Publicado em 17/01/2008 11:53

INVENTÁRIO.

(a burocracia da morte)

Na vida, não há ser humano que, após as conglomerações sociais, tenham se esquivado da famosa burocracia. Engraçado que, consultando Aurélio [1] percebemos o sentido denotativo de burocracia como: Complicação ou morosidade no desempenho do serviço administrativo. Não nos restando dúvidas de que, burocracia é sinônimo de coisas difíceis ou custosas.

Contudo, como dito inicialmente, não há ser humano vivo que possa se esquivar do sistema, que cada dia mais se torna burocrático (com excesso de formalidades). Irônico é que o sistema chegou a tal ponto que, a burocracia transcende a vida resistindo até à morte

Já não bastasse o grande sofrimento da família pela morte de entes queridos, tem ela que se submeter, quase que de imediato ao falecimento, a um exaustivo processo: O Inventário. Antes mesmo de se recuperar do grande abalo sentimental, terão os familiares que reunir todos os bens deixados pelo falecido e decidir quem vai herdar o quê. Esse processo, além de desgastante, na grande maioria, acaba causando briga entre os parentes.

Com as modificações trazidas pela Lei 11.441 de 04 de janeiro de 2007, buscou-se desburocratizar casos especiais de inventário. Atualmente é permitido, com auxilio de um advogado, realizar um processo de inventário apenas no cartório (tabelionato), onde, num período de duas a três semanas, ou até menos, já se conclui todos os atos do famigerado processo. Mais para tal feito é necessário que todos os herdeiros sejam maiores (mais de 18 anos de idade), capazes (responder judicialmente por seus atos) e estejam de acordo com o a partilha dos bens deixados pelo falecido.

Caso haja controvérsia na partilha, menores (menos de 18 anos de idade) ou incapazes (não podem responder judicialmente pelos atos, geralmente por apresentar deformidades psicológicas), inesquivável será o procedimento judicial, deveras mais burocrático e moroso que o realizado no cartório.

De início, parece fácil realizar um inventário, bastando apenas listar os documentos dos bens, créditos e dívidas do falecido para que o juiz decida quem vai ficar com o quê. Mais a verdade é que, durante o processo surgem muitas duvidas e acontecimentos que perturbam a ordem lógica dos atos procedimentais do inventario. Como exemplos, podemos citar: o falecimento de um herdeiro durante o processo, a descoberta de novos bens e/ou herdeiros do falecido, a necessidade de se sacar saldos acumulados em cadernetas de poupança, PIS, FGTS, dentre inúmeros outros incidentes que pode ocorrer durante o curso natural da ação.

Resumindo, fazer um inventário judicial, aonde não se chega a um acordo amigável na partilha dos bens ou mesmo quando existem herdeiros menores e incapazes, exige-se, antes de tudo, paciência e muito cuidado. Paciência porque, um processo judicial de inventário pode levar meses ou até anos. Cuidado porque se a família não escolher um bom advogado ou mesmo nomear um inventariante desonesto, corre o risco de ver os bens do falecido nas mãos de quem não tem direito sobre eles, enquanto os herdeiros legítimos são prejudicados. [2]

Para melhor elucidar o tema, marcaremos alguns pontos que, na prática, percebemos gerar acentuadas dúvidas:

O que é exatamente um inventário? É a relação (no sentido listar, noticiar, informar) todos os bens (moveis, imóveis e créditos) e deveres (dívidas) da pessoa que faleceu. Lembrando, inventário só deve ser feito após a morte de pessoa. (Pessoalmente já vi filho cobrando de pai direito de herança sem que este último tenha falecido).

Para que serve o inventário? Para transmitir os bens deixados pelo falecido aos herdeiros. Antes do inventário, os bens deixados formam um todo indivisível, que só será fracionado após o advento da partilha, que é o desdobramento lógico do inventário.

Quanto custa um inventário? Varia de acordo com o valor do patrimônio do falecido e dos honorários do advogado. O custo final pode variar de 5 a 20 do valor total dos bens. Além disso, há os impostos sobre os bens partilhados. No caso de pessoa física, incide o Imposto sobre Causa Mortis (ICM), que fica entre 2 e 4 do valor do patrimônio inventariado, segundo percentual fixado pela lei local e avaliação da Secretaria de Fazenda de cada estado.

Quais os tipos de inventário? Existem hoje, basicamente quatro procedimentos, onde, se seguirá o rito de apenas um, dependendo do caso concreto:

a) Inventário no rito solene, Quando os bens deixados pelo falecido são de maior valor. Existe ou não acordo na partilha dos bens. Necessária presença do Ministério Público. A avaliação dos bens tem de ser feita por um perito nomeado pelo Juiz. A partilha só pode ser efetivada se todos os herdeiros e o representante do Ministério Público estiverem de acordo com a avaliação dos bens etc. Geralmente moroso.

b) Inventário no rito de arrolamento. Quando os bens deixados pelo falecido forem menor valor. Este rito processual é bem mais célere, pois, tudo é feito de uma só vez: a declaração dos bens, a nomeação do inventariante, a homologação do inventário e a expedição formal da partilha. Não havendo nenhuma discordância entre os herdeiros. Se houver menores, faz-se necessário intimar o Ministério Público a participar do processo, a fim de defender o interesse dos mesmos. Geralmente mais rápido que o primeiro.

c) Inventário no rito Administrativo (notarial/cartório). O mais célere dos três procedimentos onde há a existência de bens de valor a ser partilhados. Não depende de valor do patrimônio, apenas exige-se que todos os herdeiros sejam maiores, capazes e que não haja controvérsia na partilha dos bens deixados. Geralmente dura menos de um mês.

d) Inventário Negativo. Utilizado quando o falecido não tem nenhum bem que possa ser partilhado entre os herdeiros. Neste caso, basta que a família apresente um documento que comprove a ausência de bens. Basicamente utilizado para tornar pública a inexistência de bens do falecido, geralmente a fim de evitar ações judiciais contra o mesmo. Geralmente leva de 08 a 15 dias.

Qual o prazo legal para dar entrada no inventário? Com o advento da Lei 11.441 de 04 de janeiro de 2007, dilatou-se o prazo, que antes era de 30, para 60 dias após o falecimento do parente, para que se possa dar entrada no inventário. O prazo para termino é de 12 meses, contudo, na prática, estas datas podem ser dilatadas, dependendo de pedido formal, realizado pelos herdeiro, ao Juiz competente a julgar a causa.

Matéria de grande interesse e curiosidade resolvi colocar um ponto apresentado no trabalho da professora Valéria Feitosa, que, certamente, trará luz a turvas duvidas. Como proceder em caso de filhos do falecido não reconhecidos em vida por ele???

Primeiro, a mãe da criança tem de entrar com uma ação de reconhecimento de paternidade, na Vara de Família, contra o falecido. Em seguida, deve pedir uma certidão que informa a existência de um processo desta natureza contra o falecido e entregar uma petição ao juiz da vara de e Sucessões para que, na partilha, ele faça uma reserva da parte que caberia ao filho não reconhecido. Outra opção é pedir a paralisação do inventário até que a ação de paternidade seja julgada. Como processos de reconhecimento de paternidade são demorados, o juiz normalmente prefere reservar a parte de direito do filho não reconhecido e, caso a ação não seja favorável a ele, esta parte é redistribuída somente entre os filhos reconhecidos [3].

Por último, mais não menos importante, quais cuidados devemos tomar antes de iniciarmos um processo de inventário? Como dito anteriormente, o principal deles é escolher um bom advogado, que conheça bem da matéria e seja de confiança, uma vez que ele terá nas mãos uma procuração. Outro cuidado é não deixar de relacionar nenhum bem do falecido, sob risco de ver o inventário anulado. E por fim, a famosa paciência, pois como induzimos no início de nossa singela explanação, este processo é formal e solene. Mas o que isso significa? Resumidamente, burocrático.

[1] Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, 2ª Edição, Editora Nova Fronteira S/A, pág. 295, 1ª coluna.
[2] Valéria Feitoza - Da equipe do Correio .
[3] idem.

Rodrigo Ferreira Maia

Rodrigo Ferreira Maia

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás; pós-graduado em Direito e Processo Civil no lfg.
Advogado, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, seção Goiás, subseção Inhumas, sob o nº 26193. Atuante na área de Direito Privado (CIVIL, EMPRESARIAL, CONSUMIDOR. Formado pela Universidade Federal de Goiás/Cidade de Goiás no período de 2001/2006, tendo sido insigne militante academico do Centro Acadêmico XI de Maio. SITE: http://maiaadvocacia.blogspot.com/

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Comentar usando a caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

maria das graças mendes da paixão
28/08/2014 14:50

meu sogro faleceu a 38 anos minha sogra 10 anos deixaram um terreno com uma casa que minha cunhada mora  e não fizeram invetario ela diz que a casa e dela que meu marido não tem direito na casa ela recebe penção da marinha do meu falecido sogra ganha mais que o irmão eu queria saber eu tenho direito sou casada com comunhão de bens e qual são os direito do meu marido já falaram que ela tinha que pagar aluguel pra ele e verdade a saude do meu marido não esta bem de saude ele vim a falecer eu tenho algum direito no imovel do falecido sogro por favor quero muito esclareceu este assunto  

sirley reis
15/07/2014 19:11

inventário

olá dr!


Meu irmão faleceu à dois mêses, ele já estava divorciado, os bens que tinha foi repassado em vida aos meus sobrinhos que são menores de idade, 4 e 16 anos. Porem ficou um carro no nome dele, a ex mulher dele enfrenta dificuldades financeiras, ela pode fazer o inventário do carro e usar o dinheiro para pagar divídadas???

marco antonio m da silva
07/07/2014 21:33

inventario

minha mae faleceu a 06 anos e meu pai faleceu a 20dias  diexando um unico ben 01 apartamento procurei a defensoria publica mais me informaram que nao ha promotor na vara de juiz de fora para dar entrada com o inventario pois so ganho 02 salarios por mes e minha irma que a outra herdeira esta desempregada como faço pra nao pagar a multa pelo atraso do inventario   

Margareth
30/06/2014 14:10

inventário

Margareth
30/06/2014 14:10

inventário

Margareth
30/06/2014 14:07

inventário

william almeida
18/06/2014 20:06

INVENTÁRIO ENTRE DUAS FAMÍLIAS

Boa noite Dr. Rodrigo.


Meu pai deixou duas fazendas e uma casa. Minha mãe faleceu a pouco tempo e meu pai já faz anos. Ele teve 6 filhos do primeiro casamento e mais 4 filhos da minha mãe. Antes de ele morrer fez uma dívida de emprestimo bancário e colocou as duas propriedades como garantia. Uma delas ele vendeu em vida mas a dívida continua em seu nome e o comprador continua pagando a dívida que é até 2025 eu creio. A outra propriedade queremos vendê-la e precisamos fazer o inventário para desmembrar da garantia e fazer o negócio. Um dos meus irmão quer retomar essa propriedade que foi vendida até porque ainda está no nome do meu pai a dívida. Será possível isso acontecer? Ele ainda pode fazer isso? Serei o inventariante e queria saber também como ficaria a partilha dos bens ou do valor da venda dos bens já que vamos colocar a casa também a venda e a outra propriedade. A casa, quando meu pai faleceu, os meus irmão do primeiro casamento, receberam um valor correspondente a avaliação da mesma e agora que minha mãe morreu terá de ser feita novamente a avaliação e repartir novamente com eles ou apenas nós do segundo casamento recebemos a parte que cabe a venda da casa? E como ficaria a divisão dos valores da venda da propriedade? Lembrando que meu pai não deixou nenhum testamento e muito menos minha mãe. Meu pai já era divorciado do primeiro casamento. Ajude-me se puder me dar alguma prévia orientação....

Graciela Janaína Aguiar
17/06/2014 09:16

Quem é Dono?

Bom dia Drº Rodrigo.


Minha madrasta a qual mau pai convivia a 45 anos faleceu e logo após 1 mês e 17 dias meu pai também faleceu.


Eles sempre disseram que eu ficaria com a casa que já morava com eles,quando isso viesse a acontecer mais pela fato da casa não ter documento escritura não pagar iptu nunca dei importancia.


Mais após a morte do meu pai decidi passar a morar na casa de 2 comodos juntamente com meu esposo e 4 filhos.


Meu pai teve 4 filhos antes de mim com sua companheira(falecida)nenhum pórem mesmo sem ter convivencia com esses irmãos os quais ee já não via a 22 anos e eu tive a infelicidade de conhece-lós em seu enterro querem que eu saia da casa e venda.


Como já disse a casa não tem documentos,não tem escritura e não é pago IPTU somente a luz que a conta está no meu nome e a água que consta uma divida fiscal ativa no semasa que já chega em torno de R$ 12.000;sem contar que fica em area irregular o que posso fazer nesse caso?


Para que não seje obrigada por eles e pelas minhas tias a sair da casa com minha familia????


desde já agradeço e muito obrigada!

Mauro Gonçalves da Silva
21/05/2014 20:36

dúvida de inventário

Mauro Gonçalves da Silva
21/05/2014 20:36

dúvida de inventário

Mauro Gonçalves da Silva
21/05/2014 20:32

dúvida de inventário

aroldo serpa
16/05/2014 01:19

duvidas

aroldo serpa
16/05/2014 01:14

duvidas

vera lucia da rocha
10/05/2014 07:57

sou viuva e sem filhos , dei entrada no inventario a 9 anos atras , mas não colclui o fechamento do mesmo...sei que os pais do meu falecido marido tem direito a 50 % da parte dele,  como tinhamos so uma casa e que ainda pago e moro nela , quero saber  se tenho que vender a casa pra dar a parte dos meus sogros , sendo que eles tem moradia propria ...obrigada aguardo resposta 

Sandra Souza
20/04/2014 01:32

Minha mãe possui uma casa em seu nome, e na escritura colocou possuir união estavel, o companheiro dela faleceu. os herdeiros dele , fihos de outras uniões, tem direito a casa de minha mãe?

myrela
04/04/2014 17:53


minha vo deixou bens e no caso fico com a parte da minha mae que tbm ja faleceu sou filha unica tenho duas tias entao a herança e dividida em 3 partes mas minhas tia nao queren me da minha parte e eu estou no inventario elas disse que vao guarda minha parte tem como ela fazer isso sou maior de idade eu no caso teria q assima algum papel pra prova q recebi o dinheiro?
elas pode fica com mue dinheiro sem meu consentimento 
jorge candal
30/03/2014 13:29

testamento de inventariante/madrasta

Pergunto, filhos 1° casamento tem acesso à testamento da inventariante durante o decorrer do inventário ?

Elisangela
03/03/2014 12:58

Conta Bancaria

gilberto Ferreira
12/02/2014 19:57

pode escolher uma das mães para ser inventariante

Boa noite Dr Rodrigo


 


estou com uma imã que divorciou e logo em seguida o ex marido faleceu deixando uma casa, só que com minha irmã ele teve 02 filhos e com outra mulher ele tem ais um filho todos são menores de 12 anos, minha irmã quer abrir o inventario e a outra mãe também, pode minha irmã ser ainventarianteW a outra mulher disse que aceita, ela deve fazer uma autroização por escrtoW outra pergunta mãe falecido etá com as chaves da casa e não entrega pra ninquem e parece que vão alugar a casa para outra pessoa o que podemos fazer W me ajude por favor...

MAYARA
30/01/2014 10:57

UNICA FILHA

BOM DIA!


GOSTARIA DE SABER CASO UM DIA ACONTECER ALGO COM MEU PAI NOSSA CASA CAI EM INVENTARIO, SENDO QUE SÓ SÃO EU E MINHA MÃE?


CASO SIM QUAL O PROCEDIMENTO QUE DEVEMOS TOMAR PARA QUE ISSO NÃO ACONTEÇAONA?


 


AGUARDO

Veronica
10/01/2014 14:54

Sou filha não reconhecida e a familia do suposto pai diz que caso o reconhecimento de paternidade dê positivo eu terei que ressarcí-la de todos os pgtos que foi feito em relação ao IPTU e contas da casa. Como sou "filha" unica, os responsaveis no momento estão sendo os tios que não querem fazer o inventario pelo valor.. dizem que não valem a pena. isso procede? Eles podem me cobrar por dividas antes do reconhecimento?

viviane
04/01/2014 04:52

sobre inventario

minha mãe e um tio meu e os meus avos falecerãoe deixaram uma casa que até onde eu sei não tem documentos e a muito tempo não chega o IPTU, e agora a minha tia quer fazer um inventario qual é o primeiro passo a fazer.

Fred
19/12/2013 09:54

Inventário Negativo 08 15 Dias???

"d) Inventário Negativo. Geralmente leva de 08 a 15 dias."


Já faz 5 meses que dei entrada e até agora o juiz só faz pedir documentos ... e o pior a cada momento explicamos a ele que é "negativo" pois não tem nada a inventariar aí ele pede outra coisa!

luiz alves de lima
12/10/2013 20:15

inventario

Meu caro Dr. Comprei um imóvel já com o inventario em andamento, comprei e paguei por contrato e recibos assinado pelo invntariante, pessoa idoneia, de boa colocação na sociedade ou seja pessoa de carater memorável, um ser humano aonde você pode depositar confiança ou seja até que prove o contrário, como é muito usado está frase. Tenho o contrato e os recidos de pagamento feito a ele inventariante. Desde do mês de agosto de 2009, vem rolando este processo. Em 2012 sentenciou, formal de partilha, autorizou o pagamento do imposto, os herdeiros todos de acordo, mas o Ministério Público impugnou, pedido uma nova avaliação. O Juiz ordenou que depois, do pagamento do imposto, eventualmente iria faz uma nova avaliação. Foi feita e concordaram novamente até o Ministério Público. Mas agora entraram com ação porque apareceu um novo herdeiro. O Juiz suspendeu o processo para julgamento desta ação. Isto já está com 5 anos, neste período eu construi um prédio aonde consta o térreo, 1o. piso e 2o. piso e terraço, logicamente que o valor do imóvel é bem mais elevado do que o que comprei à época. Como o Sr. sabe imóvel aumenta de valor praticamente no dia-a-dia. Confiante estou no inventariante, que ele resolva juntamente com o seu advogado. Não tenho idéia quanto tempo vai demorar. Estou proculpado. Com certeza os herdeiros já desfrutaram deste dinheiro, mas falta esta ação por causa do novo herdeiro. Sr. Peço encarecidamente que mim oriente nesta questão.

cabedo
02/10/2013 19:30

inventário

Boa noite...


preciso de uma orientação o mais rapido possivél. comprei um imovél a 1 ano de 3 irmão herdeiros , onde os msmo depois do falecimento de seus pais fizerão um inventario ontem cita apenas os 3 como legitimos hederiros... há pouco s dias apareceu 2 filhos do pai dos herdeiros de outro casamento, o que pegou de sopresa todo  mundo.. o que faço na qualidade de comprador.. que ja paguei tudo certinhos pra os irmaos... tem agum documento  que me proteja e deixe as resposabilidade com os irmaos que me vederam o imovel.

adalberto vieira gomes
29/09/2013 09:35

duvidas

PATRÍCIA
29/08/2013 01:34

MINHA MÃE FALECEU EM 2004, TODOS OS 4 FILHOS E CUNHADAS E CUNHADOS FORÃO NO CARTÓRIO E ASSINARÃO UMA FOLHA,SENDO QUE QUEM TEM CUIDADO DA DOCUMENTAÇÃO DA CASA ESTÁ COM UNS DOIS IRMÃOS.gSTARIA DE SABER SE ESSAS ASSINATURAS FOI DADO TODO O DIREITO PARA UNS DOS IRMÃOS?

