Publicado em 05/07/2007 19:21

O jejum

A experiência do jejum deve ser bem conduzida para que ele seja eficaz na nossa vida.

Quando nos sentimos incapazes para enfrentar grandes desafios, podemos encontrar a força de Deus, através de um bom jejum. Mas o que podemos entender por um bom jejum?

Primeiro precisamos entender o que é o jejum. Muitas pessoas possuem uma concepção equivocada a respeito do jejum, pois acham que jejum só existe quando alguém consegue abster-se completamente de todo e qualquer tipo de alimento.

Existem diversas formas de se fazer um jejum. Então, uma pessoa que não possui o hábito de fazê-lo deve iniciar a sua prática gradativamente, para que não ocorram reações adversas no seu organismo e para que, dentro de algum tempo, consiga atingir estágios mais avançados. Não tem como darmos desculpas, como: Eu não faço jejum porque eu num dou conta!. São inaceitáveis!

A experiência do jejum deve ser bem conduzida para que ela seja eficaz na nossa vida. Há três fases no jejum que precisam ser observadas atentamente e com zelo: a preparação, o desenvolvimento e o término.

Na preparação, é bom que se faça uma boa oração de entrega, despojando-se completamente nas mãos de Deus, expondo-lhe qual a intenção do jejum. É importante um momento de clamor pelo Espírito Santo para que Ele venha ser auxílio durante o período de jejum pretendido. É bom lembrar que o fortalecimento pretendido é espiritual!

No desenvolvimento, é preciso muita cautela, para que não se faça do jejum motivo de vanglória pessoal. Isso porque muitas pessoas acabam falando que estão jejuando quando são interrogadas sobre o porquê de não participarem de refeições naturalmente.

 

 

E quando isso ocorre, compromete-se o efeito do jejum: Quando jejuardes, não tomeis um ar triste como os hipócritas, que mostram um semblante abatido para manifestar aos homens que jejuam. Em verdade vos digo: já receberam sua recompensa. - Mt. 6, 16. Segundo Jesus, se queremos uma recompensa do Pai, não podemos demonstrar aos homens quando jejuamos.

Não se pode, então, cometer gestos como o de bater no peito e dizer que se está de jejum, pois isso nada mais é do que um sinal de imaturidade espiritual.

No término, é importante uma boa oração de louvor, em agradecimento a todo o transcorrer do jejum e pela certeza da força espiritual enviada por Deus.

Se fizermos uma viagem por toda a Sagrada Escritura, encontraremos vários exemplos de momentos em que o povo de Deus, diante de grandes desafios, clama pela ajuda do Senhor através do jejum.

O nosso Senhor Jesus Cristo também se utilizou do jejum antes de iniciar sua grande missão. Logo após ser batizado, foi conduzido pelo Espírito Santo ao deserto... e ali jejuou durante quarenta dias e quarenta noites, sendo fortemente tentado pelo demônio por três vezes - Mt. 4.

O jejum é uma forte arma contra o inimigo de Deus, pois conseguimos enxergar as suas ciladas e assim resistir as suas tentações com os olhos espirituais que nos são dados por esta mortificação da carne. Ele alimenta a alma!

Portanto, é imprescindível que façamos da prática do jejum um hábito, principalmente, em dias santos e na preparação para festas litúrgicas - Catecismo - § 2043.

Se você tem um desafio pela frente, comece agora mesmo a se preparar para um bom jejum e experimente a grande força que virá do alto em seu auxílio!

 

Fiquemos com Deus!

Sugestões de leituras:

II Crônicas 20,3

Esdras 8,21

Daniel 10,2-3

Romanos 8

 

Livro: Como fazer jejum? - Pe. Jonas Abib.

Prof. Reginaldo Pacheco

Prof. Reginaldo Pacheco

Graduado em Letras - UFG/ Administração - UFG (cursando)
Professor na rede estadual de ensino. Assistente em Administração no IFG - Campus Inhumas. Catequista - Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Fundador do Grupo de Oração Semeador. http://www.aboasemente.com

