Publicado em 13/03/2006 19:39

Fisioterapia

Para iniciar esta coluna, vou relatar um pouco sobre a Fisioterapia, tem abrangente e interessante em todos os

Para iniciar esta coluna, vou relatar um pouco sobre a Fisioterapia, suas técnicas e atuações. É um tema amplo e uma profissão abrangente que vêm crescendo e alcançando seu espaço nas últimas décadas, porém ainda desperta muitas dúvidas e curiosidades dentre muitos indivíduos que buscam a prevenção, a cura e/ou a reabilitação.


A Fisioterapia é uma ciência da saúde que estuda e pesquisa sobre o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades tanto nas alterações patológicas quanto nas psíquicas e/ou orgânicas, cujo objetivo é promover, preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de um órgão, sistema ou função.


Suas ações são fundamentadas em recursos físicos e terapêuticos manuais dentre eles a cinesioterapia, eletroterapia, mecanoterapia, massoterapia, hidroterapia, termoterapia e crioterapia que previnem, curam, reabilitam e dão funcionalidade aos indivíduos que sofreram algum distúrbio cinético funcional gerados por alterações genéticas, por traumas ou por doenças adquiridas.
O fisioterapeuta é um profissional da área de saúde, com formação acadêmica superior, habilitado a diagnosticar estes distúrbios cinéticos funcionais, a prescrever condutas fisioterapêuticas, ordenar e induzir o paciente, bem como, o acompanhar a evolução do quadro funcional e a sua alta do serviço de Fisioterapia. E é de grande veracidade ressaltar que não se dispõe ao Fisioterapeuta fazer diagnósticos clínicos, receitar medicamentos, dentre outras funções que poderão ser discutidas nas próximas colunas.


A prática Fisioterapêutica é realizada em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, asilos, escolas, clubes, residências, hospitais, empresas, pesquisas, entre outros, atuando então nas seguintes áreas: Ortopedia e Traumatologia, Neurologia, Cardiologia, Pneumologia, Fisioterapia do Trabalho, Uroginecologia, Obstetrícia, Oncologia, Oftalmologia, Estética, Angiologia, Geriatria e Gerontologia, Dermatologia, Reeducação Postural (RPG), Dermato-funcional, dentre outras.
Portanto, como a Fisioterapia é um tema amplo com uma atuação abrangente, estaremos nas próximas colunas relatando sobre os assuntos aqui mencionados (técnicas, patologias, áreas de atuação, entre outros), dentre outros que forem sendo solicitados de acordo com as necessidades e curiosidades do leitor.

Estou à disposição de todos,

Letícia Martins

Letícia Martins

Graduada em Fisioterapia pela UCG e Especialista em Saúde da Mulher pelo CEAF/UCG. Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília.
Fisioterapeuta do Hospital Ortopédico de Goiânia (HOG) com atuação em Ortopedia e Respiratória. Fisioterapeuta de março a junho de 2008 no Hospital Universitário de Brasília (HuB) no tratamento de pacientes portadores de Hanseníase. Artigo Publicado na Revista Fisio&terapia e na Revista digital Efdeportes: Atuação da Cinesioterapia no fortalecimento muscular do assoalho pélvico feminino: revisão bibliográfica.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

Mohammad
19/06/2014 08:44

hi,I was trying to f

hi,I was trying to find odd denisgs and your individual site came up , I sincerely like exactly what anyone have shape here. There typically is a number of terrific info . I possess learn a superior bit from here , I will certainly be back to be able to see exactly what else us make for the actual web site . .Thanks
Giovana
08/12/2011 07:43

Duvidas

Olá ,Queria saber se a fisioterapia é uma area com poucos empregos? O mercado de trabalho está em crescimento ou as expectativas para essa area são pequenas? Estou terminando o colegaial e penso em seguir essa profissão,mas me desanimaram falando que o desemprego é cada vez mais crescente?Você atua na sua area? Poderia esclarecer minhas duvidas? Muito Obrigada
Juliana M
20/09/2011 17:31

duvidas sobre a idade a cursar

Gostaria muito de cursar Fisioterapia mais ainda não concluir o ensino médio e gostaria de saber com quantos anos poderia começar...
Obrigadooo
PAULA OLIVEIRA
05/08/2011 12:43