PATRÍCIA
29/08/2013 01:34

MINHA MÃE FALECEU EM 2004, TODOS OS 4 FILHOS E CUNHADAS E CUNHADOS FORÃO NO CARTÓRIO E ASSINARÃO UMA FOLHA,SENDO QUE QUEM TEM CUIDADO DA DOCUMENTAÇÃO DA CASA ESTÁ COM UNS DOIS IRMÃOS.gSTARIA DE SABER SE ESSAS ASSINATURAS FOI DADO TODO O DIREITO PARA UNS DOS IRMÃOS?

Cyntia
28/08/2013 12:09

Boa Tarde! Minha sogra faleceu e agora vão fazer o inventário, sendo q meu sogro ja é falecido, meu marido é o caçula de 11 irmãos, gostariamos de saber se a sede da fazenda é prioridade do caçula ou não?Desde ja agradeço a atenção. Obrigada

zenilda
27/11/2013 13:18

Minha senhora a justiça é muito clara, independente de ser cacula, ñ da o direito dele ter mais direitos do que outros.Os bens são partidos em partes iguais.

Rose
12/08/2013 21:25

Meu marido faleceu faz dois anos e meio o inventario foi feito como partilha de bens na epoca tinhamos uma casa e foi colocado na partilha ke 50 % e meu e 50% daa minha filha que vai completar 18 anos .Ela esta exigindo a parte dela nacasa e na pensão que recebo pelo Inss kero saber como devo proceder neste caso obrigada aguardo resposta estou desesperada pq não tenho dinheiro para comprar a parte dela e nem pra onde ir se vender a casa que não valemuito.

Ivone Braz de Freitas Maestrini
03/08/2013 00:10

Inventário...

marcia dagmar
19/07/2013 14:49

uma pergunta e mesmo nomear um dos filhos para procurador em caso de inventario o pode ser tds filhos melhor resumindo nao queremos que nenhum filho tenha o direito de vender sem autorizacao de tds


por favor me responda


 

marcia dagmar
19/07/2013 14:42

uma pergunta e mesmo nomear um dos filhos para procurador em caso de inventario o pode ser tds filhos melhor resumindo nao queremos que nenhum filho tenha o direito de vender sem autorizacao de tds


por favor me responda


 

marcia dagmar
19/07/2013 14:42

uma pergunta e mesmo nomear um dos filhos para procurador em caso de inventario o pode ser tds filhos melhor resumindo nao queremos que nenhum filho tenha o direito de vender sem autorizacao de tds


por favor me responda


 

Rui Anacleto Barbosa
18/07/2013 12:47

claudiana maria coelho
05/07/2013 13:00

sou herdeira

joao evaldo
28/06/2013 12:46

minha mae faleceu ha dois anos mas eu ja tinha irmao falecido meu pai se casou novamente e vendeu o terreno que meu irmao esta interrado pra sua atual esposa sem o consentimento do restante de nossa familia isso pode.

Laura araujo
14/06/2013 20:54

Partilha de bens

simone
10/06/2013 18:49

inventarioto

meu pai  faleceu em dezembro , quando minha mae casou com ele era viuvo com 5 filhos do primeiro casamento minha mae comprou uma casa com dinheiro de herança que o pai dela deixou meu pai nao deu nada pra comprar essa casa.minha mae so teve eu de filha ao todo somos em 6 filhos 5 filhos ja assinou o inventario so uma que nao quer assinar .que devemos fazer a casa ta so no nome da minha mae ... att simone 

Edna da Paixão
30/07/2013 08:54

partilha de bens

carlos caldeira
11/08/2014 16:45

voltar da companheira

Meu pai teve 12 filhos com minha mãe, apos falecimento da minha mãe meu pai com oitenta anos conviveu com uma companheira 10 anos. Meu pai morreu e a companheira ficou na casa que é da minha mãe e do meu pai.  passa um temp-o ela pegou todos os pertence da casa e mudou. Hoje ela quer voitar a morar na casa .  Elas tem direito depois que sai da casa que é da minha mãe de do meu pai voltar ? Por favor alguém me responda .

Gostaria de saber qual e meo direito atual sendo que tenho 46 anos e troquei meu sobrinome so tres anos atras,depois de fazer o dna.Se a mulher atual dele tiver vendido tudo antes do rezultado.?Ele e uma pessoa importanti eu so uma pobre mulher cheia de problemas economicos que nao consigo nen pagar a universidade di medicina para o filho.Sou di Goiania

luciane aparecida
07/06/2013 23:02

INVENTARIO

OI ESTOU NO FIM DE UM INVENTARI ONDE TEVE MUITO ENROLAÇAO MAS ESTA CHEGANDO NO FINAL,SÓ K ACONTECE É O SEGUINTE DUAS TIAS DESISTIRA E UM TIO DESISTIU,TENHO COMIGO QUATRO PARTES PARA NÃO VENDER ESSE IMOVEL E O MEU TIO TEM DUAS PARA VENDER, E EU NÃO QUERO E NÃO POSSO VENDER MORA EU COM MEUS FILHOS NUMA CASA E MINHA TIA COM DUAS CRIANÇAS EM OUTRA NÃO TEMOS PARA ONDE IR SE FOR VENDER OK DEVO FAZER

Lorena
07/06/2013 15:59

HERANÇA

Meu avô faleceu há 3 anos e até hoje não foi feito o inventário, pois os filhos estão em desacordo com tudo que é proposto pela Advogada. Um dos motivos da briga é que quando meu avô era vivo ele vendeu uma das casas que ele tinha e deu o dinheiro ao meu pai. E agora os irmão estão alegando que meu pai TEM que devolver esse dinheiro da casa para os outros. Gostaria de saber se perande a justiça meu pai deve "pagar" aos irmão essa dívida, sendo que meu avô deu de presente a ele? Obrigada!

NOEMI FONSECA SILVA LIMA
04/06/2013 20:27

isis
24/04/2013 13:48

ja naõ guento mais preciso saber meu marido faleceu a 7 meses tenha uniaõ estavel tenho uma casa onde esta registrado so meu nome os filhos dele do outro casamento tem direito sendo que havia uma empresa em meu nome que o falecido trabalhava hoje sou devedora da receita federal onde tenho duas casas empenhoradas queria vender essa que naõ esta empenhorada para pagar sera que posso fazer isso que pode acontecer.


convivemos 17 anos juntos meus advogados naõ me falam nada ja estaõ fazendo o inventario esse que so sobrou dividas principalmente em meu nome os filhos ja saõ todos maiores.


obrigada aguardarei resposta

isis
24/04/2013 13:47

ja naõ guento mais preciso saber meu marido faleceu a 7 meses tenha uniaõ estavel tenho uma casa onde esta registrado so meu nome os filhos dele do outro casamento tem direito sendo que havia uma empresa em meu nome que o falecido trabalhava hoje sou devedora da receita federal onde tenho duas casas empenhoradas queria vender essa que naõ esta empenhorada para pagar sera que posso fazer isso que pode acontecer.


convivemos 17 anos juntos meus advogados naõ me falam nada ja estaõ fazendo o inventario esse que so sobrou dividas principalmente em meu nome os filhos ja saõ todos maiores.


obrigada aguardarei resposta

isis
24/04/2013 13:46

ja naõ guento mais preciso saber meu marido faleceu a 7 meses tenha uniaõ estavel tenho uma casa onde esta registrado so meu nome os filhos dele do outro casamento tem direito sendo que havia uma empresa em meu nome que o falecido trabalhava hoje sou devedora da receita federal onde tenho duas casas empenhoradas queria vender essa que naõ esta empenhorada para pagar sera que posso fazer isso que pode acontecer.


convivemos 17 anos juntos meus advogados naõ me falam nada ja estaõ fazendo o inventario esse que so sobrou dividas principalmente em meu nome os filhos ja saõ todos maiores.


obrigada aguardarei resposta

isis
24/04/2013 13:46

ja naõ guento mais preciso saber meu marido faleceu a 7 meses tenha uniaõ estavel tenho uma casa onde esta registrado so meu nome os filhos dele do outro casamento tem direito sendo que havia uma empresa em meu nome que o falecido trabalhava hoje sou devedora da receita federal onde tenho duas casas empenhoradas queria vender essa que naõ esta empenhorada para pagar sera que posso fazer isso que pode acontecer.


convivemos 17 anos juntos meus advogados naõ me falam nada ja estaõ fazendo o inventario esse que so sobrou dividas principalmente em meu nome os filhos ja saõ todos maiores.


obrigada aguardarei resposta

isis
24/04/2013 13:45

ja naõ guento mais preciso saber meu marido faleceu a 7 meses tenha uniaõ estavel tenho uma casa onde esta registrado so meu nome os filhos dele do outro casamento tem direito sendo que havia uma empresa em meu nome que o falecido trabalhava hoje sou devedora da receita federal onde tenho duas casas empenhoradas queria vender essa que naõ esta empenhorada para pagar sera que posso fazer isso que pode acontecer.


convivemos 17 anos juntos meus advogados naõ me falam nada ja estaõ fazendo o inventario esse que so sobrou dividas principalmente em meu nome os filhos ja saõ todos maiores.


obrigada aguardarei resposta

isis
24/04/2013 13:44

ja naõ guento mais preciso saber meu marido faleceu a 7 meses tenha uniaõ estavel tenho uma casa onde esta registrado so meu nome os filhos dele do outro casamento tem direito sendo que havia uma empresa em meu nome que o falecido trabalhava hoje sou devedora da receita federal onde tenho duas casas empenhoradas queria vender essa que naõ esta empenhorada para pagar sera que posso fazer isso que pode acontecer.


convivemos 17 anos juntos meus advogados naõ me falam nada ja estaõ fazendo o inventario esse que so sobrou dividas principalmente em meu nome os filhos ja saõ todos maiores.


obrigada aguardarei resposta

isis
24/04/2013 13:36

ja naõ guento mais preciso saber meu marido faleceu a 7 meses tenha uniaõ estavel tenho uma casa onde esta registrado so meu nome os filhos dele do outro casamento tem direito sendo que havia uma empresa em meu nome que o falecido trabalhava hoje sou devedora da receita federal onde tenho duas casas empenhoradas queria vender essa que naõ esta empenhorada para pagar sera que posso fazer isso que pode acontecer.


convivemos 17 anos juntos meus advogados naõ me falam nada ja estaõ fazendo o inventario esse que so sobrou dividas principalmente em meu nome os filhos ja saõ todos maiores.


obrigada aguardarei resposta

monica leal coutinho
24/01/2013 10:13

herança

meus pais morerão deixarão um apartamento de herança,mas as minhas irmãs moram lá ,elas estão desfrutando da herança e eu não moro de aluguel com meu marido.não estou desfrutando nada da herança.oque faço...........

ademir devides
23/01/2013 20:06

ademir DEV.

minha sogra faleceu a mais ou menos hum ano,quando e que eu posso entrar com pedido de inventario.Obs: a mais ou menos vinte e cinco anos minha sogra (com anuencia do seu conjuge ainda vivo) nos autorizou que construissemos uma casa nos fundos do terreno,agora o dito cujo quer que saiamos e nos ameaça de despejo(notificaçao apenas do seu advogado) o que fazer

leumar
27/11/2012 14:14

herança do casal

um casal era casado legalmente,mas nao tinha filhos.mas a espousa faliceu.afamilia dela tem direito a herança?

fernando oliveira espindola
11/10/2012 06:53

moradia quem pode mora

edilson
12/09/2012 01:35

DUVIDA

depois que vendi a casa e o filho que nao aparecia a 30 anos resolve voltar  eu e meus irmaos ja dividimos o dinheiro e gastamos ele entra com um processo pedindo a parte dele como pagamos se ja gastamos o dinheiro ?


ele tem direito aos nossos bens ?


obg atençao 

Maria Socorro
29/08/2012 13:14

Venda do Imovel

Meus pais ja sao falecidos e somos seis irmaos, maiores e capazes. Minha mae faleceu ha uma ano. E possível vender o unico bem, o imóvel, sem o inventario? E se dois nao concordarem em vender e esses dois nao possuem casa propria,e possivel eles permanecerem no imovel ate a venda? Ou se os irmaos que nao moram no imovel porque ja possuem casa propria podem recorrer a Justiça para expulsar eles que nao tem casa propria ate o imovel de herança ser vendido para depois efetuarem a partilha da venda?

Marcia Maria Pessini
14/08/2012 15:08

inventário - Prazo para dar entrada

Gostaria de saber quando é que posso dar entrada no inventário até no prazo de 90 dias?


Obrigada, 

karen
27/04/2012 15:48

por favor  me esplique se puder vou dar inicio a un eventario   se un não estiver  de acordo     só vou gastar e perder tempo obrigada,,,,,,,,,,,,,,,,,,

sil
25/04/2012 16:40

boa nte!!!!preciso mto de sua ajuda profissional!!!!ha 1 ano minha mae faleceu.meu pai ja faleceu ha uns 10 anos ........agora minha familia fizeram um complo contra mim..me tirando fora d qqer vinculo q possa saber sobre suas tramoias sobre uma cas q meu pai ns dxou....sou casada sem filhos.tenho casa propria e tdos meus irmaos sao d maior.e tbm sao casados.agora nao estao dando a minima p mim.sem minha assinatura colocaram a casa numa imobiliaria.com 800rs.de aluguel.ate agora n m notificaram sobre nada.assim q minha mae faleceu venderam tdo q havia n casa sem m e falar nada.nao sei como agir .tenho algum direito d cobrar?q faço?devo ir ao ministerio publico q relatar tdo isso?por favou. m ajude......mto obrgada ..pela atençao.....


 

sandra regina de lima
25/01/2012 06:38

bens e pensao

bom dia dr eu queria saber se eu tenho algum direto da pensao e de bens por ele tre 2 filhos ja de maiores morei com ele 5anos no atestado de obito as irmas deles nao colocou o meu nome como posso fazer me ajuda muito obrigado
Eder
09/03/2012 03:02

Percebi que a senhora está um tanto aflita com a questão. Porém é preciso que seja mais específica no relato do seu caso para que eu tenha conhecimento mínimo dele, para então poder ajudá-la. A senhora seria filha do falecido ou tão somente morou com ele pelo período citado?

wellington regadas
24/01/2012 00:37

inventário

a minha tia ficou viuva a quatro anos, não tem filhos, meu tio só deixou uns valores pequenos em dois bancos, mas o fundo de garantia. Ela precisa abrir inventario? ou pode ser no cartorio? ou posso ajuda-la ou tem que ser um advogado? Desde já agradeço pela ajuda e atenção, obrigado.
Wallery Santos
21/01/2012 20:52

Inventário - viúva versus 19 herdeiros

Boa noite primeiramente gostaria de parabenizar pela matéria, bastante esclarecedora. Porém cada historia geram duvidas especificas estou enfrentando o rolamento de um inventário onde de uma lado se tem:
a) A viúva (73a.) sem filhos com o falecido conjugue, casamento em separação total de bens.
b) 18 herdeiros maiores e vivos
c) 02 sucessores menores de 01 herdeiro falecido um ano antes do falecido conjugue.
Bens
01 Residencia (escrituras co nome de ambos)
01 poupança (somente no nome do falecido conjugue)
Dúvida
Na instrução de um "inventário de rito solene" considerando a presença dos menores, sabendo que este inventário já esta rolando a 12 meses sem posicionamento do Juíz nem do MP, é correto a Viúva, já que de interesse de ambos (dela e dos herdeiros), realizar a avaliação do bem, particularmente com 3 imobiliárias diferentes, e considerar uma média simples dos três orçamentos para assim determinar o quinhão para cada herdeiro e a Viúva efetuar a compra destes quinhões somado ao e a valor da poupança, por meio de Escritura Pública de Cessão de Direitos Hereditários, inclusive a parte dos menores pelo seus tutor legal (avó)?
Ou.
É melhor esperar o posicionamento judiciário e do MP, pois podem haver choques quando ao modo que o imóvel foi avaliado, acarretando assim a viúva problemas futuros a impedindo de averbar o bem?

Desde já agradeço Vossa atenção. Deus o abençoi.
rafael
12/01/2012 17:12

quem paga o iptu

to desempregado e o inventariante nao que pagar o iptu do imovel, ele é obrigado a pagar ou nao?
.
11/01/2012 06:52

.

