Publicado em 09/07/2006 15:10

Fisioterapia em Neurologia

Se Fisioterapia é dar Função, como seria reabilitar um paciente com seqüelas neurológicas irreversíveis?

Nos últimos anos a atuação da Fisioterapia tornou-se imprescindível dentro da equipe de saúde, ampliando significativamente o mercado de trabalho para o fisioterapeuta, e foi por isso que hoje decidi estar tirando algumas dúvidas do leitor sobre a importante atuação da Fisioterapia em Neurologia já que temos em nossa cidade uma Instituição renomada para o atendimento do paciente neurológico - ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI DE INHUMAS.

Fisioterapia é Reabilitar, é dar Função. Mas como reabilitar um paciente que tem seqüelas neurológicas irreversíveis? Primeiramente vamos seguir a teoria de que tudo que fica parado perde (teoria do desuso) certo? Em segundo lugar, a experiência é algo conseguido com a descoberta de novas coisas, de novas posições e até mesmo de novas pessoas!

Então é essa a função da Fisioterapia no paciente neurológico, estar descobrindo com ele novas posições, novas experiências, mostrar pra ele que também é capaz, que ele pode brincar e usufruir de sua vida mesmo com um déficit neurológico leve, moderado ou grave, afinal ele é um ser humano, ele também sente, ele também necessita de viver. Mas se acaso o paciente sofreu um acidente e teve seqüela neurológica ou adquiriu alguma deficiência neurológica com o decorrer do tempo, qual seria a atuação do fisioterapeuta? Seria então, treinar as habilidades motoras conservadas, ampliando-as, recuperar as habilidades motoras perdidas dentro do limite do paciente, treinar novas formas de adaptação ao ambiente e as suas atividades dentro de sua capacidade e por fim orientá-lo e a família também sobre formas de higiene e adaptações.

As enfermidades mais tratadas em Neurologia são: Paralisia Cerebral, Acidente Vascular Encefálico, Traumatismo Crânio Encefálico, Trauma Raquimedular, Distrofia Muscular de Duchenne, Esclerose Múltipla, Esclerose Lateral Amiotrófica, dentre outras.

E os recursos fisioterapêuticos mais utilizados são a cinesioterapia através dos exercícios, alongamentos, treinos posturais entre outros, brinquedos para estimular os movimentos, barras paralelas, escadas e rampas para treino de marcha, bolas suíças para treinar posturas, rotações de tronco, equilíbrio e propriocepção, espelho para trabalhar também a posturas, a estimulação elétrica neuromuscular pra estimular contrações musculares e resposta nervosa, dentre muitos outros recursos além da imaginação e criatividade de cada Fisioterapeuta para melhor reabilitar seu paciente

Letícia Martins

Letícia Martins

Graduada em Fisioterapia pela UCG e Especialista em Saúde da Mulher pelo CEAF/UCG. Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília.
Fisioterapeuta do Hospital Ortopédico de Goiânia (HOG) com atuação em Ortopedia e Respiratória. Fisioterapeuta de março a junho de 2008 no Hospital Universitário de Brasília (HuB) no tratamento de pacientes portadores de Hanseníase. Artigo Publicado na Revista Fisio&terapia e na Revista digital Efdeportes: Atuação da Cinesioterapia no fortalecimento muscular do assoalho pélvico feminino: revisão bibliográfica.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

mendonça da cunha balaca
22/08/2013 15:27

Ana Carolina
31/10/2012 11:52

Saude

Gostaria de saber sobre um trauma de coluna meu paciente Paulo Vitor sofreu um acidente de moto e teve um trauma de coluna, ele fez uma cirurgia mas gostaria de saber se ele poderá ter alguma sequela.

