Publicado em 05/05/2006 08:52

INHUMAS:A CIDADE DO VOLEIBOL

Inhumas é destaque no voleibol goiano!

LIGA GOIANA DE VOLEIBOL ( LGV ): UM POUCO DE HISTÓRIA

A Liga Goiana de Voleibol é o nome fantasia da Copa SESI de Voleibol, evento organizado e dirigido pelo SESI, constituindo-se na melhor representatividade técnica do voleibol em Goiás.

A Liga Goiana de Voleibol é um evento magnífico, que acontece desde 1.995 e em 2006 completa sua 11ª edição consecutiva. A LGV acontece nas categorias MIRIM, INFANTIL, INFANTO-JUVENIL E JUVENIL, nos naipes MASC. e FEM. Durante todos esses anos, aconteceram fatos memoráveis, muitos até históricos e posso afirmar sem medo de errar que se trata de uma história linda, cheia de vitórias, aprendizados, amizades e sobretudo, de propagação de ideais.

A LGV nasceu com a participação de 08 equipes: SESI-CAFP, SESI-CAMPINAS, SESI-CANAÃ, SESI-PLANALTO, SESI-ANÁPOLIS, EDAN, AABB-ANÁPOLIS E AAI-INHUMAS. Atualmente, são 10 equipes, pois somam desde 2005 os parceiros IMA/Dinâmico e o Colégio da Polícia Militar.

Muitos são os personagens importantes dessa fantástica história. Entre os atletas quero destacar três que já atuaram na LGV. São eles: DANTE GUIMARÃES ( de Itumbiara e que jogou pelo SESI ) e os irmãos Michael David e Thaís de David ( AAI-Inhumas ). Sobre a atleta Thaís, dedicarei um artigo inteiro o qual estou preparando com carinho imenso devido ao valor inestimável que atribuo a ela, não apenas como atleta, mas principalmente como pessoa!

Cito esses nomes pela para termos uma melhor referencia da importância desse evento, pois revelou e ainda revela atletas de projeção nacional e internacional.

Quero também destacar os profissionais responsáveis pela criação e continuidade da LGV. Inicialmente acho inevitável destacar dois nomes: ELIAS GUIMARÃES E TECO FALEIRO, dois homens de sucesso, pessoas fantásticas e desportistas de ética e valores inquestionáveis. A eles o minha singela homenagem e o reconhecimento do valor desse projeto que é a Liga Goiana de Voleibol!

Ressalto também, os profissionais envolvidos no processo de criação, consolidação e expansão da LGV, começando por um dos seus idealizadores: Prof. Hélio Batista ( atualmente técnico do SESI-Campinas ), seguindo pelos técnicos que atualmente trabalham com suas respectivas equipes na LGV, a saber: Prof. Charles Jone ( SESI-CAFP ), Prof. Hugo Eduardo ( SESI-Planalto ), Prof. Paulo Henrique ( SSI-Canaã ), Prof. Alex Del Vechio ( SESI-Anápolis ), Profª. Wilsonina e Prof. Vinícius ( EDAN ), Prof. Wisley Gontijo e Prof. Flávio Godoy ( AABB-Anápolis ), Prof. Lúcia ( CPMG-Ayrton Senna ), Prof. Rogério Silva ( IMA/Dinâmico ). E fazendo parte, com muita honra, desse seleto grupo, eu e minha querida esposa , Prof.ª Dênia Cristina, dirigindo a equipe AAI-Inhumas ( uma parceria Clube Lítero-Escola de Voleibol/Associação Atlética Inhumense e IGC ).

A Liga Goiana de Voleibol é um projeto vitorioso, belo e vital para a sobrevivência do voleibol em Goiás. A edição 2006 já teve seu início e no próximo artigo traremos mais detalhes e informações sobre a LGV, informando datas, locais e horários de jogos pra que você possa acompanhar e ver de perto o grande valor e a beleza da LGV, e é claro, convoco você a prestigiar, torcer e incentivar os atletas da equipe de Inhumas na competição.

