Publicado em 22/09/2009 15:45

É dia de feira...

Na hora das compras dê preferência às hortaliças do período da safra: produtos de melhor qualidade.

Na hora das compras dê preferência às hortaliças do período da safra, pois além de melhor preço você vai economizar levando pra casa produtos mais frescos e de melhor qualidade. Veja abaixo algumas características desejadas e propriedades desses alimentos:

ABÓBORA

Sua casca deve ser firme e sem rachaduras. Rica em vitaminas A, betacaroteno e sais minerais.

ACELGA

Prefira com folhas verdes claras, viçosas e talo esbranquiçado. Contém vitamina A e sais minerais.

ALFACE

As folhas devem ser firmes e brilhantes, sem manchas escuras. Contém vitaminas A, B2 e ácido fólico.

BATATA-DOCE

Escolha as mais pesadas, firmes e sem manchas. Fonte de carboidratos e de vitamina A.

BRÓCOLIS

Evite os maços com folhas e flores amareladas. Contém cálcio, ferro, vitaminas A, B2, C e ácido pantotênico.

CARÁ

Firmes, com a casca integral, sem rachaduras. Contém vitaminas B1 e B6.

CENOURA

As raízes devem ser lisas e firmes e a rama bem verdinha. Contém vitamina A e potássio.

COUVE

Folhas firmes, sem pontos amarelados. Contém vitamina A, cálcio e ferro.

MANDIOQUINHA

Escolha as raízes lisas e firmes, na cor amarelo-claro. Contém carboidratos e vitaminas A, B1, B6 e C.

RABANETE

Devem ser firmes e com a casca inteira. Rico em cálcio e vitamina A.

RÚCULA

As folhas verde-escuras devem ser bem firmes. Contém vitamina A, B2 e sais minerais.

TOMATE

Bem firmes e com a casca lisa. Os tomates colhidos maduros têm um teor vitamínico maior que os comprados verdes para amadurecerem fora do pé. Contém vitamina C, sais minerais e licopeno que combate os radicais livres e as doenças decorrentes deles: câncer, aterosclerose, doença de Alzheimer, diabetes, inflamações crônicas, doenças auto-imunes e outras.

A hortaliça que apresenta melhor aspecto quanto à cor, consistência, integridade, tamanho, limpeza, etc., é sem dúvida a que tem maior valor nutritivo. Por tal motivo, às vezes pode ser um pouquinho mais cara, no entanto, torna-se mais econômica pelo rendimento.

Keila Pereira Pires

Keila Pereira Pires

Graduada no ano de 2001 pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Nutrição Clínica. Pós-graduada no ano de 2003 pelo Centro Universitário São Camilo - Rio de Janeiro.
Professora substituta da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás nos anos de 2003 e 2004. Nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Goiânia desde 2005. Parceria com o União Inhumas sub-12 e sub-14 e com Academia Cleide Campos no ano de 2007. Colunista do site www.wellnessclub.com.br. Atendimento em consultório há seis anos.

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