.
naimar duarte nhaga
22/03/2013 12:47

herança

naimar duarte nhaga
22/03/2013 12:48

herança

claudionora gomes da silva
10/01/2012 08:59

pergunta

minha mae faleceu a 16 anos e nos deixou duas casa uma ainda estava no nome dela e a outra ela colocou filhos e netos usos e frutos,ela era casada com meu pai agora ele ja vive com outra ha mais de 10 anos gostaria de saber como fica a divisao dessas casas pois gostariamos de vender somos em cinco irmaos obg pela atençao e aguardo resposta.
MAURICIO ROBERTO DO AMARAL
09/01/2012 09:22

pergunta

Em um inventário por arrolamento, o bem é um imóvel no valor R$ 110.000,00.
Gostaria de saber se o valor do ITCMD será cobrado no valor total do imóvel.
O regime de comunhão foi o Universal de Bens.
Silvana Rodrigues
03/01/2012 18:32

Inventário + venda de imovel

Meu pai faleceu em 13/01/1994, na época não tive condição fazer o inventário o tempo passou, e minha mãe faleceu em 07/08/2009 somos três herdeiras na qual uma é viúva.
Agora estamos num problema com a venda da casa pois temos que inventariar e gostaria de saber se é possível fazer o inventário através do cartório.
Grata
Fatima T.S.Silva
20/12/2011 13:35

inventario

Olá,tenho uma dúvida, minha mãe quer vender o túmulo do meu pai que é falecido à 5 anos,ela pode mesmo tendo eu e meu irmão como herdeiros e somos de maiores por favor tire esta dúvida?
maria aparecida dos santos
20/11/2011 17:06

declaraao de morte

ola boa noite meu nome e maria meu marido morreu a 18anos caiu no rio madeira em orto velho e nao foi encontrado o corpo e porisso nao tenho atestado de obito nao posso receber uma herança nao e mto mais ajudaria mto o que devo fazer e a quem devo procurar para conseguir com que o juiz declare ele como morto
Lilian
10/11/2011 15:12

Apropriação

Meu avo possui uma propriedade rural.Fazem 15 anos que um senhor mora na casa da propriedade e trabalha nas terras em regime de arrendamento agora ele quer ficar com a casa e um pedaço da terra. Ele tem esse direito?Quais os direitos que ele tem? Grata pelas informações.
KCLS
29/10/2011 08:25

Inventário

Há 8 anos atrás, na semana do meu casamento, descobrí que minha madrinha era minha avó. Com toda turbulência, resolví mudar de país. Cinco anos depois, me reaproximei desta família, com o nascimento da minha filha. Na minha última visita ao Brasil, minha avó me pediu que eu fizesse um pedido de reconhecimento de paternidade para ter direito aos bens. Alguns meses depois ela faleceu, inclusive nem sei de testamento, nem de inventário. Gostaria de saber quais procedimentos eu deveria tomar para ter direito a esses bens? Somente com um DNA do pai biológico já ajudaria no caso ou eu devo fazer o pedido de reconhecimento de paternidade?
Grata, K.
elizete valadares
21/10/2011 18:27

ESCRITURA DEFINITIVA DE IMOVEL INVENTARIADO

TENHO EM MÃOS UMA ESCRITURA PUBLICA DE INVENTÁRIO JÁ CONCLUIDA DESDE 06/2011, SENDO 9 HERDEIROS, ALGUNS CASADOS. MEUS PAIS NUNCA PEGARAM A ESCRITURA DEFINITIVA NA TERRACAP. FUI INFORMADA QUE, PARA VENDER O IMÓVEL, PRECISAMOS PEGAR NA TERRACAP A ESCRITURA DEFINITIVA EM NOME DOS 9 HERDEIROS. PARA TANTO, TODOS DEVEM ASSINAR E FORNECER OS DOCUMENTOS, INCLUSIVE OS CONJUGES. TENHO UMA CUNHADA QUE ESTÁ SEPARADA DO MEU IRMÃO, MAS NÃO JUDICIALMENTE, E QUE MORA EM MG. ELA SE RECUSA A VIR EM BRASILIA E/OU A ENVIAR PROCURAÇÃO E OS DOCUMENTOS DOCUMENTOS NECESSARIOS. O TABELIAO DISSE QUE O JUIZ PODE OBRIGÁ-LA ATRAVÉS DE AÇÃO JUDICIAL. GOSTARIA DE SABER SE, NA INICIAL POSSO PEDIR TAMBÉM LIMINAR COM BASE NO FATO DE QUE ALGUNS DOS IRMÃOS TEM PASSADO NECESSIDADE, NÃO TEM ONDE MORAR, PROBLEMAS DE SAUDE, E,UM DELES NECESSITA SER INTERNADO EM CLINICA DE TRATAMENTO DE DEPENDENCIA QUIMICA SENDO QUE, SUA COMPANHEIRA,COM 3 FILHOS ABAIXO DE 9 ANOS, NECESSITA DE RECURSOS PARA MANTÊ-LOS. E ALEM DO MAIS, A ESCRITURA DEFINITIVA É UM DIREITO E TAMBEM UM DEVER.
TODOS OS IRMÃOS CONCORDAM E VENDER O IMÓVEL PARA RECEBER SUA PARTE E, POR CAUSA DESSA CUNHADA, ESTAMOS PRATICAMENTE DE PÉS E MÃOS ATADOS. GOSTARIA, SE POSSÍVEL ESCLARECIMENTOS SOBRE COMO ORIENTAR A PETIÇÃO INICIAL.
GRATA
ELIZETE
virlei dos santos luiz
20/10/2011 06:35

venda de imóvel deixado pela mãe.

quero saber se amaioria de herdeiros assinarem documentação de venda de um imóvel , ele pode ser vendido.
Vanderlei
14/10/2011 09:50

Inventario + venda de terreno

meu pai e meu avô ( pai dele) compraram um terreno de 474 m² em varias prestações, mas meu avô morreu meses depois (uns 5 meses) e meu pai pagou sozinho o restante das prestações do terreno morando nele com os filhos (isso Há 50 anos atrás). Hj ele faleceu... sem escritura e só um carro em seu nome e doc. do terreno de compra e venda em nome do meu avô e dele, no obito declarado sem bens! Agora tem uma construtora querendo comprar o terreno onde eu 45 anos e minha mãe e irmão morando. O que Fazer? Meu avô deixou varios herdeiros que quer receber a grana da venda.
Isabella Cristina
14/10/2011 05:29

DIREITO DE ALUGUEL

Meus avós faleceram e tem 9 filhos e 1 deles (minhã mamãe)faleceu. A casa está sendo alugada e cada um pega o valor por mês. Gostaria de saber se tenho direito a esse aluguel que é a parte da minha mãe? Morei nessa casa com minha mãe a vida inteira pois ela nunca casou, tive q sair assim que ela faleceu. Me ajudem!
REGINA
13/10/2011 12:04

compra casa herdeiros

Boa tarde, meu pai faleceu e fizeram inventario ficando 3/6 para minha mães e 1/6 para cada filho e conjugê (3 filhos sendo 2 casados). agora minha mãe faleceu, fizemos o inventario ~e averbação de matricula. ficando 1/6 para cada fulho e conjugê (agora são 5 pessoas).
quero comprar a parte da casa de meus irmãos, através de financiamento na caixa. isso é possivel?.
Ronaldo
03/10/2011 15:05

Esboço de Partilha de bens

Sou herdeiro legítimo e direto de meus avos, todos os herdeiros concordaram com o esboço de partilha menos eu. A partilha tem como ser homologada ?
Preciso desta resposta o mais rapido possivel.
Agradeço a todos...
anderson
26/09/2011 12:13

INVENTARIO

ola. MEUS PAIS FALECERAM A MAIS DE 6 ANOS. DEIXOU UMA CASA E UM LOTE NO VALOR DE 40 MIL..a maioria dos meus irmãos decidiram vender pra mim a parte deles , incluisve ja comprei e paguei,o problema é 1 irmão que não quer vender como farei pra fazer a docmentção? e se meu irmão resolver vender a esposa dele não quiser assinar? o inventario poderá ficar no nome de dois irmão, especificando partes?

me ajude por favor.

MARIA DO SOCORRO
23/09/2011 03:24

direitos

sou mãe solteira, meu filho tem 14 anos e nunca recebeu qualquer ajuda do pai... sempre morei com meus pais e cuidei do meu pai ate ele falecer á uns 6 anos atraz. e agora cuido da minha mãe sozinha. Deixei minha profissão para traz so para cuidar dela.... tenho 10 irmãos e nenhum deles se preocupa com ela e nem valoriza o que faço, tenho medo quando minha falecer eu e meu filho venha a sofrer privações financeiras,pois dependemos dela...no momento ela tem passado dificuldades financeira tbem, mas ela tem bens que poderia ser vendidos e o dinheiro ser usado em vida para que fosse melhor cuidada. como posso fazer isso...agradeço desde ja a sua atenção
Ester Diacow
22/09/2011 05:27

Vendas

Gostaria de saber como proceder,pois sou viúva á 7anos emeu filho mais velho mora em uma de minhas casas...ele comprou um apartamento próximo de mim e pretende se mudar tão logo fique pronto o apartamento dele(+ ou - ) no final de 2012.
Moro em outra casa ,ao lado de meu filho +velho com o filho caçula de 22 anos solteiro e ambos os filhos querem que eu venda essa propriedade assim que for desocupada uma das casas...quero saber ,após a venda se é dever dar a eles os 25% que ambos tem por direito estando eu ainda viva,ou se é possível
depois.
A casa é muito gde e não vai ser possível fazer a manutenção delas sozinha,pensei em comprar duas propriedades,com o valor da venda dessa que possuo,tudo em meu nome e ai cada um terá a sua após minha morte,por favor tire minhas duvidas?
Serei muito grata.
rose paixao
14/09/2011 09:46

herança

meus pais são falecidos e deixaram um pequeno sitio ja esta em inventario,mais ainda ñ esta pronto mais meus irmão ja venderam a parte deles,mediram eles mesmo e meu irmão mais velho mudou se para casa que era de meu pai eu sou a filha caçula e ñ tenho casa propria queria fikar com a casinha do meu pai para mim tenho esse direito?meus irmão podem estar vendendo a parte deles sem o inventario estar pronto?minha irmã mais velha vendeu td o gado que tinha lá sem nossa autorização ela pode fazer isso ?oque posso fazer me ajude por favor não moro lá moro longe deles e vou lá uma vez por ano por isso nunka fui falar com a advogada que esta fazendo o inventario tudo por conta da minha irmã mais velha e de meu irmão mais velho que é muito bravo oq devo fazer?
Jefferson
13/09/2011 12:44

Dúvidas

Boa tarde!
Minha mãe que é procuradora legalmente,cuidava de meu vô e de minha vó.O meu vó veio a falecer e minha mãe passar a ser procuradora de minha vó.Como meu vô deixou alguns bens e para continuar a cuidar e fazer o tratamento para minha vó, ela precisa-ra mecher no seguro ou vender uma das casas.Gostaria de saber se ela agir de forma correta, ela tem autonomia para vender ou mecher no seguro? Com o falecimento do meu vô o certo seria fazer inventario ou o inventario é feito só depois que a minha vó venha a falecer?
Aguardo posição.Desde já agradeço a compreensão de todos!
Sds
Daiana reis
12/09/2011 10:15

Dúvidas sobre o pagamento do itd

Tenho uma dúvida sobre o pagamento do imposto ITD. Minha madrasta é a inventariante, sendo que ela não mora mais no imóvel o mesmo está no nome do meu pai que já é falecido há 4 anos. Mesmo assim ela é obrigada a pagar pelo imposto ITD, junto com os herdeiros que são maiores de 18 anos e qual é a porcentagem que no caso a inventariante vai ter de pagar, se é 50%a inventariante e os outros 50% dos filhos, do pai falecido.
José Wanderlei Costa
09/09/2011 17:53

Inventário

Olá, minha esposa faleceu à 8 anos, ainda não fis inventário, aluguei minha casa para um terceiro, tenho dois filhos já adultos. Enquanto não fizer inventário tenho que dividir com eles o aluguel da casa, ou seja dar a eles sua parte ou somente após o inventário eles irão ter direito? È meu único bem e dele tiro minha única receita, hoje estou desempregado.
Ana Maria Ap Dias
08/09/2011 09:42

inventario

Olá , meu marido faleceu faz oito meses , ja paguei as taxas do inventario , gostaria de saber se agora é rapido para liberação do carro e da poupança do banco ?
Virgínia
30/08/2011 06:39

Inventário

Li em algum lugar que os herdeiros podem fazer partilha de bens SEM fazerem inventário, via escritura pública, achei estranho, no caso de ser verdadeira a informação, como funciona?
Virgínia
30/08/2011 06:33

Inventário

Gostaria de saber onde ficam as respostas dos especialistas as perguntas que são feitas neste espaço?
Sandra
28/08/2011 21:03

inventario

posso fazer a escritura de partilha na minha cidade se o único bem era um caminhão e o pai falecido morava em outro estado?
tania de araujo
19/08/2011 22:29

Herança não recebida

Meu pai faleceu em 1977, nesse periodo minha mãe ja havia entrado com uma acão de paternidade.
Ele faleceu mais o juis determinou o reconhecimento de paternidade.
Ele estava casado na época e tinha dois filhos.
Foi feito o inventário e não recebi nada.
Gostaria de saber mesmo que tenha passado muitos anos e não entrei na justiça para conseguir a minha parte da herança deixada pelo meu pai, ainda posso mover uma ação contra minha madrasta? Eu sei que ela usou de ma fé.
José Augusto R
19/08/2011 12:46

direitos

Meu pai faleceo a um ano tenho 6 irmaos e eles estão utilizando d patrimonio e falão que não tem dinheiro para abrir o emventario, minha mae e viva mais e doente e eles que a guverna eu moro na zona ruralno interior tenho filho e mulher e estou precisando muito mais mim preucupo de acabar sem nada ,porque eles tem condições para pagar um adivogado e eu não e apos a morte de meu pai eles emvestiro nos emoveis ,para se beneficiar e um irmão que tinha se apossado da empresa faz muitas dividas com a empresa que esta no name de meu pai eu preciso de sua ajuda os emoves se localisa em salvador obrigado
Renata
15/08/2011 16:35

duvidas sobre inventario urgente!!!!

Morei com uma pessoa por dois anos não casamos e nem fizemos docunentação de união estavel.Compramos uma casa financiada na qual no contrato consta quie ele tem 28% no valor deste imóvel e eu tenho 72%, ocorre que antes dele falecer estavamos separados há 11 meses de nossa união não tivemos filhos, após 60 dias de seu falecimento entrei em contato com a mãe do mesmo na qual me informou que não queria a parte que cabia a ela propus irmos ao cartório para oficializarmos tudo mas um dia depois a mesma me revelou que já havia aberto o inventário há mais de um mes e que teria mudado de idéia e queria a parte dela. Exclareço que o único bem deixado pelo falecido é uma motocicleta que estava financiada e esta casa, o processo encontra-se em andamento pelo Fórum da Freguesia Do Ó e em nenhum momento consta os bens deixados pelo falecido isso é normal? O mesmo era Guarda Municipal de Santana de Parnaiba e a mçãe alega que necessita do inventário para receber a pensão do mesmo,entrei em contato com ela e com a advogada e ambas se negam a fornecer qualquer tipo de informação, então gostaria de saber se mesmo esse imóvel sendo omitido nos autos teria como a justiça descobrir a existencia do mesmo e anular tal inventário? E quais as providencias devo adotar? Agradeço desde já e aguardo o retorno o mais breve possivel esclareço ainda que esse inventário fora aberto há 10 meses e a ultima movimentação ocorreu em junho desde ano como Petição Intermediaria!
jeane
14/08/2011 14:11

herança

minha avo faleceu faz 7 anos e deixou um terreno a qual tem uma casa e quando ela era viva pediu para meu pai ir morar com ela pra cuidar dela ja que os outros filhos tinham ido embora pra capital ..eles querem fazer o inventario ... so que o terreno e 4 alqueire tem como eles venderem sim.. ja que depois do inventario e feito sorteio entre os irmaos ..para ver qual pedaço do terreno vai ficar pra cada um ..sera que mesmo o meu pai que ja mora na casa ha 8 anos vai ter que ser sorteado tambem e sair da casa e ficar com o que sair no sorteio... mas meu pai nao que vender a parte dele ;;;;desde ja agradeço
emilson ferreira pupo
09/08/2011 17:10

partilha

Meu pai faleceu e deixou um imóvel de herança mais tem um irmão que morava com ele e não quer que venda o imóvel ele tem direito a não querer que venda e ficar com a herança só para éla?
JUNIOR
08/08/2011 13:50

CESSÃO DE DIREITOS HEREDITÁRIOS

Qual seria melhor forma para comprar um terreno, sendo que o mesmo está em nome de uma mulher e seu marido (FALECIDO). Eles possuem duas filhas em comum, ambas são maiores.
Eu entendo que a mulher possui 50% do terreno. Os outros 50% pertencem a ela e as duas filhas, a serem divididos na proporção de 25%, 12,5% e 12,5%, respectivamente.
Qual seria melhor forma de comprar esse terreno, sabendo -se: que nao foi aberto inventário; e a mãe e as filhas são maiores, capazes e desejam vender o terreno sem gastar muito dinheiro com inventário?
Contrato de compra e venda dos 50% do terreno e contrato de cessão de direitos hereditários sobre os outros 50%?
Obrigado!
ANDREA
05/08/2011 04:43

arrolamento

quanto tempo demora para ser entregue o formal da partilha?
Sendo que o processo ja foi homologado?
joao carlos cordelinni
23/07/2011 15:54

herança

meu pai tem uma casa e esta com 80 anos,agora quer passar a casa para o nome do neto,ele pode fazer isso
grato
Edenil
23/07/2011 14:50

inventario

meus sogros ja faleceram, e no terreno que eles morava esta morando uma nora mas o seu esposo já faleceu que era flho deles só que ela não quer assinar o documento do enventario ela pode fazer isso sendo nora e não filha
Neli Amaro
29/06/2011 09:33

Herança

Quando o filho morre antes dos pais, a nora tem direito a herança?
rubenita oliveira ramos freire
25/05/2011 08:54

duvidas sobre fgts

casei com regime obrigatorio de bens,meu marido faleceu hA 6 anos,temos dois filhos,gostaria de saber se tenho dereito a o fgts ?pois ele tambem tem outra filha.
Gloria Alcunha
23/05/2011 17:42

Dúvidas sobre inventário

Boa Noite Dr. meu marido faleceu a um ano era relacionamento (união estável), ele era desquitado a muitos anos atrás e tinha dois filhos hoje maior de idade, convivi com ele 19 anos, tive uma filha hoje ela tem 17 anos, já foi constituido o inventariante um dos filho dele e a herança que ficou é considerada. Gostaria de saber qual o direito dela por ser menor e mulher se tem algum previlégio na partilha Ex: Sede da Fazenda ou quem tem esse direito é o inventáriante que no momento está na administração dos bens ou isso fica pra quando for avaliado e fazer um sorteio de cada área? No caso eu conheço alguns inventário que o caçula ficou com a sede. Desde já agradeço por me orientar.
Silvana Dias
15/05/2011 13:22

Direitos por falecimento

Tenho 45 anos e convivi com uma pessoa de 64 anos por 05 anos, ele faleceu dia 28/04/2010 deixou filha de 24 anos ele não tinha nada em seu nome porem o pai ainda vivo tem bens a inventariar, quando resolvemos morar juntos ele estava totalmente sem nada e eu cuidei dele até o falecimento mantendo em tudo(moradia,alimentação,médico emfim...) a familia o abandonou qual o direito que tenho para requerer por dedicação e cuidados? por favor me responda, pois sou aposentada por invalidez, grata Silvana Dias
Carla Costa
06/05/2011 09:54

pensão

Boa tarde gostaria de saber se quem casa em Comunhão legal de bens tem direito a pensão do falecido?
Minha mãe casou-se com meu pai com Comunh~~ao Total de benes, separou-se e é pesnionista dele até hoje, orgão pagador é IPESP.
Após divorcio meu pai se casou novamente com uma pessoa em Comunhão Legal de bens e está pessoa recebe pensão dele? Existe uma filha menor, a pensão é da menina ou d amulher?
E minha mãe o valor deverá ser divido por minha mãe está recebendo apenas 23% como ela recebia antes nãoa lterou em nada.
O hollerith dela do mês passado veio como se estivesse dividido entre as duas assim Pagamento inicial e este mês veio menor. Obrigado Doutor aguardo resposta boa tarde
Irani Antunes
27/04/2011 12:51

Direitos

Por favor me ajude,meu sogro faleceu em Janeiro agora ,ele trabalhou a vida toda como gerente da Cx E Estadual,Ele tem direito ao fundo de pensão, quem são os beneficiarios,O seguro de vida ,quem tem direito,e a poupança para quem fica. No agd obgd.
Drª Mari
22/04/2011 16:04