Marcos Roberto Ventura
21/05/2011 13:35

Uso como fisioterapia a ocupação profissional

Olá,
Meu nome é Marcos Roberto Ventura tenho 36 anos sou brasileiro e tenho CMT. Escrevo primeiramente para dar um depoimento de como vivo feliz tendo CMT, pois tive os primeiros sintomas aos 17 anos. Antes de essa fraqueza começar eu era atleta velocista e jogava futebol sempre alegre e feliz; e continuo assim. Aos 17 comecei a sentir falta de força no dedão do pé esquerdo não podendo mais segurar o chinelo. Passaram-se alguns meses e o pé ficou caído, e mesmo assim eu não parava de fazer tudo que já fazia. A progressão da CMT continuou e atingiu até o joelho esquerdo, na seqüência (isso num período de seis a oito meses) atingiu o pé direito até o joelho direito. Só ai fui procurar um médico... "eu era atleta velocista e jogava futebol sempre alegre e feliz; e continuo assim."...dias e dias internado num período de um ano consecutivo comendo, bebendo, barbeando meus colegas de hospital e fazendo muitas brincadeiras com médicos e enfermeiras porque a CMT agride os nervos que enfraquecem os músculos e não o cérebro, a vida continua. E continuou somente de uma maneira um pouco diferente mas sempre com muita vontade de viver, foi quando tive um momento de reflexão onde tive que decidir se ficaria enclausurado me escondendo de tudo e de todos ou partiria para uma vida cheia de expectativa, esperanças e metas a serem alcançadas. Sem revolta alguma de ter parado de correr e jogar futebol, escolhi a segunda opção, uma vida cheia de expectativa, esperanças e metas a serem alcançadas. Baladeiro e namorador (rs...) tinha chegado a hora de trocar de emprego, concursado trabalho no setor de licitações até hoje, mas precisava ajeitar o coração, casei, e continuo casado. E por fim, inesperadamente como não podia mas jogar futebol e correr nas pistas de atletismo comecei a tocar em festas atuando como deejay. Com o passar dos anos, gradativamente a CMT veio progredindo e hoje tenho que caminhar apoiado no ombro de minha esposa, já atingiu os cotovelos mas as mãos continuam com força total. Vivo com muita alegria e acho que são por alguns fatores primordiais como o não ingerimento de qualquer tipo de medicamento em especial os antidepressivos mesmo aqueles que foram indicados para parar com as tremedeiras no corpo, os amigos verdadeiros e usando de táticas com aqueles que chacotam as vezes, o grande amor da família enfim a absorção somente das coisas gratificante.
"eu era atleta velocista e jogava futebol sempre alegre e feliz; e continuo assim."
Se possível também gostaria de receber informações sobre a CMT.
Obrigado!
djmarcoventura@gmail.com
Letícia
20/03/2011 14:11

neurologia

Adorei o artigo achei muitissiomo interessante, e gostaria por favor de receber mais informações estou no 1° semetre de fisiotrapia e tenho que fazer um artigo sobre a atuação de fisioterpia em neurologia quais são as principais patologias, sua definição, principais recursos utilizados para o tratamento, as causas/etiologia, incidencia, em neurologia na fisioterapia, poreém não conseguir achar nada. Parabéns pelo artigo, obrigada por favor me ajuda beijinhos.

Letícia
Carolina Avelino do Amaral
29/12/2010 16:58

Tema para TCC

Olá, Dra Leticia, sou acadêmica de fisioterapia e estou no 9° periodo,quero fazer meu tcc em neurologia mais não consigo pensar em algum assunto que trabalhe com Paralisia Cerebral, por favor me ajuda?
fabianny
18/10/2010 16:32

ESTUDANTE DE FISIOTERAPIA

Gostaria que a senhora pudesse me esclarecer uma outra dúvida.Como atua a especialização de neuro adulto?
Estou a sua resposta.Obrigado
fabianny klecia
18/10/2010 07:18

estudante de fisioterapia

Dr.Letícia,
Gostaria de saber quais as indicações e contra indicações da neurologia atuada na fisisoterapia.Para que eu possa adquirir um conhecimento mais aprofundado sobre esse assunto e assim,apresentar um ótimo seminário.Estou aguardando sua resposta,muito obrigado!
Talita
13/10/2010 11:13

Doença de Charcot-Marie-Tooth

Olá.. Sou portadora da doença e está cada vez mais difícil encontrar médicos especialistas que conheçam a doença. Vocês tem alguma indicação de médicos, tratamentos... Vou aguardar contato. Obrigada

