Publicado em 30/12/2008 13:10

Economia pujante

A cada dia que se passa a economia de Inhumas vem de destacando, aonde vão surgindo novas empresas e aumentado não só os tributos que são capitados pelo município, mas também o fator emprego está se alavancando, e muitas pessoas que tinham que se des

A cada dia que se passa a economia de Inhumas vem de destacando, aonde vão surgindo novas empresas e aumentado não só os tributos que são capitados pelo município, mas também o fator emprego está se alavancando, e muitas pessoas que tinham que se deslocar para outras cidades e até mesmo para a capital Goiânia, estão retornando para ocupar cargos criados por estas empresas entrantes no mercado inhumense.

Situada às margens da estrada Real (GO-070), estrada que levava a cidade de Goiás, então capital da província, Inhumas surgiu com o nome de Goiabeira. Por ser ponto de descanso para tropeiros, o vilarejo surgiu a partir da referência de um extenso goiabal. Onde em 1931, Pedro Ludovico Teixeira, interventor Federal no Estado de Goiás, assina o Decreto Estadual n° 602, de 19/01/1931 tornando Inhumas município, estando nomeado em 03/1931 como primeiro prefeito constitucional o então Cel. José Rodrigues Rabelo. (Tudoin – A história do município).

Hoje, Inhumas á 40 km da capital Goiânia, e com uma população de 44.983 mil habitantes segundo dados do IBGE/2007 (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), tem o perfil de cidade hospitaleira, que apresenta excelente qualidade de vida, vem se transformando de cidade dormitório em um pólo Agroindustrial, graças aos esforços conjunto do poder público e da iniciativa privada, dando a estás empresas entrantes no mercado inhumense, um diferencial em relação aos incentivos fiscais, lei que prevê a subvenção de aluguel, isenção de impostos municipais, doação de terreno (conforme o caso), terraplanagem e de infra-estrutura para a instalação destas novas empresas.

O município já conta com varias empresas estaladas, tanto empresas de serviços quanto de produção agroindustrial, como é o caso da Sun Foods empresa de produtos alimentícios, com uma área útil de 23.000 m2 e 4.000 m2 de área construída, é fornecedora de insumos às grandes empresas lideres do mercado nacional como: Unilever, Perdigão, Nestlé entre outras.

Outra empresa que se destaca é a Usina Centro Álcool S/A-CENASA empresa de etanol. A companhia oferece até 1.600 empregos diretos durante a safra, que vai de maio a novembro, além de centenas de indiretos, com uma produção de 80 milhões a 100 milhões de litros de álcool, segundo dados de 2005 - (Economia e Desenvolvimento).

Mas Inhumas não para por aí, também conta com empresas que produz condimentos e temperos que são distribuídos em vários estados da federação, como é o caso da Goiás Alimentos (José Lusan Lopes e cia LTDA), a detentora da marca (Alho Forte), segundo José Lusan Lopes, Diretor Presidente, a empresa conta com 60 funcionários diretos e gera mais uns 80 indiretos, e está á mais de 15 anos no mercado.

No ramo de alimentos congelado a Brasfrut Frutos do Brasil, com sede em Feira de Santana na Bahia, é uma agroindústria que produz, dentro dos mais altos padrões de qualidade. Sucos naturais, polpas congeladas e néctares de frutas, estão presentes em Inhumas através da distribuidora Vitafrut Alimentos Congelados Ltda.

Outra que se destaca no setor alimentício, é a Gaasa e Alimentos Ltda, segundo Marsio Antonio Ribeiro (Supervisor Comercial), á empresa está em Inhumas desde 1979, contam com um total de 450 funcionários, com uma produção de 150 toneladas/ano de peixes, 5.000 cabeças de ovinos (carneiros), 200 toneladas/ano de limão Taiti e também contam com uma granja de ovos, onde sua produção é de 720.000 unid./dia, ou seja, 60.000 dúzias/dias, seus produtos são todos distribuídos em todo o Centro-Oeste, e estão em todas as parteleiras de vários supermercados e em grandes redes supermercadistas. Além das atividades descritas acima, a empresa também está implantando a produção de madeiras, através de reflorestamento com plantio de eucalipto.