RESPOSTAS

AS INFORMAÇÕES FORNECIDAS A SEGUIR SÃO EXEMPLIFICATIVAS, JÁ QUE NECESSITAM DA CONFIRMAÇÃO DE DOCUMENTOS E OUTROS SUBSTÂNCIAIS,PORTANTO, NÃO VINCULAM FORMAS DEFINITIVAS:
VALÉRIA - Todos os herdeiros tem acesso aos imoveis, salvo se houver determinação judicial contrária para a preservação dos bens, por exemplo, e neste caso configura invasão de domicilio; ou se um dos herdeiros more no imóvel pode vir a configurar invasão domiliar... "tudo depende da situação".
SUELY ELIZABETH - para a venda de um imóvel nessa circunstancia somente com autorização judicial dentro de um inventário, ou ao final deste. Contas também devem constar no inventário.... enfim.... entre em contato comigo ou outro advogado urgentemente!
HERCÍLIO FALCÃO - para saque de conta corrente deverá ter um alvara judicial, mas deve estar dentro de um inventário.
Atenciosamente,
Drª Mari - advogada
11 66479677
hercilio falcao
17/03/2011 05:24

saque

Gostaria de saber por gentileza como faço para sacar um dinheiro de conta corrente de minha mãe falecida a 1 ano sem abrir inventário.
suely elizabeth
16/03/2011 12:24

Inventario

Olá, sou herdeira junto com mais 3 irmãos, minha mãe faleceu a 5 anos, não foi feito inventario. Sempre morei com minha mãe, meus irmãos querem vender a casa mas não tem inventario. Dizem que vão fazer para vende-la. Minhas perguntas: 1º Posso impedir que avaliadores de imobiliaria entrem para avaliar sem estar inventariada, mesmo eu não querendo vender? - 2ª Eu tenho direito antes de vender, a compra da parte deles? - 3ª A venda da casa pode ser feita sem inventario?
No caso, eu quero comprar a parte deles, mas comprei uma moto para meu irmão em meu nome e ele não pagou, colocando meu nome no SPC, sendo que não posso fazer financiamento. Que atitude devo tomar, sendo que já pedi à ele para pagar e limpar meu nome? sem isso não poderei financiar, devo ir à juízo expondo este problema ao juiz e mostrando meu desejo na compra da casa?
Desde já agradeço e aguardo resposta cum urgência.
valeria
08/03/2011 11:53

herança

um herdeiro pode proibir outro de entrar na unica casa deixada de herança?Se ele vier a entrar no imóvel configura invasão de domicilio?
Roseli de Almeida
22/02/2011 13:22

Morei 20 anos e não sei se tenho direitos

Morei 20 anos com um senhor que morreu recentemente, não sei se tenho direitos na parte de uma casa que ele tinha!Falam que ele tem um filho, mas esse filho nunca apareceu? O que tenho que fazer?Essa casa é de 6 herdeiros, meu companheiro herdou uma parte e agora com sua morte eu herdo alguma coisa?Por favor me envie a resposta por e-mail
meu sogro comprou uma casa. la tinha terreno de sobra que desse mais uma pequena casinha pra mim. eu não o resitrei no meu nome mais vem iptu isento pro no nome do meu marido quero saber se consta na prefeitua que ele tem imovel resistrado no seu nome? e como sou casada com ele se tambem consta que eu tenho imovel resistrado no meu nome?
Patricia Weber
15/02/2011 11:08

Inventário, como proceder ?

Compramos um terreno no ano de 2007, de um senhor cuja esposa já havia falecido, até agora ele não deu entrada no inventário. Temos a escritra onde os herdeiros cedem este terreno para eu e meu esposo.Só que na escritura que temos em mãos não aparecem as assinaturas dos herdeiros, talvez ela esteja no cartório? Como devemos proceder em relação a este caso? o ex proprietário parece estar nos enrolando.
Desde já agradeço
Fabiane de Souza Carvalho Malagoli
28/01/2011 13:12

Duvidas sobre o inventário

Meu marido é filho único e seus pais foram casados em regime universal de bens, com a morte de seu pai em 2008 foi aberto um inventário pela minha sogra como inventariante, acompanho o inventario pela internet pois ela nao nos fala nada sobre ele e gostaria de saber se quando sai a expedição formal de partilha o inventario ja esta decidido, pois meu sogro deixou uma casa em um lote de esquina onde ele mesmo construiu um barracão para meu marido e um carro muito velho, o dinheiro do banco e a indenização da unimed pela morte minha sogra gastou tudo em benefício proprio,estamos esperando sair o inventario para podermos terminar o barracão e murar no meio poirs minha sogra não deixa fazer o muro pois alega que o lote é todo dela. Ao termino do inventário meu marido sera chamado para estar de acordo com a partilha ou teremos que aceitar o que vier?
joselita silva santana
28/01/2011 08:49

invetário

gostaria de saber qual e o valor de impostos que pagamos no valor de 100,000 a 120,ooo de herança
Lunalva
26/01/2011 16:10

inventário

Faz 45 dias que meu pai que ja era viuvo a 1 ano faleceu. não foi feito o inventário da minha mãe e minha irmã ta enrolando para dar entrada no inventario do meu pai agora,está com todos os documentos... somos 5 herdeiros e um dos herdeiros mora no imovel a mais de 20 anos diz que não sai do imovel podemos obriga-lo a pagar aluguel? a minha irmã pode não dar entrada nos papéis do inventário?que medidas tomar para garantir o prazo.
PAULO JOSE BOSCARO
17/12/2010 07:09

inventario com dividas superiores ao patrimonio

Como fica o valor da causa, se as dividas são maiores que os patrimonios? Como farei o plano de partilha, incluindo apenas os bens? como dar valor aos percentuais. obrigado.
LORHANNE
12/12/2010 17:55

n quero fazer o enventar

eu morro na casa da minha vo faz20 anos ela morreu faz 1 mes e meio ela tem 8 filhos 2 querem fazer enventario e os seis querem q eu fique morando na casa que seria por direto minha o q eu fasso qual solucao me daria
Tatiane
26/11/2010 10:08

Herança

Meu pai apesar de casado com comunhão parcial de bens, teve dois filhos fora do casamento. Ele faleceu ano passado, juntamente com meus avós maternos.Pergunto? os dois filhos bastardos dele, terão direito a herança dos meus avós maternos, ou sómente minha mãe?
Denisia Gomes
26/11/2010 06:15

Herança

Minha mãe faleceu,meu pai ja dividiu td em inventario,ficou com uma parte e a outra ficou para mim e 2 irmãos,sendo que esta outra parte de nos irmãos continua em conjunto,quero pedir a divisão,como devo proceder,desde ja agradecida!
mariangela silva
26/10/2010 06:45

casa com documento de procuração

há alguns anos meu pai vendeu uma casa por procuração.no documento constava o nome dele(titular) e o nome da minha mae que era sua companheira.o tipo de uniao era estável...minha mãe faleceu e agora o atual dono do imóvel me procurou pedindo os documentos dos filhos e o atestado de óbito para fazer uma nova procuração no nome dele alegando que irá fazer um inventário do imóvel e passará para o seu nome.o atestado de óbito da minha mãe foi preenchido errado.na parte que consta quem era o companheiro foi colocado o nome do seu ex marido...eu gostaria de saber porque o atual dono quer uma nova procuração se a casa está no nome do meu pai? e o que implica esse erro no atestado de óbito da minha mãe?
jo se roberto da cruz
12/09/2010 13:08

direito a bens

ola dr queria saber se minha irma por parte de mae tem direito ao inventario pois o pai delas morreu e meu pai casou casou com a mae delas filhos de meu pai com a mae delas tem somente eu e um outro irmao
carolyna alves
31/08/2010 17:31

comunhao de bens no inventario

minha mae herdou de minha avo junto com seus 4 irmaos uma casa q foi inventariada na epoca e repartida dentre os 5 irmaos... sendo q uma das minhas tias a mais velha ja casada em comunhoes de bens ficou viuva e anos depois descobriu que ele havia tido um filho fora do casamento e este assim o registrou,ou seja, todas as partes da casa foram compradas por minha mae menos a da minha tia mais velha e viuva... pois nao teria sido feito o inventario da parte do meu tio falecido e nem declarou-se a existencia desse filho. hoje minha tia mais velha faleceu estamos vendo as papeladas para dar entrada no inventario dela para seu filho dos bens q ela deixou inclusive esta casa no qual minha mae tem maior parte... o q fazer para minha mae legalizar esta casa e todos os inventarios?
grata!
Cristina
31/08/2010 17:18

Direitos

OLá! Minha mãe faleceu, deixando duas filhas, eu e uma irmã, somos maiores> Gostaria de saber se temos direito a receber seu FGTS , PLANO BLESSER,sendo que meu padrasto se responsabilizou de resolver estas questões.No inventário não foi incluido um imovel, deixado por ela, pois alegaram que só possui um comprovante de compra e venda, ou seja não tem escritura.Por favor esclareça minhas dúvidas, sou completamente leiga. Desde já agradeço.
Albanita D. R.
24/08/2010 10:12

inventário e penhora

Como devo proceder, eu e meu marido vendemos atraves de cessâo de direito um apto, 11 anos antes do seu falecimento, porém a pessoa não transferio para seu nome o imóvel, como ele tinha dívida com um banco, o mesmo pediu na justiça, abertura de inventário e penhora deste imóvel, o que devo fazer.
Bom dia,estou interessada em adquirir um terreno de herdeiros que faltam fazer 8 inventários.Todos são maiores será que é arriscado comprar este terreno nestas condiçôes?
a primeira mulher de meu pai faleceu ele viveu com minha mai depois abandonou minha mae quando eu nasci e foi viver com outra, nunca pagou pensao para mim com esta outra ele adotou uma menina pois ela nao podia ter filhos sei que ele tem muitos bem mas poe no nome de outros para nao me dar nada ele paga faculdade para ela que é adotiva e tem mais eda tudo para meu irmao do meio e para mim e os outros doi nao da nada,tem como eu entrar na justiça e pedir minha parte da herança mesmo ele estando vivo?
Renata
13/08/2010 16:16

Inventario

Boa Noite, o pai do meu noivo faleceu deixando um terreno, onde minha sogra reside, nesse terreno uma parte foi dada ao filho mais velho em vida, agora esse filho quer vender ao meu noivo essa parte, só que não foi feito inventario e ainda tem mais 3 irmãos que querem vender a outra parte em que a minha sogra reside para meu noivo o que é aconselhado nessa situação, comprar sem fazer o inventario? E o filho mais velho tem direito na outra parte onde minha sogra reside?
não tenho encontrado artigos sobre o inventário feito em cartória, q falam da atuação da defensoria, em caso de recusar do defensor!! gostaria de esclarecimentos!!

obrigada!!
vagna martins de assis
20/07/2010 10:52

inventário

olá boa tarde,meu avô já faleceu fas bastante tempo,no entanto gerou uma intriga entre irmâos,sendo 4 irmâos no total e um já falecido.meu avô deixou uma colonia e umacasa,sendo que meu pai desmanchou e construiu uma pra ele, ao lado da do meu tio,na qual hoje a mulher dele tomou todo o espaço do terreno,deixando o meu pai viver em um cubico.sem espaço pra nada.meu pai perderrar alguma coisa,masi do que ele já perdeu....pelo que eu invertiguei meu tio já deu entrdada no inventário dia 24 de maio de 2010...desde já agradeço espero ansiosa por uma resposta
Luciana D.A.
13/07/2010 19:45

Inventário e dívidas

Olá meu pai faleceu em Julho de 2009 e ainda não fizemos o inventário, os únicos bens dele são 1 carro que está pendente em um processo e 1 terreno bem pequeno que está a mais de 3 anos sem pagar IPTu.Gsotaria de saber se somos obrigados a fazer o inventárioe qual é o valor da multa ou mais ou menos o total de custas entre multas e advogado para o realizar todo processo de inventário ? O total de bens é mais ou menos 20.000,00
FRANCISCO CARLOS
10/07/2010 13:43

inventario 2010

quanto sera o inventario de uma casa que vale 50 mil reais
FRANCISCO CARLOS
10/07/2010 13:41

inventario 2010

BOA NOITE
Eu quero saber como é feita a partilha de uma casa. qual a porcentagem. Meu pai morreu a 10 anos e ficou minha mãe ,eu e 6 irmãs. quem é que paga o inventario,pois queremos vender a casa e repartir o dinheiro.
FRANCISCO CARLOS
10/07/2010 13:41

inventario 2010

BOA NOITE
Eu quero saber como é feita a partilha de uma casa. qual a porcentagem. Meu pai morreu a 10 anos e ficou minha mãe ,eu e 6 irmãs. quem é que paga o inventario,pois queremos vender a casa e repartir o dinheiro.
Debora
22/06/2010 10:59

Inventário após 8 anos de morte

Gostaria de saber qual será a dificuldade e os custos adicionais que teremos para efetuar o inventário de meu pai, morto desde 13-5-2002, herdeiras sou eu, minha irmã e minha mãe. Como devemos proceder?
Rosimeri
18/06/2010 06:43

Inventario

Meu avô faleceu há 30 anos, minha avó há 10 anos. Deixaram uma casa para 5 herdeiros. Um dos filhos, solteiro, de 80 anos mora na casa de frente e uma filha, viúva, de 72 anos, mora em uma 1/2 água nos fundos. Minha mãe, sendo uma das herdeiras, deseja morar na casa da frente, junto ao seu irmão. Sobre os outros 2 herdeiros, uma filha, casada, abre mão de sua parte para minha mãe, a outra, viúva, deseja vender parte dela para minha mãe. O problema é que não foi feito 2º inventário, quando do falecimento de minha avó. Como minha mãe que deseja morar, e os dois que lá residem não tem condições financeiras, ela terá de arcar com as custas do inventário, compra da parte da herdeira, etc. O custo é muito alto? tendo passado esse período de 10 anos sem inventário será cobrado uma multa? preciso mandar avaliar o imóvel para saber parte a pagar a herdeira que deseja vendê-la? o imóvel está em situação precária, e desejo avaliá-lo assim. No invetário atual, consta o terreno de 8 X 30 como uma coisa unica, não faz separação das casas. No IPTU sei que a casa de fundos consta valor venal R$ 6.600,00, a da frente não sei no momento, é relativamente grande, e bem antiga. Gostaria de uma estimativa. Dizem que lá vale mais pelo terreno, devido ao estado da casa, de forro, com rachadura, nível abaixo da rua. Mas para nós tem um valor afetivo muito grande, passamos nossas vidas ali.
lis
17/06/2010 04:58

herança

Meu avó já é falecido e deixou para minha vó duas casas, minha vó morava em uma das casas e minha tia foi morar na outra casa a uns 20 anos, agora minha vó faleceu. E minha tia diz que quer que esta casa fique para ela, alega que tem direito a usu-capião, é claro que se ela ficar sozinha com esta casa vai ficar com um valor maior do que o resto dos filhos que vai ter que dividir a outra casa (são dez filhos) ela fez apenas uma vez umas melhorias na casa. Minha pergunta é ela realmente tem direito na casa por morar a 20 anos no local? Quando meu avô morreu, o inventário foi feito, uma casa ficou para herdeiros e essa casa que ela mora ficou para minha avó, e agora que ela faleceu acredito que também passa para herdeiros. Alguém da familia disse que parece que esta casa não tem escritura não sei se é verdade, se for influi em algo para a partilha?
vera
31/05/2010 11:21

inventario

minha sogra morreu e deixou 3 filhos e marido so que o meu sogro so quer fazer inventario de uma apartamento mas ela tinha uma carro no qual colocou no nome do genro por não ter carta de habilitação, e tambem uma casa mas essa casa não escritura no contrato de compra e venda. ah tem como saber se ela deixou contas bancarias poia sumiu todos seu dinheiro e cartoes de bancos . sendo que ela tinha uma filha amigada e com 3 filhos que morrava com ela a 12 anos . qual a atitude que meu marido e sua outra irma devem fazer. meu marido tem 4 filhos e minha cuiada 2 filhas. obrigada
elizeth v rosa
27/05/2010 01:55

como vender um imovel q esta com dividas?

sou meeira de dois imoveis,o q moro e outro em salvador.o terreno de salvador esta cheio de divida de iptu e notificaçao da defesa civil.pois esta em ruinas.os herdeiros mora na italia e nao tem interesse pelo imovel ,na verdade a mae nao teve direito porque os bens foram adquiridos no convivio de 25 comigo .agora eles so querem me prejudicar.o que fazer preciso vender urgente o terreno ,corro o risco de o mesmo vir a ser leiloado.obrigada.
Juliana A M Catarina
22/05/2010 17:07

Herança no Regime Comunhão Parcial de Bens

Boa noite.Meu marido recebeu um bem de herança, gostaria de saber o que devemos fazer para que eu como esposa tenha direito no imóvel já qie estamos insvestindo neste imóvel.Meu regime de casamento é comunhão parcial de bens. Ainda não temos filhos.

claudineia de oliveira machado
17/05/2010 09:31

enventario

minha mae e viuva recebeu uma heranca do meu avo ela diz que os filhos nao tem direito esta certo e a parte do meu pai
Francisco Manoel
16/05/2010 06:49

HERANÇA

Boa dia. Meu pai faleceu há 11 onze anos(1999) e deixou uma herança(imóveis)cujo o inventário ficou 50% para minha mãe e os outros 50% entre filhos.
Tenho 2 filhos de um casamento anterior e hoje tenho um relacionamento com outro mulher que já dura 6 anos com registro em cartório - Companheira. No caso de uma separação essa companheira terá direito a essa herança que recebi de meu pai? E no caso de meu falecimento também terá direito?
Desde já agradeço as informações.Abs
marli
14/05/2010 14:25

inventario

minha sogra faleceu a um mes e ja estão correndo atraz do inventario.ela deixou só um terreno uma casa sem acabar e tem outra casa nos fundos do lote que é um dos nove filhos que mora la e foi ele que contruil. minha pergunta é a seguinte: tem uma lei que proteja ele pois querem tirar ele de la,eu dei a ideia de que ele compre a parte dos irmãos mas tem um que não vende pra ele.mas não é justo pois a casa foi ele que contruiu.tem lei que o proteja?
Guadalupe Veiga
13/05/2010 10:02

Inventário

Boa Tarde Dr. Rodrigo!
Como faço para ler suas respostas neste Fórum? O Senhor responde individualmente por email?
É que algumas perguntas aqui, são parecidas com as dúvidas que eu tenho!
Obrigada!
renata
05/05/2010 16:22

inventario

somos 04 herdeiros maiores , eu serei a inventariante tenho 02 irmas nao concordar com o inventario como fica o andamento do inventario ?aguardo resposta com urgencia
Paola
30/04/2010 08:42

inventario

Bom dia! Meu pai faleceu há 19 anos, não sou registrada no seu nome e sim em nome de outro, quero entrar com pedido de retificação de registro publico, para anular o nome do meu madrasto que há muito tempo perdi contato. E gostaria de que fosse colocado o nom e do meu pai verdadeiro, penso eu que eles ja fizeram inventario dos bens, tenho direito ainda aos bens deixados?Com base em qual artigo?
Obrigada
victor
29/04/2010 09:39

Duvidas sobre inventário

Olá,meu pai tem duas irmãs e tem uma herança para receber, só que uma das irmãs entrou na justiça para querer ficar com a casa, pois ela não tem onde morar.Gostaria de saber se meu pai vai perder o direito da herança e se tem alguma possibilidade dela ganhar o direito de ficar com a casa?
Obrigada!
Wagner Walter
22/04/2010 17:53

Inventario negativo

Pergunto se no caso do inventáro negativo precisa recilher o imposto de transmissão por morte, já que nada foi transmitido, e tem gerar guia, tem que ir na fazenda.
Obrigado.
Wagner
valéria
14/04/2010 06:12

Inventário após 08 anos da morte.