DUVIDA RX

FIZ UM RX ABDOMINAL E SAIU:SINAIS DE OSSIFICAÇÃO INCOMPLETA DOS ARCOS POSTERIORES DE VT E S1,O QUE ISSO QUER DIZER?
Carla soares
19/07/2011 11:58

qual o melhor tratamento?

Boa tarde, tenho 35 anos e recentemente fiz uma ecografia ao ombro direito, devido às dores que tenho vindo a sentir há cerca de um ano. No exame ecográfico está escrito "discreta artropatia hipertrófica acrómio-clavicular direita com distensão da cápsula e podendo condicionar síndrome de conflito sub-acromial. Não há imagem de lesão da coifa nem do tendão da longa porção do bicipete." Para além disso, também fiz um RX ao ombro direito que diz "calcificação do supraespinhoso" Gostaria,portanto, de saber que tipo de tratamento(s) aconselha antes de eu me decidir a qual das clínicas perto da minha área de residência devo escolher? Por exemplo será mais benéfico ir a uma clínica que só faz tratamento manual ou a uma que possa vir a utilizar recursos elétricos, mecânicos, térmicos e/ou hidroterápicos?! Para além da fisioterapia será benéfico fazer hidroginástica ou natação? ou só devo fazer isto com acompanhamento por alguém especializado na área? desde já agradeço a disponibilidade em responder às minhas questões.
belinha
18/03/2011 09:11

curso de pilates em inhumas

gostaria de saber se existe curso de pilates em inhumas?se existe onde fica?
obrigada
Nézia
24/01/2011 19:01

Fisioterapeuta

Boa noite!
Achei este site por acaso e quando li amei tudo que escreveu e principalmente em ver que tudo que perguntam pra vc é respondido. Sou graduada em fisioterapia e vou começar uma pós em dermato funcional. Me fomei no meio do ano passado e até agora estou sem emprego. Tenho muitoas dúvidas que podem parecer bobagem pra muita gnete, mas infelizmente isso me atormenta muito e também me atrapalha. Gostaria Doutora que me desce dicas de como me comportar quando for deixar um curriculum em clínicas, etc.

desde já agradeço.
leandro
30/11/2010 15:32

duvidas

olá...muito prazer.Estou fazendo pós-graduação em cardiorrespiratória e gosto muito da area de saude pública...se eu fizer o mestrado em saúde pública será que vai ter campo para dar aulas por ser fisioterapeuta ou a faculdade prefere enfermeira e medico para dar aula de saude pública?
Daniela
12/10/2010 08:39

Pergunta!

Ola,meu nome é Daniela eu tenho 18 anos e acho a fisioterapia uma profissão muito interresante e importante ,mas euqueria saber se a fisioterapia tem retorno financeiro?E como e realmente o mercado de trabalho?
Lorrana Gonçalves
22/09/2010 14:52

Gostaria de saber mais sobre fisioterapia .

Oi Dr.ª, eu tenho 15 anos já estou pensando em fazer fisioterapia . mais queria saber mais coisas .
Patrícia
30/07/2010 17:48

Dúvida

oi Dr° leticia!o mes que vem vou começar faculdade de fisioterapia,tenho medo de terminar o curso e não conseguir serviço, gostaria de saber quando eu terminar o curso qual o primeiro passo q tenho que dar?
parabéns pelo trabalho!
obrigada por ler meu comentario...bjss
Fernanda
25/06/2010 15:58

