ato cirúrgico.

Letícia Martins

Letícia Martins

Graduada em Fisioterapia pela UCG e Especialista em Saúde da Mulher pelo CEAF/UCG. Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília.
Fisioterapeuta do Hospital Ortopédico de Goiânia (HOG) com atuação em Ortopedia e Respiratória. Fisioterapeuta de março a junho de 2008 no Hospital Universitário de Brasília (HuB) no tratamento de pacientes portadores de Hanseníase. Artigo Publicado na Revista Fisio&terapia e na Revista digital Efdeportes: Atuação da Cinesioterapia no fortalecimento muscular do assoalho pélvico feminino: revisão bibliográfica.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

josimara
06/01/2014 23:26

gostaria de saber,quem tem hernia no umbigo pode fazer drenagem?

Sophia
23/04/2012 07:44

Lupus Sistemico

OI, sou Fisioterapeuta e gostaria de saber se pacientes com lupus sistemico mesmo é contraindicado massagem redutora e/ou drenagem linfática, e nesse caso quais procedimentos podem ser realizados...


GRATA

denise
25/11/2011 17:27

lupus e sindrome de sjogren

Boa Noite
Gostaria de saber se drenagem linfática, massagem modeladora e tratamentos estéticos com eletroterapia, podem ser aplicados em portadores de lupus e sindrome de sjogren.
ana paula
12/11/2011 13:07

lindoedema

Ola, tenho uma cliente que depois de uma cirurgia de varizes acabou com linfoedema, e o medico dela ja liberou para fazer a drenagem linfatica. A minha duvida é se posso usar o ultrassom na minha cliente, o que é mais recomendado nestes casos para se fazer, esta com flacidez de pele e muscular, com nodulos... Poderia me esclarecer essa duvida?Agradeço muito desde ja a sua resposta.
cláudia souza
23/10/2011 18:57

drenagem nos pés,como fazer?

Fiz uma cirurgia no dia 10/09/11, onde foi retirada parte de minha safena da perna esquerda e algumas varizes nas duas pernas.Apos 27 dias da cirurgia, meu pé direito apresentou um quadro de vermelhidão,inchaço e muita queimação. O médico diagnosticou flebite e receitou um antiinflamatório e após 7 dias pediu que eu fizesse drenagem linfática para eliminar o inchaço no pé direito.Como fazê-la se não tem profissionais nesta area aqui na minha cidade? Eu posso fazer os procedimentos,por favor me oriente,não aguento mais ficar parada sem atividade física. O médico disse que so me libera para ativ, físicas só depois de 10 sessões de drenagem. Obrigada Cláudia Souza
sandra campagnaro
21/09/2011 06:40

drenagem linfatica

gostaria de saber se fazer drenagem eu consigo perder alguns centimetros de cintura, ou melhor modelar a cintura, obrigado
Nadia de melo Finhold
24/04/2014 12:15

maria tania oliveira sena
10/09/2011 10:00

contra-indicado

olá Dr. Letícia, tenho hérnia umbilical posso fazer massagens linfática.

obrigado . Maria Tânia
maria tania oliveira sena
10/09/2011 10:00

contra-indicado

olá Dr. Letícia, tenho hérnia umbilical posso fazer massagens linfática.

obrigado . Maria Tânia
cristina michels
20/07/2011 20:30

linfadenectomia

No caso da DL em casos de linfadenectomia inguinal unilateral a paciente apresenta edema de MI para onde percorre a linfa, já que nao posso manipular os ganglios da regiao inguinal, teria outro sentido a percorrer? E a via supra púbica é uma altermnativa? Desde ja agradeço!!
Roberta Querulho Pereira Faria
06/06/2011 05:25

Paciente com trombose

Sou Fisioterapeuta e minha paciente faz drenagem linfatica há muitos anos comigo, faz um mes que comprei o aparelho Heccus, ela começo ao trastamento com drenagem + Heccus, agora surgiu um começo de trombose no braço, e ela alega que é devido ao aparelho que estou usando, isso é possivel? por favor me mande resposta, estou muito preocupada, desde já agradeço!
Bruna
01/03/2011 15:48

Lupús

Boa noite! Gostaria de saber se há contra indicação de drenagem linfática e massagem modeladora pra a paciente com lupús. Se não, quando é contra indicado? Obrigada!
Andréia
25/02/2011 17:36

Drenagem linfática e Lupus

Boa Noite!! Sou fisioterapeuta e estou com uma paciente com Lupus que retem muito líquido, e está querendo fazer drenagem linfática (na realidade ela relata que sempre fez em outros lugares), porém tenho dúvida se é contra-indicado ou não, uma vez que apresenta também uma disfunção renal. Essa dúvida (Drenagem X Lupus) está frequente aqui, gostaria muito de uma resposta, até mesmo para me ajudar a não colacar em risco a vida de uma paciente.
Obrigada
Andréia
ana paula
25/02/2011 05:29

drenagem pos aborto

Bom dia ,

Perdi meu BB na semana passada e já fiz a curetagem ! queria saber se já psso fazer a drenagem linf[atica ou se tehho que esperar uns dias
Ingrid
07/02/2011 08:45

Lupus

Olá, tenho LUPUS e retenho mto liquido, gostaria de saber se existe contra-indicação da drenagem ou da massagem modeladora, e se posso utilizar o MAnthus para flacidez na região do abdome. Obrigada
Hilderica
03/01/2011 16:21

DRENAGEM LINFATICA X LUPUS

São vários os pacientes que questionam se existem contra indicação de paciente lupico fazer drenagem linfatica.

Ana Luisa
23/11/2010 04:53

Drenagem linfática e lupus

Bom dia, Observei que várias pessoas tem dúvidas a respeito de drenagem linfática em pessoas portadoras de lupus eritematoso sistêmico, porém ainda não vi uma orientação sua Drª Letícia. Também sou portadora de lupus e tenho esta preocupação.