Gostaria de saber se posso fazer um inv. do imóvel de meu pai que faleceu há 08 anos, embora ja tenha o vendido com procuração, ou melhor fazer se for certo e confiável uma sessão de direitos para quem comprou.Obrigada!!!
mariaeunice da silva
26/03/2010 09:51

duvidas de inventário

Gostaria de saber se 1 dos herdeiros(filha)pode obrigar aos d+ herdeiroa a vender a herança para poder receber a parte q lhe cabe? a viuva(73 anos) 50% a cada filha 25%.Desde já muito obrigada
André Souza
21/03/2010 20:46

Inventario

Olá meu pai faleceu a 3 anos, mas minha mae esta esta viva graças a deus , todos filhos sao maiores , temos dois imoveis e estamos precisando vender um , gostaria de saber se minha mae pode vender um dos imoveis sem precisar fazer inventario , poi os filhos concordam com a venda desse imovel ?
alessandra pereira soares
03/03/2010 12:30

uma duvida

ola , tudo bem em 2006meu filho faleceu ,trabalho em uma mineradora em minas , no caso a empresa me deve algum beneficio, não olhei isto na epoca.
JUNIOR CESAR TELES
03/03/2010 08:40

INVENTARIO

MINHA MAE FALECEU EM DEZ/2009, E CONTANDO COMIGO SOMOS NO TOTAL 5 IRMAOS, SO QUE OFICIALMENTE MINHA MAE AINDA ERA CASADA COM O MARIDO DELA, QUE POR SINAL ABANDONOU O LAR HA MAIS DE DEZ ANOS, DANDO NOTICIAS APENAS ESPORADICAMENTES, ENFIM, A CASA QUE ESTA EM NOME DE MINHA MAE, A CASA PODE SER VENDIDA SEM AUTORIZAÇÃO DO MARIDO DELA, POIS MESMO Q TAMBEM ELE MORA NO RJ, E O CASO ACONTECE NO PARÁ!! QUAL ´PROOCEDIMENTO Q DEVE SER TOMADO??AGRADECO DESDE JA!!
Marcio Nascimento
18/02/2010 09:13

Sará que tenho algum direito

Boa tarde Doutor.moro e cuido a alguns anos de um casal de tios, semdo que ela que é minha tia. eles não tiverão filhos. dediquei-me a doença de meu tio até a sua morte a 4anos atrás. Hoje cuido dela que tem 71 anos. ele deixou bens que a familia dele e a minha tia dizem que não tenho direito,mais tudo bem. hoje tenho 37 anos não tenho ajuda da minha tia nem para comprar um barbeador e ela ainda diz que fiz tudo por interesse e não e verdade, aida sou humilhado por ela, que diz que tudo que ela tem e dos irmãos dela que nunca fizeram nada por ela. Dr penso em abandona-la, para viver a minha vida a qui não tenho direito de receber nem um telefonema vivo triste e sem rumo. não sei se uqero alguma coisa deles.Só quero ter coragem para abandonar tudo, por que estou ignorante no assunto e nunca tive nenhum interesse como ela diz.Dr tenho prova e testemunhas de tudo que escrevi,Vou embora em breve com a mão na frente e outra atrás porque confio em DEUS, mas quero que ela saiba que não sai sem saber se tenho algum direito nessa situação. MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO!
Silvio
14/02/2010 18:29

Inventario

Ola

Minha mae é viuva e eu sou herdeiro com mais 3 irmaos.
O inventario saiu dizendo que tenho 12,5% do imovel sobrado minha mae mora na parte de cima e em baixo esta alugado a um material de construção. A pergunta é eu tenho direito sobre uma porcentagem do aluguel? Se sim Quantos porcento.

Muito obrigado.
PATRICIA
11/02/2010 19:03

inventario

o pai do meu filho faleceu e seus bens foram vendidos sem meu consentimento qual providencia tomar?
Marcia S. dos Santos
10/02/2010 04:36

Venda

Bom dia doutor. Gostaria de saber se posso vender um lote q meu filho herdou do pai qdo faleceu. Eu era separada na época e o unico herdeiro é meu filho.pois bem ele deixou o lote, mas tbem a divida desse lote. Ele deu uma entrada e dividiu o restante. Já foi feito o inventário e eu gostaria de saber se posso vender. Obrigado.
RITA TEIXEIRA
07/02/2010 12:05

HERANÇA

OLÁ, DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO GOSTARIA DE SABER QUE PROCEDIMENTOS REALIZAR PARA NÃO PERDER A CASA EM QUE MORO COM MINHA FILHA DESDE DE SEMPRE, MEU PAI JÁ FALECEU DEIXANDO DE HERANÇÃ ESSA UNICA CASA,CUIDO DA MINHA MÃE DE 90 ANOS, POIS SOU A ÚNICA DOS 10 IRMÃOS QUE NÃO SE CASOU, MAS VIVO SOBRE A AMEAÇA QUE ASSIM QUE MINHA MÃE MORRER SEREI EXPULSA COM MINHA FILHA E VENDERAM A CASA, MAS NÃO TENHO PRA ONDE IR, O QUE DVO FAZER..POR FAVOR ME AJUDE ESTOU DESPERADA...MUITO OBRIGADA!!!
edina moreira dosantos
04/02/2010 16:35

inventario

Ólá, gostaria de saber o valor de um invetario pra um imovel no valr de 200.00 r$.estamo com um inventario já a 3 anos e nada de sair..pq demora tanto ?depende do advogado.. por favor prciso de ajuda..
obrigda
Andrea Souza
27/01/2010 12:14

Sobre direitos de filho nao reconhecido

Sou filha de um homem ja falicido e casado e que possui filhos deste casamento. Meu pai, nao pode me reconhecer na epoca que nasci pq a justica brasileira nao reconhecia filhos fora do casamento. Mas sempre tive atencao e presenca dele em minha vida. Quando estava com 26 anos meu pai faleceu e eu nao tive conhecimento de inventarios feito pela esposa dele e meus irmaos, frutos desta uniao. Nao posso afirmar, mas acredito que eles tenham vendido imoveis seu meu conhecimento. Sei que pai ainda tem um apartamento que mora a esposa dele. Eu tenho algum direito? Posso pedir na justica o nome dele, ja que meus irmaos e mesmo a esposa dele, me reconhecem como filha? Caso eles tenham vendido imoveis do meu pai eu tenho como recorrer e ter a minha parte de volta? E quanto ao apartamento que a esposa dele mora, depois que ela falecer eu tenho algum direito nele? Desde ja agredeco.
É o caso de uma cliente minha, ela mantinha união estável de 11 anos e seu companheiro faleceu. O único filho dele abriu inventário sem o conhecimento dela. Não foi feita a partilha ainda, nesse caso o que pode ser feito para que ela possa fazer parte do inventário e entrar na partilha dos bens? Obrigada
Ines Vidor
20/01/2010 15:57

Informação para inventário.

Meu esposo com quem vivia 25 anos faleceu, deixando filhos com 9 anos e 13 anos e dois de maiores de idade, gostaria que me ajudasse como colocar os bens para inventário, preciso saber se todos os bens de terras e maquinas financiados pelo falecido ainda com parcelas para pagar devem ser colocados no mesmo, e os que tem vendidos com contrato e o comprador pagando as parcela tem que declarar ou se os contratos assinados por ele será nulo com o felecimento.
obrigado.
Katia Almeida
15/01/2010 07:13

Falecimento de herdeiro com filho menor

Meu pai faleceu e demos entrada no inventario. Todos 3 irmãos e a viuva compareceram ao Cartório para assinatura dos autos. Como o registro era caro (e já tinha gasto com advogados) deixei para registra-lo mais tarde. Nesse período un dos filhos faleceu deixando esposa e 2 menores.
Posso registrar o inventario normalmente agora, visto que ele já se encontra pronto? Vai depender do Cartorio se aceita registrar ou não?
claudia lima
10/01/2010 12:11

herança e partilha

Dr. Meu pai faleceu e deixou uma casa a 10 anos atrás e até agora não fizeram o inventário, ele ja tinha 03 filhos do primeiro casamento e ja se possuia um inventario pois a primeira mulher dele faleceu e ele deixou os filahos como donos, ele casou-se novamente e teve mais uma filha que hoje é maior de idade, a viúva mora na casa, a casa na verdade são dois imóveis em um mesmo quintal, uma casa ela esta morando o outro imóvel esta alugado e a viúva recebe o aluguel, eu pergunto, a viúva pode continuar recebendo o aluguel e não precisa repartir com os demais herdeiros? Na morte da víúva qual a porcentagem que a filha dela irá receber na herança? E a viúva têm o direito de sair do imóvel e deixar alugado os dois imóveis? Ou seja, saindo do imóvel ela perde ou não os direitos sobre ele?
Att,
Claudia Lima
Cleber Nascimento
08/01/2010 10:06

COMO PROCEDER (INVENTÁRIO)

Dr.
Estou mandando esta mensagem porque gostaria de uma orientação da parte do senhor. Chamo-me Cleber e resido na cidade de Esteio, Rio Grande do Sul.
Trata-se do seguinte:
Minha mãe tomou a decisão, juntamente com os filhos (no caso, eu e meu irmão), de vender nossa casa, situada na baixada fluminense do Rio de Janeiro. A escritura do imóvel encontra-se no nome dela. Nosso pai faleceu há sete anos, e a casa foi comprada quando ambos já eram casados, e em regime de comunhão total de bens. Meu pai não nos deixou nenhum bem, ou melhor, o único bem que temos é esta casa, a qual está no nome de minha mãe.
Estamos confusos, porque não entendemos nada sobre o assunto. Há uma divergência muito grande, pois uns dizem que é necessário fazer o inventário, outros dizem que não, que só basta um documento assinado por mim e meu irmão, os únicos herdeiros, reconhecido em cartório, autorizando a venda da casa, para que futuramente não haja confusão caso um de nós mude de idéia, o que realmente tem sentido, pois se não há nada a ser inventariado, qual a razão para se fazer o inventário do meu pai? Podemos fazer um inventário do tipo Inventário no rito Administrativo?
Bem, gostaria de saber o que fazer, pois como somos totalmente leigos no assunto, tememos que se aproveitem dessa desinformação. Enfim, quero que seja algo legal, e que não nos traga problemas no futuro. Estamos querendo fazer o que nos foi sugerido por um advogado, amigo nosso, que nos indicou a fazer o tal documento entre mim e meu irmão autorizando a venda da casa. Acho que é mais simples e minha mãe tem pressa de vender o imóvel, e já nos disseram que um inventário demora para sair.
Bem, espero ter sido claro, e aguardo ansiosamente a resposta de sua pessoa.
jhulye
07/01/2010 16:20

Herança

Dr. gostaria de saber como devo prosseguir:
Minha tia , irmã de minha mãe faleceu e ela não tinha herdeiros. Porém possuia bens, como: duas casas, um Túmulo no cemiterio da cidade onde morava , dinheiro grande na poupança e conta corrente. Possuia tbém uma boa pensão pois meu tio pertencia a Academia militar das agulhas negras
cinco meses antes dela falecer , ela estava com 89 anos , fizeram uma procuração onde ela estava doando tdo com total poderes e inclusive na certidaõ de óbto não constou que ela deixou bens e nem herdeiros.
Não consigo dormir sossegada enquanto no dia seguinte de seu falecimento eu, ainda na casa dela chegou um homem dizendo procurador de me expulsou da casa e deixou minha mae sem nada apenas alguns móveis da casa que não valian nada!
Até hoje, eu fko a pensar qdo eu disse a ele que e ele me disse que a pensaõ dela ele estava a arrumar para uma pessoa carente...
pode isso acontecer e minha mae não receber nada?
como fazer ? Como proceder para averiguar tdo isso ? pois ela tinha uma vontade e deixou por escrito que uma das casas seria para uma instituição Salesiana e ele levaram tdo para os vicentinos enquanto o padre falou na misa de sétimo dia que os salesianos não queriam pois ela tinha familia.

me dê uma luz por favor gostaria de saber ainda que já faz tres anos e eu não durmo sossegada pois acho que foi induzida , a doença , a idade e etc

te agradeço e muito obrigada
jhulye




terezinha da silva rocha bazana
25/12/2009 11:14

inventário dúvidas como proceder?

Minha mãe morreu em setembro de 1993, o meu pai casou-se em outubro de 1994, não fez o inventário da minha mãe, já havia um imóvel dos dois. Em 1997, ele compra uma outra casa ( casou-se com a outra mulher com separações de bens), já fazer 22 dias que ele faleceu, deixou um carro no nome dele e sua esposa diz que a outra casa foi comprada no nome dela, deixou dinheiro aplicado e popança e uma conta corrente conjuta com ela. Como proceder para fazer o inventário, quais os nossos direitos ( tenho uma irmã), sua esposa não deu nenhum documento para nós e não chamou-nos para nada.
Enedina Silva
16/12/2009 13:17

Ref? Saque cotas PIS

Dr, gostaria de saber a possibilidade de como conseguir uma determinação judicial para sacar minhas cotas no PIS
Kelly
15/12/2009 17:23

Partilha

Meu pai faleceu em 30/09/2009, ele deixou um sobrado que tem o valor venal de 175 mil, são 4 filhas e minha madrastra, pois minha mãe é falecida, eu e mais uma irmã queremos vender a nossa parte para as outras herdeiras ou exigir vender a casa e cada um fica com sua parte, podemos fazer isso? tem um tempo pra isso? o que faço? minha madrasta quer que eu abra mão de tudo eu já abri mão de pequenas coisas, mas não abro mão de mais nada, quero resolver isso o mais rápido possivel.
Grata.
Alessandra Cardoso dos Santos
03/12/2009 03:21

a questao da pessoa quando morra juntos e nao e ca

Morro com um Homem de 45 anos, a sete anos e ele tem tres filhos com a ex mulher dele, sao divorciados e tudo que ele tem e ta no nome do pai delee o pai dele e contra nosso relacionamento,gostaria de saber se eu e ele separar ou ele morrer quais sao os meus direitos, eu nao tenho nada em meu nome tinha uma casa ele vendeu e comprou um carro, e este esta no nome dele.muito graça estou precisando desta resposta o mais breve possivel.
nilza
13/11/2009 07:07

partilha

meus faleceram, minha mãe a 5anso e meio. somos sete filhos 6 homens só eu de mulher. eu e meu irmão caçula moramos no único imovel deixado pelo nossos pais. os outros se reuniram sem nosso conhecimento e fizeram o inventário, ao descobrirmos nomeamos um advogado. a partilha foi feita, pouco depois um dos meus irmão comprou a parte dos outros 3 irmãos sem nosso conhecimento também. e agora quer que eu e meu irmão saiamos do imovel alegando que ele tem a maior parte. eu e meu irmão mais velho doamos nossa parte pro caçila era um desejo de minha mãe, como moro com ele, não vi problema nisso. foi feito essa doação em catorio, tudo como manda a lei. só que quermos comprar a parte desse irmão e ele se recusa. o que devemos fazer, meu irmão caçula não esta sentindo firmeza no advogado, apesar que eu confio nele plenamente. mas estamos sem saber o que fazer. temos o dinheiro já fizemos a oferta e ele se nega vender. estou doente com problemas de coração e eu e meu irmão fomos os unicos que ficamos com nossos pais até a morte, até mesmo com despesas sem ajuda dos outros.por isso nunca tivemos condição de sair de perto deles nem comprar nada pra nós, pois nunca pensamos que os outros queriam fazer o que fizeram. como agir agora, o que é um acordo extrajudicial? me ajude por favor pois já estou ficando desesperada, com medo do meu irmão fazer uma besteira maior.
Maria Alice
07/11/2009 11:52

Direito a Habitação


Minha mãe faleceu e deixou 1 casa para ser dididida entre 6 irmãos.Há 20 anos moro nessa casa juntamente com meu filho menor. Não tenho renda nenhuma pois tenho transtorno de pânico.
Há alguma lei que me ampare e deixe eu morar na casa antes de ser feito o inventário dela?
Minha mãe fechou 1 quarto dessa casa que está alugada por 170 reais, tenho que dividir esse aluguel com meus irmãos?
sandra
05/11/2009 02:38

inventário e direitos

Bom dia! Meus pais possuem vários imóveis, mas minha mãe morreu a 1 ano, eles eram casado em regime de comunhão universal de bens, mas meu pai tem 01 filho fora do casamento, Agora com a morte de minha mãe ele resolveu ir morar na casa onde morava com a minha mãe e comigo, e me pediu para sair e morar em outro imóvel, Ele nao quis fazer inventário dos bens, deixando eu e minha irmã q já somos maiores sem ter poder de escolha. Gostaria de saber se ele pode fazer isso, pedir p sairmos p ele ir morar com a amante, q no caso é mãe do filho dele.
Liian Cristiane Gualberto
19/10/2009 17:14

Inventário / Descentes / Direitos

Boa Noite.Meu avô possui um lote em seu nome,área esta que ele dividiu e deixou meu pai contruir a mais ou menos 35 anos atrás, o local que hoje é a nossa casa. Neste período a parte que restou do lote meus avós contruiram uma casa e um otro tio meu construi uma terceira casa nos fundos.Hoje tanto meu avó quanto a minha avó faleceram e não deixaram nada em testamento tendo eles deixado um total de 9 filhos/herdeiros (descendentes). Pergunta-se, o valor que foi investido para a construção da casa do meu pai e do meu tio separadamente(o valor do imóvel construído por eles)fará parte da partilha ao fazer se fazer o levanamento do valor dos bens deixados? No caso meu pai e meu tio que moram no local a mais de 20 anos tem alguma vantagem ou forma de garantir a propriedade legalmente falando da área ocupada por cada um deles (usucapião por exemplo)? Gostaria de regularizar esta situação pois o evento está gerando muitos conflitos na minha família e prejudicando particularmene muito o meu pai, uma vez tendo comigo as respostas acredito que saberei pelo menos por onde começar, enfim me direcionar para iniciar o demorado e burcrático pocesso para dar fim a esta situação. Desde já agradeço.
karen d.
05/10/2009 20:52

pensão após morte (duvidas)

