Publicado em 13/06/2008 21:13

A importância do inglês para os profissionais de TI

Saiba porque a língua inglesa é fundamental para quem é da área de T.I.

A crescente internacionalização dos mercados, a globalização da economia e o avanço acelerado da tecnologia têm exigido, cada vez mais, especialização e desenvolvimento de competências a fim de suprir as necessidades do mercado de trabalho na importante área de tecnologia da informação. Além da denominada information literacy, ou seja, a alfabetização ou o letramento informacional que os profissionais desta área devem ter, falar outro idioma ou mais de um, fluentemente, já não é um diferencial profissional, mas um pré-requisito para quem busca uma vaga no mercado de trabalho ou quer crescer profissionalmente.

Infelizmente, os profissionais de TI (Tecnologia da Informação) ainda não se convenceram da importância de dominar outras lnguas, como mostra a revista Computer World ao ressaltar a escassez de mão de obra qualificada no setor da tecnologia. A revista menciona o baixo índice de pessoas com conhecimento em línguas em geral, principalmente em inglês.

Por questões históricas, pelo poderio econômico americano e pelo fato de que 75% de toda comunicação internacional por escrito, 80% da informação armazenada em todos os computadores do mundo e 90% do conteúdo da Internet são em inglês, dominar a lngua inglesa tornou-se mister.

Philip B. Gove, no seu prefácio ao Websters Third New International Dictionary ilustra: Parece bastante claro que, antes do término do século 20, todas as comunidades do mundo vão ter aprendido a se comunicar com o resto da humanidade. Neste processo de intercomunicação, a língua inglesa já se tornou a língua mais importante no planeta.

Dominar o inglês se tornou sinônimo de sobrevivência e inclusão social: é falado como língua mãe por cerca de 400 milhões de pessoas, tendo já se tornado a língua franca, o Latim dos tempos modernos, falado em todos os continentes por cerca de 800 milhões de pessoas.

David Crystal, autor do livro English as a Global Language afirma que: Estimativas mais radicais, incluindo falantes com níveis de menor percepção e fluência, sugerem a existência, atualmente, de um total superior a um bilhão.

Um outro fato de relevante importância para o domínio do inglês para os profissionais de TI é que a tecnologia da informação rene jarges, expressões e siglas muitas vezes impenetráveis para aqueles que desconhecem o inglês:como ignorar expressões como customer relationship management (CRM), knowledge management (KM), supply chain management (SCM), business intelligence (BI), enterprise aplication integration (EAI), enterprise resource planning (ERP) e outros tão pertinentes gesto empresarial moderna.

Segundo dados da consultoria Deloitte Touche Tohmatsu (Computer World), adquirir fluência em inglês pode representar , em mídia, um aumento de 15 a 20% no salário. Ainda segundo a consultoria, a diferença de remuneração entre os profissionais que falam inglês chega a mais de U$ 2.000.00 por ano, em relação aos profissionais que não dominam o idioma.

Os gestores de TI devem também dominar o inglês pelo perfil do executivo que surge face ao gerenciamento à distância ou gesto, via Internet, em que perdero o status do clássico escritório e a ajuda inquestionável da secretria bilinge. O mundo é um mosaico de vises expresso pela linguagem. Quem domina o inglês tem uma visão mais definida desse mosaico. You dont need long arms to embrace the world.... you need English. (Schultz) .

fonte: http://200.143.8.180/portal/int_cda_conteudo.jsp?ID=1327&canalID=120

Jerônimo Martins

Jerônimo Martins

MBA Gestão de Tecnologia da Informação - Fac. ALFA; Especialista em Redes de Computadores - PUC Goiás; Graduado em Ciência da Computação - Fac. Objetivo.
Administrador de Infra-estrutura de TI do SESC Goiás.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Comentar usando a caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

bruna
03/10/2011 12:30

bruna

bem o ingles vem se tornando uma grande importancia no mercado de trabalho. para jovens que quer se graduar qual o melhor curso para se fazer.......
mayara de lima resende
10/07/2009 13:44

A importancia da lingua inglesa nos dias atuais

Eu quero saber qual e a importancia da lingua inglesa para tecnologia
Santa Monica Santa Monica Santa Monica