No segmento de couro podemos citar o Curtume Centro Couro, empresa tradicional na região, que emprega uma media de 100 pessoas, e que se destaca por agregar valor ao subproduto da pecuária.

Já na área de rações a empresa Purina, que pertence ao Grupo Evialis que atua há mais de 67 anos no Brasil, tem um complexo de produção de alimentos voltada à nutrição animal, onde são produzidos vários tipos de rações tanto para gado de leite e de corte, quanto para animais domésticos.

Na área de serviços, podemos citar ás empresas de eletrodomésticos: Novo Mundo e a Rede Supermercadista Big Box Eldorado, que segundo Francisco Françuar Júnior (Gerente de Compras), á empresa fundada em 14 de abril de 2005 contam com três lojas e 173 funcionários distribuídos entre elas.

No segmento da agropecuária o município se destaca pela sua versatilidade produtiva, onde a cana-de-açúcar é a cultura de maior expressão com uma produção de 373.839 toneladas em 2007, seguida da laranja com 6.000 toneladas em 2007, mas não é só a laranja que se destaca no cenário da fruticultura, segundo dados da Seplan de 2007, á produção de limão, manga e maracujá, também se destacaram no cenário produtivo do município.

Na pecuária, o destaque é á avicultura com uma produção de 1.521.500 milhões de aves em 2006, já a produção de leite fechou o ano de 2006 com um total de 30.570 milhões de litros, com um plantel de 21.500 vacas ordenhadas. O rebanho bovino é de 72.800 cabeças e o suíno é de 6.950 cabeças em 2006.

Inhumas, cidade de terra roxa que na década de trinta se destacou como “Princesinha do Cerrado”, e alicerçada nos pilares dos imigrantes sírio-libaneses, espanhóis, italianos, japoneses e portugueses, hoje vem se desenvolvendo e crescendo, tornando-se um pólo Agroindustrial de destaque, que vem atraindo varias empresas para o seu município e tornando a economia inhumense em franca expansão.

Segundo Wilson Correia da Silva (Microempresário e filho da terra) sua empresa, WL Distribuidora de Alimentos Ltda, está consolidada á dois anos no mercado, graças ao fator geográfico do município que lhe dá varias opções de deslocamento de suas cargas, em função de haver varias ramificações das estradas, tanto estaduais quanto federais.

Onde recentemente o Governo do Estado de Goiás (Alcides Rodrigues), autorizou a duplicação da GO-070, beneficio esse que vai trazer mais desenvolvimento para o município.

Devido a esses fatores atrativos que, recentemente Inhumas foi contemplada com a instalação do frigorífico da Cotril Alimentos S/A, empresa do Grupo Cotril e Doalto Participações.

No momento em que o frigorífico estiver funcionando há todo vapor, serão gerados em media 1,2 mil empregos diretos e 3,5 mil indiretos, com uma estimativa de que, cerca de 100 caminhões bitrens desembarquem no frigorífico todos os dias carregados com gados de corte.

Hoje Inhumas está se renovando, vestindo uma nova roupagem e se destacando no cenário político e socioeconômico como a nova “Princesinha do Cerrado”.

Dados extraídos do Site:
fea.unicamp.br/eventos
sunfoods.com.br/historia
isoeste.com.br/noticias
tudoin.com.br/portal/history
evialis.com.br
portaldoagronegocio.com.br/conteudo
ibge.gov.br
dmpress.com.br/impresso(Inhumas a cidade que não para de crescer-29/10/2008).
brasfrut.com.br/brasfrut
seplan.go.gov.br/sepin
Pesquisa de campo – (Ilson Reis) - Ilsonreis@hotmail.com

ilsonreis@hotmail.com

ilsonreis@hotmail.com

Bacharel em Ciências Econômicas pelas Faculdades Alves Faria (ALFA) no ano de 2005.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

Dorisvaldo
25/01/2009 15:43

EMPRESAS

gostei, porem estou procurando em sua cidade empresas de confecções, ou fabricas, de roupas, cintos, sapatos, bijouterias, acessorios em geral, pois gostaria de comprar pela internet, das empresas em sua cidade, por favor retorne para o meu e-mail