Publicado em 28/12/2009 15:18

Inovações de 2009 para 2010

Veja algumas das inovações tecnológicas que tivemos no ano de 2009 e as promessas para 2010

INOVAÇÕES EM 2009

O ano de 2009 se encerra com chave de ouro para o mundo da tecnologia mesmo com a crise que se arrastou desde o final de 2008. É até estranho dizer isso, mas parece que a crise mundial não causou tanto efeito nas empresas de tecnologia da mesma forma que causou nas empresas do ramo imobiliário, automotivo e financeiro. Só para se ter uma idéia, veja o que tivemos de novidades durante o ano de 2009 por categoria:

Telefonia celular

A Apple estreou o já famoso iPhone em 2008 mas inovou com seu modelo 3GS que permite acesso a Internet 3G e diversas empresas no mundo inovaram junto lançando aplicativos para este aparelho. Jogos, aplicativos comerciais, navegadores, anti-vírus, aplicativos de escritório e tudo mais. Na mesma onda da Apple, diversas empresas como LG, Samsung e HTC, por exemplo, lançaram seus smartphones cada um contendo suas peculiaridades. Mas a característica principal foi a utilização das telas sensíveis ao toque (touch screen). E sem perder o fluxo da maré, diversas empresas chinesas lançaram seus clones de iPhone. O mais famoso deles foi o Hi-Phone. Muito parecido com o modelo da Apple, este permite a utilização simultânea de dois chips de diferentes operadoras, acessa Internet (com wi-fi igual aos notebooks), possui tela touch-screen, TV analógica e vem com bateria extra. Com relação a garantia, todos já sabem.

TV

Ainda em fase de desenvolvimento, mas já funcionando em Goiás, a TV digital está começando a dar seus primeiros passos, mas ainda está longe de substituir o sinal analógico. O investimento das redes de TV brasileira é altíssimo para que o sinal esteja funcionando em sua plenitude por todo o país. Mesmo assim, todas as TV’s de LCD já estão vindo com conversor digital embutido. Quem comprou a sua na entre 2006 e 2008, vai ter que adquirir o conversor em separado ou trocar pelo modelo completo. Mas a inovação principal neste ramo foi o lançamento da LED TV. A TV LCD já consumia cerca de 25% menos energia que uma TV de tubo convencional. A LED TV consome cerca de 40% menos energia que uma LCD. A principal característica destas TV’s é o baixo consumo de energia. Elas ainda são mais leves e possui qualidade de imagem igual ou superior as TV´s LCD.

Games

Lançados no ano passado, mas explodindo as vendas em 2009, consoles como PlayStation 3, Nintendo Wii e Xbox 360 são sem sombra de dúvida a febre da garotada neste ano. Os jogos para estes consoles estão cada vez mais interativos e realistas. Nunca se viu tantos acessórios e opções de jogos para consoles como estes em 2009. Fabricantes de informática, por exemplo, até lançaram versões diferentes da Guitar Hero totalmente compatíveis com as consoles do mercado.

Notebook, Netbooks e PC´s

Os notebooks começaram bem o ano de 2009 com modelos equipados com telas de LED e SSD (Solid State Disk), novo padrão de discos que consome menos energia e não possuem a mecânica dos discos rígidos atuais. Mas os netbooks revolucionaram com o seu preço baixo, conectividade (wireless e 3G), tamanho e capacidade de suprir as necessidades básicas (ou até mesmo as principais) de qualquer pessoa que deseja ter um computador portátil na escola, trabalho ou em casa. Para os PC’s a evolução fica por conta dos fabricantes. Intel e AMD se degladiam cada vez mais em busca do processador mais rápido e com menor consumo de energia. É a chamada TI Verde. Processadores como Core i5, Core i7 e Phenon II X4 são os modelos disponíveis no mercado este ano. As memórias presentes hoje para as placas-mãe são DDR3. Das placas de vídeo são DDR5. ATI e Nvidia são as gigantes dos processadores gráficos. O Bluray veio para ficar nos computadores e também nas salas de TV’s das residências. Sem falar da conexão HDMI que é o meio obrigatório para transmissão de áudio de vídeo de altíssima qualidade.

Internet

As operadores de Internet estão e continuam investindo na banda larga. Algumas estão oferecendo velocidades de 45Mbps nas residências enquanto outras procuram fornecer o sinal de banda larga nas cidades que mal chegam a conexão discada. Mas já está em fase de testes no Brasil a Internet BPL ou PLC (Broadband Power Line ou Power Line Communication). É o sinal da Internet na rede elétrica onde o usuário teria um equipamento semelhante ao modem que faria a separação do sinal elétrico do sinal de dados para acesso a rede mundial. Mas com certeza a maior evolução da Internet este ano foi o acesso 3G disponível para equipamentos móveis como celulares e notebooks.

Gadgets

O gadget mais esperado do ano foi lançado agora em dezembro. Trata-se do Kindle. Uma pequena prancheta com LCD de 6 polegadas e teclado padrão QWERTY. É um equipamento que veio para substituir os livros, jornais e revistas. Papel nunca mais! Com ele você baixa documentos no formato PDF, por exemplo, para ler quando quiser, quantas vezes quiser e apagá-lo se quiser. É a promessa da Amazon que já está trabalhando em modelos com telas coloridas sem que haja alto consumo de bateria.

Software

E sem sombra de dúvida, a maior evolução na área de desenvolvimento de softwares foi o lançamento oficial do Microsoft Windows 7. Este, com certeza, é o sistema operacional mais estável da fabricante que leva seu nome no produto. Após o fiasco do Windows Vista, a Microsoft se viu obrigada a lançar um novo produto o mais rápido possível e que fosse tão seguro quanto seu antecessor e leve quanto seu predecessor.

----

Com tantas inovações em 2009, o mínimo que podemos esperar é que 2010 seja mais uma vez um ano repleto de paz, saúde e prosperidade para todas as pessoas deste mundo. Não são as pessoas que não vivem sem a tecnologia, é a tecnologia que não sobrevive sem as pessoas.

Obrigado e FELIZ 2010 a você leitor da coluna de tecnologia do TUDOin.com.br!

Jerônimo Martins

Jerônimo Martins

MBA Gestão de Tecnologia da Informação - Fac. ALFA; Especialista em Redes de Computadores - PUC Goiás; Graduado em Ciência da Computação - Fac. Objetivo.
Administrador de Infra-estrutura de TI do SESC Goiás.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)