Olá agradeço desde já!
bom,o pai do meu filho morreu derrepente de miningite mas trabalhava registrado a 3 anos, mas parece q morreu com um emprestimo no banco. meu flho tem 9 anos, é o tempo inclusive q estavamos separados,meu filho é pensionista da empresa aonde ele trabalha,como não mantinha contato c a familia dele em particular, eles por não saberem o nome de meu filho colocaram na declaraçao de obito quase parecido, gostaria de saber quais sao os reais diretos q meu filho tem a receber sendo pensionista da empresae registrado por ele ,quais beneficios, inclusive parece até q tem um seguro,quais as devidas medidas e procedimentos preciso tomar para estar dando entrada nos beneficios para meu filho? urgente obrigado.. kd
karen d.
05/10/2009 20:52

pensão após morte (duvidas)

Olá agradeço desde já!
bom,o pai do meu filho morreu derrepente de miningite mas trabalhava registrado a 3 anos, mas parece q morreu com um emprestimo no banco. meu flho tem 9 anos, é o tempo inclusive q estavamos separados,meu filho é pensionista da empresa aonde ele trabalha,como não mantinha contato c a familia dele em particular, eles por não saberem o nome de meu filho colocaram na declaraçao de obito quase parecido, gostaria de saber quais sao os reais diretos q meu filho tem a receber sendo pensionista da empresae registrado por ele ,quais beneficios, inclusive parece até q tem um seguro,quais as devidas medidas e procedimentos preciso tomar para estar dando entrada nos beneficios para meu filho? urgente obrigado.. kd
karen d.
05/10/2009 20:48

pensão após morte (duvidas)

Olá agradeço desde já!
bom,o pai do meu filho morreu derrepente de miningite mas trabalhava registrado a 3 anos, mas parece q morreu com um emprestimo no banco. meu flho tem 9 anos, é o tempo inclusive q estavamos separados,meu filho é pensionista da empresa aonde ele trabalha,como não mantinha contato c a familia dele em particular, eles por não saberem o nome de meu filho colocaram na declaraçao de obito quase parecido, gostaria de saber quais sao os reais diretos q meu filho tem a receber sendo pensionista da empresae registrado por ele ,quais beneficios, inclusive parece até q tem um seguro,quais as devidas medidas e procedimentos preciso tomar para estar dando entrada nos beneficios para meu filho? urgente obrigado.. kd
karen d.
05/10/2009 20:48

pensão após morte (duvidas)

Olá agradeço desde já!
bom,o pai do meu filho morreu derrepente de miningite mas trabalhava registrado a 3 anos, mas parece q morreu com um emprestimo no banco. meu flho tem 9 anos, é o tempo inclusive q estavamos separados,meu filho é pensionista da empresa aonde ele trabalha,como não mantinha contato c a familia dele em particular, eles por não saberem o nome de meu filho colocaram na declaraçao de obito quase parecido, gostaria de saber quais sao os reais diretos q meu filho tem a receber sendo pensionista da empresae registrado por ele ,quais beneficios, inclusive parece até q tem um seguro,quais as devidas medidas e procedimentos preciso tomar para estar dando entrada nos beneficios para meu filho? urgente obrigado.. kd
karen d.
05/10/2009 20:46

pensão após morte (duvidas)

Olá agradeço desde já!
bom,o pai do meu filho morreu derrepente de miningite mas trabalhava registrado a 3 anos, mas parece q morreu com um emprestimo no banco. meu flho tem 9 anos, é o tempo inclusive q estavamos separados,meu filho é pensionista da empresa aonde ele trabalha,como não mantinha contato c a familia dele em particular, eles por não saberem o nome de meu filho colocaram na declaraçao de obito quase parecido, gostaria de saber quais sao os reais diretos q meu filho tem a receber sendo pensionista da empresae registrado por ele ,quais beneficios, inclusive parece até q tem um seguro,quais as devidas medidas e procedimentos preciso tomar para estar dando entrada nos beneficios para meu filho? urgente obrigado.. kd
karen d.
05/10/2009 20:43

pensão após morte (duvidas)

Olá agradeço desde já!
bom,o pai do meu filho morreu derrepente de miningite mas trabalhava registrado a 3 anos, mas parece q morreu com um emprestimo no banco. meu flho tem 9 anos, é o tempo inclusive q estavamos separados,meu filho é pensionista da empresa aonde ele trabalha,como não mantinha contato c a familia dele em particular, eles por não saberem o nome de meu filho colocaram na declaraçao de obito quase parecido, gostaria de saber quais sao os reais diretos q meu filho tem a receber sendo pensionista da empresae registrado por ele ,quais beneficios, inclusive parece até q tem um seguro,quais as devidas medidas e procedimentos preciso tomar para estar dando entrada nos beneficios para meu filho? urgente obrigado.. kd
karen d.
05/10/2009 20:37

pensão após morte (duvidas)

Olá agradeço desde já!
bom,o pai do meu filho morreu derrepente de miningite mas trabalhava registrado a 3 anos, mas parece q morreu com um emprestimo no banco. meu flho tem 9 anos, é o tempo inclusive q estavamos separados,meu filho é pensionista da empresa aonde ele trabalha,como não mantinha contato c a familia dele em particular, eles por não saberem o nome de meu filho colocaram na declaraçao de obito quase parecido, gostaria de saber quais sao os reais diretos q meu filho tem a receber sendo pensionista da empresae registrado por ele ,quais beneficios, inclusive parece até q tem um seguro,quais as devidas medidas e procedimentos preciso tomar para estar dando entrada nos beneficios para meu filho? urgente obrigado.. kd
cibele carla cavalcanti de souza
01/10/2009 16:03

inventário

moro na casa que tem vários herdeiros e precisa ser feito 3 inventários,da esposa falecida do primeiro casamento de meu pai há mais de 30 anos,da minha mãe segunda esposa de meu pai falecida em 1998 e de meu pai falecido em 2004,tenho interesse de comprar tudo e ficar com 2 alugueis que meu pai deixou as meus cuidados mas tive que passar para 1 dos herdeiros por não ter dinheiro para fazer a partilha,no terreno fora as 2 casas de aluguel tem 4 casas,eu moro na principal e tem mais tres irmãs que moram nelas meu interesse é só pegar as de aluguel de volta e não dever os herdeiros que não usufruem do terreno,gostaria quanto vou gastar em tudo sendo que o corretor que avaliou disse valer no máximo 75 mil fora os custos com inventário e gostaria de saber também se a caixa economica me empresta esse dinheiro,por favor me mandem uma resposta,obrigado
alex silva
29/09/2009 10:53

inventário

Boa tarde!Meus avós paternos faleceram, um no ano de 2003 e o outro no ano de 2004.Meu pai é filho único,e eu também sou filho único e maior de idade, não foi feito até hoje, o inventário de um imóvel no valor aproximado de R$100.000,00, deixado pelo meu avô. Gostaria de saber o que devo fazer para regularizar, essa situação; se posso dar entrada direto no cartório, se vou pagar alguma multa se tiver que pagar qual valor e se tem como eu agir pelo MP? Desde já agradeço, espero pela resposta, obrigado.
Joannes Maykel
24/09/2009 19:08

Recusa de Recebimento do inventário

Tenho um cliente que tem um inventário e gostaria de saber se a mãe pode abdicar do direito de participação do inventário por gentileza enviar uma msg par ao meu celular 66-81159006. e logo depois irei retornar
Silas Sisenando da Silva
17/09/2009 11:55

comprar as partes dos herdeiros

Temos uma casa que eram de meus pais,,, somos em 6 irmãos comigo, todos vivos. eu retendo comprar as partes, todos concordam.. Posso comprar as partes mediante um recibo simples, e depois recorrer para dar prossegumento no inventário? Eu em posse do recibo, isso me dá o direito integral no imóvel?

abraços
Virgínia Maria
15/09/2009 09:54

Abrir mão de minha parte na casa!

Boa tarde! Gostaria de saber se tem como eu abrir mão de minha parte na casa deixada por meu pai. Meu pai morreu em 2002, logo após fizemos o inventário da casa e ficou estabelecida a parte que cabia a cada um dos filhos (5) na parte do meu pai nessa casa. Minha mãe ainda é viva. Pretendo abrir mão da minha parte para meu irmão e preciso saber como fazer isso legalmente. agradecida e um abraço,
Virgínia Maria
Mônia Maciel Martins
09/09/2009 09:56

por favor auxilie-me

Por favor gostaria de saber se meu avô já com 87 anos poderá vender ou doar sem a assinatura de seus filhos alguma coisa quando sair o inventário do qual ele se nomeou o inventariante já há 9 anos e vem o dilacerando, e se a mulher que mora com ele desde então, não sei sob qual situação conjugal se tem algum direito sendo a mesma uns 33 anos mais nova do que ele. E se ele pôde casar-se legalmente com a mesma dentro do inventário. A mulher dele com a família dela estão a desfrutar de nosso inventário, enquanto que nós não podemos nem chegar perto uma vez que ele nos ameaça a própria vida.
Quê poderia ser feito?
Desde já agradeço.
Aguardo anciosa pela sua ajuda.
sonia
08/09/2009 17:06

herança

se meus pais ja d idade passarem em vida a casa para o seu neto que mora com eles e sempre os ajuda quando eles precisam, tem como os outros herdeiros entrar n justiça para querer parte deles depois q eles morrerem, se poder me ajudar respondendom desde ja agradeço obrigada
sonia
08/09/2009 17:06

herança

se meus pais ja d idade passarem em vida a casa para o seu neto que mora com eles e sempre os ajuda quando eles precisam, tem como os outros herdeiros entrar n justiça para querer parte deles depois q eles morrerem, se poder me ajudar respondendom desde ja agradeço obrigada
coraci
26/08/2009 06:54

como fazer

arlindo passou 76.000p jurandir q emprestou p Dªjascira isso desde 2005 como fazemos p resceder c juros tudo desde da epoca sei q jurandir pegou10.000 ficou66.000 q providencia deve tomar os filhos lu e gi
Alessandra
24/08/2009 11:34

inventário

Boa tarde,
Gostaria de saber se é necessario a abrertura de inventário no caso aseguir.
Meu pai faleceu era casado c/ comunhão de bens com minha mãe há mais de 39 anos, deixou 3 filhos maiores de 21 anos, sendo 2 universitarios e 1 casado. Minha mãe quer vender uma das casas que foi construída durante a união minha pergunta é a seguinte. Seria necessario a abertura de inventario? Visto que os filhos não querem sua parte de direito. Qual seria o passo p/ proceder esta venda?
pamela silvera
20/08/2009 12:29

bens

gostaria de saber a que direitos estou assegurada,moro com um homen de 67 anos em perfeita saude estamos juntos a 3 anos mas morando juntos faz pouco ele possui bens no nome dele.ele tem 3 filhos,qual minha situação????
suelena silva
18/08/2009 06:16

inventário

O que devo fazer para comprar um imóvel no começo do inventário...obrigada
luiza cavalcanti
26/07/2009 19:48

herança

Moro neste imóvel desde 1996,em março deste ano meu tio faleceu,e alem deste tem no mesmo prédio outro imovel,minha mãe c/ 86 anos e a herdeira viva,solteira c/ 4 filhos,eu sou uma filha dela q tomou conta do irmão dele enquanto vivo até sua morte.Os outros irmãos tem imóveis em seus nomes,eu ñ tenho pq de boca meu tio falou p/ eu vender o q eu tinha, e falou q euñ estaria na rua quando ele morresse.Tô sabemdo q meu irmão ja arrajou uma advogada,e ja abriu o inventário.Eu tenho tdos os documentos dele,mais ainda ñ fui procurada por ninguem a esse respeito.Tô sabendo q minha mãe quer vender tdo e dividir p/ 5,e eu? sem emprego,c/ uma filha de 13 anos,outra de 22.Eu posso entrar c/ Usucpião urbano?,o q eu tenho direito a esse apto,já q a herança é dela.Aluguei o outro e pago meu condomínio c/ essa renda q é a única q tenho.p/ gentileza,ela pode pedir q eu saia do apto?tô sem noção,depressiva doente,pq meu tio pensava q quando morresse ninguem me tiraria daquí.Muito grata,abraços.
Célia
23/07/2009 14:16

Inventário

Meu pai falaeceu em 10/07/09 e ele morava com minha mãe somos em 3 filhos maiores e casados. O imovel dele vale R$ 100.000,00 + 1 carro de R$ 6.000,00 e deixou divididas de cartões de crédito e emprestimos num total de aprox R$ 20.000,00, para fazer o inventario estas dividas tem que ser quitadas? como funciona?
rejana
21/07/2009 18:53

herança

Meu avô já viúvo faleceu em 2005. Deixou 3 filhos, herdeiros necesários, sem testamento.
Em 2008 um dos filhos faleceu e o processo de inventário ainda não havia terminado, esse filho é casado pela comunhão universal de bens, e deixou 3 filhos.
Como fica a partilha ?
Os netos são os sucessores do avô por linha reta de acordo com a lei, a nora tem direito a herança mesmo sendo viúva do herdeiro necessário, e este se quer recebeu a herança?
O advogado responsável pelo inventário , omitiu o falecimento de um dos filhos . O formal de partilha foi feito em nome do filho morto, como posso retirar do banco a quntia respectiva ao quinhão desse filho?
vanessa martins
15/07/2009 12:32

inventario

gostaria de saber meu vô é falecido a 2 anos,antes dele falecer vendeu uma chacara e pela venda recebeu um pouco em dinheiro e 2 galerias mas isso é dividido entre 4 irmãos,mas passado já dois anos veio uma carta da prefeitura dizendo para meu vô compacer lá para acertar os impostos da salas comerciais queria saber como o iptu veio a ele para ele pagar se ele tem direito nas galerias agora minha vó é obrigada a pagar uma coisa que ela não usa...lá na prefeitura diserão que ela que tem que pagar como faço para saber isso
a e outra as salas estão alugadas e quem recebe esse dinheiro é minha tia irmã do meu vô,minha vó nunca recebeu nada de dinheiro desses alugueis..bjus
sonally soares de lucena mendes.
08/07/2009 05:35

assinei bens para meu irmão mas posso requerer ?

minha mae faleceu, e deixou uma herança grande em nome dela, mas que na verdade não é dela o filho dela é quem colocou no nome da mae para ninguém ter direito, e uso fruto para ele, mas como ela faleceu todos os filhos concordarem em assinar menos eu, mas assinei e sou maior de idade eu quero a parte dos meus bens de volta posso requerer eles?? são 5 irmãos no total mas so eu e outra irmã minha é que queremos o resto não quer se meter com justiça mas so nos 02 poderiamos ganhar a causa??


muito obrigado.
Patrícia Camargo
01/07/2009 19:48

Inventário

Meus avós faleceram e deixaram uma casa para os 6 filhos, mas 2 herdeiras moram na casa, foi dado entrada na defensoria pública mas uma delas não quiz assinar o inventário e ainda deixou minha irmã entrar para morar sem autorização das outras herdeiras que em seguida a mesma colocou a herdeira mais nova para fora, ela diz que não vai sair pq mora na casa há anos, ela tem esse direito? E as outras herdeiras como ficam? Fazem 4 anos que o último dono da casa faleceu (mãe) das herdeiras, as outras 5 querem inventariar e vender o imóvel, esta além de usufluir da casa, não paga aluguel e não quer assinar o inventário. É direito de todas a herança?
Grata

Patrícia Camargo
Helena Baptista
12/06/2009 00:23

Inventario

Bom Dia!
Minha mãe tem uma casa que era a metade dela e de minha tia, a casa era registrada no nome do meu pai e do meu tio, os dois já faleceram e agora minha tia também faleceu.
Minha mãe está viva e os filhos de minha tia deram inicio ao inventario, eles sao 5 herdeiros + os 5 filhos de uma outra herdeira que faleceu.
Quem mora na casa é minha irmã a 45 anos e paga os impostos e minha filha que também mora lá 27anos.
Os herdeiros por parte de minha mãe sou eu e minha irmã meu irmao é falecido.
Podem dar inicio a um inventário se minha mãe está viva?
E na dvisao da casa metade da casa é dos 10 herdeiros de minha tia e a outra metade é minha e de minha irmã, pode ser vendida a casa e quem fica com a maior parte?
Eu sou nao moro no Brasil sou naturalizada alema isso muda alguma coisa?
Muito obrigada .
Márcio Ferreira Nonato
29/05/2009 07:01

Iventário

Olá, bom dia. Minha mãe faleceu dia 12/05/2009,já viúva comprou uma casa, nós sómos 9 filhos, sendo dois solteiros e 7 casados. Gostaria de saber qual o prazo para entrar com o inventário, tenho um cunhado que quer a parte dele e o restante do irmãos querem que a minha irmã mais velha fica na casa, ela é que morava e cuidava da minha mãe. Como pode ser feito o inventário?como eu posso liquidar a parte que tocaria a minha irmã e meu cunhado?qual seria a forma menos onerosa de tributo que eu poderia fazer para movimentar o inventário? Tenho um pensamento, que seria todos renunciarem menos a minha irmã mais velha, pagaria a cota parte a minha irmã que "renunciou", pediria a minha irmã que ficou com o imóvel 100% que fizesse um testamento contemplando o restante. Seria este o melhor caminho? Grato Márcio Ferraric
angela meire alves teixeira
20/05/2009 20:31

HERANÇA DE DIVIDA DE FINANCIAMENTO DE VEICULO

MEU PAI FALECEU DIA 02/05/2009,POREM EFETUOU A COMPRA DE UM CARRO DIA 26/04.MORREU DE CAUSA NATURAL,AINDA NAO EFETUAMOS O PGTO DA PRIMEIRA PARCELA DO CARRO,GOSTARIA DE SABER SE NÓS FILHOS HERDAMOS ESSA DIVIDA.
ATENCIOSAMENTE

ANGELA TEIXEIRA
ROGERIO DIOGO DOS SANTOS
20/05/2009 11:57

038149750833

morreram meu sogro e minha sogra e ficou o fgts para serem retirado eu tenho direito
Fernando Amorim Araujo
18/05/2009 11:02

Inventario para vender imovel

Boa tarde Doutor, ocorre que minha mae viuva tenciona vender 1 casa, sendo este o unico imovel da familia.Somos 10 irmãos vivos todos capazes e 1 falecido (que deixou 1 herdeiro de menor). Como devemos proceder para efetuar a venda da casa. Obrigado, aguardo reposta.
Beatriz Guimarães
15/05/2009 15:37

Inventário

Gostaria de saber se terei direito a casa que minha sogra deixou. Sou casada com comunhão universal de bens . E gostaria de abrir mão da minha parte e do meu marido para uma cunhada. Mas tenho 2 filhos.
Sei se fosse casada com comunhão parcial de bens não teria direito.
Grata.
miriam dos santos
15/05/2009 07:30

praza para abrir inventario

minha mae morreu dia 23/04/2009 ate que dia tenho que abrir o inventario para nao pagar multa. obrigado
edna martini
12/05/2009 19:47

inventário

Somos 5 irmãos,pais falecidos, resolvemos fazer o inventário e vender a casa dos pais, porém, uma irmã não quer assinar a procuração, pois mora na casa. O que podemos fazer?`Podemos tocar o inventário sem assinatura dela?
liozete da silva santos
28/04/2009 16:23

respostas

gostaria muito de ver as respostas das perguntas acima, pois seria de grande valia e esclarecimento a muita gente. obrigada. liozete,
osmar rodrigues
28/04/2009 07:54

saque do fgts e pis

bom dia ! meu cunhado faleceu e nao deixou bens. é possivel o saque destes beneficios pela minha sogra que tem 80 anos?como deve -se proceder neste caso.obrigado
JUNIOR LOPES
26/04/2009 06:50

QUAM TEM DIREITO

MEU PAI TEM UMA FILHA FORA DO CASAMENTO, E EU QUERIA SABER SE A FILHA DELE PODE REQUERER A PARTE DELA NA CASA ONDE MORAMOS,POIS MORAMOS NESSA CASA A MAIS DE 30 ANOS. SE ELE TIVER DIREITO NA CASA, COMO DEVEMOS PROCEDRE PARA IMPEDIR QUE ELA REQUEIRA A PARTE DELA NA CASA?

