Publicado em 22/03/2006 10:45

Estabelecendo Conceitos

Imaginem uma profissão que ainda é vista com olhos bastante incrédulos. Eis a nutrição. Existem muitas barreir

Imaginem uma profissão que ainda é vista com olhos bastante incrédulos. Eis a nutrição. Existem muitas barreiras a serem quebradas para que o profissional da área desenvolva efetivamente todas as suas potencialidades. Certa vez, um funcionário de uma empresa de transportes aéreos soube que tinham contratado um nutricionista, e a confusão foi imediata: - O que? Pra quê contrataram um "contorcionista"?


Na verdade, o nutricionista é um profissional de saúde que usa de todas as ferramentas possíveis para que a alimentação seja uma aliada na recuperação, promoção ou manutenção do estado de saúde de um indivíduo, ou de uma comunidade inteira. A tal alimentação equilibrada, tão difundida por vários meio de comunicação de massa, é apenas uma de nossas metas. E para isso, às vezes realmente temos que ser um pouco "contorcionistas" mesmo. Isto porque não podemos perder de vista o prazer que uma refeição deve proporcionar.


Só pra início de conversa, o nutricionista não é aquele profissional chato que só fala em comer fruta não! Para enumerar algumas atribuições, ele pode exercer atividades como planejamento, direção e supervisão de unidades de alimentação e nutrição (restaurantes comerciais ou institucionais), além de coordenar programas de educação nutricional em políticas públicas de saúde, em hospitais ou consultórios.


O nutricionista, então, tem uma importância que ainda está sendo descoberta por muitos. Aqui em Inhumas, a inserção deste profissional parece estar ainda um pouco tímida. Este espaço, no entanto, pretende divulgar artigos breves, porém esclarecedores, que ajudem a desmistificar estereótipos quanto à área, e permitir responder dúvidas eventuais que nos chegarem.
Assim, espero contribuir com artigos leves e descontraídos, com temas atuais e presentes no nosso cotidiano. O mais divertido e gratificante, no entanto, será a oportunidade de discutir assuntos polêmicos divulgados nos meios de comunicação, e mesmo algumas crendices que, de uma forma ou de outra, faz todo mundo ser meio "metido a nutricionista".
Agradeço este espaço e fico disponível para qualquer eventualidade.

A. Jr

A. Jr

Nutrição pela UFG

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)