Publicado em 27/04/2006 09:04

O grande mal noturno: ronco

É muito incômodo e pode se tornar motivo de piada, divorcio e problemas mais sérios de saúde.

É comum você conhecer ou até mesmo conviver com uma pessoa que ronca. Outras vezes, é você quem descobre que porta este problema. O fato é que ninguém gosta de ser taxado como roncador, mas poucos têm a coragem de encarar e tentar resolver este problema. A atitude mais comum é a pessoa se isolar enquanto dorme ou se adaptar e conviver com o ronco e suas conseqüências sociais e fisiológicas até o final de seus dias. Este artigo tem o objetivo de esclarecer as dúvidas mais comuns sobre o ronco e demonstrar que existem tratamentos simples e eficazes para combatê-lo.

De acordo com a Wikipédia o ronco ou ressono (ato de ressonar) é definido como sendo uma obstrução parcial das vias respiratórias superiores durante o sono, que pode ocorrer em razão de uma obstrução nasal devido a desvio do septo nasal, rinites, sinusites, pólipos nasais, entre outros. A obstrução relaxa os músculos do tórax, o que induz a abertura involuntária da boca. O ar, entrando pela boca, encontra resistência a sua passagem na língua, na úvula e nas amídalas. Por isso vibra, ocasionando um barulho desagradável e com efeitos negativos na vida pessoal - estudos comprovam que é um dos fatores que levam ao divórcio de vários casais.

Além dos problemas anteriormente citados, o ronco também pode ser causado por fatores anatômicos como obesidade, queixo pequeno, mordida estreita, céu da boca (palato) em formato de ogiva, amídalas e adenóides aumentadas, em suma, tudo que estreite a passagem do ar e facilite o contato entre as paredes da garganta propiciará o ronco.

Este problema é muito comum e estudos populacionais realizados por Knuiman em 2005 e por Reimão em 1996 estimam que 19 por cento das mulheres e 30 por cento dos homens ronquem intensamente. O problema é mais comum em homens a partir dos 30 anos e em mulheres após a menopausa.

O ronco demonstra que algo está errado com a respiração e a pessoa que ronca pode estar sofrendo com outro problema mais grave: a apnéia do sono. Esta patologia é caracterizada pela obstrução total das vias aéreas por alguns momentos durante a noite, impedindo a respiração por alguns segundos. Como os níveis de oxigênio abaixam o cérebro emite sinal de alerta e a pessoa acorda. Isso pode levar o portador a outros problemas como arritmias cardíacas, hipertensão arterial e até mesmo a acidente vascular cerebral (AVC). Sonolência diurna pode ser um indicativo de apnéia do sono.

Existem tratamentos eficazes para este mal noturno. Algumas dicas são importantes e podem contornar o problema de forma simples. Para os casos iniciais, a mudança de posição pode ser suficiente. Uma bola de tênis costurada nas costas do pijama força a pessoa a deitar de lado. Pode ser qualquer objeto que impeça de dormir de barriga para cima, a posição que mais causa ronco. Elevar a cabeceira, com tacos sob os pés da cama soma-se ao efeito da posição. Evitar álcool e refeições pesadas antes de dormir pode resolver o problema por algum tempo. Medicamentos e aparelhos podem ser necessários nos graus mais avançados de ronco.

Por isso devemos ficar atentos e procurar ajuda profissional quando o ronco se torna um problema difícil de ser superado. Existem clínicas do sono que são especializadas e fazem o diagnóstico de forma precisa propondo o tratamento mais indicado para cada caso.