Grata,

Ana Luisa
Paula Sione Chaise Monteiro
17/11/2010 11:35

drenagem linfatica e varicoze

oi tenho varicoze e tambem celulite se eu fizer drenagem vai almentar? o que posso fazer para a varicoze ficar um pouco mais clara?
MARIA DO ROSARIO BEZERRA SOARES
10/11/2010 05:46

LUPUS

TENHO LUPUS E PRETENDO FAZER UMA LIPOASPIRAÇÃO, TEM ALGUMA CONTRA INDICAÇÃO?
marcia callaça
04/11/2010 11:05

drenagem linfática

sou massoterapeuta, e tenho cliente que fez sezária e quer fazer drenagem todo dia, isso faz mal??? e quer perder medidas urgente, mas não posso usar muito produto pois ela está amamentando,como posso agir??
viviane
31/07/2010 17:16

TROMBOSE E SAFENA

BOA NOITE!TENHO TROMBOSE NA PERNA ESQUERDA A MAIS DE 10 ANOS E FIZ UMA CIRURGIA DE SAFENA EXTERNA E VARIZES NA PERNA ESQUERDA DA TRAMBOSE,FAZ 20 DIAS QUE ESTOU COM CAROÇOS AONDE FOI CORTADO E SUTURADO,GOSTARIA DE SABER COM QUANTO TEMPO ISSO SOME,TA TUDO DURO.EU QUERO SABER TAMBEM SE POSSO FAZER DRENAGEM PORQUE AINDA ESTOU MUITO ENCHADA E ACIMA DO PESO AGUARDO URGENTE NO MEU E-MAIL OBRIGADA.
Estela
18/05/2010 20:18

Drenagem e Doenças de Pele

Olá, Eu gostaria de saber, pq a drenagem linfática é contra-indicada para quem tem doenças de pele, eu tenho psoriase e gostaria de saber mais informações.
Aguardo Retorno.

Obrigada.
maria helena
18/05/2010 09:12

associação de cirurgias

Olá, gostaria de saber se podemos fazer cirugia de varizes junto com uma lipoescultura?
tais
09/05/2010 07:19

gesso

Meu irmão machucou o joelho colocou gesso ficou uma semana e tirou o gesso e a perna dele ficou roxa da coxa até o tornoselo estamos muito assustado alguém pode me dar uma resposta por favor agradeço desde ja a s respostas
Rita de Cássia Cerqueira
01/05/2010 15:40

Corticoide

Boa noite doutora.
Sou usuária de corticoide (seretide e omnaris) e após o uso desses medicamentos infelizmente ganhei peso, gostaria de saber se com o uso da drenagem linfatica ajudaria a tirar o inchaço do corpo (sou asmatica)
Danielle
11/11/2013 15:29

corticoide

Boa tarde doutora. Sou usuária de corticoide (prednisolona) e após o uso desses medicamentos infelizmente ganhei peso, gostaria de saber se com o uso da drenagem linfatica ajudaria a tirar o inchaço do corpo, estou com mastite granulamatosa idiopatica

luana rezende
28/04/2010 14:11

massagem feita com pires

boa tarde!
Gostaria de saber se a massagem feita com pires é prejudicial a pele, danifica??
Angélica
16/04/2010 06:20

Abdominoplastia

Olá,há 3 meses fiz retirada de 3 hérnias(1 umbilical e 2 inguinais),lipei os flancos e fiz abdominoplastia,ainda estou fazendo drenagens(agora,1 vez por semana).Gostaria de saber,porque ainda continuo inchada,o abdomen tem um aspecto meio retão e um inchaço acima do umbigo...isso é normal?Quando vou ver o resultado definitivo?Obrigado...um grande bjo!!!
Maria Luiza
09/04/2010 15:06

Drenagem Linfática Manual

Adoraria se pudesse mandar resposta atraves do meu e mail,só pra não fazer confusão somos duas Maria Luizas mas não somos as mesmas rs vejo uqe por coincidencia estamos com a mesma duvida.Obrigada novamente um forte abraço!!
Maria Luiza
09/04/2010 14:58

Drenagem Linfatica

MINHA CLIENTE FOI ENCAMINHADA PELO MEDICO PARA FAZER dRENAGEM lINFATICA MANUAL A MESMA JÁ TEVE FLEBITE E TEM HISTORICO FAMILIAR DE TROMBOSE ELA JÁ ESTA COM UM DOS PÉS ESCUROS ATÉ APARECEM PEQUENAS MANCHAS ESCURAS DEVIDO CIRCULAÇÃO EMBAIXO DOS PÉS,PRECISO SABER SE CONTINUO FAZENDO AS DRENAGENS E QTAS VEZES DEVO APLICAR POR SEMANA POIS O MEDICO NÃO FALOU SOBRE QUANTIDADE DE VEZES APLICAR .Obrigada espero por resposta ,um forte abraço!
ana paula
03/04/2010 00:52

lupus

tenho les e gostaria de saber se a drenagem linfatica e a massagem modeladora é indicada nesses casos
Maria Luiza
21/03/2010 17:52

sobre drenagem linfatica na minha cliente

minha clinte foi encaminhada por um medico vascular para drenagem linfatica manual,ela esta com pés e parte da perna já bem escuras e já teve flebite e tem historia familiar no caso a mãe com trombose,e eu como massoterapeuta fico preocupada em aplicar a drenagem,oque a Sra me sugere? Aplico sem medo?Um grnde abraço desde de já meu muito obrigado.
vania
04/03/2010 18:26

cirurgia de varizes

fiz uma cirurgia de varizes dia 20/02/2010. fiquei com microporos e perna enfaixada. apos 3 dias retirei a faixa e depois de 5 dias retornei ao consutorio para retirar os microporos. ele receitou arnica em gel e massagear. esta clareando bem. só que no sexto dia notei um caroços encima da cirurgia. retornei ao consultorio e ele fez umas espetadelas com uma agulha grossa encima dos caroços sem anestesia ( mas deu para aguentar a dor) saiu sangue. apareceu mais caroços, e ele vai fazer o mesmo processo. isso é certo? isso que ele fez é uma especie de drenagem? eu temo que de algum problema. doutor eu tenho pressa da resposta, eu vou voltar no consultorio na terça-feira dia09/03/2010.
Vivian
04/03/2010 13:19

Drenagem p gestante

Gostaria de saber se posso fazer DLM no abdomemde depois de 1 mes do parto?
muito obrigado e aguardo resposta.
caroline
25/02/2010 14:53

frenagem e ponte de safena

olá, meu pai fez tres pontes de safena e agora as pernas dele estao com líquido retido, seria indicado fazer a drenagem neste caso? poderia ser realizada somente nos membros inferiores? obrigada!
Stefani
23/02/2010 15:13

LUPUS!