Mari Lima
03/09/2010 17:17

Hanseníase

Dr.Leticia,parabéns,que artigo precioso!!!
Por gentileza,preciso de material que fale sobre:Condutas fisioterapêuticas para as lesões sensitivas e motoras na hanseníase/Tratamento fisioterapêuticos dos acometimentos oculares na hanseníase. Na minha graduação não foi ministratada esta patologia!!!Se for possível enviar este material,envie para maria.fisioterapia@hotmail.com.Obrgada pela atenção prestada.Mari
glaucia
22/06/2010 17:51

mercado de trabalho

já foram feitas varias perguntas a esse respeito mas gostaria de saber tb se o mercado esta ou não saturado???
Kátia Lucivania de Araújo
04/04/2010 18:00

Ajuda

boa noite estou no 1º semestre de fisioterapia, e tenho q fazer um trabalho sobre a atuação de fisioterpia em neurologia quais são as principais patologias, sua definição, principais recursos utilizados para o tratamento, as causas/etiologia, incidencia, em neurologia na fisioterapia. Por favor me ajude a falr sobre...Muito obrigado.
Lucas Costa
01/03/2010 19:26

e-mail

Meu e-mail é lucascosta_fisio@hotmail.com
Lucas Costa
01/03/2010 19:22

Fisioterapia

Parabens pelo artigo,sou estudante de fisio.e me interesso em artigos como esse q enrriquece o conhecimento e o saber, gostaria q me enviasse pelo e mail artigos como esse , e tambem se a Dra. tem algum artigo relacionado a fisioterapia ortopedica,Desde já estou agradecido...
isa
19/02/2010 03:38

sirrugiar

mi enterese mui e quero ser quandor querser mair um pocor
Juliana
04/02/2010 11:07

Síndrome de West

Olá Letícia!!!muito bom o seu artigo!!parabéns! sou fisioterapeuta, pós-graduanda em neurologia. estou realizando uma busca de artigos sobre síndrome de west para a realização de TCC. encontrei alguns, porém são insuficientes. se tiver algo e puder me enviar ficarei imensamente grata.
obrigada!!!abraços...
Maura Sa
23/12/2009 08:49

manografia

Olá, Dra Leticia, sou academica de fisioterapia e estou no 6 periodo,quero fazer meu tcc em neulogia mais consigo pensar em algum assunto, por favor me ajuda.
Valeria da Costa
16/11/2009 14:40

Mielo

Olá, Leticia, sou de Petrópolis, e atendo uma pessoa, com 39 anos de idade, portadora de mielomeningocele, em seu próprio domicilio, faço CNT motora globalizante e gostaria de saber se o RPG pode ser utilizado com este tipo de paciente. Agradeço a sua atenção.
Valeria
Letícia, gostei muito do seu artigo. Estou concluindo meu curso de fisioterapia e meu TCC é sobre a melhora da sensibilidade no paciente com TRM através do recurso eletrotermocrioterápico, porém não consegui nada de concreto a esse respeito. Você poderia me ajudar?
Nathalia
19/10/2009 16:05

Sugestão

Olá Leticia tudo bom ? Parabéns pelo seu belo artigo ... Bom sou estudande de fisioterapia estou no quarto ano, meu trabalho de conclusão será sobre hanseniase, peço por gentileza se vc poderia me ajudar com o tema (dar uma dica) fico grata desde já, abraços ...
Patricia Pereira
20/09/2009 17:56

A fisioterapia e a gestação

olá antes de tudo quero parabénizr pelo artigo neurologico é muito interessnte, estou no segundo ano de fisioterapia e gostaria de fazer meu tcc sobre gestante mais mim sinto perdida e não sei como começar. será que vc pode me dar algunha dica? pois vi que vc também tenhe especilidade na saúde da mulher. se vc pode mim judar erei ficar muito grata. o meu e-mail é patriciafisio2008@hotmail.com Beijos e sucesso na sua carreira e na sua vida tanto amorosa como familia. patricia pereira
Patricia Pereira de Arujo
20/09/2009 17:52

