Publicado em 17/07/2006 23:47

Namoro virtual

Você namora pela Internet?

Quem diria que até mesmo um relacionamento amoroso poderia romper a barreira da distância ou encurtá-la com o advento da tecnologia?

Quando a Internet começou a virar febre nas universidades, o que mais se via nos laboratórios de informática eram pessoas entrando nos chats, as famosas salas de bate-papo virtual. Não importava com quem você estava falando, não importava como era a pessoa com quem você teclava. O importante era que você conheceu uma pessoa nova mesmo sob a forma virtual.

Mas o que essa coluna de tecnologia tem a ver com o namoro virtual? Pra falar a verdade, se não fosse a tecnologia que temos hoje, como é que você falaria com o seu(ua) namorado(a) depois que chegasse em casa? Por telefone? E o custo das ligações? E a "pegação no seu pé" dos seus pais?

As salas de bate-papo foram abandonadas e a moda eram os programas de IRC como o famoso Mirc e seus variantes. Quem nunca teve a oportunidade de ser um OP (operador) de um canal só pra ter o gostinho de banir o visitante quando ele se comportava mal na sua sala? Depois do Mirc, veio o ICQ. Quem não tivesse um ICQ tava fora de moda. Era um desatualizado ou um desplugado. E olha que isso tudo foi até 2002! Até que não é tão recente. Se estivéssemos falando de um livro, era algo atualizadíssimo.

Mas o que veio pra arrebentar mesmo a partir de 2003, foi o MSN. Ah, esse sim! Mandar mensagens de cores variadas, cheios de emoticons (ícones de caretinhas) que expressassem sentimentos diversos, textos manuscritos, winks (animações), recados de voz, músicas, arquivos, etc. Esse foi o que tomou conta da nova geração internet. Quem não tiver MSN, com certeza é hoje um desplugado. Principalmente se você tem internet em casa.

Agora, a moda maior é o Orkut. Um site de relacionamentos que explode de acessos todos os dias. Estatísticas mostram que o Brasil é o campeão de acessos neste site. Apesar de não ser tão eficiente quanto o MSN, o orkut permite que você monte sua rede de relacionamentos, mande recados, e-mails e crie suas comunidades para que outros participem. É legal, mas o MSN na minha opinião é melhor pois você sabe quem pode responder sua mensagem de imediato ou não. Sabe quem está on ou off-line e por aí vai.

E onde entra o namoro virtual nessa história? Simples: com tanta tecnologia ao alcance da ponta dos dedos, porque gastar a voz e horas e horas de ligações telefônicas sabendo que o namoro pode ser continuado ou começado bastando apenas que duas pessoas fiquem on-line para que possam curtir um ao outro a custo praticamente zero de ligação telefônica?

A nova geração internet prefere hoje namorar pelo computador por terem vergonha ou medo de se expressarem ao vivo e a cores para a pessoa amada, enquanto que é muito mais fácil dizer pelos caracteres (letras do teclado do pc), com cores, figurinhas e animações gráficas. Na vida real, o namoro é frio, à distância. Quando muito, um olhar. Na vida virtual, a coisa esquenta, com cada um no seu canto e na sua casa.

Alguns pais comemoram esse novo namoro por dois motivos: redução no gasto com ligação telefônica (quando o acesso é o de banda larga) e o filho chega em casa mais cedo ou simplesmente não sai de casa por medo da violência nas ruas da cidade. Outros pais preferem que os filhos conheçam mais pessoas ao vivo para que sua vida social não fique muito restrita e dependente do computador. Sobre qual caminho tomar, é uma questão onde cada um deve saber qual o melhor pra si. Desde que não haja exageros, é claro.

De MSN ou de Orkut, o que está em jogo é o sentimento entre duas pessoas. E não pára por aí! Os e-mails e as mensagens SMS e MMS dos celulares são também ferramentas que não deixam que duas pessoas fiquem sem se falar um minuto se quer durante o dia. Vale lembrar também do Skype e outros programas de voz sobre ip (VOIP) que fazem ligações a custo zero através da Internet. Ligar pro celular da pessoa amada? Que nada! Mais barato mesmo, é enviar mensagens. O importante é saber que duas pessoas existem e são importantes uma para a outra.

Como o amor não tem barreiras o importante mesmo é perder a vergonha e se abrir pra pessoa amada. Se o MSN já está ficando cansativo, que tal se encontrar pessoalmente com o seu amor? Com certeza, sentir a presença física e o calor do seu amor é muito melhor que apenas sentir o calor e o brilho artificial do monitor no seu rosto.

É válido lembrar que tudo na vida tem suas limitações. Inclusive o uso do computador. Seja em casa, na escola ou no trabalho. Até mesmo relacionamentos reais ou virtuais têm seus limites. Cabe a cada indivíduo saber onde estão suas limitações e assim ditar suas próprias regras para se ter uma vida feliz e saudável.

Um forte abraço e até o próximo artigo.

Jerônimo Martins

Jerônimo Martins

MBA Gestão de Tecnologia da Informação - Fac. ALFA; Especialista em Redes de Computadores - PUC Goiás; Graduado em Ciência da Computação - Fac. Objetivo.
Administrador de Infra-estrutura de TI do SESC Goiás.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

Ulysses.guimaraes.silva
15/08/2013 21:38

ELIVAN FERNANDES NUNES
31/07/2006 02:02

NEURA

Cara.... com tanta parada legal pra tu escrever...tu vai me falar de namoro virtual, acho bacana saber a funcionalidade da tecnologia nas nossas vidas....de como hoje podemos carregar informacoes de duzias de livros em algo menor do q a palma das nossas maos....das comparacoes e evolucoes de poucos anos atras.....da genialidade dos smartfones...das capacidades dos ipods.... E aproveito pra fazer uma pergunta.....quero comprar um apple... faco isso agora ou nao e hora ainda de ter uma maquina como essas por terem aplicativos especificos demais....levando em consideracao dois fatores, o primeiro e que agora o bill tambem ta la.....e segundo.....que as maquinas da apple sao superiores em alguns aspectos as outras.... Grande abraco
Thiago Henrique Bailão Nunes
19/07/2006 15:11

Namoro é bom !

Por que ! namora É tudo jeito pessoa que está no orkut e msn ! é tudo isso quem ama pessoa na mesma Agor qtr eu foi no bp uol ! orkut agora eu fui ! e tambem no msn qtr eu fui causa no bp uol ! Mas eu gotos namora alguem Alguem ama comigo ! Quero ser amigo ! isso não é vergonha É verdade alguem !