Olá! vi o comentario das outras moças, gostaria se faz bem a drenagem linfática para lúpicos. aguardo!

Muito obrigada!

iracema gómez
23/02/2010 07:41

urgente-lupus

Oi gostaria de saber se existe contra indicação de drenagem em portadores de lupus?
Maria
10/02/2010 16:00

Dúvida

Ola! Dra. quero saber se é contra-indicado a drenagem para quem tem Hérnia umbilical e para quem fez cirurgia no joelho e colocou pino. E qual seria a massagem indicada em ambos os casos?
ana nascimento nogueira
02/02/2010 15:36

urgente

olá gostaria de saber se posso fazer drenagem linfatica em uma sauna.se é normal para quem faz e para quem recebe... obrigada
Luciene Bezerra
02/02/2010 08:06

Cirurgia de varizes

Boa tarde!
Fiz uma cirurgia de varizes no dia 18/01/2010 fiquei com os microporos até o dia 26/01 fui a consulta médica e ele mandou que eu fizesse massagem e aplicar o creme venalot h, está clareando os roxos e sinto que tem uns carocinhos, gostaria de saber em quanto tempo esses roxos e caroços desaparecerão??? existe alguma coisa além disso que eu possa fazer para melhorar??? aguardo resposta, grata pela atenção.
Adriane
06/01/2010 11:03

Dúvidas sobre a drenagem

Olá Dra, tudo bem? Tenho problema endócrino hipertireoidismo. Gostaria de saber porque a Drenagem linfática não é indicada. Aguardo sua resposta.
Att
Adriane
daniela
21/12/2009 10:19

micro-cirurgia de varizes

fiz uma micro em julho de 2009 e as pernas ainda roxa,depois da micro fiz esclerose e ainda estou com vazinhos.após a cirurgia fiz 1 mes de drenagem,o que vc sugere.
angela
09/12/2009 15:18

duvida sobre drenagem corporal

Olá Dra Sou estudante de estética ,e tenho uma cliente querendo fazer drenagem linfatica ,só que ele não tem as 2 safenas,gostaría de saber se´posso fazer drenagem nela,e se preciso de autorização médica.
Grata,Angela
pciente fez linfadenectomia dos linfonodos inguinais, apresenta edema MMII deve realizar drenagem linfatica, mas pra onde carrear a linfa? da região da coxa , pois sse carrear para a poplitea vai contra a fisiologia do sistenma linfatico ?
Raimunda
20/11/2009 18:35

lipoescultura

Minha filha pretende fazer lipoescultura mas ela é asmatica mesmo fazendo os exames de risco como pediu o cirurgião a gente fica preocupada quem tem asma não deve fazer essa cirurgia?ou se ela fizer todos os exames garante a cirurgia?ou não pode quem tem asma?desde já agradeço por favor responde com urgencia antes que ela fça essa cirurgia.
Jacqueline
12/11/2009 06:20

Qual a melhor sequencia de tratamento?

Oi, estou fazendo um tratamento para celulite e já melhorou bastante, a minha esteticista esta usando a corrente russa, em seguida a drenagem linfática com a massagem modeladora, agora ela comprou o ultrason. Que seqüencia devemos seguir: ultrason- drenagem , ultrason-corrente russa, ou podemos usar os todos os metodos no mesmo dia? ultrason- corrente russa- drenagem. Estou em dúvida.
Maria Fernanda
03/11/2009 08:55

aborto

Gostaria de saber se existe algum risco de aborto quanto a drenagem linfatica em gravidas. Fiquei sabendo por uma amiga que nao se deve deixar fazer massagem nos maleolos que isso poderia provocar aborto. Isso é possivel?
Angela Faria
29/10/2009 11:45

Drenagem

Estou grávida e vou ter meu bebe em dezembro , quantos tempo depois ao parto posso começar fazer Drenagem ?
Nayara Nascimento Pereira
25/08/2009 11:28

Drenagem linfatica na gravidez

Porque mas gravidaz nao pode ser feita a drenagem linfatica na area do popliteo e maleolo?
carlos augusto
23/08/2009 15:07

drenagen facial em casa

olá, fiz uma lipoaspiração no rosto e está muito inchado. gostaria de saber como posso fazer drenagem em casa; ou outro tratamento. muito obrigado e um abraço apertado.
Fabiana Regina de Oliveira
13/08/2009 14:08

drenagem

Fiz uma lipoescultura no dia 05/08 e no dia 11/08 iniciei minha drenagem linfática, mas achei que ela forçou de mais usou de muita força na drenagem quase não aguentei de dor e depois fiquei com mais nodulizinhos e morrendo de dores por todos os lugares isso é correto??
O pior é que ja paguei as 10 sessões que acordei fazer com ela.
O que devo fazer?
Kátia Oliveira
30/07/2009 10:15

Tuberculose pulmonar

Olá!! Sou estudante de estética e tenho que apresentar um trabalho sobre contra-indicação ABSOLUTA de drenagem linfática. Escolhi falar sobre Tuberculose Pulmonar e tô precisando saber por que a drenagem é contra-indicada em pacientes que apresentam esse quadro e o que a drenagem linfática pode provocar em pacientes com tuberculose pulmonar.
Desde já agradeço. Bjusss!!
juliana
23/07/2009 06:58

tenho lupus

oi, tenho lupus sistemico, posso fazer drenagem linfatica, tem alguma contra indicação, pois estou precisando fazer alguma coisa para acabar com a minha barriga
Hérica
03/07/2009 12:53