Fisioterapia

ola antes de tudo quero parabenizr pelo artigo neurologico é muito interessnte, estou no segundo no de fisioterapia e gostaria de fazer meu tcc sobre gestante mais mim sinto perdida e não sei como começar. será que vc pode me dar algunha dica? pois vi que vc também tenhe especilidade na saúde da mulher. se vc pode mim judar erei ficar muito grata. o meu e-mail é patriciafisio2008@hotmail.com Beijos e sucesso na sua carreira e na sua vida tanto amorosa como familia. patricia pereira
Samara Fontenele da Silva
19/09/2009 13:43

Fisioterapia

Olá dra. Letíca!! Adorei seu artigo sobre fisioterpia neurológica, estou no primeiro período do curso de fisioterapia na católica de pernambuco e estava com um trabalho para fazer sua matéria me ajudou bastante!!! beeijos e sucesso na carreira :)

Samara Fontenele ;]]
RENATA ADRIANE GANDRA
24/06/2009 16:24

gostaria de saber sobre o que abrange a fisioterap

estou querendo fazer o curso de fisioterapia, gostaria de saber como trabalhamos se vale apena mesmo igual as pessoas que cursam falam , preciso de uma resposta mais concreta.porque gosto de ajudar as pessoas que se acham imcapacitadas. obrigada
Josinete de Souza
26/04/2009 10:39

Tema de Monografia em Fisioterapia Neurofuncional.

Tenho 15 dias para fazer uma monografia em Neurologia e até agora não tenho tema.Me ajude por favr com o Tema.
marta amancio de andrade
09/04/2009 14:35

saude fisioterapia em neurologia

Olá DR(a)tudo bem,gostaria muito de poder contar com sua ajuda.estou com uma pessoa de minha familia q sofreu um acidente foi muito grave,e teve um tce,ficou com seguelas,hemeplegia mse,crises convulsivas,e a mente muito confussa,eu até entendo mas o restante da familia acha q ele finge a respeito de suas atitudes.oq mas me preocupa e q ele faz fisioterapia mas sente muita dor na perna esqda.e o q mais me deixou asustada e q ofisioterapeuta disse q ele ñ~precisa mais fazer fisioterapia qele ñ vai passar disso.e ele esta evoluindo bem a mão tem movimentos,ja caminha dando a mao,eu sinto q ele pode melhorar,so q a mente dele e q esta deixando todos muito mal mimha filha de 16 anos por conviver no mesmo ambiente q ele esta com a sindrome do medo mas depressao e o menino de 12 anos com sindrome do panico.oq aDR(a) poderia me orientar,desde ja agradeço. marta amancio.09/04/08
Priscila Fernanda
05/04/2009 08:45

academica de fisioterapia

Olá DR(a) tudo bem?
estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso sobre neuropatia periférica diabética e estou precisando muito de artigos, por gentileza se puder me enviar fica muito grata.
desde já agradeço e sucesso sempre.
Graziela Reis
26/08/2008 11:39

Mercado de trabalho

Gostaria de saber maiores informações quanto ao mercado de trabalho do fisioterapeuta, pois pretendo ingressar no curso e estou com medo porque me disserem que esse campo de trabalho está muito precario em que definem esse mercado como saturado e outras como promissor. Moro em Sao paulo e, se possível, me esclareça esse duvida Obrigada!
Filipe Fogaca
22/08/2008 11:56

Sugestão...

Olá fisioterapeuta Letícia, venho através deste e-mail pedir -lhe uma sugestão de tema para meu TCC, estou no 6 periodo curso e ja estamos comecando a realizar o tcc estudo na unochape, se puder me ajudar,agradeço.
Filipe Fogaca
22/08/2008 11:56

Sugestão...

Olá fisioterapeuta Letícia, venho através deste e-mail pedir -lhe uma sugestão de tema para meu TCC, estou no 6 periodo curso e ja estamos comecando a realizar o tcc estudo na unochape, se puder me ajudar,agradeço.
Dr Leticia
22/08/2008 11:55

Sugestão...