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

Diane
18/06/2014 22:50

cara eu to correndo

cara eu to correndo em jejum e ja senti a difeerne7a no abdomen,e a grande verdade e9 que para ter resultados satisfe1torios tem que ter sacrificios,eu sou um atleta e je1 cheguei a treinar 6 horas por dia entre musculae7e3o,jiu jitsu,muay thai,wrestling e vale tudo,e mesmo assim ne3o notei uma definie7e3o da barriga como agora correndo em jejum pela manhe3,isso porque meu biotipo ne3o e9 de abdomen definido como tem alguns sortudos por ai,mas com trabalho duro e sacrificios eu consigo deixe1-lo definido,e a massa magra vem com o tempo,primeiro a definie7e3o galera,a massa magra vem aos poucos,ne3o adianta vc se encher de comida ficar forte mas ficar parecendo um pe3o inchado,depois pra perder e9 foda,falo por experieancia propria. Na verdade a galera quer um caminho facil,e muitos profissionais ajudam esse pensamento,conhee7o uma galera que treina a anos e continuam a mesma coisa sem resultado nenhum,dai eles vem te perguntar e vc passa algum treino mais pesado e eles fazem aquela cara,ou ente3o aquelas mulheres que querem emagrecer sf3 andado 3 vezes na semana e fazendo aquela musculae7e3o meia boca,e aqueles me9dicos que passam aquelas caminhadas vagabundas pros idosos e os coitados acreditam(vide minha me3e)lf3gico tem que comee7ar devagar,mas tem que se esfore7ar e aumentar a intensidade.tem uma cena que ficou gravada pra mim ate9 hoje era por volta das 07:00 hs da manhe3, eu estava com preguie7a de treinar,com sono e desanimado e pra completar tava caindo uma chuva bem fina e tava muito frio,isso era em curitiba,quando eu pensei em voltar pra casa pra dormir,passou um senhor idoso de regata e de shorts correndo do meu lado no maior pic,aquilo me deixou com vergonha e fui logo treinar rs. Se vc tem safade vc tem o corpo que quer ter!essa e9 minha opinie3o cada um com a sua!fui,bons treino pra todos nf3s!
Edson Silva
31/08/2009 05:46

Jejum

Gostaria de saber se quando fazemos jejum, que tipod e bebida pode-se tomar e como faze-la? Alguem pode me orientar? Se puder por favor me envie um email grato.
Prof. Reginaldo Pacheco
27/07/2009 12:45

OK!

Que alegria, Cleber!!!!
Fico muito feliz de ter contribuído para isso!
Abraçãoooo!!!
cleber castilho
02/05/2009 06:41

obrigado!

muito obrigado por esclrecer minhas dúvidas sobre o assunto.de hoje em diante posso dizer que estou fazendo um bom jejum .valeu!!!
Abraxas
20/08/2008 23:59

ai

Para vereador vote no Professor Padre! Por uma cidade celibatária, que prática o jejum aos domingos e mortifica a carne em rituais de chicotes e cacos de vidro na Praça São Sebastião (Belarmino Essado?).
Prof. Reginaldo Pacheco
11/04/2008 22:36

Ok!

Tudo bem, Alexandre!!!! Obrigado pela ajuda! Fique na Paz de Jesus!!!!
Alexandre
20/02/2008 15:17

pode melhorar

acrescentar mais exemplos na biblia.citando algumas passagens sobre o assunto jejum
Prof. Reginaldo Pacheco
22/07/2007 18:43

obrigado!!!

Valeu pelas palavras, Camila! Espero que você experimente também o poder do jejum na sua vida! Deus nos faz fortes quando reconhecemos que somos fracos! Lembre-se sempre disso! Um forte abraço, garotinha! Fique na Paz de Jesus e com o amor de Maria!
camilla
16/07/2007 21:22

parabens

oi eu sou a amiga da cinthya , ela nao para de falar de vc , qualquer dia desses vc pergunta a ela se ela lembra de mim , agora entendi o que e jejum , valeu continue assim . pode ter serteza que se depender de mim e da cinthya vc ficara bem falada na cidade inteira .
Prof. Reginaldo Pacheco
16/07/2007 09:20

ok

Tudo bem, Márcio Pacheco! Obrigado por lembrar-me! Não esqueça das sugestões de leituras para um aprofundamento no tema! Fique com Deus, na Paz de Jesus!
Prof. Reginaldo Pacheco
16/07/2007 09:15

Alegria!!!!

Glória a Deus, Maria Madalena! Apareça sempre mesmo! Sempre que puder, observe também as sugestões de leitura! Ajudam na reflexão do tema escolhido. Abração! Fique com Deus, na Paz de Jesus!
Prof. Reginaldo Pacheco
16/07/2007 09:07

Reflexão...

Ok, Cinthya! Procure encontrar os textos ou trechos sobre o jejum sugeridos para uma melhor reflexão sobre o assunto. Você vai adorar! Fique com Deus, na Paz de Jesus!
Marcio Pacheco
09/07/2007 17:46

e o blog?

ou... da próxima vez ve se não se esquece de colocar link para o blog em seu artigo... www.aboasemente.blogspot.com
Maria Madalena
08/07/2007 23:41

Olá!!!!!

Olá Reginaldo!!!estava passando por aqui e te achei por acaso,está muito legal parabéns!!!li todos os textos,e achei muito bom.Vou sempre passar por aqui.Mas uma vez PaRaBéNs!!!!
Cinthya Cardoso de Araújo
05/07/2007 20:35

Gostei muito...

Gostei muito do texto,me fez refletir muito sobre o que é o jejum realmente. Estas palavras foram muito inteligentes e bem colocadas. PARABÉNS REGINALDO!!!