Dúvidas

Olá, sou fisioterapeuta recém formada. Estou com uma paciente mastectomizada e sempre que faço drenagem no braço dela, ela diz que ficou vermelho e inchado, e geralmente é em uma area que eu não toco muito, nem coloco pressão. No final da drenagem faço exercicios, será que é por conta desses movimentos no braço ? Aguardo respostas
sonia maria santos da silva
27/06/2009 17:32

orientações

gostaria de saber se existe massagem linfatica em salvador para diminuir as panturrilhas pelo sus,obrigado
Renata
25/05/2009 15:03

duvida drenagem facial

Boa noite Dra tudo bem? meu nome é Renata e tenho uma dúvida, tenho uma cliente que fez transplante de pancreas há 5 anos, e desde então toma corticoide, ela chegou em minha cabine com o rosto muito inchado e pós anamnese realizamos drenagem facial, onde houve uma melhora maravilhosa, porém nos ultimos meses, devido tomar muito tempo corticoide o medico iformou que a mesma terá que fazer transplante no rin pois o mesmo encontra se comprometido, dessa forma o inchaço em sua face permanece, mais a drenagem nao tem mais o mesmo resultado, o fato disso estare ocorrendo é decorrente a complicacao com o rin?agradeço a atenção e fico muito grata se puder responder essa pergunta.
Fernanda Botelho
04/05/2009 16:25

Todos os dias?

Olá.
Eu fechei um pacote de 5sessões de drenagem linfática e gostaria de saber se eu posso fazer essa 5 sessões todos os dias?
Desde já, agradeço.
Gretha
24/04/2009 17:51

drenagem na gravidez

Boa noite!

Drº desejo saber se a drenagem linfática podera ser feita durante a gravidez?Aguardo resposta um abraço.
glycia cibelle
17/04/2009 10:16

curiosidade

Primeiramente gostaria de parabeniza_la,não conhecia esse trabalho e adore!Sou glycia,apenas curiosa!pq as PA não pode ficar igual?e se isto acontecer o , q aconte com a pessoa? E oq é massagem de drenagem?como é feita?Se possível enviár_me por email!
certa de sua resposta!Agradeco:glycia
marta
10/04/2009 19:42

duvidas

olá sou fisio mas ha mto tempo n trabalho com massoterapia


minha duvida é se pode fazer drenagem no pos cirurgico todos os dias pois minha amiga realizou todos os dias e ficou bem. e em queloide o que a fisio pode fazer ? grtata
Fernanda Maressa
31/03/2009 07:05

massoterapia

olá, sou estudante de massoterapia e gostaria de saber quais sao os cuidados que devemos ter com os idosos na hora da massagem?
e por que nao devemos massagear lugares com inflamações agudas?
grata, Fernanda Maressa
hevelise n gonçalves
26/10/2008 22:46

Espondiloartrose dorsal

Olá, gostaria de saber o que é a espondiloartrose dorsal e oque devo fazer para não sentir tantas dores nas costas. Fiz um raio X de torax recentemente e foi diagnosticado a espondiloartrose dorsa, mas não sei oque realmente significa e se é grave.Sinto muita dor nas costas e trabalho fazendo esforços repetitivos. Seria devido a esses esforços diários?? pq antes de começar a trabalhar com esta atividade não sentia nada.
Aguardo seu esclarecimento.
Grata, Hevelise.
sabrina
24/10/2008 16:40

PO de lipoaspiração

Gostaria de saber qual o tipo de ultra som( contínuo ou pulsado e qual a melhor intensidade para um pos operatorio de lipescultura 10 dias... Estou fazendo a DLM no corpo todo(tecnica de Foldi), diarimente ou pode ser dias alternados??Quantas sessões?Devo drenar a linfa para ducto, axila ou virilha?
sabrina
24/10/2008 16:39

PO de lipoaspiração

Gostaria de saber qual o tipo de ultra som( contínuo ou pulsado e qual a melhor intensidade para um pos operatorio de lipescultura 10 dias... Estou fazendo a DLM no corpo todo(tecnica de Foldi), diarimente ou pode ser dias alternados??Quantas sessões?Devo drenar a linfa para ducto, axila ou virilha?
mary
04/10/2008 20:26

drenegem

tenho 27 anos e tive trombose aos 22 anos hoje faz 4 anos que tive trombose quero saber se poso faser drenagem linfatica manual com fisioterapelta um abraco e fico aguardando resposta...
lorena
18/09/2008 13:44

drenagem

Dra. sou estudante de fisioterapia, estou bastante preoculpada em fazer drenagem, sendo que somente para pratica, pois as vezes a pessoa (que esta sendo nossa cobaia) nem sabe se tem broblemas circulatorios (trombos), quais os cuidados principais que se deve ter? mto obrigado.
Júlia de Fátima Rodrigues Barbosa
17/09/2008 14:07