Julierme Gonçalves

Julierme Gonçalves

Farmacêutico pela UFG, Mestre em Ciências Farmacêuticas pela USP/RP e Doutorando em Química de Produtos Naturais pela UFG.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

There are no words to describe how boadicous this
23/11/2011 03:20

There are no words to describe how boadicous this

There are no words to describe how boadicous this is.
Product Healthy
19/06/2011 17:24

para Erica

Olá Érica,
Leia as informações contidas nonosso blog a respeito do tema.
O ronco e a apnéia necessitam ser tratados.
Diagnosticar a cause é muito importante.
Uma consulata ao otorrinolaringologista é um bom ponto de partida.
Espero ter colaborado.
erica de souza da silva
06/05/2011 17:26

ronco

ola,tenho um problema com ronco, meu marido fala que eu ronco demais portanto ele não dorme comigo, mas realmente ronco mesmo, pois as vezes eu acordo com meu ronco, e tenho muito corriza e catarro sem está gripada, será que devo procurar um especialista.
anti ronco
11/09/2010 20:26

aparelho para tratamento, ultima geração

OLÁ. EXISTE AGORA, O TRATAMENTO MODERNO PARA RONCO E APNEIA aparelho anti-ronco é um aparelho hi-tech constituído de módulo atóxico e maleável, 100% silicone e chip CMOS , aprovado pelos organismos internacionais e Agência de Vigilância Sanitária para uso no ser humano. Desobstrui a cavidade nasal para a passagem do ar, tal como ativa os nervos da faringe para amenizar a produção do ronco nos usuários. product.healthy@gmail.com
http://produchealthy.blogspot.com/
antonioe eduardo capalbo
16/07/2010 10:21

problemas com o ronco

já realizei uma cirurgia onde foram extraidas minhas amídalas
duas cirurgias a laser isto na febre de cirurgias que ocorreu
em 2005.todas realizadas no hospital das clinicas em ribeirão
preto. passei a roncar mais ainda.tudo que existe no mercado
atual é tudo comércio para ganhar dinheiro. anti ético seria
receitar remédio alternativo que não funciona. com certeza existem medicamentos naturais que se não resolvem ao menos ameniza o problema. a questão é quem é que tem peito para enfrentar os grandes monopólios que dominam a area. O sr. teria uma resposta que possa desmentir esta minha indagação.
maria lucia de araujuo
19/05/2010 11:14

ronco

como faço parafazer o tratamento do ronco,ñ aguento mais ouvir reclamaçoes do meu marido,onde posso ir procurar um especialista.obrigado
francisca L. de A. sarmento
15/04/2010 08:13

ronco

Meu marido disse que estou roncando quando durmo, gostaria de saber qual especialista procur, muito obrig:
tereza
03/11/2009 09:15

ronco

tenho poblema de desvio septio porisso ronco, gostaria de saber se depois da cirugia posso melhorar.
andreia aguiar
21/09/2009 12:47

ronco

Quero saber qual o especialista procuro para acompanha um tratamento de ronco.Sofro muito com isso porque eu durmo num quarti e meu marido em outro.
luis andrè dos santos silva
26/08/2009 06:08

ronco

gostaria de saber se ha alguma clinica especializada no tratamento em salvador BA pois meu casamento esta desgastado
celma
09/08/2009 07:52

ronco

gostaria de saber se ha alguma clinica especializada no tratamento do ronco no estado de Minas gerais
Rosemary
28/07/2009 13:51

Ronco

Quero saber qual o especialista procuro para acompanha um tratamento de ronco

disndey
25/05/2009 02:39

como ronco!

gostaria de saber o nome do remédio que diminui o ronco
Flávio Sampaio
02/04/2009 02:37

nome do remério

Olá, queria saber o nome do remédio q elaboraram para evitar o ronco...
Julierme
31/03/2009 12:17

tratamento

Olá Wellinton, respondendo sua pergunta: não existe um medicamento específico para tratar o ronco. O tratamento é realizado por médico especialista e a indicação de medicamentos só pode ser feita por esse profissional. Procure um otorrinolaringologista ou uma clínica especializada no sono! Abraços.
Wellinton
01/03/2009 18:43