Neilon Carlos Santos

Neilon Carlos Santos

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás; Pós-graduação em Treinamento Desportivo - Universidade Salgado de Oliveira- Universo ( Rio de Janeiro - RJ )
Neilon é técnico da seleção goiana de voleibol.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

Oi gostaria de aprender a jogar volei, estou procurando algumas escolas mas não acho, tenho 14 anos e gostaria muito de ser um jogador! ;D

Walter de Oliveira Marques
18/09/2008 13:58

aprender volei

onde posso encontrar uma escolinha de volei em goiânia para garoto de 14 anos? obrigado. Walter
Mariana
02/09/2008 20:55

gostaria de apreder a jogar volei

Oi sou de campinas SP e procuro uma escola que possa a ensinar a jogar volei, mas não estou encontrando, gostaria de saber se vc sabe alguma?? pode me ajuda, ja proceurei na internet e nenhum resultado.. fico grata...
warley
10/06/2007 13:44

dicas de onde aprender a jogar volei

Gostaria de saber o endereço de uma escola em goiania que ensina as pessoas jogarem volei ou no estado de goias?
gustavo
03/01/2007 08:24

pessimo

vamos falr de futebol porque inhumas e a cidade do futebol e nao do voleibol se fosse do voleibol teria campeonatos como o varzeano maratona
Camila Rodrigues Pessoni
22/07/2006 20:41

Parabéns

Parabéns pelo incrível comentário sobre esta liga que fez e ainda faz história nesse estado, me honrro seriamente por estar fazendo parte deste evento e também me orgulho por ter o senhor como técnico da equipe feminina de inhumas não só eu mais creio que todas nós que fazemos parte do clube lítero de voleibol nos orgulhamos a cada dia por ter um técnico copetente e que sempre está pronto para entender nossas fraquezas muitas vezes essas fraquezas nos jogos por falta de atenção ou por uma imensa vontade de jogar que acaba se tornando medo de jogar mais creio eu que com sua ajuda poderemos superar nossas derrotas até agora e seguir se Deus quiser rumo a vitória e digo mais essas derrotas não são para nos enfraquecer e sim para nos ensinar e nos mostrar aonde estamos errando concerteza iremos aprender muito com nossos próprios erros e também com o senhor e com sua ajuda que é indispensável em nosso crescimento profissional. Obrigada por tudo professor Neilon por sua compreensão e por estar nos ajudando sempre.
André Luis Bastos
28/06/2006 11:58

voleibol inhumas ´´suor glórias e alegrias``

olá para todos do tudo in . bom quando entrei nesse site a primeira vez fiquei muito feliz por ver esse espaço para o voleibol de inhumas. e aqui também quero escrever meus agradecimentos ao neilom se eu sou alguém hoje eu devo a deus e a ele, que sempre acreditou ne mim e sempre me apoiou em todos os momentos em que estivemos juntos, infelizmente hoje não converso e não tenho nenhuma aproximidade do neilom mas eu reconheço tudo o que ele fez para mim e para todos aqueles que conviveram com ele. lembro bem em 1996 quando fui ao ginásio inhumas treinar basket e quando cheguei lá estava tendo uns jogos da liga goiana foi ali que vi esse esporte que hoje é 50 da minha vida. o neilom vendo minhas condições financeiras me ofereçeu uma bolsa. dali para frente eu ganhava o melhor amigo que eu ja tive e talvez o pai que eu nunca tive. naquele ano começei a jogar liga mirim o meu primeiro jogo foi na quadra 2 do sesi planalto lembro que fui sacar por baicho a bola nem chegou prto da rede, hoje treino num time adulto la no planalto toda vez que treino naquela quadra lembro desse episódio. em 1996 fomos terçeiro lugar na liga mirim lembro que foi no dia 24/11/96 o dia em que ganhamos a medalha de bronze teve uma comemoração. quando cheguei em casa foi a maior alegria mostrar para minha mãe minha primeira medalha. no ano de 1997 mais uma vez estavamos na semi final da liga mirim não esqueço nunca o neilom levando a gente para um quarto la no fundo do planalto e cantando musicas com o violão foi ótimo ganhamos o jogo mas perdemos a final. e eu fui eleito o melhor mirim lembro a emoção do neilom quando me deichou em casa e falou para minha mãe dona rosa o filho da senhora hoje é o melhor jogador mirim de goiás. em 1998 foi meu primeiro ano de infantil ficamos em quarto lugar em 1999 meu ultimo ano de infantil também ficamos em quarto lugar e eu fui indicado para melhor atleta. em 2000 fui jogar em brasilia e o neilom claro me deu a maior força lembro que quando fui cortado do time ele falou pra mim não abachar a cabeça quando foi no outro dia fui reconvocado. no ano 2001 foi o meu melhor ano fomos terçeiro na liga e eu ganhei 3 premios individuais e ali terminaria a minha geração. em 2005 infelizmente tivemos uma discurssão onde cada um teve os seus motivos e só deus sabe quem é certo e quem é errado mais o fato é que mesmo depois do ocorrido admiro e torço cada vez mais pelo sucesso do neilom. hoje tenho o meu emprego graças ao voley e graças ao neilom. tenho certeza que os momentos de felicidades foram maiores do que os de tristeza. obrigado por tudo meu brother deus te abençoe.
Lorrany Costa
21/06/2006 01:47