UMA OUTRA PERGUNTA É: MEU PAI GANHO UM DINHEIRO É COMPRO UMA OUTRA CASA E COLOCOU NO NOME DA MINHA IRMÃ. A FILHA DELE TEM DIREITO NESSA CASA?


DESDE JÁ MUTO OBRIGADO.
Nadir Campos
25/04/2009 14:55

Inventário

Minha mãe faleceu há 5 anos e deixou uma casa. Foi dado inicio ao arrolamento e meu pai foi o inventariante. Só que o praocesso está parado, sem conclusão. Agora meu pai está doente, com mal de alzheimer.Como deverá ser concluído esse inventario?
helena
17/04/2009 05:47

herança

olá bom dia meu pai faleceu e deixou uma casa a esposa dele não e nossa mãe deixou também quatro filhos quero saber se temos direitos na casa e se ela não quiser vender a casa que providenças devemos tomar e meu pai era aposentado temos algun outro direitos
helena
17/04/2009 05:21

herança

Minha vó morreu e deixou uma casa de herança para os cinco filhos, que não venderam o imóvel, , um anos depois uma das filhas faleceu, os filhos da falecida deixou quatro filhos maior de idade e normal. Pergunto, o filho da falecida tem direito a herança deixada por minha vó?

tatiana
16/04/2009 16:07

herança

meu faleceu em 27/11/2008, possuia bens imóveis mas nada registrado oficialmente, uma casa com contrato de compra e venda do terreno,avaliada em uns 90.000, 1 chacara que por estar irregular quando ele comprou tbem possuia um contrato de compra no nome dele, outra casa herança de minha mãe, ele comprou a parte que cabia a meus tios, e ficou sendo dono junto com a minha mãe em contrato firmado em cartório tbem no me dele e da minha mãe, a casa ainda se encontra no nome da minha vó,o carro estava no nome dele, o meu carro finaciado no nome dele mas quem pagava sempre fui eu e meu marido, ele só nos emprestou o nome, gostariamos de
transferir a divida pra o nosso nome ainda faltam 30 parcelAS DESSE CARRO E TEMEMOS PORQUE ELE SUPOSTAMENTE DEIXOU UMA AMANTE GRÁVIDA,ERA CASADO COM MINHAMÃE EM REGIME DE COMUNHÃO PARCIAL DE BSN POR 30 ANOS, SENDO ELA OFICIALMENTE HERDEIRA, COMO PODEMOS NOS PROTEGER, PROTEGER NOSSO PATRIMONIO , É POSSIVEL EU TRANSFERIR A DIVIDA DO FALECIDO DESSE CARRO PARA EU E MEU MARIDO.
Nick
15/04/2009 14:15

Inventario

Ola!
Meu pai faleceu ha 2 anos e estamos querendo dar entrada no inventario. Sou maior e tenho um irmao tambem maior. Meu pai era separado da minha mae e o imovel estava no nome dele, no documento da separacao eles (era comunhao de bens) abrem mao do imovel para nos, os filhos. Porem, ele nao fez o registro oficial no nosso nome em vida. Queria saber como faco para passar para meu nome e do meu irmao. Gostaria de saber se ha um meio rapido de fazer isso, pois desejo vender o bem o mais rapido possivel. Ou se posso vender depois de apenas ter iniciado o processo.
Como ja passamos do prazo de dar entrada sem multa, queria saber em torno de quanto ficaria para um imovel no valor aproximado de 600 mil.
FABIANE ANGELA RAMOS
15/04/2009 11:04

herança

estou querendo uma informação,minha mãe morreu já fais quaze 10 anos e nada resolvido,um dos meus irmãos com uma de minha irmã,que já faleceu,mim falarao que fizerão o envetário,mais nunca mim comunicou nada,mais meu irmão mais velho veio de mato grosso pra tá rezolvendo e até aí não estou sabendo o que vai ser feito,estamos querendo vender,estou prelcopada se meus irmão podem vender a casa e não mim cominicar,esta casa esta alugada para prefeitura ate então este aluguel não é dividido comigo,sempre falão que lunca sai na data certa,enquanto isto fico sem saber o faço,si poder mim ajuda,ficarei muito grata por sua informação.
kassia acras
07/04/2009 09:20

herança

Boa tarde,

Meus pais foram casado com separação obrigatoria de bens, minha mãe faleceu, nós filhos temos direito a herança?
Meu pai falou que não temos direito, só que o imóvel foi adquirido pelos dois, ele naõ recebeu isso como herança, agora ele casou com uma outra pessoa e está pensando em verder esse imóvel, ele pode fazer isso sem a assinatura dos filhos?temos direitos de impedir a venda dessa casa?Ele tem 78 anos é verdade que o regime de casamento para pessoas acima de 60 anos é o de separação obrigatoria de bens?
fico no aguardo de uma resposta.

Obrigada, Kássia
Márcia
01/04/2009 20:55

Inventário

Boa Noite.
Minha vó faleceu em outubro de 2008, ela deixou três filhos. Ela possuia uma casa no valor aproximadamente de r$50000,00. Meu pai, um dos seus filhos, sempre viveu com ela.
Os otros dois filhos nunca vieram visitá-la, nem na doença da minha vó, eles vieram ve-la. Agora, eles dizem que tem direito a 1/3 da parte. Tem como meu pai provar que ele foi quem cuidou da minha?
Meu pai, minha mãe e meus irmãos moram na casa e não querem vendê-la.
Como proceder? Quais as chances dos irmão do meu pai term uma pequena porcentagem na partilha.
Posso entrar com documentos que comkprovem todo o custo durante a vida da minha vó e os cuidados que ela teve e eles não colaboram com nada?
Marcia Rodrigues
01/04/2009 09:10

Herança

Filho que morre antes dos pais, seus filhos tem direito a herança deixada pelos avós?
kelly silva
30/03/2009 08:37

abdicar de bens do falecido

Gostaria de saber como proceder, já que quero abrir mão de um apartamento para o meu irmão, que esta no inventario de minha mãe não tenho interesse no imovel, o que preciso fazer???????obrigado
Silvia Gomes
27/03/2009 11:00

inventario

Boa tarde,estou inventariando uma casa de meus avós falecidos em 2000 e outro em 2003, considerados isento o ITCMD,más como tenho um tio falecido antes dos meus avós que deisxou herdeiros foi nos pedido agora o pagamento referente aos seus filhos que são herdeiros ITCMD relativo ao meu tio, e após isso feito meu advogado disse haver necessidade de tirar cópias do processo todo e o custo é elevado pois essas xerox serão tiradas no forum ,já tem mais de oito anos que esse inventario ,esta no forum. é possivel a essa altura passar para o cartório terminá-lo, e quanto as xerox do processo, é necessario?
geraldo
26/03/2009 15:34

Direito à herança

Boa noite
nos possuimos um terreno que pertence ao meu avô, o qual já faleceu, sendo que a minha avó está viva. Ainda tem 5 filhos vivos e dois falecidos. Eu sou filho de um dos herdeiros que ja faleceu, tenho uma irmã e a minha mae. Gostaria de saber se nos temos direito na herança.

Obrigado.
Rosa carvalho
25/03/2009 10:58

inventário negativo (sem bem)

Boa tarde, Dr. Rodrigo Maia, Gostaria de saber no caso do inventário negativo, é preciso custituir advogado?, eu como inventariante posso fazer em qualquer cartório do Estado? o cartório por sua vez já tem um modelo para este tipo de inventáio? desde já agradeço!!!
Deise Santos
25/03/2009 02:59

Informações sobre Inventário

Bom dia! Gostaria de uma orientação! Minha sogra faleceu a 8 anos e meu sogro nao abriu o inventário. Ela deixou 3 filhos sendo 01 menor, os bens existentes em nome dela e do meu sogro são: 01 casa, legalizada com IPTU, e um terreno registrado somente em cartório (sem IPTU), sendo que nesse terreno foram construidas 5 casas pequenas (que não foram registradas, existe somente um documento particular de venda) meu sogro vendeu as mesmas,existe tambem um terreno no interior do Ceará, com documento pareticular de venda, que não é registrado, 01 carro pois sogro é taxista, na epoca da morte da minha sogra ele tinha um carro (taxi) e ano passado (2008) ele trocou por um OKM, meu sogro vive com uma pessoa a 7 anos. Meu marido gostaria de obter uma orientação sobre como abrir o inventário e a documentação. Desde já agradeço a atenção.
Graça Marimho
23/03/2009 09:05

duvida na partilha da herança

tenho dois filhos o pai faleceu, anos depois sua mae veio a óbito. Foi aberto inventário pelo meu sogro, meu marido tem um filho do primeiro casamento no qual ele não chegou a se separar
judicialmente. Nos tivemos dis filhos. Minha pergunta é a seguinte: A esposa terá direito a herança ou só os filhos.
Salva~se que ela era casa em regime de total comunhão de bens.
Grata.
rozinete brito do nascimento
23/03/2009 05:00

inquilino nao que sair da minha casa

já vai fazer cinco anos que deixei miha cunhada morando na miha casa de campinas sp ,precisei mudar para outra cidade e deixei ela tomando conta da minha casa , agora nao quer sair e falou pra me procurar meus direitos por a casa é praticamente dela por está morando tanto tempo e minha casa , e nao tem escritura deixei ela morrar lá po confiar nela mais ela agil de má fé nao existe nenhum contrato verbal, eu como dona só tem um papel de compra queria muito saber os meus direitos por favor me responda o devo fazer ?
WELLINGTON MAGALHÃES
15/03/2009 06:16

FGTS E PIS

Meu pai faleceu em 2004, antes disto ocorre viamos tentando aposentalo, pois ele esta com uma doença que empedia de trabalhar, conseguimos por uma vez uma beneficio por doença no INSS, mais o perito so deu 02 meses, entramos com recurso neste periodo ele faleceu e orecurso não nen julgado, na certidão de obito ele não deixou bens, mais possui FGTS e saldo de cota do PIS, existe uma maneira de sacar, tambem deixo 02 contas bancarias mais não temos acesso como consigo resolver.
Cristina Reis
14/03/2009 10:37

como devo proceder???

Sou casada com comunhão parcial de bens à 16 anos e infelizmente meu mardio faleceu no dia 23/02/09, tenho dois filhos menores 6 e 8 anos, não temos bens, nem imveis, nem dinheiro em banco, nada mesmo... me disseram que eu poderia ver se ele tem PIS e FGTS e solicitar o saque destes valores, pois ele trabalhou no Banco Central com carteira registrada por alguns anos, ocorre que ele havia já algum tempo perdido a carteia, tenho apenas uma copia da frente da carteira onde consta o numero dela, como devo proceder?

abraços e desde ja agradeço
Niklson Cruz
10/03/2009 06:40

inventario

meus pais faleceram deixando uma casa.somos 10 irmãos 2 solteiros. eles não querem fazer o inventario nem vender a casa pois moram nela.
eles tem este direito??? dizem que a casa sera vendida so depois deles morrerem.aguardo resposta
Luciana Pezone
06/03/2009 06:54

percentual para cada herdeiro

Meu esposo faleceu não deixando bens a inventariar, dois anos depois minha sogra faleceu sendo meu filho unico herdeiro ( pois o pai era filho unico)Qual o percentual que ele tem direito 50% ou 25%?
JOAO CARLOS
03/03/2009 05:42

NOME DE ESPOSA NO FORMAL DE PARTILHA

SOU CASADO EM REGIME COMUNHAO PARCIAL DE BENS HA 25 ANOS.
RECEBI A HERANÇA DE MEU PAI QUE FALECEU HA 10 ANOS.
PORQUE NO FORMAL DE PARTILHA E NAS CERTIDÕES A MINHA ESPOSA TEVE QUE ASSINAR, CONSTANDO O NOME DELA JUNTO COM O MEU SE A LEI É CLARA QUE FICA EXCLUIDO COMO AQUESTOS HERANÇA E DOAÇÃO?
PELO FATO DE APENAS CONSTAR O NOME DELA NO FORMAL E NAS CERTIDOES DOS BENS DEIXADOS PELO MEU PAI ELA PARTICIPA DA MINHA HERANÇA NUMA EVENTUAL SEPARAÇÃO?
paulo
01/03/2009 11:45

e tenho um caso quase parecido

Oi tenho um caso parecido
minha mãe faleceu deixo um imovél,são 3 herdeiros. todos maiores com casa propría.eu não tenho estou desenpregado com um filho de 8 anos, minha irmão mora nesse imovél.Gostaria de saber se como herdeiro se tenho direto de morar nesse imovél com meu filho até arrumar um emprego,pois não tenho dinheiro para pagar aluguel, será que tenho que entrar na justiça como algum instrumento caso ela (minha irmã) se recuse.ainda não deram entrada no inventário. tem 8 anos do falecimento até hoje. Qual o meu direto nesse caso , posso morar lá nesse imovél ? com o meu filho menor ? ou sou obrigado a ficar na rua com o meu filho até sair o inventário. OBRIGADO. por me ajudar. uma pessa desesperada. a unica diferencá que ele ocupa duas casas poi e um sobrado geminado alguem poderia me ajudar

ivo maidla
19/02/2009 14:30

respostas

Seria interessante se vc poderia mostrar as respostas destas perguntas acima. Acho que tiraria a dúvida de muitas pessoas. A minha dúvida é a seguinte - meu pai faleceu, e minha mãe não fez o inventário (já se passaram 3 anos), posso sofrer alguma consequência legal??
Cristiana Ribeiro
29/01/2009 11:41

Direito de herança

Minha vó morreu e deixou uma casa de herança para os seis filhos, que não venderam o imóvel, , dois anos depois uma das filhas faleceu, a filha falecida deixou um filho maior de idade e normal. Pergunto, o filho da falecida tem direito a herança deixada por minha vó?
fabiana da silva ferreira
12/12/2008 08:27

usus e frutos

minha sogra fes um dogumento de usu efrutos ate quando ela foce viva ela morreu no de1990 eu tinha 2 filha minha filhas uma delas morreu e tinha um folho quee o meu neto que hoje tem 19 anos ainda nao fiz envetario pq nao tenho dienro. agora nos estamos querrendo vende a casa podemos pq ate ai o usua e fruto nao vale mas minha sogra morreu e nao tem mas neum menor. uma boa tarde e muito obricada fabiana
O meu pai faleceu e não deixou testamento, acontece que além de minha mãe (casada em regime Comunhão Parcial de Bens) tenho ainda mais dois irmãos, sendo um menor (17 anos)
Pergunto a vcs :
Sem escritura posso abrir o inventário, se sim onde encontro o basamento legal para isso ?
O que devo requer para fazer no procsso de inventário a legalização dos bens imóveis (uma casa e um terreno)
Obrigado
mdfcosta@yahoo.com
Andrea Tavares
08/12/2008 07:46

Inventário

Meu pai faleceu em 1995. Abri inventário minha mãe e meu irmaõ estavam ainda vivos. O inventário foi arquivado e só desarquivei qdo minha mãe faleceu em 2006. Meu irmão faleceu antes de minha mãe e era casado. Como deve ser as primeiras declarações pois só tem uma casa Imóvel) a partilhar? Vocês teriam um modelo, pois sou bacharel em direito e quero tocar sozinha o inventário e não tenho experiência nessa área.
leticia fernandas
26/11/2008 10:59

inventário

gostaria de saber se meu filho tem direito a ajuda de custo enquanto nao sai a partilha?pois sao nove herdeiros e so uma que esta recebendo?sendo ela que deu entrada no inventario.isso e correto?
Daniele Pinto da Silva
25/11/2008 07:43

Inventário

Bom Dia!

Gostaria de saber quais os procedimentos cabíveis, pois moro em uma casa com meu pai, meu marido e meu filho, herança de minha mãe, quando ela faleceu só tinha uma parte da casa, hoje eu já fiz o resto , aumentei a casa sozinha com meu marido, tenho 2 irmãos de maiores, um deles abriu mão para mim, meu pai também, quero saber o que preciso fazer para legalizar este ato ainda com o meu pai vivo.

Atenciosamente,

Daniele
25/11/2008 Belém, Pa
Virgilio
23/11/2008 18:19

inventario

já fizemos o inventário somos 4 herdeiros e um dos herdeiros mora no imovel a 10 anos diz que não sai do imovel podemos obriga-lo a pagar aluguel? obrigado
luciane faria de moraes
21/11/2008 20:37

herança

meu pai recebeu uma parte da herança deixada pelo falecimento de sua mãe, e hoje mantem uma relacionamento com mulher, dividindo a mesma casa, quando minha avo faleceu ele e havia ficado viuvo a um ano. caso ele venha falecer futuramwento essa suposta companheira tem direito em partes na herança que recebeu?
MARCIA CRISTINA
14/11/2008 16:54

INVENTARIO

BOA TARDE,
GOSTARIA DE SABER QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSARIOS PRA SE ABRIR UM INVENTARIO.
celli
11/11/2008 00:10

inventario

Ola,gostaria de saber aproximadamente o valor de um inventario o custo do imovel è de 15.000.Grata.
jandira da conceição gomes
05/11/2008 01:30

Inventário

Meu marido morreu, mesmo casada o mesmo mantinha uma união estavel, mas todos os nossos bens móveis e imóveis foram adquirido ants da união estavel do mesmo, já procedi ao arrolamento de todos os bens, mais a companheira dele negá-se a entregarme uma casa que a mesma ocupa e um carro e uma moto, como devo proceder para ter a posse desses bens, já ue no arrolamento os ficaram para mim, ele não teve filhos na união estavel.
Celle Galleti
04/11/2008 09:46

Inventário

Bom dia!
Gostaria de entender esta situação. "A" faleceu e foi feito inventario, inclusive tendo o formal de partilha, mas não houve a partilha entre os herdeiros, nesse interim, "B", um dos herdeiros faleceu, "C" filha única e unica herdeira de "B" esta verificando a abertura do inventario de seu pai (B), o advogado que ter acesso ao processo do inventario de "A", que é avô de "C".
Isso é necessário? O advogado não pode apenas fazer o inventario do pai de "C", sem ter acesso ao inventario do avô da mesma?
Agradeço antecipadamente a atenção.
adelina di lucia
29/10/2008 04:19

quero me atualizar

tenho uma amiga que ficou viuva o filho unico tem direito de receber seus direitos antes dela morrer,ela e obrigada juridicamente a dar a parte dele ?
Evy
28/10/2008 13:25

Valor inventário

Gostaria de saber qual o valor aproximado de um inventário de um imóvel com valor de mercado de R$200.000,00.
Marinalva A C Bastos
27/10/2008 16:14

Desculpas

a página do meu computador deu erro e pensei que a minha pergunta não estava enviando, se houver possibilidade de apagar as perguntas repetidas eu agradeço, e mil desculpas.
Marinalva A C Bastos
27/10/2008 15:48

ususfruto / inventário

Boas tarde, meus sogros tem um imóvel cujo valor está estimado em 65.000,00, e gostariam de fazer ususfruto passando o imóvel para os três filhos, estou ciente que não tem como ignorar o inventário e sei que existe um prazo de 30 dias pós morte, existe algum problema em fazer isso? e qual o custo estimado? obrigado
Rosalia Lazarini
25/10/2008 09:38

como fazer inventário após 2 anos sem honorários?