Terapêutica

Home Cursos Lançamentos Eventos Anuncie Associações Links Fale conosco Receber Boletim: ::Artigos:: Anatomia Cabelo Comportamento Depilação Editorial Estética Estilo Manicure Maquiagem Marketing Massoterapia Med. Estética Podologia Saúde Terapias Trab Cientificos ::Serviços:: Glossário Guia Rápido Loja Virtual Protocolos Vitrine ::Revistas:: Profa. Dominique Jacquemay A criadora da drenagem Lympho-Energie® Site: www.lympho-energie.com Parte 2 A face posterior da cabeça e mais particularmente a nuca Na região da nuca encontram-se vasos e nervos subcutâneos. Exatamente na inserção posterior do músculo esterno-cleido-mastóideo e do músculo trapézio estão instaladas a artéria e a veia occipital. Elas estão situadas na vizinhança do nervo grande occipital. É exatamente neste local que o grupo ganglionar sub-occipital se aloja. Em energética chinesa, estranhamente, o meridiano da Vesícula Biliar começa no canto externo do olho. Depois de ter feito algumas idas e vindas sobre o crânio, passará na nuca. Neste ponto, no limite posterior do couro cabeludo em uma depressão sob a fossa occipital, encontraremos um ponto muito conhecido o VB20. Seu nome chinês Feng Chi quer dizer lago do vento. Ele é importante pois, neste ponto, passarão vários meridianos Yang: a Vesícula Biliar e a Bexiga. Também passarão os dois meridianos chamados maravilhosos vasos: o Yangqiao Mai e a Yang Wei Mai. Nestes meridianos circula o Yuan Qi, isto é, a energia vital dita também ancestral. O VB20 elimina o vento, ameniza as cefaléias e acalma o Espírito do Shen. É um grande ponto de relaxamento útil na massagem devido a sua ação no sistema parassimpático. Em lympho-Energie, sempre o utilizamos no início da sessão, no momento do deslizamento energético pelas razões previamente citadas. Ainda no nível da nuca, mais no interior deste ponto sobre a mesma linha, a 1,3 cm da linha mediana, na borda externa do músculo trapézio encontraremos o ponto Bexiga 10, considerado como " um pilar que sustenta a cabeça", é um ponto janela do céu. É aí que o importante Meridiano da Bexiga , irá se dividir em dois ramos paralelos à coluna vertebral: um interno representará todos os pontos correspondentes a todos os órgãos. Encontraremos pontos que agirão diretamente sobre eles. Um outro ramo, mais externo terá pontos relacionados aos sentimentos. Não podemos nos esquecer que o Meridiano da Bexiga está estreitamente relacionado com o Meridiano do Rim. Este órgão contém a energia ancestral, esta que recebemos no primeiro momento da concepção, quando o espermatozóide encontra o óvulo. Trata-se de uma rica fonte energética que iremos utilizar ao longo de nossa vida e que será consumida gradativamente. Região axilar Pela axila passa uma importante rede vascular. A veia axilar passa pelo centro e concentra toda a circulação venosa do membro superior. O seu calibre é importante atingindo até 1 cm. Na lateral, existe a artéria de mesmo nome. Não distante, encontram-se a artéria axilar e torácica. Um pouco abaixo, podemos identificar a veia cefálica. A região axilar é igualmente rica em gânglios linfáticos. Aliás, toda a linfa do membro superior e do ombro, do seio e das partes subcutâneas do tronco umbilical desembocará nesta região. A observação do corpo humano demonstrou que os principais grupos ganglionares são alojados nas dobras de inflexões. Em medicina chinesa trata-se da região Yin, esta que protegemos. O Yin é considerado mais precioso e mais frágil. É na axila, mais especificamente na sua concavidade, que nasce o Meridiano do Coração. A Energia do Coração é ligada ao sangue (Xue), pois é ele que o impulsiona, masé também considerado em medicina chinesa o Imperador dentre os outros órgãos. Diz-se que ele abriga o Shen, que poderíamos comparar ao Espírito. Não distante, circula o Meridiano do Baço. Região do Abdômen O abdômen é o ponto de encontro das três circulações: arterial, venosa e linfática. Veremos que uma outra circulação menos visível também circula nesta região. Na circulação sangüínea, encontramos numerosas artérias e veias, dentre as principais estão: - A aorta, uma artéria elástica de paredes espessas que nasce do ventrículo esquerdo. O seu comprimento é de 17 cm, seu diâmetro de 20 mm, podendo dilatar-se até 30 mm com a idade. Ela constitui um tronco arterial muito importante, pois é o ponto de origem de todas as artérias do corpo, com exceção da artéria do pulmão. O sangue fresco, rico em oxigênio proveniente do coração, será levado para a periferia. Sua elasticidade permitirá um movimento mais harmonioso do sangue. À medida que se distancia do coração, a pressão sangüínea diminuirá. Sendo o sistema sangüíneo um circuito fechado, uma vez que nossas células e tecidos efetuaram o seu metabolismo para produzir a energia necessária, o sistema venosos permitirá o retorno do sangue impuro para o coração, e depois para os pulmões. - A veia cava é a veia terminal que recolhe o sangue da maioria das veias do corpo. Ela se divide em veia cava superior e veia cava inferior. O sistema linfático constitui um sistema paralelo, que leva as macro toxinas (macromoléculas) que o sistema venoso não pode recuperar. Não haverá passagem pelo pulmão, este sistema é dotado de gânglios que permitem uma autodepuração graças a células especiais denominadas linfócitos. - O canal torácico é o coletor ou vaso mais importante do organismo. Ele recebe a maior parte da linfa do corpo, ou seja, os 3/4 (membros inferiores, do braço esquerdo, da metade esquerda da cabeça). Ele desembocará no ângulo formado pela veia jugular interna e a veia sub-clávica do lado esquerdo. Do lado direito, a grande veia linfática recebe os linfáticos do membro superior direito, da metade direita da cabeça. Esta região é extremamente rica em gânglios. Vale mencionar que a drenagem linfática do abdômen favorece o trânsito intestinal, tão importante para a eliminação dos dejetos. Pontos criteriosamente escolhidos em Lympho Energie potencializarão o efeito da drenagem. No que tange a circulação energética, é importante saber que todos os meridianos passam pela região tóraco-abdominal aonde, circulam e se ligam ao seu homólogo. Desta forma para: - O Elemento Madeira, o Fígado (Yin) se ligará à Vesícula Biliar (Yang); - O Elemento Fogo Imperial, o Coração (Yin) se ligará ao Intestino Delgado. ( Yang). - O Elemento Fogo Ministro, o Pericárdio (Yin) se ligará ao Triplo aquecedor (Yang); - O Elemento Terra, o Baço (Yin) se ligarrá ao Estômago (Yang); - O Elemento Metal, o Pulmão (Yin) se ligará ao Intestino Grosso (Yang); - O Elemento Água, o Rim (Yin) se ligará à Bexiga (Yang). Região Inguinal e Sub-Inguinal Trata-se de uma região extremamente rica do ponto de vista circulatório. Na circulação sangüínea, encontramos veias subcutâneas que se reúnem nesta região sob forma de uma estrela, alcançando a fascia cribliforme Elas provêm: - Da coxa, a veia grande safena; - Da região pubiana, as veias pendulares externas; - Da região umbilical, a veia epigástrica superficial. Pequenas artérias de mesmo nome acompanham estas veias. Quanto ao sistema linfático, é neste ponto que encontramos o triângulo de Scarpa. Encontram-se dois grupos de gânglios superficiais: - um grupo mediano do ligamento inguinal - um grupo mediano da Veia grande Safena - Toda a linfa do membro inferior será drenada para esta zona. Coincidentemente, do ponto de vista energético, é justamente nesta região que se localiza o ponto Estômago 30. Alguns estudiosos o chamam de "Esquina da Energia" (tradução de Qi Chong). De fato, é neste ponto que vários meridianos internos irão emergir, se tornarão superficiais para aflorar na pele. É também o ponto de partida do Meridiano Chong Mai, o seu nome, aliás, o evoca. Sabemos que este meridiano faz parte dos oito Vasos Maravilhosos, o Chong Mai é "o mar do sangue", ora o meridiano do Estômago está ligado à energia adquirida necessária à produção de sangue As inserções de vários músculos alojam-se na depressão poplítea situada na parte posterior do joelho, e formam um losango (semi-membranoso, o bíceps femoral, semi-membranoso). As artérias e veias poplíteas, a artéria tibial e a pequena Veia Safena circulam nas profundezas. Evidentemente, um grupo ganglionar também está alojado neste local. A circulação energética do meridiano da Bexiga parte do canto externo do olho e desce posteriormente nas costas, terminando no dedo mínimo do pé. Em seu trajeto, a energia passa nesta zona no ponto 40. Este ponto "Wei Zhong", tradução de "meio da depressão do poplíteo", tem uma ação específica sobre o sangue. Nós o utilizaremos, caso necessário, em Lympho Energie. Espero que tenham feito uma excelente viagem nos meandros destas três circulações, que lhes permitirão abordar o tema com uma outra visão. O conhecimento da interdependência entre as três circulações: sangüínea, linfática e energética é fundamental para o terapeuta Lympho-Energista, conceito que leva em conta a biologia, a fisiologia e a energética. Uma visão aonde o corpo e o espírito são indissociáveis. Afim de obter melhores resultados em relance linfático, é indispensável associar um trabalho energético, motivo pelo qual a Lympho Energie é tão eficaz. Versão em Francês Voltar Como faço para eliminar manchas causadas por estress ou nervosismo? obrigado... boa tarde!!!!
Júlia de Fátima Rodrigues Barbosa
17/09/2008 14:01