DÙVIDA

Boa noite Drª, pretendo trabalhar com estética, mas estou observando que nas clínicas e outras instituições onde há estética, os profissionais são fisioterapeutas. A senhora acha que devo fazer fisioterapia além do curso técnico em estética? Pq a imprenssão que dá é que se a gente não obter a graduação de fisioterapia não iriamos conseguir trabalho. O que a senhora acha? Estou desesperada, me ajude? Abraços e sucesso.
Micheline Leite Gomes
10/04/2010 14:29

idade

oi,Dra. leitcia.tenho 38 anos,sou graduada em História e tenho especialização e gostaria muito de sair da sala de aula e fazer um curso na aréa de saúde. Estou ficando muito enteressada em fisio, porém tenho medo de ser muito tarde por causa da minha idade e de ser muito dificil de arranjar um emprego depois de formada.Gostaria muito de sua opinião.
marcia maria
22/09/2009 07:46

Idade

Oi, Dra. Letícia. Eu tenho 48 anos e sou graduada em Letras. Quero sair da sala de aula e fazer o curso de Fisioterapia. Será que já passei da idade?
Letícia Martíns
16/07/2009 10:15

Dúvidas

Oi, por coincidência eu também me chamo Letícia Martíns e gostaria muito de cusar Fisioterapia.Estou terminando o Ensino Médio e pretendo prestar o vestibular no final do ano..
Tenho algumas dúvidas sobre o curso, disseram que ele é muito complexo e difícil .Gostaria de saber se realmente é verdade..por favor responda..
obrigada
Ana Carla Matos de Oliveira
27/05/2009 14:20

Escolha

Dr.Leticia eu vou prestar vestibular, estou pensando em fazer fisioterapia por que acho essa profissão muito interessante, e também por que eu tenho uma certa fobia em relação ao assunto ossos quebrados, e eu sei que tem haver também com fisioterapia, que dica você poderia me dar?
LAILOITA
30/01/2009 09:33

clinica fisioterapia

oi estou começando a fazer o curso de fisioterapia e quero saber se para abrir uma clinica tem que se especialisar em mais quantos cursos e quais.
zayda lorena teodoro
29/01/2009 15:49

leticia....

Dr.leticia a minha duvida é a mesma da cristiane.
ja fz um tempo que pensei em fisiotrapia,de uns tempos pra tenho procurado muito na internet o que parece mais comigo,eu gosto muito de trabalhar junto com pessoas,nao dentro de um escritorio, gosto de branco rrsrsrs,so que estou com medo de nao ter vagas de trabalho,e o que mais tenho perguntado e se fisioterapia vai tambem me dar um retorno financeiro heheh....a minha duvida é essa se tem bastantes areas disponiveis.pensei tambem em enfermagem.o q voce me diz...!
Jucia Tavares
07/11/2008 17:58

dúvida

Olá Doutora.. bem como a Maressa Nezzi
13/03/2007 que possui 17 anos e curso o uúltimo ano do ensino médio, eu também tenho algumas dúvidas a respeito da área de fisioterapia. Sempre tive vontade de fazer o ccurso, porém hoje em dia tenho escutado muitos comentários a respeito dessa profissão no mercado de trabalho. Se possível gostaria que a senhora me ajudasse com relação a informações relacionadas ao mercado de trabalho, salário, curso de pós que está crescendo atualemnte etc ! Desde já agradeço pela atenção. Obrigado e aguardo sua resposta !
shirley gonçalves
25/10/2008 12:02

Cansei dessa classe reclamar

Oi, Drª Letícia Martins! Sou estudante do 6º Período de Fisioterapia. Estava me informando do mercado de trabalho para o fisioterapeuta quando me deparei com desabafos de preocupação com saturação do mercado. Tal vez seja por isso que a profissão não se torna compensatória financeiramente, pois ao invés da classe aproveitar a grande quantidade de integrantes para melhoria das condições financeiras e do reconhecimento ficam é criticando nós que estamos chegando com disposição para exigir dos órgãos públicos por motivos diversos. Creio que o profissionalismo satisfatório não depende se eu "furo o olho de alguém" mas se eu sou capaz de me unir na procura de alternativas. basta entender que o problema não está no número de profissional mas no mercado de trabalho, pois tem muita gente com deambulação comprometida, lombalgia, acamado dentre outros por falta de dinheiro para pagar uma sessão. É este o meu desabafo. Quando puder entrar em contato comigo, será de grande agrado porque já estou cansada de ouvir profissionais que só sabem reclamar. Tenha um bom dia. Shirley Gonçalves
Eduarda Fiorentin
20/05/2008 14:19