Bom dia!Meus sogros faleceram e deixaram uma casa que foi comprada com um cunhado que também já faleceu e fizeram o inventário do mesmo, nós ainda não fizemos (ele morreu em 18/12/2006) Não temos escritura definitiva, mas temos todas as provas de compra a qual ajudamos a fazer com nosso dinheiro, como proceder quanto ao inventário (não fizemos por falta de dinheiro) Querem vender a casa concordamos mas o que é preciso?
1º para fazer o inventário da nosa parte sem ter que pagar (não temos condições)
2º meu marido é filho único e 50% é dele e 50% dos 2 filhos do tio que dizem que já fizeram o inventário da parte deles, seria possível sem meu marido ser consultado quanto a casa que lhe pertence também?
3º O que podemos fazer para acertar tudo e ficarmos tranquilos, pois o imposto é alto demais para nós pagarmos (IPTU).
Meu marido está desempregado, fazendo serviços sem registro para uma empresa de segurança predial, não nos sobra nada, tem algum lugar que posso ir para fazer esses papéis ? faculdade ou coisa parecida? demora muito sendo que é filho único dos meus sogros?

muuuuito obrigada e desculpe pela má elaboração da mensagem.

agradeço sua resposta que esperarei muito ansiosa.

Rosalia Lazarini
meus pais estão ainda vivos e atualmente estão dando dinheiro para os meus irmãos, falei com a minha mãe de 67 anos de idade e ela me disse que foi ao cartorio e esse a informou que ela pode fazer o que quizer, e que não tem de me dar nehuma satisfação, do jeito que as coisa andam vai chegar o memento que eu vou ficar sem nada dos meus pais, pois sde continuar assim eles iraão dar tudo para os meus irmão, quais são os meus direito? o que devo fazer? por favor me ajudem e me mande uma resposta...........
Magda Mantovani
06/10/2008 15:19

Inventario

Meu marido faleceu há 16 anos, e não fiz inventario, pois moravamos no terreno da minha sogra ainda viva. Eu me mudei e estou morando com minha mãe. Acontece que minha sogra que morava com meu cunhado, faleceu a cerca de 06 anos e um ano depois faleceu meu cunhado. Tenho uma filha de 23 anos que agora quer vender a casa da avó (já que é a unica herdeira). Não sei como proceder e tenho duvidas se devo pagasr as multas pelo atraso. Quanto fica mais menos o inventário sendo que o valor venal da construção é cerca de 30.000,00???
osana da costa gomes
17/09/2008 19:43

herança

tenho uma casa e quero vender,gostaria de saber se meu neto tem direito a parte desta venda, ja que meu filho morreu..des de ja ficolhe grata.
gislene lima
14/09/2008 18:59

inventario

tenho que fszer o inventario do meu pai, falecido a dis anos.Ovalor do imovel e aproximadamente l00.000,00,gostariade saber quanto terei que pagar por esrte rocesso, ou se tem como conseguir atraves da defensoria publica,ja que meus irmaõs nao tem condiçoes de pagar um advogado.
gislene lima
14/09/2008 18:59

inventario

tenho que fszer o inventario do meu pai, falecido a dis anos.Ovalor do imovel e aproximadamente l00.000,00,gostariade saber quanto terei que pagar por esrte rocesso, ou se tem como conseguir atraves da defensoria publica,ja que meus irmaõs nao tem condiçoes de pagar um advogado.
adriana caetano
07/09/2008 16:26

quero saber se tenho ainda algum direito

boa tarde doutor : meu pai faleceu em 2002 na epoca deixando 2 filhos menores com uma outra mulher acontece q ela fez o atestado de obito de meu pai certo somente cm o nomes dos filhos dela o meu ela colocou cristina 29 anos mas me chamo adriana cristina e tinha na epoca 30 anos eu si q direito a pensao somente menores mas eo contra expolio q seria residuos de fundo de garantia e pis tenho algum direito ainda posso recorree caso tenha havido alguma falsificação de meu nome oque posso fazer por favor ajude-me agradeço a atenção
fatima de souza gaia
03/09/2008 16:52

duvidas

meu pai faleceu 2006 deixou uma casa para o filho que tem50anos mas tem diturbios metal como faser um infentario somos 8 irmaos 7 tem casa so uma que nao tem pois meu irmao mora comigo ajude-me
Márcia Paes Barreto teodoro
18/08/2008 10:04

Inventário

Quero dar entrada no Invetário,a casa está no nome da minha mãe que faleceu,e já se passaram dois anos.Somos em seis irmãos 3 concordam e 3 não.Só que fiquei sabendo que é lei.Se não der entrada o que acontecerá?Todos os meus irmão são de maiores.Tem 2 deles que está morando na casa só que um mexe com dragas,e o meu outro irmão e aposentado por sofrer 3 cirurgias cardíaca.tenho medo que coisas mais sérias aconteçam.Minha mãe gostaria que o meu irmão que foi operado ficasse com a casa,foi pedido dela antes de falecer.Tem como ele ficar com a casa?Se não, como fazer pra resolver isso? Conto com sua ajuda obrigada!!!
Doralice de Melo
13/08/2008 22:39

Inventário

Meu pai faleceu a 10 anos,vitima de um derrame que deixou sequelas.Eu cuidei dele durante 3 anos até o falecimento sem nenhuma ajuda por parte de meus irmãos.Ele deixou uma casa e durante o período em que estava doente foi alugado e minha irmã mais velha ficou responsavel em receber o aluguel e me repassar para a compra de medicamentos o qual mal dava e eu com a ajuda de meu esposo colaboramos comprando todo o necessário sem deixar lhe faltar nada.Faleceu em 1998 e desde está época minha irmã se apossou da casa e não quiz tomar provideências para a entrada do inventário e continua recebendo o aluguel e a mesma não presta contas para os demais.Vendeu 2 partes da casa e agora diz que a metade é dela.Como devemos proceder?Que atitude tomar?Por favor me dê uma luz.Obrigado
Allysson Rodrigues
13/08/2008 20:36

venda de parte de imóvel q ainda não teve inventá

Como vender parte de imóvel que ainda não teve inventário, pois não há menores envolvidos
luiz carvalho
12/08/2008 21:32

Não tenho onde morar.!!

minha mãe faleceu deixo um imovél,são 3 herdeiros. todos maiores com casa propría.eu não tenho estou desenpregado com um filho de 8 anos, minha irmão mora nesse imovél.Gostaria de saber se como herdeiro se tenho direto de morar nesse imovél com meu filho até arrumar um emprego,pois não tenho dinheiro para pagar aluguel, será que tenho que entrar na justiça como algum instrumento caso ela (minha irmã) se recuse.ainda não deram entrada no inventário. tem 8 anos do falecimento até hoje. Qual o meu direto nesse caso , posso morar lá nesse imovél ? com o meu filho menor ? ou sou obrigado a ficar na rua com o meu filho até sair o inventário. OBRIGADO. por me ajudar. uma pessa desesperada.
Marcio Cavalcanti
11/08/2008 20:37

COMPRA DE IMÓVEL EM INVENTÁRIO

Comprei no início do ano um imóvel em fase final de inventário, conforme a vendedora, condicionei o pagamento dos 20 restantes da compra ao apresentamento da conclusão do inventário e do registro deste no cartório de imóveis. Para tanto fiz uma ESCRITURA PÚBLICA DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA E DE CESSÃO DE DIREITOS HEREDITÁRIOS, hoje conversei c/ um advogado meu amigo e ele me disse q/ posso perder o apartamento a qqr momento. Gostaria de saber se isso é factível e caso seja o q/ posso fazer para me resguardar. Muito obrigado.
joaquim da silva ramos
25/07/2008 02:04

nao possui

no casamento do regime separaçao obrigatória de bens o cônjugue sobrevivente tem direito a aposentadoria do falecido
Neisy Rosa Cunha
24/07/2008 17:21

posse da escritura

Olá Doutor Rodrigo,precisava de uma orientação sua.Comprei um imóvel em fase final de inventário onde paguei a advogada que estava representando os herdeiros.A mesma me deu um recibo assinado por ela e no mesmo constava que a escritura do mesmo seria entregue num prazo de 30 dias.Resumindo passaram 10 anos e a escritura nada.Complicando ainda mais,o processo desapareceu do fórum.Sabendo-se depois que o imóvel que me foi vendido o antigo propietário só possuia a promessa de compra e vendo.Contratei o serviço de um advogado e o mesmo disse que pode pedir ao juiz seção de direitos hereditários,caso não consiga pedir uso capião.Resido neste imóvel a doze anos.Agradeço desde já. Neisy Oliveira-
Gerusa Oliveira
13/07/2008 11:45

Formal de partilha - conhunhão parcial de bens

Tenho um formal de partilha expedido em uma ação de inventário cuja sentença homologatória transitou em julgado em 19/09/07. O herdeiro de um imóvel não averbou, até a presente data, o formal de partilha na matrícula do imóvel. Ocorre que ele se casou em 22/09/07 em regime parcial de bens. Minha dúvida é: O imóvel passa a ser da esposa porque a averbação ocorrerá na constância do casamento? O imóvel não pertence à esposa porque a sentença homologatória foi proferida antes do casamento? Agradeço desde já pela atenção.
Leticia Keiko Kikugava de Souza
16/06/2008 11:42

Inventario

A minha sogra faleceu faz 3 semanas,mas o meu sogro ainda esta vivo!Mas nw esta muito bem!!Eu e meu estamos no Japão,e ele meu esposo ainda tem 2 irmãs,e uma delas a mais nova quer fazer um inventario!Gostaria de saber,se mesmo com meu sogro ainda vivo ela pode fazer?E se nw for feito agora,se pagamos alguma multa,quando for fazer?Aguardo respostas anciosa!!Obrigada! Leticia e Gilson de Souza.-leticiakeiko04@hotmail.com 16/06/08 23:41:10
Adriano Carlos Cidral
29/05/2008 00:02

compra de imovel com o inventario na fase final

estou comprando uma casa onde o marido da senhora morreu e tambem um filho. tem um filho vivo ainda. Esse filho que morreu deixou 4 filhos de esposas diferentes todos de maior menos 1. Posso comprar essa casa em fase final de inventario sabendo que todos os herdeiros como querem dinheiro concordam com a venda da casa. mas tenho medo e nao sei como funciona a parte do menor, me falaram sobre depositar em juizo podem me ajudar obrigado, gostaria que me ajudassem
Gustavo
15/05/2008 16:04

Dúvidas sobre inventário

Ola, com o falecimento de meu pai, gostaria de saber quanto seria o custo em média para contratar um advogado confiável para a realização do inventário. Obrigado. (gmatuck@ita.br)
Eduardo
07/05/2008 18:15

inventario

gostaria de saber se tem algum istituto que possa pagar uma parte do valor ,que é dado para fazer o inventario ,tipo o valor do honorario ,do imposto e dos custos ?
Marianne A.C.
05/05/2008 07:45

Herança

O avô de meu marido faleceu há 05 anos e antes disso nós já morávamos na casa dele para cuidarmos da sua saúde, desde então ficamoas morand na casa a pedido da minha sogra, e já estamos lá há 08 anos, só q os irmãos de meu marido começaram a querer vender a casa para a partilha, demos então entrada no inventário, mas gostaríams de comprar a casa, e ouvimos dizer que podemos por lei pagar o valor venal, já que também somos herdeiro e moradores da casa, atá que ponto isso é real? Temos algum direito por lei por sermos moradores e herdeiros? Por favor tire nossa dúvida o mais rápido possível. Desde já agradeço.
Antonio
04/05/2008 17:20

Inventario

Com a nomeação de inventariante judicial, quanto irá custar para os herdeiros. A atual inventariante deverá ser destituída do encargo. Abraços
carlos eduardo
02/05/2008 09:14

abertura do inventario para venda da casa

ola! tenho mas dois irmãos e meu pai ainda e vivo mas tem vontade fazer o inventario da casa para que seja vendida ,uma vez que esta dando uma confusão. Gostaria de saber neste caso, quais sao as medidas cabivéis que possam ser tomadas para que possamos encontrar uma solução para nosso problema. desde já grato
JMc
21/04/2008 08:56

Direitos e bens e pensão

Meu pai faleceu. Então como tenho que proceder para abdicar dos bens de herança em favor de minha irmã?
Nickson
10/04/2008 15:02

Inventário

O advogado que está com o nosso processo de inventário, há dois anos já, nos falou que está esperando apenas o prazo que o MP tem para se manisfestar por causa da menor, e logo depois o juiz dá o parecer,segundo ele falta pouco pra terminar o inventário.Sendo assim, queria saber qual é esse prazo que o MP tem pra se manifestar? É longo?
maria claudia
26/03/2008 02:03

Valor venal

Estou com uma dúvida cruel.Meu pai faleceu recentemente já abrir o inventário .fui nomeada até a inventariante.Hj declarei os bens ( ativos ) e passivos deixados pelo falecido.Meu advogado pediu p/ eu colocar o valor de mercado e o valor um pouco menor dos imóveis.Queria colocar o valor venal ,posso? é correto? Outra pergunta :uma vez declarado e valor de mercado nas primeiras declarações,tem como meu advogado cobrar os honorários em cima do valor venal? Ele cobrou 5 em cima do patrimonio total,porque sou inventariante.Se eu não fosse inventarainte,ele cobraria em cima do meu quinhão. Ele é advogado meu e de meus 2 irmãos.Ele disse que os honorários dele será pagos por mim e meus irmãos e uma parte dividida entre os outros herdeiros( irmãos de meu pai -que estar no testamneto) e companheira.Como irá se dar esta divisão dos honorários? Obrigadaaaaaa !
Nilza Correia
19/03/2008 11:13

INVENTÁRIO

O pai de meu filho faleceu devendo um total de quase R$ 200.000,00 de pensão alimentícia que ele nunca pagou nos 20 anos de meu filho. Ao falecer deixou alguns bens, porém umdos imóveis ele passou em vida para uma de suas filhas com contrato de compra e venda. Uma da irmãs de meu filhoabriu mão de sua parte na herança de modo que essa herança deverá ser divida entre 03 filhos restantes,omeufilho, umamoçade22anos e uma menor de 09 anos. Ele não era casado deforma que os únicos herdeiros são osfilhos. Porém a~irmão não quer dividir com ele aherança e se nega a pagar a ele a parte que lkhe cabe pelos frutos dosimóveis. Como filho ele pode abrir inventário e requerer o pagamento de sua pensão? E no caso de outroscredores se habilitarem, a pensão é dívida privilegiada? Como eledeve procederpara ter direito àparte que lhe cabedos bens que o pai deixou,visto queé registrado no nome do pai? Caso a irmão queira pedir exame de DNA,ele pode depois desse exame entrar comprocessopor danos morais contra sua irmâ?
Maria de Lourdes Silva
15/03/2008 21:14

Inventário

Gostaria de saber sobre um imóvel com valor venal de R$ 33.800,00 quanto será pago para fazer um inventário
Cláudio Nonato
15/03/2008 09:13

óbito durante inventário

O marido de uma herdeira veio a falecer durante o processo de inventário, (no caso 1999). O formal de partilha foi expedido e averbado em 2001. O falecido não deixou bens a inventariar. Como falecido, ele recebe a herança? Evidentemente, isto não é possível. Acontece que no formal de lpartilha, constou o falecido como marido da herdeira e devido a este fato, o Registro de imóveis não reconheceu quando esta herdeira, como viúva, vendeu a parte que lhe cabia. Constou na escritura lavrada que esta herdeira deveria transferir a parte que lhe cabia através da cessão de direitos hereditários. Vejamos: Apesar de constar no formal de partilha como marido da herdeira, este já havia falelcido 2 anos antes. Consta na certidão de óbito que não deixou bens a inventariar (inventário negativo). No meu entender, uma pessoa falecida não pode receber herança, portanto, este formal de partilha precisava ter sido corrigido quanto ao estado civil da herdeira. Desconhecendo o fato do falecimento, o Registro de imóveis manteve o percentual de 7 para esta herdeira, prejudicando os compradores, que havia pago por 100. Deduzo que a herdeira, por estar viúva no momento da homologação do inventário, deva ser a única herdeira, não havendo necessidade de manter incluso o marido falecido. Como viúva,tendo recebido a herança, transferiu este bem no pleno direito. Se possível, gostaria de obter seu parecer...
rafaela poliane pereira barbosa
04/02/2008 12:32

sobre inventario mae falecida

minha mãe faleceu a 4 anos e ate hoje ainda não fizeram o inventario dela,mais ela deixou uma casa no nome meu e de meu irmão so que em uso frutos do meu pai,so que tem outra casa no qual ainda nao fez inventario,meu pai esta preso e nao me deixa morar em nen uma das casas e uma esta fechada que é a que nao fez o inventario,sera que posso morar nela sem que ele deixe ou o que faço pois nao tenho como fazer inventario pois meu marido é autonomo,me de uma soluçao,pois ele tem outra casa pra morar.obrigada
Lais Helena
26/01/2008 14:31

Inventário do neto sendo menor

Sou mãe do menor e quero dar entrada no inventário, o falecido deixou 2 filhos vivos, esposa, e o menor é neto do falecido (pai já falecido), a esposa se recusa a fazer inventário e fornecer documentos pessoais e escritura e outros documentos dos bens deixados pelo falecido, os filhos também não tem interesse de nenhuma ajuda, me parece que ambos já estão vendendo alguns bens e efetuando saque nas conta corrente individual e conjunta com a esposa através de uma procuração deixado pelo falecido, já obtivemos 2° via da certidão de óbito.. Qual seria o melhor caminho para dar entrada neste inventário?
Santa Monica Santa Monica Santa Monica