Massoterapeuta

Pessoas que já fizeram cirurgia de ponto safena podem receber massagem normalmente? Quais as recomendações?
dalva luciade brito Pinheiro
03/09/2008 13:22

poscirurgico varizes

fizcirurgia de varizes e tirei a safena da perna esquerda, gostaria de saber se alem da drenagem linfática que o médico mandou fazer eu posso fazer ultrassom pos a minha perna está cheia de calombos. me responda urgente, estou preocupada.
rosangela
13/08/2008 16:30

manhas roxas po cirurgia!!!

Olá boa tarde gostaria de saber como faço ara eiminr as manchas roxas pos cirurgica de varizes e lipos?? Obrigado!
natalia
29/06/2008 21:58

sobre drenagem

oi..queria saber se tem alguma forma p mim faser drenagem em ksa????
leila emanoela
25/06/2008 15:14

duvidas com drenagem linfatica?

Oi , sou estudante de fisioterapia estou no 2 ano gostaria de saber porque, temos que ter cuidado com paciente que tem trombose? Obrigada estarei esperondo a sua resposta.
Neuza May
20/05/2008 17:09

Drenagem

Sou massoterapeuta, quero saber se posso fazer drenagem num cliente com enfisema pulmonar, o mesmo está com muito inchaço nos membros superior e inferior, drnagem ajuda???
janilde moreno
28/04/2008 15:40

Drenagem no CA de mama

gostaria de saber as contra indicaçoes da mesma,pois sou TOcupacional e atendo muitas pacientes pos-mastectomia, e gostaria de mas informaçoes sobre o assunto, e quero fazer um curso mais voltado so para cirurgias de mastectomia
annaluizza
25/04/2008 18:30

fisioterapia em estetica

Dr. Letícia martins, sou esteticista e estou fazengo faculdade de fisioterapia preciso de sua ajuda,pretendo mim especializar em fisioterapia estetica gostaria de sua orientação em relação em que matéria devo dar mais enfase pois não estou dando conta de tudo....quero passar nas materias logico,mais preciso focalizar com mais apetidão na materia que vai fazer parte da minha profissão me ajude por favor ....beijos fique com Deus estou agurdando resposta .
Alyne
13/04/2008 18:02

Queimaduras

Queimaduras Olá Dra sou aluna do curso tecnólogo de Estética aqui em Curitiba, e estou estudando sobre queimaduras, e não encontrei nenhum artigo interesante sobre a drenagem para queimaduras, se vc tiver algo interesante sobre o assunto peço pra que me mande por e-mail, assim ficará mais fácil para eu ler!Desde já Obrigada
Alyne
13/04/2008 18:01

Queimaduras

Olá Dra sou aluna do curso tecnólogo de Estética aqui em Curitiba, e estou estudando sobre queimaduras, e não enconteri nenhum artigo interesante sobre a drenagem para queimaduras, se vc tiver algo interesante sobre o assunto peço pra que me mande por e-mail, assim ficará mais fácil para eu ler!Desde já Obrigada
dany
12/04/2008 16:30

drenagem

drenagem linfática reduz pelo menos um pouco a barriga? obrigada
mariana
27/03/2008 21:06

drenagem

com quantos dias após o parto posso começar a fzaer drengem???
fazer drenagem em alguém com trombose pode causar embolia? por que? qual é o processo que leva a embolia? obrigado, aguardo respostas.
Gleiciane Cristina
20/03/2008 15:59

Dúvida cruel preciso de ajuda urgente!

olá estou fazendo drenagem em uma clinica de estética e uso cinta de gesso, sempre fico cheia de bolinas lichentas e com a pele toda roxa isso é normal? me ajudem por favor
Thaise
10/03/2008 12:58

Drenagem e pressão alta

Oi, gostaria de tirar uma duvida sobre a questão da pressão alta. Se eu tivesse pressão alta e não tomasse nenhum remedio pra controle, eu poderia fazer drenagem linfatica? E se eu tomasse remedio poderia?
Jeane
01/03/2008 10:46

Drenagem linfática ( URGENTE)