ESCLARECIMENTO

DR.Patricia tenho vontade de fazer faculdade de fisioterapia,e gostaria de saber se o mercado de trabalho e amplo e se vale a pena.espero que possa me ajudar.desde já agradesso.Atenciosamente Eduarda
VERONICE GOMES
26/04/2008 16:18

ESCLARECIMENTO

DR.patricia tenho vontade de fazer faculdade de fisioterapia,e gostaria de saber se o mercado de trabalho e amplo e se vale a pena.espero que possa me ajudar.desde já agradesso.Atenciosamente veronice
Moanna Andrade
03/04/2008 13:54

Duvida

Eu faço cursinho, e estou preste a prestar vestibular, quero muito a areia de fiseoterapia, mas tenho duvidas, em questão do mercado de trabalho, por que muitos dizem que só é bom pra quem tem condicões de montar uma clinica!Eu sou uma pessoa que não tenho condicões, queria saber se vale apena eu fazer esse curso, e qual são as suas vantagens? obrigada !
jardany
29/02/2008 20:07

sobre a saude do profissional

oi,sou estudante do curso de fisio e eu quero saber se vc pode comentar sobre como esta a saude desse profissional que se dedica horas e horas em prol do bem estar do paciente.como fica o psicologico(stress) e o esgotamento físico. vc poderia me indicar algum artigo.
michelle da cunha gonçalves
19/10/2007 13:32

questões para avaliação de profissional de fisiote

Sou consultora de recursos humanos e gostaria que se possível me enviasse, perguntas e respostas para questões de avaliaçõa do profiaaional de fisioterapia. Pra uma seleção de emprego
Saulo de tasso
26/09/2007 16:35

Duvidas duvidas e duvidas

Boa tarde Dra., estou me formando proximo ano gosto muito da area de neuro e mais ainda respiratoria em uti e gostaria de saber onde o mercado de fisioterapia estar mais em alta, me indicaria onde fazer uma especialização bem conceituada, sou de joão pessoa-Pb, para ser um bom profissional vou ate o Japão se for preciso. Atenciosamente: Saulo de Tasso.
jackeline
25/09/2007 09:58

como ]ser uma boa profissional

boa tarde, eu sou jackeline gostaria de pedir uma opinião ha´voce como posso ser uma boa profissional,todos dia pesso sera que escolhi o curso serto ou não ,eu nem sei bem o quero, são muitas duvidas que tenho sobre a profissão ,gostaria que vc pode-se me ajudar dar uma opnião sobre aprofissão de fisioterapia??
Suelen de Oliveira Silva
07/08/2007 16:08

Negligência

Boa Tarde, gostaria de saber onde um fisioterapeuta pode comenter uma negligencia???!!! Adoraria que voces me ajudasse! Obrigada!
Regimmar
06/08/2007 21:54

Dúvida

Td bom, na questão de concursos públicos, não têm muito vagas para fisioterapeutas, queria saber por qual motivo, como o fisioterapeuta vai conseguir se colocar vamos supor....em um posto de saúde, se lá não têm vagas.....obrigado.....
Letícia Martins
27/05/2007 13:59