Olá fisioterapeuta Letícia, venho através deste e-mail pedir -lhe uma sugestão de tema para meu TCC, estou no 6 periodo curso e ja estamos comecando a realizar o tcc estudo na unochape, se puder me ajudar,agradeço.
Rose
06/08/2008 23:38

Doença de Charcot-Marie-tooth

Gostaria de informação sobre essa doença e tratamentos fisioterapeuticos, se possue algum protocolo e quais os cuidados
Michelle Cristine Ramos
26/07/2008 11:03

Fisioterapia

Gostei muito da matéria e achei muito interessante essa área, porém fico preocupada, pois esse é meu sonho, mas muitas pessoas acabam dizendo que o mercado já está saturado e que não vale a pena! Gostaria de saber se isso é realmente verdade ou se vale sim a pena eu correr atrás desse sonho! Desde já agradeço, Michelle
cláudia roberta
29/06/2008 17:02

eabilitaçao oculomotora

Gostaria de receber informações sobre o curso de reabilitação oculomotora. Tenho desejo de fazer o curso mas não sei onde ele é realizado e nem tenho conhecimento de intituição.Se vc puder me ajudar agradeço.
Joao luiz Santos
23/06/2008 18:35

Estudante de fisioterapia

Olá, estou fazendo a minha monografia sobre a atuaçao da cinesioterapia na ELA, queria poder obter um melhor esclarecimento de quais procedimentos cinesioterapicos posso utilizar para tratar um paciente portador de ELA. Obrigado.
Aline Cristine
31/05/2008 00:52

Mercado de trabalho

Olá, Dra. Gostaria de saber se o mercado de trabalho para o fisioterapeuta está ou não saturado, pois já li opiniões diferentes sobre isso, mas vc que atua na área, talvez saiba melhor. Estou pensando em começar o curso esse ano mas tenho receio disso. Além disso, se for possível, gostaria de saber se o curso tem como matérias importantes, principais, física e química. Muito obrigada, abraços.
tainá
29/05/2008 18:27

parabéns!!!! belo artigo

olá estou no terceiro ano e gostaria de saber quais as áreas que posso me especializar para estar ampliando meu conhecimento em fisioterapia?
Spencer Marcius de Magalhaes
05/05/2008 13:23

doenca de Charcot-Marie-Tooth

Olá, gostaria de obter mais informações sobre doenca de Charcot-Marie-Tooth, tenho um filho de 10 anos e identificamos esta doença, ele sempre anda nas pontas dos pés e nunca se queixou de dores. Preciso de ajuda para obter maiores informações para começar seu tratamento. Muito Obrigado.
Nathália
08/03/2008 14:06

Muito Interessante

DAorei a matéria! Me ajudou a esclarecer algumas dúvidas sobre fisio neurológioca! Estou fazendo fisioterapia! Adoro muito essa área! Beijos
hylanna
06/03/2008 19:23

trabalho

Ola Dr. gostaria muito que me ajuda-se em um trabalho sobre neurologia .. estou fazendo fisioterapia em avaré.. se puder me ajudar ficaria muito feliz... A area que eu desejo me especializar é na UTI mais meu trabalho é neurologia.. se puder me ajudar ficaria muito grata....
rosimeire peres rodrigues cruz
02/03/2008 20:04

tenho dois filhos com cmt

oie... leticia li seu comentario achei muito importante para mim,porque tenho dois filhos c/5anos e 2aninhos,gostaria q/ vc entrasse em contato com migo pelo meu mail,está tão difícil para mim ter que lidar com está situação inovadora agora gostaria de conhecer pessoas com este tipo de cmt,para que tenha conhecimento total dessa doença.bjus agradeço desde já muito obrigada....
Bianca
07/02/2008 19:50

Sugestão...

