Publicado em 01/01/2007 20:04

O que é gordura trans?

Conheça esse novo perigo na alimentação. A informação é sua arma para saúde!!!!

Atualmente, existe uma preocupação especial em relação à alimentação. Cada vez mais consumimos produtos industrializados, refeições pré-fabricadas e congeladas, produtos artificialmente coloridos e flavorizados. Tudo isso tem contribuído bastante para o aumento nos índices de incidência de algumas doenças importantes, tais como a hipertensão arterial, aterosclerose, diabetes, infarto do miocárdio e obesidade. Neste contexto, uma legislação atual determinou que deve vir especificado nos rótulos dos alimentos a quantidade total de GORDURA TRANS. Então, surgiu a grande dúvida na cabeça da população: o que vem a ser a gordura trans?

As gorduras, ou ácidos graxos, são moléculas orgânicas de cadeia química longa. São um dos componentes essenciais para a dieta humana. Além de fornecer maior quantidade de energia por unidade de peso (9 Kcal/g), quando comparada aos carboidratos (3,75 Kcal/g) e à proteína (4 Kcal/g), elas contém ácidos graxos essenciais (linoléico e linolênico), que não são produzidos pelos mamíferos, mas precisam estar presentes na dieta, e auxilia no transporte e absorção, pelo intestino, das vitaminas lipossolúveis, A, D, E, e K. Além disso, confere sabor ao alimento.

Quimicamente, as gorduras podem ser classificadas em saturadas e insaturadas, dependendo da presença ou não de duplas ligações em suas estruturas. As gorduras insaturadas são ainda divididas em cis e trans, dependendo da conformação espacial dos ligantes químicos nas duplas ligações. Durante muitos anos, a gordura saturada foi considerada a grande vilã das doenças cardiovasculares. Agora, o olhar vigilante de pesquisadores volta-se contra um dos tipos de gordura insaturada, cujos efeitos podem ser ainda piores: a gordura trans.

As gorduras trans começaram a ser usada em larga escala nos anos 80, para dar mais gosto, melhorar a consistência e até aumentar o prazo de validade de alguns alimentos. Ela é obtida depois que os óleos vegetais são submetidos a um procedimento químico ou biológico chamado hidrogenação. No processo de hidrogenação, é adicionado hidrogênio em óleos vegetais e este se solidifica. O resultado é uma gordura mais grossa que dá mais crocância aos alimentos, mas que também é extremamente nociva para o organismo.

A gordura trans pode ser mais prejudicial do que a saturada, já que altera o metabolismo lipídico, elevando os níveis de LDL-colesterol (o colesterol ruim) da mesma forma que uma dieta rica em gordura saturada, e diminuindo os níveis de colesterol HDL (colesterol bom), provocando riscos semelhantes de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, tais como a aterosclerose e o infarto do coração. Além disso, o alto consumo de gordura está associado a uma das mais preocupante doenças do século XXI, a obesidade.

Embora algumas gorduras trans sejam encontradas na natureza (no leite e gordura de ruminantes como vaca e carneiro), a maioria é formada durante a manufatura de alimentos processados. Em muitas áreas, a gordura trans dos óleos vegetais parcialmente hidrogenados substituiu a gordura sólida e óleos líquidos naturais. As principais fontes de gordura trans são FRITURAS, MOLHOS DE SALADA, MARGARINAS (sobretudo a vendida na forma de tablete), MASSAS PRONTAS PARA O CONSUMO, RECHEIOS DE BOLACHAS, EM SALGADINHOS, TORTAS, BOLOS entre outros alimentos processados.

O certo é que devemos nos precaver do consumo excessivo dessas gorduras. A forma mais recomendada para isso é observar a tabela nutricional estampada nos rótulos dos produtos, verificando a presença e a quantidade de gordura por porção do alimento. Outra recomendação é evitar os alimentos ricos em gordura trans.

Um estudo feito por uma organização americana de defesa do consumidor mostra que, por causa da combinação trans/saturada, comer um simples donuts equivale a ingerir oito fatias de bacon. O limite para o consumo diário das duas gorduras é de 20 gramas. Para quem tem risco de doenças cardíacas, o máximo é de 15 gramas.

Comer bem é uma das melhores receitas para uma via saudável e também a maior recomendação para a longevidade. A informação é a sua principal arma. Garanta um futuro legal. Coma com qualidade.

Fontes:

http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4476&LibCatID=5&fromhome=yes

http://www.anvisa.gov.br/faqdinamica/asp/usuario.asp?usersecoes=28&userassunto=104

Julierme Gonçalves

Julierme Gonçalves

Farmacêutico pela UFG, Mestre em Ciências Farmacêuticas pela USP/RP e Doutorando em Química de Produtos Naturais pela UFG.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

THAIS TRINDADE
11/12/2008 04:43

SAÚDE E VIDA...

ADOREI SEU TRABALHO, HOJE TA CADA VEZ COMPLICADO ALIMENTAR-SE BEM, POIS MUITOS AS INDÚSTRIAS DE ALIMENTOS NÃO COLOCA NA EMBALAGEM QUE TEM GORDURA TRAS, ISSO DIFICULTA MAIS AINDA ESCOLHER O QUE COME.
luiz gustavo lira
29/10/2008 12:44

QUALIDADE DE VIDA...

Sua obervação é válida, no que diz respeito a saúde na alimentação, sou estudante de enfermagem e tenho essa mesma visão, quanto a importacia da alimentação.
maria de fatima
22/06/2008 15:31

AS mentiras das indústrias de comestiveis

AS indústrias colocam nos rótulos das embalagens de alimentos a inexistência de gorduras trans, isso se deve a falta de uma maior fiscalização da saúde. Somos infelizmente vítimas dessas industrias, pois o faturamento fala mais alto.
Jaqueline Oliva Dos Santos
21/02/2008 22:06

Parabéns

Óla!! Gostei muito do seu trabalho,minhas duvidas sobre gorduras trans diminuil muito.Continue sempre assim pois é com a ajuda de pessoas inteligentes q o mundo se desemvolve cada vez melhor.Obrigado
thalles pires ramalho
19/09/2007 11:31

ola

ola cara....gostei muito do seu saite!!!sera q vc moderia me responder algumas perguntas,e pq me professor me passou um trabalho sobre medicamentos trans e cis....pra me falar sobre 3 remedios trans e 3 remedios cis!!!valeuuuu
carline klunck
10/09/2007 22:02

gordura

A gordura trans faz tanto mal assim a saúde/
Cristina Vila Verde de Oliveira
11/01/2007 12:12

Muito importante!

Olá!! Achei muito importante essa matéria!! Manter a população informada de um assunto tão relevante como o de Gordura Trans, onde neim todos tem esse conhecimento!Parabéns!!