Maressa e Diego,

Olá Maressa e Diego, vou responder as perguntas de vocês juntos, pois acaba sendo a mesma resposta... A Fisioterapia é um curso maravilhoso, que vem crescendo a cada dia mais, porém suas técnicas ainda precisam ser muito estudadas, desenvolvidas e reconhecidas por todos os profissionais e pelos que necessitam do tratamento. Quanto a que faculdade prestar, o melhor é você pegar isso de acordo com o MEC e ver qual é mais qualificada pro curso, tem a UNICAMP que tem excelentes laboratórios, a UNESP também, tem a Universidade São Marcos também... Quanto a melhor área de atuação, fica um pouco complexo de dizer, pois existem áreas novas como ginecologia, oncologia, oftalmologia que são areas novas que precisam muito ser exploradas e desenvolvidas no meio profissional, pois representam um grande futuro. Dentre as areas mais ocupadas como neurologia, respiratória e ortopedia, são excelentes, com uma clientela enorme, porém creio que com o aumento da poluição e as dependências químicas a respiratória seria uma excelente opção. Bem espero poder ter ajudado vocês, Um grande abraço e bom domingo...
Diego Fernandes Santos
23/04/2007 01:48

o que faço

Dr.Patricia,li sobre vc e vi que vc ea pessoa certa para tirar minha duvida,comoq vc conseguiu entrar no mercado de trabalho,foi facil,,e qual a area da fisioterapia que e melhor financeiramente para trabalhar,eu to cursano fisioterapia,,estou gostando,,mas so quero que vc me esclareça essa duvida.grato ate mais
Maressa Nezzi
13/03/2007 16:05

Dúvida cruel

Prazer meu nome é Maressa,tenho 17 anos e estou no último ano do ensino médio,já sei qual carreira seguir (fisioterapia),mas ainda existem dúvidas sobre essa área,como: - se ele é bem visto no mercado de trabalho; -se o salário dessa profissão é bom; -em qual faculdade a senhora me aconselharia prestar vestibular; (tenho algumas em mente,mas não sei qual prestar vestibular,moro em são paulo) -qual curso poderia fazer para prestar em uma boa universidade,etc. Enfim,dúvidas que aumentam mais a cada dia e agradeço a você,por esclarecer algumas para mim. Obrigada por ler meu recado e saiba que sempre estarei por aqui,pois como futura fisioterapeuta preciso me atualizar mais e mais.E graças ao seu site,eu posso fazer tudo issoe muito mais. GRATA.
Paulo Roberto Carvalho doNascimento
14/02/2007 10:37

Fisioterapeuta

Boa tarde Dr. Letícia. Diante das frequentes queixas vistas sobre a desvalorização do fisioterapeuta e a falta de união da classe, resolvemos criar uma comunidade que busque tratar do assunto, nosso objetivo é de construir uma cooperativa para lutar pelos direitos do fisioterapeuta umas vez que o devidos conselhos não o fazem. Fica aqui o convite para participar da comunidade http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=27884600 e enviar tópicos que que nosso projeto siga adiante. Desde já muito obrigado
Letícia Martins
15/09/2006 18:35

Cristiane,

Olá Cristiane tudo bem? Essa fase de dúvidas em qual carreira seguir é muito legal, na verdade tenho saudades! Quando eu fiz o meu primeiro vestibular sem terminar o ensino medio foi pra Biomedicina, depois quando chegou na hora H eu mudei sem motivos para Fisioterapia e em cada faculdade eu prestei para um curso diferente (biomedicina e famácia), ou seja, eu nao sabia o que escolher! Então todas que eu prestei para Fisioterapia eu passei, então resolvi fazer! Hoje amo minha profissão! É muito gratificante e o contato com as crianças é excepcional, agente recebe muito carinho e muitos presentinhos também! Mas eu te aconselho a fazer o que eu fiz, procura um lugar para que você possa presenciar o atendimento de uma criança tanto na fisioterapia quanto na psicologia e vê qual te completa mais! Leia também no guia do estudante ele vai ter dar uma luz! ok? Precisando pode entrar em contato comigo, estou aqui para ajudar! Um grande abraço e sucesso!
Cristiane
09/09/2006 14:32

por onde eu começo?

