Publicado em 29/09/2009 07:22

Implante Carga Imediata

Carga imediata defini-se como a instalação de uma prótese, sendo ela provisória ou não, imediatamente à instalação do implante dentário

A falta de dentes afeta a qualidade de vida de uma pessoa e muitas vezes a sua auto-estima, principalmente quando a estética do sorriso fica comprometida! E ainda, a capacidade de mastigação promovida pelas próteses convencionais é normalmente insatisfatória.

 

A reabilitação através de implantes dentários é normalmente um processo que envolve duas etapas: a primeira, uma etapa cirúrgica, onde são instalados os implantes dentários que substituirão as raízes naturais dos dentes, e a segunda etapa, a etapa da prótese, onde serão instaladas as próteses dentárias sobre os implantes, ou seja, os dentes artificiais que ocuparão o lugar dos dentes naturais ausentes ou deteriorados.

 

Em geral, leva-se de 2 a 6 meses para que o implante dentário se cicatrize, antes da colocação do dente definitivo, por meio de um processo denominado osseointegração. Neste período de cicatrização, o paciente utiliza uma prótese provisória fixa ou removível. Uma vez que o implante dentário esteja consolidado ao osso, a união pode ser considerada praticamente permanente.

 

Carga imediata defini-se como a instalação de uma prótese, sendo ela provisória ou não, imediatamente à instalação do implante dentário. Podendo ainda ser instalada no mesmo dia da cirurgia, ou até 48 horas depois. Este prazo é recomendado para que haja uma osseointegração satisfatória. A partir desse período a instalação da prótese deverá ser criteriosamente analisada, uma vez que a osseointegração poderá ser comprometida.  E mais, a classificação não será designada mais carga imediata, mas sim precoce, dependendo do prazo da instalação, que pode ser de 2 a 3 semanas.

 

A carga imediata pode ser realizada em casos de implantes unitários e múltiplos. O fator pré-determinante que implicará na decisão de aplicação ou não de carga sobre o implante instalado, é a força de travamento com que este implante é fixado à estrutura óssea. Recomenda-se uma força mínima de 32 Newtons em cada implante, embora cada caso deverá ser minunciosamente estudado. Principalmente em casos de implantes múltiplos, onde há uma distribuição dissipada de forças, facilitando o uso da técnica. Já nos casos de implantes unitários, mesmo com travamento inicial maior ou igual à 32 Newtons, a instalação de uma prótese provisória de resina acrílica em infra-oclusão, carga imediata não funcional, é uma atitude mais racional do que a instalação imediata de uma prótese definitiva em porcelana, carga imediata funcional. Isto devido a diferença de resiliência entre este dois materiais e também pela aplicação de forças oclusais sofridas por este implante.

 

Com relação aos implantes, deve-se levar em consideração o desenho e o tamanho dos mesmos. Um dos avanços tecnológicos que permitiram uma porcentagem maior de sucesso com relação à carga imediata, foi a melhoria no desenho de superfície dos implantes. Hoje, implantes de superfícies tratadas são consideravelmente mais usados que os de superfícies lisas, uma vez que aumentam a interface implante-osso. E implantes cônicos seriam mais eficazes que os cilíndricos. Embora haja controvérsia. Já o tamanho dos implantes deve ser analisados de acordo com cada situação. Implantes menores que 10 mm não deverão ser ultilizados em casos unitários. Por conseguinte, em casos mútiplos isso nãso se aplica, pois os implantes são ferulizados e distribuem melhor as forças mastigatórias.

 

Carga Imediata 01

 

Outro fator relevante para que seja possível a realização do processo de carga imediata, é a qualidade e quantidade óssea. Basicamente podemos dizer que a maxila inferior, ou mandíbula, possui um osso mais denso, classificado como tipo I e II, podendo raramente encontar osso tipo III. Já na maxila superior, o osso encontrado é do tipo III e IV ( osso poroso-trabecular-não muito denso), com algumas áreas um pouco mais densas com osso tipo II, normalmente na região anterior.  A quantidade óssea é importante, principalmente, no planejamento do tamanho dos implantes. E quanto maior for o prazo de perca dentária em relação a instalação dos implantes, menor a quantidade óssea. Analisando este fato, concluímos que a possibilidade de sucesso da carga imediata frente a qualidade e quantidade óssea, refere-se à um índice maior na mandíbula do que na maxila superior, e em regiões recentes a extrações, ou perca dentária.

 

 

Carga Imediata

Carga Imediata

Há ainda outros fatores de ordem fisiológicas ou sistêmicas, como; glicemia elevada e sem controle (diabetes) e nível de cálcio sérico reduzido (osteoporose) e pacientes. Fatores fisico-químicos, como o cigarro, que impende a realização da carga imediata, ou aumentam drasticamente o percentual de perda. Existe também fatores de ordem mecânica, como o bruquismo. Pacientes bruxistas estão na lista de contra-indicação para este procedimento na maioria dos casos.
Embora exista muitos estudos e publicações relacionadas à carga imediata, o certo é que cada caso  cirúrgico depende única e exclusivamente da decisão e da habilidade do cirurgião dentista implantodontista. Ele será o responsável pelo estudo detalhado de todo o processo, desde o planejamento à instalação do implante. E resolverá o que for mais conveniente e ético para o bem estar do paciente. Conseguindo com isso, um índice maior de sucesso.

 

 

Carga Imediata

Carga Imediata

Hugo Vinícius Crescêncio

Hugo Vinícius Crescêncio

Graduado pela Universidade Estadual de Londrina

Especialista em Implantodontia pela UNINGÁ;

Prof. do Curso de Especialização em Implantodontia pela UNINGÁ

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

Erivania sousa dos santos
10/12/2009 11:22

implantes em carga imediata

Bom dia! me chamo Erivania, moro na cidade de Jacunda estado do para. E gostaria de fazer o implante dentario em carga imediata. perdi os 4 dentes principais na parte superior desde de os meus 12 anos, e hoje ja tenho 24 anos, au total faz 12 anos que perdi os 4 dentes. O problema é que nao posso ficar muito tempo em goiania. E eu gostaria de saber também quanto custa mais ou menos o valor por cada implante? pelos 4 dentes quanto custaria mais ou menos?