Oi, quero tirar uma dúvida tenho uma cliente que teve TVP há 9 anos atraz, ela quer, por que quer fazer a drebagem, pós alega que já está cicatrizada, mais eu explique que não pode.Qual outro tipo de massagem redutora também seria contra indicado nesse caso? Qual o tratamento mais seguro para está manipulando nessa cliente. Desde já agradeço,
Kassiani Ferreira
16/02/2008 14:14

Enfisema Pulmonar

Gostaria de saber se drenagem é contra indicado p/ enfizema pulmonar grata kassiani
ana cristina castro
23/01/2008 22:07

drenagem linfática

pq a drenagem linfática é contra indicada para asmáticos e inflamaçoes agudas?
catia
14/01/2008 09:26

drenagem linfatica

bom dia quero fazer a drenagem linfatica pois apos eu ter o meu filho eu estou engordando no bumbum no quadril e na barriga mesmo comendo pouco o parto foi (cesario) sera que vai ajudar a diminuir? desde ja obrigada.
Patrícia Peres
11/01/2008 21:20

Drenagem pós lipo

Olá Dra! Preciso de uma ajuda urgente! Há três meses fiz lipo no abdômen, flancos, costas e estou no segundo pacote de drenagem.Ocorre que bem na linha entre o quadril e o bumbum tenho muito inchaço e alguns carocinhos nas laterais.No começo de cada nádega tenho um calombo e quando fui no meu cirurgião nesta semana ele disse que já deveria ter saído este inchaço e caroços e perguntou se a massagista estava fazendo a drenagem corretamente e, casualmente noto que ela tem feito pouco tempo e muitas vezes usa a força, o que me deixa muito dolorida no outro dia.Lí que o ultra som é muito bom junto com a drenagem, mas se a massagista não é boa, não adianta nada!E agora, como vou saber se ainda estou assim por causa dela? Desde já agradeço. Um Abraço!
Letícia Martins
11/01/2008 19:56

Delma,

Olá Delma, a drenagem jamais deve causar dor, ela é uma manobra suave que acompanhar a circulação linfática que é extremamente lenta. Agora a massagem redutora ou modeladora pode causar dor sim, então veja com a profissional qual técnica ela está utilizando, pois as vezes pode haver uma confusão nisso daí ok? Abraços...
Letícia Martins
11/01/2008 19:52

Miriam

Olá Miriam tudo bem? A massagem ou drenagem ela não faz surgir coágulos no corpo não. Se surgir é porque eles já existiam e com a drenagem foram deslocados e assim levados pela circulação sanguínea até o pulmão e ai causar a morte por embolia pulmonar. Esses coágulos são trombos que geralmente encontram-se na panturrilha. Se você está com medo procure um angiologista que ele vai te explicar direitinho e tirar essas suas dúvidas. A drenagem ela não reduz medida, ela somente ajuda a desinchar o corpo e ajuda também a modelar, e é daí que as pessoas concluem que ela reduz medida, Ok? Abraços...
Delma Cabral de Mattos de Araujo
08/01/2008 13:49

sobre drenagem

Gostaria de saber se a drenagem tem q sentir dor,eu tive fazendo, e a pessoa q tava fazendo em mim, disse q tem de doer,pq eh gordura, qdo acabava a sessao de drenagem,parecia q eu tinha fieots exercicios na academia, o local a qual foi feita doia muito,tem q doer. Obrigada e aguardo uma resposta.
Miriam
20/12/2007 22:50

DÚVIDA

Estou fazendo drenagem há 5 semanas, senti que desinchei um pouco. Mas lí na internet que a massagem pode fazer surgir coágulos pelo corpo e com a massagem esses coagulos podem circular no corpo e pode causar ate a morte. Estou muito preocupada com isso, será que voce poderia me dizer sobre isso? E é verdade que ela não reduz medidas? Desde ja, agradeço a atençao!
maria olga de oliveira del valle
25/11/2007 19:28

Drenagem linfatica reversa

Prezada Dra. parece impossível que as profissionais tenham dúvidase ainda existam dúvidas e erros no atendimento as pacientes de pós operatorio, acho que o site poderiam indicar livros e artigos que as auxilie, levando a nossa profissão ao seu devido lugar de destaque, ja que, sem a dl o processo de recuperação se torna mais lento e sofrido. Nós esteticista e fisioterapeutas desta area tao procurada temos a obrigação de saber e entender todas as peculiaridades desta técnica. Abraços OLGA DEL VALLE TECNICO ESTETICISTA E PROFS.DE EDUCAÇÃO FISICA SAO JOSE DO RIO PRETO
Letícia Martins
20/11/2007 12:22

Priscila,

Olá Priscila, A drenagem não pode deixar a pessoa roxa, ela deve ser leve e muito suave. Portanto, essa técnica não é nenhum pouco ideal. Quanto ao roxo, ele sairá naturalmente, agora os vazinhos é bom procurar o angiologista pra fazer algumas aplicações. Abraços e cuidado com informações tá bom?
Letícia Martins
20/11/2007 12:19

Zilma,

Bom Dia Zilma... Bem, como o médico indicou Drenagem, é melhor fazer só ela, pois a estimulação russa ainda está um pouco precoce. O que seria o mais ideal é associar o Ultra-som a drenagem. Abraços...
Zilma Oliveira
22/10/2007 14:20

lipoaspiração

Olá, Boa Tarde!! Fiz Lipo, no abdomen e lateral, agora estou fazendo drenagem conforme o cirurgião indicou, mas a massagista coloca em mim, aquelas placas de estimulação russa, e faz bem poucas massagens manual. Isso é normal?
Bruna
21/10/2007 22:09

Atrofia de sudek

ola Letícia, Meu nome é Bruna sou estudante de fisioterapia da Faculdade Unigranrio 6º período , estou com um paciente no estágio com atrofia de Sudek , se tiver algum artigo que possa me enviar eu agradeço muito !
priscila
05/09/2007 19:13

drenagem

OLÁ DOUTORA... FIZ DRENAGEM EM CASA E VI NA NET PRA FAZER COM UM PIRES EMPURRANDO DE BAIXO PARA CIMA POR 10 MINUTOS .... FIZ MAS MINHA COXA FICOU ROXA E CHEIA DE VAZINHOS ESTOURADOS O Q FAÇO?
Letícia Martins
27/08/2007 23:01

Wenderson Rocha...