Olá fisioterapeuta Letícia, venho através deste e-mail pedir-lhe uma sugestão de tema para meu TCC, estou no último ano do curso e estudo na UEPA, se puder me ajudar,agradeço.As áreas que mais gosto são:neuro e obstetrícia.Obrigada.
Simoni Faceli
03/02/2008 17:05

Doença de Charcot-Marie-Tooth

Sou portadora da doença de CMT e gostaria de obter mais informações sobre ela. Por favor, se possuir informações a respeito me informe. Obrigada
Raquel Monteiro
20/01/2008 14:00

Coréia de Sydenham

Achei muito boa a matéria e gostaria de saber se você possui alguma informação sobre tratamento fisioterapêutico para Coréia de Sydenham. Desde já agradeço.
Viviane C Lima
19/11/2007 12:22

doenca de Charcot-Marie-Tooth

sou estudante de fisioterapia, e gostaria, se possível algo sobre procedimentos fisioterapeuticos da doenca de Charcot-Marie-Tooth. Mutio obrigada desde já!!! Viviane Lima
maria vanuzia
22/10/2007 20:42

tratamento de chacort marier

adorei sua reportagem! gostaria muito se saber um tratamento especifico para a doença de chacort-marier.sou estudante de fisioterapia, e estou sem atitude perante essa patologia...!
Fabiana Oliveira da CRuz
02/10/2007 07:46

fisioterapia em Neuro

Gostei da materia e dos comentarios da Leticia ...estou no 4ºano de fisioterapia e penso em fazer uma pós em Neuro por estou sempre procurando artigos e comentarios em neuro,mas tenho muitas duvidas ainda...Obrigada pele oportunidade de estar lhes escrevendo . Ass: Fabiana O. Cruz
Fera
01/10/2007 14:54

Legal

Seu trabalho é mto ferra mano brow,esse sites e um troço de loco meu!!! tem informeixion de +++! é um baguy legal,animal!!! meu nome é clodovildorex!! eu sou otorrinolaringologista!! ou melhor eu torrino da larinha lojista!! t prokxima!! Falous! qem falous? eu falous!
patricia
24/08/2007 10:55

mercado de trabalho!!

olá DRa. estou querendo fazer faculdade de fisioterapia, gostaria de saber como anda o mercado de trabalho, e se tem muitos campos pra essa área .Pois o curso é muito caro, pois quero saber se vale a pena fazer fisioterapia? muito obrigada!
Alice Gouveia de Oliveira
22/08/2007 21:29

Reabilitação oculomotora

Olá Letícia, estou fazendo uma pesquisa para o meu TCC e estou com dificuldades quanto ao assunto reabilitação oculomotora, se você tiver algo que possa me ajudar ficarei muito grata! Beijos!Obrigada
leda Monteiro
22/08/2007 08:39

Fisioterapia neurológica

Oi Letícia estou começando a realizar o meu trabalho de conclusão de curso se puder me enviar dicas sobre o que fazer na área de fisioterapia neurológica eu agradeço pois neste momento estou perdida, obigada.
sabrina borges
18/08/2007 20:50

eletroterapia na neurologia

Olá, estou fazendo estágio em neuro e gostaria de saber quais os aparelhos mais usados nos paciente neurológicos e suas indicações. muito obrigada.
Gina marinho
26/07/2007 13:32

ola

estou ingressando no cursode fisioterapeuta na ucg, gostria de sabercomo esta o mercado de trablho para o fisiotera peuta ja que a demanda de formados aumentoue aumentra ainda mais devido atantas universidades daque alguns anos vc acha que o mercado de trabalho ainda vai ser favoravel? umbeijo e obrigada.
Mayra fleury
15/06/2007 16:04

gostaria que mandasse um tema

Gostaria que mandasse um tema bom para poder fazer monografia na área de neuro obrigada
Glécias Naiara da Costa Lima
05/06/2007 15:13

Neurologia e Fisioterapia

Adorei o artigo achei muitissiomo interessante, e gostaria por favor de receber mais informações estou no 1° periodo de fisiotrapia e tenho que fazer um artigo sobre a atuação de fisioterpia em neurologia quais são as principais patologias, sua definição, principais recursos utilizados para o tratamento, as causas/etiologia, incidencia, em neurologia na fisioterapia. Parabéns pelo artigo foi o melhor e mais completo que li ate agora nesta busca por informações boa tarde e obrigada por favor me ajuda beijinhos
Sérgio Rebouças
23/05/2007 00:52