Ola Leticia, tenho 17 anos e termino o ensino médio esse ano. Pretendo entrar na universidade, porém não sei ao certo qual curso fazer. Em um primeiro instante havia pensado em fazer psicologia, pois envolve uma série de contatos entre as pessoas e eu gosto de poder ajudar, mas depois achei muito complexo, então pensei na fisioterapia, mas oq me dizem dessa carreira é q o mercado de trabalho não esta mto favorável... queria exercer essa profissão pra trabalhar principalmente com as crianças, pq adoro mto essas pessoinhas rsrsr... mas ainda tenho duvidas!!!! A senhora tem algum conselho a me dar? Também passou por isso na sua escolha, ou sempre teve certeza de q iria fazer isso?!?! espero resposta... Cristiane
Letícia Martins
12/08/2006 21:57

Paula,

Olá Paula tudo bem? Muito obrigada pelos elogios e saiba que fico muito feliz em saber que estou contribuindo para o aumento do conhecimento das pessoas que leem minha colunas! Quanto ao seu pedido, estarei entao preparando novas colunas sobre a ortopedia e esclarecendo muitas dúvidas sobre patologias e seus tratamentos! Quanto a área de atuação, a fisioterapia é muito ampla, em todas as áreas, e quanto a ortopedia, o campo é muito bom e a demanda também, pois hoje aumentou-se muito a busca do tratamento conservador! Por mais uma vez, meus sinceros agradecimentos.
KELLY XAVIER
08/08/2006 14:35

Fisioterapia e mercado de trabalho

Prezados senhores: em primeiro lugar gostaria de ressaltar que os Conselhos Regionais de Fisioterapia e terapia Ocupacional são instituições que deliberam sobre atuação profissional e fiscalização.Piso salarial é uma questão vinculada aos Sindicatos.Gostari de ressaltar,a posteriori,que tem muito fisioterapeuta que fugiu das aulas de Saúde Pública e de Ética e Deontologia.E também que tem muito professor que acha que está precisando de fazer um bico para complementar a renda,e acham que vão pegar as diciplinas de ética ou saúde coletica,é mais fácil!!!o rpincipal problema da maioria dos fisioterpautas,além da falta de conhecimento do sistema de saúde do seu próprio país,é a falta de interesse em ir atrás do conhecimento.Com certeza ,a abertura de tantos cursos de fisioterapia no país é algo preocupante.Entretato,existe muito campo de trabalho a ser conquistado para a fisioterapia.Precisamos nos organizar.Fica aqui uma pergunta: quantos fisioterapeutas participam do conselho de saúde da sua cidade,do bairro onde moram?Quantos fisioterapeutas vão ás Plenárias do Conselho de saúde da cidade onde mora?Quantos se preocuparam em saber se existe um sindicato,em conhecer a legislação da profissão que escolheu para atuar?Quantos sabem que através do Plano municipal de saúde votado pelo conselho de saúde municipal e que determina as diretrizes para o serviço de saúde,para a poss[ivel abertura de mais contratações de outros profisionais da área da saúde?E qye mesmo enquanto cidadão todos podem participar?Ainda mais enquanto profissional da saúde?Fazer parte da Fisioterapia é como ser cidadão de um país,a caminhada exige busca,de conhecimeto,de responsabilidade,de direitos.e fazer parte é essencial. KELLY XAVIER Fisioterapeuta,pós graduada em ortopedia e traumatologia do desporto. Agente administrativo do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
paula queiroga
07/07/2006 17:49

ola

sou estudante de fisioterapia e como muitos que estao começando agora,as duvidas e curiosidades sobre essa incrivel profissao surgem a cada segundo!rsrs,adorei suas colunas,as informaçoes que elas passam sao bastante objetivas e de facil compreensao,queria saber mais sobre ortopedia e tambem saber se essa é uma boa area em fisioterapia. agradeço pela gentileza em ler meu comentario e meus sinceros parabens pelo seu trabalho. paula
Letícia Martins
02/06/2006 18:59