Td d Bom

oie... axo q vc nem lembra mais de mim... ja fui sua aluna em 99 heheh... tem muito tempo neh.. nem moro mais no pais mais d boa so toh passando aki pra fala oi e q estou muito feliz por vc... apesar q vc tinha me falado q ia parar de coach ... mais q bom q vc seguiu sua careira.. nao repare meu portugues... e tbm pra te agradecer por ter enchido minha cabexa pra da o meu melhor nos treno... hj jogo pra minha cidade... fike na PAz... e sucesso com seu time
Marilia Rodrigues Cezilio
07/06/2006 15:12

tudo de bom.

Nossa a liga foi minha vida foram 8anos inteiros participando dela. E alguns dele foram ao lado dos grandes nomes de Goiás, sito me honrada e orgulhosa e agraedeço a Deus todos dias por ter feito parte de times com Ti Neilon, Hélio e Charles.Bom um beijo saudades e tudo de bom pro senhor e sua família.
Weasil palomino junior
06/06/2006 23:01

surpresa

Neilon vc nao me conhece , nem eu te conheco pessoalmente, mas ja ouvi falar muito de vc na epoca em que estudava em inhumas, adorei sua materia, poxa fiquei muito contente de saber que inhumas conta com uma estrutura e varias equipes em sub categorias no voley.fiquei muito feliz. adoro voley tenho muita saudades dos tempos em que jogava. vc esta de parabens pelo trabalho desenvolvido. inhumas precisa de pessoas como vc, e o voley tb. boa sorte. que DEUS te ilumine. em breve estarei ai em inhumas acompanhando tudo de perto.
Naiara Regina
06/02/2006 14:04

Sempre juntos

Falar de vc,Neilon e sempre facil!Todos q te conhecem sabe a pessoa maravilhosa q vc e,e quanto se dedica aos seus alunos!Tudo q ja conquistamos juntos estara sempre guardado no meu coraçao..Quado pensava em desistir vc me mostrava q os obstaculos existem pra serem superados.. Obrigado por TUDO!!Te Amo..Nana
Aderson Araujo
31/05/2006 18:37

Parabéns !

Neilon, em primeiro lugar lhe desejo tudo de bom, pois voce merece, pela pessoa que voce é, e em segundo lugar vamos falar de outro assunto o Futsal, o sesi-canaa tem muita saudade de voce. Vê se aparece um dia desses. Parabéns! Seu sucesso nos orgulha.
Professor Hugo José de Oliveira
30/05/2006 15:23

Parabéns!

Olá, meu amigo Neilon. Eu estava fazendo uma pesquisa na internet e encontrei seu texto por acaso e por isso te escrevo agora. Você como membro da Copa desde seu início não poderia deixar de passar esta oportunidade de fornecer conhecimento às pessoas que gostam de esporte, de inhumas e sobretudo de voleibol. Fico muito feliz em saber que estamos construindo um caminho sólido e ao mesmo tempo fértil para o voleibol em Goiás. Torço sempre pelo seu sucesso, da sua família e das pessoas que auxiliam você no trabalho que realiza na Associação Atlética Inhumense - AAI. Conte comigo como um leitor assiduo dos seus textos e sempre que precisar estarei à disposição. Parabéns!
Diego de Lorran
29/05/2006 18:00

Saldaçao

E ai pai Neilon..... So passei para te parabenizar, todo seu esforço, toda sua luta para colocar o voleibol inhumense como o destaque da cidade... Te admiro pela sua honestidade e seu respeito que o senhor tem com todos os seus alunos,,..... E so passei para te agradecer por tudo que fez por min, e te dizer obrigado por me fazer um grande jogar de volei ..... Humilde e honesto... Saudades do voleibol inhumense.. Abraços e ate +
kele reis
26/05/2006 13:17

Caro, Tio Neilon!!!!!!!