Mercado de trabalho

Gostaria de saber maiores informações quanto ao mercado de trabalho do fisioterapeuta, pois pretendo ingressar no curso e fico muito confuso com certas matérias em que definem esse mercado como satiurado e outras como promissor. Moro em Brasília e, se possível, gostaria de saber como anda o campo de trabalho por aqui. Obrigado!
Samara Rita Amorim
21/05/2007 20:07

Neurologia

Dr. gostaria que a senhora me ajudasse a fazer um trabalho sobre neurologia, se pudesse mandar para mim, quais são as principais patologias, sua definição, principais recursos utilizados p/o tratamento, as causas/etiologia, incidencia, tudo isso em neurologia na fisioterapia, não estou achando quase nada me ajude por favor o mais rápido possivél.Obrigada.Samara
sione dos s. de oliveira silva
20/05/2007 11:34

doenca de Charcot-Marie-Tooth

Muito boa matéria! sou estudante de fisioterapia, e gostaria, se possível algo sobre procedimentos fisioterapeuticos da doenca de Charcot-Marie-Tooth. Mutio obrigada desde já!!! Simone Oliveira
Carla de A. Abraão
02/05/2007 17:46

Saúde

Adorei a matéria!!!Sou estudante de fisioterapia Volta Redonda, gostaria que me enviasse alguns artigos sobre Esclerose Multipla, pois vai me ajudar bastante na monografia.Desde já agradeço! Carla - ca.abrao@bol.com.br 02/05/07
Ana
31/03/2007 12:38

neuro

letícia! eu tb gostaria q vc mandasse alguma coisa sobre neurologia pra mim!! é difícil encontrar!!!! mto obrigada!!! a matéria é ótima!
Denise Bonini Da Cruz
22/03/2007 13:53

neurologia

Dr. gostaria que a senhora me ajudasse a fazer um trabalho sobre neurologia, se pudesse mandar para mim, quais são as principais patologias, sua definição, principais recursos utilizados p/o tratamento, as causas/etiologia, incidencia, tudo isso em neurologia na fisioterapia, não estou achando quase nada me ajude por favor o mais rápido possivél.Obrigada Denise.
Letícia Martins
20/01/2007 14:47

Luana,

Obrigada pelos elogios Luana, então mande-me um email sobre o que irá abordar em sua monografia que assim poderei ajudá-la. Felicidades e sucessos...
Letícia Martins
20/01/2007 14:46

Roberta,

Olá Roberta tudo bem? Existem inúmeras técnicas que podem ser realizadas para estimular crianças e pessoas com enfermidades neurológicas, como a cinesioterapia, a mecanoterapia e até mesmo a eletroterapia! Não existe protocolo específico para tratamento pois Fisioterapia é Criatividade, então mande-me um email sobre suas principais dúvidas e quais os tipos específicos de PC você gostaria de tratar para o tratamento ser mais concreto ok? um abraço...
Luana Aguiar
16/01/2007 20:27

Parabens!

Parabens pela materia!!! muito boa... sou estudante de fisioterapia e moro em salvador, desde que eu entrei na faculdade queria esta area da fisioterapia e agora que estou quase me formando, estou completamente apaixonada pela neurologia. Gostaria de trocar emails até para poder enriquecer o meu trabalho de monografia. Sucesso para nós fisioterapeutas!!!
Thaís
03/12/2006 18:45

Olá Letícia

Adorei a matéria! Sou estudante de Fisioterapia da PUCRS e a cada dia que passa mais me apaixono pela profissão e principalmente pela neuro. É sempre bom saber mais a respeito e esclarecer as pessoas sobre as áreas de atuação da fisio e descobrir o quanto nós fisiotetapeutas, ou futuros, podemos ser importantes na vida dos pacientes. Abraços! Sucesso na profissão!
roberta
16/11/2006 14:29

fisioterapia neurologica

gostei do artigo que li da Dr leticia martins, porem gostaria de trocar algumas ideias sobre diferentes técnicas que podem ser usadas para estimular principalmente crianças com PC, Sindrme de Down, e com atraso do desenvolvimento motor. desde já agradeço pela atenção.