Publicado em 24/10/2007 10:13

Má-oclusão

A má-oclusão constitui uma anomalia do desenvolvimento dos dentes...

A má-oclusão constitui uma anomalia do desenvolvimento dos dentes e/ou arcos dentários, ocasionando de desconforto estético, nos casos mais leves, a agravos funcionais e incapacitações, nos casos mais severos.

A prevenção é considerada uma alternativa potencial ao tratamento, uma vez que as más-oclusões mais comuns são condições funcionais adquiridas, atribuídas a dietas pastosas, problemas respiratórios e hábitos bucais deletérios.

O habito bucal deletério pode ser notado a partir de 3 a 5 anos de idade, quando uma ação ou condição adquirida, como, sucção de dedo, chupeta ou objetos; mordedura da bochecha e lábios; onicofagia(roer unhas);postura; respiração bucal; deglutição atípica e bruxismo(ranger os dentes), torna-se repetitiva e espontânea, alterando o equilibro orgânico.Isso poderá resultar numa incompatibilidade das bases ósseas maxilar e mandibular e consequentemente na nova dentição(permanente) da criança que esta por vir.

É bom lembrar que essa desarmonia óssea não surge somente como conseqüência de um hábito bucal. Além de fatores físicos, mecânicos e até mesmo psicológicos, pode vir a ocorrer uma anomalia de desenvolvimento ou um desequilíbrio de ordem hereditária(genética), por exemplo,uma criança que herda os dentes do pai(que são grandes) e os maxilares da mãe(que são pequenos).Essa criança com certeza desenvolverá uma má-oclusão,uma vez que a falta de espaço causará um apinhamento(dentes fora do lugar).

É difícil estabelecer a idade exata para a intervenção por parte do cirurgião dentista, que dependerá do desenvolvimento da criança, da compreensão e apoio dos pais e da gravidade do caso. Sabe-se que quanto mais precoce o diagnóstico, melhor o prognóstico(resultado final).
Durante o tratamento, pode necessitar de uma abrangência multidisciplinar, envolvendo fonoaudiologia, otorrinolaringologia, psicologia e a ortodontia.

A Ortodontia e Ortopedia Funcional, juntamente com a Odontopediatria têm importância significante na identificação e prevenção dos hábitos bucais nocivos, no sistema de diagnóstico, conscientização e encaminhamento para tratamento.

Os tratamentos Ortodônticos e Ortopédicos consistem na instalação de aparelhos fixos e/ou funcionais, por um tempo que varia de acordo com a severidade da má-oclusão. A Ortodontia pode ser realizada em qualquer idade. Pode ser preventiva e/ou interceptiva, evitando que a má-oclusão se agrave, e/ou corretiva, corrigindo totalmente. A Ortopedia Funcional é melhor realizada durante a fase de crescimento, na tentativa de equilibrar o desenvolvimento maxilar e mandibular, resolvendo os problemas de ordem esquelética e funcional. Se um problema de ordem esquelética severo for diagnosticado só na fase adulta, terá que ser realizado cirurgia para correção. Daí a importância de um diagnóstico precoce!

Rodrigo Pereira Costa

Rodrigo Pereira Costa

CRO-GO 7577 Cirurgião-Dentista graduado pela UNESP-SP . Aperfeiçoamento em Cirurgia Oral Menor pelo NEC-Araçatuba-SP.
Pós-graduado em Ortodonia Corretiva(Straith-ware)pela ORTHOWAY-Goiania. Especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial(Bioprogressiva)pela UNICSUL-São Paulo.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

priscila maria
29/04/2008 20:19

má oclusão x bruxismo

Boa noite, Dr. Rodrigo a materia é otima, me ajudou bastante no trabalho do curso em que faço de THD, poderia me ajudar ainda mas se tivesse algumas imagens. o Sr. é bastante simpatico.
Mariane
09/11/2007 17:41

Parabéns!

Muito interessante sua matéria, você está de parabéns, as pessoas precisam ficar cada vez mais informadas sobre saúde bucal.Obrigada pela sua contribuicão para o conhecimento da populacão.
Cesar Afonso
07/11/2007 10:18

Parabens

Parabens pela materia, muito informativa.