Imensa é a minha felicidade e gratidão à Deus pelo dia em que entrei naquele lugar(clube lítero).Creio mesmo que o Senhor Jesus já havia traçado esse presente para a minha vida.Você, meu tio Neilon, foi um instrumento de Deus usado com excelência em minha vida, quando tudo ao meu redor se resumia em desesperança.A sua paixão pelo voleibol e depois por Deus, me inspiraram a não desistir dos meus sonhos mesmo quando a escuridão parecia eterna.Ah, como tenho saudades de entrar naquele lugar novamente e ouvir o doce som daquelas bolas de voleibol sendo conduzidas...........Naquele lugar aprendi tanta coisa.........Ohhhhhhhhhhhh Saudades!!!!!!!!!!!!!!! Louvo à Deus por sua vida meu querido tio Neilon, e que ele te leve a lugares cada vez mais altos e que se revele a ti com abundante graça e fidelidade.Amo sua vida em Cristo Jesus.Abraços:Kele Reis
Alguém
11/05/2006 16:03

Indiferença

É engraçado como uma pessoa com tamanha experiência ética e profissional, não tenha mencionado uma se suas ex-atletas. Creio que o senhor Neilon Carlos se lembra da Monyque, que foi sua atleta e depois foi para outro estado. O motivo dela não ter sido citada no artigo é por que não joga mais a tal liga?? Ou são interesse que foram feridos? Creio que o senhor deveria ter um pouco de consideração pelo que esta atleta fez em prol do seu estado e da seleção que o senhor comandou. Lembre-se disso.
Humberto Costa do Amaral
10/05/2006 16:29

tecnico eldorado tenis clubes - voleibol

gostaria de participar do campeonato de voleibol, mas tenho duvidas em como participar, inscriçoes e outros detalhes.
Welington
10/05/2006 12:40

Fazendo escola!

Neilão, é isso aí, fazendo escola, parabéns! Tem muito talento em Inhumas e a prática esportica deveria ser também direcionada para eventos de vôlei e basquete, como era no passado.
Filho - 1º Capitão
06/05/2006 18:13

Saudades

Neilon, que saudade de tudo!! Tenho o maior orgulho de ter feito parte da sua primeira geração na liga. Sinto-me como um carro abre-alas. Lembro-me de 1995, primeira liga, primeiro título de Inhumas. Aquilo fez com que nós acreditássemos que do interior também pode sair alguma coisa. cada suor e cada lágrima derramados valeram a pena. Fico muito feliz porque sempre tenho notícias de mais títulos para Inhumas, mais atletas convocadas para a seleção goiana etc. Triste eu fico quando descubro que um pouco do espírito atlético se desfaz, através de desrespeitos aos técnicos, brigas entre atletas, drogas etc. No nosso tempo não tinha nada disso. A reverência, a garra e a fé em Deus nos motivavam a jogar e vencer, a sorrir e compartilhar, lutar a brilhar. A pura verdade é que já se passaram dez anos e que amizades que foram construidas naquele tempo ainda estão firmes com um carvalho;os troféus se eternizaram e você, meu professor, filho na fé e irmão em Cristo continua com o mesmos sorriso, com o mesmo amor e com a mesma humildade. Sempre pronta a ajudar alguém, assim como me ajudou a relizar meus principais sonhos. Um abraço e a paz do Senhor Jesus Cristo.
luis
06/05/2006 11:54

parabens

venhu aqui, principalmente para agradecer por tdo q aprendi durante o tempo q estive na escolinha de volei do professor Neilon.Relembrar os bons momentos q tive la e tdo q conquistei.Queria tambem parabenizar o professor Neilon pela forca de vontade q ele teve pra continuar com esse trabalho ate hj, pq quem esteve la sabe q nao era facil participar da liga, mtas vezes sem incentivo.PARABENS PROFESSOR NEILON, por tdo q nos ensinou e ainda ensina aos jovens de inhumas, e quem sabe futuros jogadores da selecao brasileir
CAPITÃO
05/05/2006 19:44

...

Em relação ao evento, para mim em todas as minhas participações foi uma aventura repleta de vitórias que so acrecentaram em minha vida. Hoje, infelizmente não faço mais volei, mas levo ainda comigo grandes ensinamentos do enesquecível professor Neilon. Grande parte de meu caráter foi formado na escola de volei com os amigos e principalmente com os professores, não só nas relações aluno-professor, mas também nas relações aluno-amigo. Espero que a escolinha esteja bem como todos lá que trabalham. Que esse ano venha grandes conquistas para vocês. Um abraço professor Neilon. De seu eterno capitão.