Armando Silva

Olá Armando! Em primeiro lugar, agradeço-lhe a sinceridade e desabafo. E em segundo lugar, isso que você disse é a realidade da nossa profissao! Mas vamos a minha opnião: a classe da fisioterapia é muito desunida, se o egoismo e a concorrência fosse menor, tenho certeza que nossa realidade seria outra! Mas como diminuir concorrencia com tantas faculdades que estao sendo criadas com o curso? é profissional demais no meio pra pouco emprego. Quanto as clínicas, voce disse a verdade, pois hoje o que interessa não é o trabalho e sim o que este vai render pra tal instituição! Mas o Crefito esta se remexendo pra criar o nosso piso salarial! e infelizmente temos que esperar não é? Bem, mas se voce ama a nossa profissao como eu, invista em você, em seus conhecimentos aperfeiçoando-os, pois hoje a unica recompensa que temos diante desta realidade é a nossa auto-realização! Então, é lutando e buscando novos caminhos que vamos conseguir respeito, prestigio, reconhecimento e bom salário como mesmo disse! Entao desejo-lhe boa sorte e precisando estou à disposição!
Armando Silva
23/05/2006 19:23

Tristeza

Boa noite Dra. Letícia, Estava lendo alguns de seus comentários sobre a fisioterapia e fiquei super feliz de saber que a senhora faz parte de um grupo que valoriza o que faz e o que gosta. Sou formado em fisioterapia há 3 anos, e pela grande concorrência que existe na nossa área, até hoje não consegui nenhum vínculo com qualquer clínica ou hospital para poder atuar na fisioterapia. Com isso, eu tenho me dedicado ao home care, que tem me dado um retorno financeiro favorável, mas que infelizmente (pela minha questão financeira) não é uma coisa sólida/permanente como um emprego de carteria assinada, mas felizmente (pela questão da melhora dos pacientes) isso se traduz no bom trabalho que realizo. Atualmente estou conciliando a fisioterapia com uma profissão que já exerço há 8 anos, que é a de designer gráfico. Mas devo confessar que não gosto dessa profissão, mas me vejo obrigado a me manter nela pelo fato da fisioterapia não me dar a estabilidade que necessito. Por outro lado, o que mais me entristece é saber que muitas clínicas de fisioterapia traumato-ortopédica pagam aos fisioterapeutas através de produção. Ou seja, quem atender mais pacientes ganha mais. Isso força o profissional a deixar a ética e o respeito ao paciente de lado para poder uma demanda cada vez maior de pacientes, só para chegar no final do mês e receber um bom dinheiro. Isso tem feito com que a fisioterapeuta perca toda a confiança de seus pacientes. Pelo menos aqueles que conseguem perceber que as coisas funcionam dessa forma. Já os demais, coitados, acham que estão sendo bem tratados, mas na verdade estão passando por uma sessão de embromoterapia. Desculpe pelo meu desabafo. Mas é que eu costumo levar ao conhecimento de profissionais gabaritados, como a senhora, esse tipo de coisa. Pois quem sabe, diante da sua experiência e prestígio, a senhora possa alertar as autoridades competentes em relação a essas atitudes desses profissionais. Afinal, mesmo que eu seja um fisioterapeuta, não possuo tanta influência. E quando a queixa ou o relato parte de um(a) profissional com grande influência e reconhecimento nesse meio, as autoridades passam a dar mais valor a tal denúncia/queixa. Digo isso por já ter enviado e-mails, ter ligado inclusive e de nada adiantou. E se uma providência não for tomada, a profissão vai cair no descrédito. E tanto profissionais gabaritado quanto aqueles não gabaritados irão pagar pela negligência de péssimos profissionais. Me ajude a levar ao conhecimentos das autoridades competentes esse meu relato. Quem sabe assim, poderemos conseguir mais respeito, prestígio, reconhecimento e um bom salário? Atenciosamente Armando Silva ps: me desculpe por não divulgar o meu registro, mas é que eu tenho receio de sofrer represália.