Olá Wenderson... Vou então tentar resumir a sua pergunta... Não se deve fazer drenagem sob nenhum processo infeccioso nem neoplasias, pois a drenagem acelera o fluxo da linfa e isso fará com que distribua infecção e metástases pelo corpo. Quanto a trombose, a drenagem pode soltar algum trombo, mas específico na panturrilha, levando a este quadro. Quanto a pressão, a drenagem abaixa a pressão arterial. Quanto as varizes, estas são veias estouradas então se assim elas estão não tem fluxo, então a drenagem fica contra-indicada. Espero que tenha te respondido... Abraços...
Letícia Martins
27/08/2007 22:56

Regiane...

Olá Regiane.... Bem, quanto ao fluxo da drenagem é o seguinte: do umbigo pra cima direciona para as axilas, do umbigo para baixo para a virilha ok? Porém quando se há um corte o fluxo com certeza está impedido e você pode piorar o edema se jogá-lo para o corte, pois você não concorda que o liquido ficará acumulado ali sem ter para onde correr? Então ou você joga o líquido para as axilas ou você joga para a virilha porém você deve contornar a cicatriz para não deixa o líquido ali acumulado... Espero ter te ajudado... Abraços...
Letícia Martins
27/08/2007 22:51

Olinda Margarete...

Olá Olinda... Sinceramente eu também não sabia que não podia massagear a região dos pés de uma gestante, porém aconselho que procure um Acupunturista, pois ele sabe muito sobre os pontos e ele é o mais indicado a esclarecer esta dúvida... E quando obter resposta, por favor compartilhe ela aqui no site com agente... Obrigada....
wenderson rocha
17/08/2007 22:47

drenagem linfatica

ola dra queria tirar duvidas a respeito das contra-indicações da drenagem linfatica tais como pessoas com câncer, doenças de pele, varizes, trombose, flebite, graves alterações na pressão arterial, problemas cardíacos e pacientes que estejam em estado febril. sou aluno de fisioterapia e fiquei interessado no conteudo. desde de ja eu agradeço. wenderson feitoza da rocha
Regiane
15/08/2007 17:19

Abdominoplastia

Olá dra gostaria de saber se uma pessoa q fez abdominoplastia, a drenagem na regiao da barriga deve ser em direção as axilas ou para a região inguinal, segundo uma fisioterapeuta devido o corte q foi realizado no abdomem impede a passagem do liquido para a região inguinal e por isso deve ser feita para as axilas....Isso é verdade!!!! Sou fisioterapeuta e sempre fiz para região inguinal será q aprendi errado no meu curso!!!!
Olinda Margarete Inacio
06/07/2007 19:38

contra indicação de drenagem na gestante

Olá Dra.! Moro em Curitiba sou fisioterapeuta e aprendi que alguns lugares nos pés da gestante não podem ser massageados, pois ela pode abortar. Isso é verdade ou não. Se for verdade gostaria que me orientasse quais pontos, não devemos massagear... Obrigada. Um grande abraço. Olinda Margarete Inacio
Valéria Tanaka
20/06/2007 12:16

duvida sobre drenagem linfatica

Ola, boa tarde! eu fiz uma cirurgia plastica de abdomem e de mama a 27 dias e só agora meu cirurgião liberou a drenagem linfatica, mas estou com muito medo de não encontrar uma profissional abilitada,pois nunca fiz drenagem e não sei como é,o que devo fazer? como sei que a drenagem esta sendo feita corretamente? um abraço e aguardo resposta.
Letícia Martins
17/06/2007 17:44

Amanda,

Olá Amanda, bem, este é a dúvida de muitas pessoas, a drenagem linfática não reduz medidas, ela ajuda na mobilização da linfa e das toxinas do organismo. Ela ajuda na diminuição das celulites. Talvez seje mais interessante você procurar a massagem redutora ok? Um grande abraço...
queria saber se a drenagem linftica ajuda na reduçao de medidas pois queri tira esse volume que tenho na barriga com drenagem linfatica jamais faria uma cirurgia e queria fazer a drenagem.
Leticia Martins
27/05/2007 13:44

Renata da Silva,

Olá Renata tudo bem? Primeiramente parabenizo quanto a gravidez. Bem, eu particularmente não arriscaria trabalhar com nenhum aparelho OC, US, MO e Laser, pois todos acabam emitindo alguma irradiação, então para seu seguro e do bebê fique longe deles e não se esqueça que nos EUA a incidência de aborto entre fisioterapeutas é bem alto! Quanto as correntes TENS, FES e Russa, elas não tem perigo desde que você não as aplique em si prórpria. Um grande abraço e muitas felicidades...
Letícia Martins
27/05/2007 13:40

Rose Vermelho

Olá Rose, bem quanto as equimoses, não podem aparecer de jeito nenhum, a drenagem deve se feita suavemente, se ficou com manchas pode ter sido que houve força durante a prática da drenagem, o que é totalmente errado. Quanto aos problemas cardíacos não tem problema, a drenagem por sinal diminui a pressão e relaxa também, o que seria contra-indicado é problemas circulatório pois a drenagem pode deslocar trombos ok? Um grande abraço...
Renata da Silva Morales
22/05/2007 20:09

informação

ola! sou fisioterapeuta recem formada, e tenho dúvidas se posso usar o ultra-som em minhas pacientes, eu estando grávida! sei que o ondas não posso usar mas qto ao ao ultra-som fiquei com medo, o que achas? se sabes sobre outro aparelho que estaria contra-indicado no meu caso, poderia me informar? desde já agradeço abraço
Rose Vermelho
11/05/2007 12:10

Dúvida sobre drenagem linfática

Minha irmã está fazendo drenagem linfática e ficou com equimoses no abdomen. Isso é normal? Outra coisa é que ela sofreu um infarto há 4 anos atrás. A drenagem linfática é contra indicada para pacientes cardíacos? Desde já agradeço muito a sua ajuda. Abraços, Rose Vermelho