Ronco

ola, td bm?
residuo em uma cidade pequena do interior, gostaria de saber algum medicamento para reduzir o ronco q consigo nas farmacias, pois aqui nao tem especialista na area

grato
Luc Jean Denis Richon
22/07/2008 15:43

POLIPOS NASAIS

Gostaria de saber si existo remedios ou tratamentos para se livrar de polipos nasais sem recorer a chiurgia.Obrigado
Yasuko
19/07/2008 21:04

ronco

Meu esposo disse que estou roncando muito. Que especialista devo procurar, tem alguma outra alternativas para esse problema.Muito obrigada.
carlos Tetuo Hara
04/06/2008 22:48

aquisição do aparelho anti ronco

Estou adquirindo o aparelho anti ronco(No ronco). Minha esposda não aguenta mais o meu ronco. Resolvi comprar este aparelho. Será que funciona. Ou vc recomenda a cirurgia? Muito obrigado aguardo sua resposta Carlos Tetuo Hara
Maria Nilse Pacheco Scherer
23/04/2008 16:17

Remédio para o ronco

Julierme Esses dias vi, acho que na televisao uma reportagem sobre a associação de dois medicamentos ,descoberta recentemente, para minimizar o problema do ronco. Não consigo lembrar os nomes, tens alguma informação respeito?
Odete Martins
30/01/2008 16:36

O Ronco

Sei que ronco, poque meu esposo fala, diz que é tremendo o barulho. Solicito alternatinativas para esse problema. Obrigado.
Andressa Daiana Damiani
26/09/2007 14:52

meu marido ronca

o sono fica dificil em algumas noites, quer dizer, agora algumas noites mais frequentes. pois meu marido ronca e ronca muito, preciso saber urgentemente de uma solução para que definitivamente o ronco dele pare de ser um empecílio para nosso casamento, ou então vou fazer parte do percentual dos divorcios causados pelo ronco. (brincadeirinha). solicito alternativas para a solução desse problema. obrigada.
carlos roberto rodrigues
15/08/2007 12:05

ronco

eu sou um eximo roncador, nao todos os dias ma mesmo me virando para o lado eu continuo roncando, já até coloquei a cama da maneira que vce descerveu mas as vezes acordo com minha mulher dizendo para de roncar tem algum remedio sem cirurgia indicado para esta disfunção?
Alberto Sales
04/08/2007 20:03

Eu estou roncando muito

Ronco muito, tenho 41 anos, mas acredito que com essas dicas para roncadores iniciantes, como mudar a posição, elevar a cabeciera da cama... Isso vai me ajudar... Começarei hoje mesmo! Obrigado pelas dicas!!
Natiele Marx
26/05/2007 15:03

estou fazendo 1 trabalho sobre o ronco

Queria saber como começa o ronco e se vc tem dificuldades para dormor em função dele? esporo a sua resposta!!!!!!
Marilda
15/05/2007 04:54

Ronco

Lendo seus artigos cheguei a conclusão que depende muito de nós o fato de vir a debelar nossos próprios problemas. Obrigada pelos esclarecimentos e já digo, de antemão que esse (ronco) é um dos motivos pelos quais estou lhe escrevendo nesse horário! Vou me ater mais às causas e buscar uma solução viável para o problema! Mais uma vez, obrigada! Abraço!
Márcia Gouvêa
25/04/2007 14:23

Tratamento

Há poucos meses atrás descobrir que tenho que fazer uma cirurgia p/ retirar um pólipo nasal, por isso que passei à roncar desde 2005. A pergunta é: esta cirurgia vai cessar u ronco, e é necessário levar anestesia geral?
Julierme
16/01/2007 18:08

tratamento (clínica do sono)

Bem, antes do tratamento deve-se fazer o diagnóstico. Existem clínicas especializadas, chamadas de clínicas do sono. Lá, você tem um diagnóstico do seu problema e, então, um tratamento específico será prescrito. O médico especialista que deve ser procurado é o Otorrinolaringologista. Obrigado por escrever.
ana
29/12/2006 11:47

quero tratamento p/ o meu ronco

Quero saber qual o especialista procuro para acompanha um tratamento de ronco
Antonio Miguel Gonçalves Neto
31/05/2006 21:30

O ronco

Achei muito importante ler essa matéria. Le e reli. Achei maravilhosa. Vai solucionar um problema que carrego há alguns anos. A gente ronca mais não vê, não sente, não nota. a pessoa que está dormindo ao nosso lado é que sofre as consequencias. Muito obrigado por me recomendar a essa leitura. Parabéns. Um grande abraço.