Publicado em 18/07/2006 16:07

IHGI

Antes que se tenha as devidas considerações acerca do surgimento de uma sucursal do Instituto Histórico.

Antes que se tenha as devidas considerações acerca do surgimento de uma sucursal do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro em nossa cidade, a compreensão de dois fatores relacionados a este fato são de fundamental importância. O primeiro diz respeito aos fecundos encontros entre intelectuais, escritos e artísticos propiciados pela escritora Umbelina Frota em sua residência cujo ambiente estimula nestes seis anos consecutivos momentos favoráveis tanto ao exercício literário

quanto às reflexões da cultura goiana a partir da contribuições de várias expoentes tais como Waldomiro Bariani Ortêncio (Repres. da Comissão Goiana de Folclore pela Unesco), Aidenor Aires (atual presidente do IHGG), representantes da AFLAG, UBE, Lavourartes dentre tantos outros. A ebulição de idéias frente nestas reuniões em que se denominou "Feijoada Cultural". O contato com o representante do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás foi fato ocorrido da naturalidade deste intercâmbio.

Entretanto, tais fatos só ganham sentido mais amplo a partir dos esforços dos professor Gleidson dadas as publicações deste segundo que o tornou membro da Academia de Letras, Ciências e Artes de Inhumas (ALCAI).

Portanto, a solicitações para a possível implantação do referido Instituto a bandeira principal neste próspera relação para com o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás. Este foi o segundo fator responsável pela origem do Instituto Histórico e Geográfico de Inhumas, o IHGI.

Todavia, foi em 26 de Março deste ano que o IHGI passou a ser considerado uma realidade dada a reunião com o Dr. Aidenor Aires que por sua vez homologou a criação deste órgão em nosso município, o qual teve sua Diretoria empossada no dia 19 de Abril de 2006 em ato público e solene na Câmara Municipal de Inhumas.

A seguir, em nosso próximo encontro, será discorrida a relação dos dezenove integrantes inicias que compõem o IHGI, suas funções juntamente com seus respectivos patronos.

 

Luciano Silva Roriz

Luciano Silva Roriz

Graduado em História em 2000 pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em História de Goiás pela UFG 2003/2004.
Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Inhumas. Professor na rede municipal de ensino. Realizou trabalhos relacionados a história de Inhumas "Sob as Bençãos da Padroeira 1850-1910".

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

Leandro Rodrigues Silva
04/03/2011 07:33

ola professor!!!!!

GOSTEI DA SEUS TEXTOS!ACHEI MUITO INTERESSANTE A SUA COLUNA E O SEU SITE!!!!!!!!!