Publicado em 09/10/2006 09:02

O saxofone

O saxofone é um instrumento de sopro inventado em 1840 pelo belga Adolphe Sax...

O saxofone é um instrumento de sopro inventado em 1840 pelo belga Adolphe Sax, um respeitado fabricante de instrumentos, que viveu na França no século XIX.

   

Ao contrário da maioria dos instrumentos populares hoje em dia, que para chegar ao seu formato atual foi evoluído de instrumentos mais antigos, o saxofone foi um instrumento inventado. O pai do saxofone foi o belga Antonie Joseph Sax, mais conhecido pela alcunha de Adolphe Sax. Filho de um fabricante de instrumentos musicais, Adolphe Sax aos 25 anos foi morar em Paris, e começou a trabalhar no projeto de novos instrumentos. Ao adaptar uma boquilha semelhante ao do clarinete em uma espécie de corneta, sax teve a idéia de criar o saxofone, que foi concluído em 1840 e patenteado logo em seguida, em 1844.

  

Embora seja feito de metal, o saxofone pertence à família das madeiras, pois seu som é emitido a partir da vibração de uma palheta de madeira que fica fixada à boquilha.

  

Por ter um som único, com propriedades tanto dos instrumentos de madeira, quanto dos de metais, o saxofone logo foi adotado por muitos músicos. O sax tem a capacidade de ter o poder de execução de instrumentos como o clarinete, ao mesmo tempo em que tem uma potência sonora quase tão grande quanto à das cornetas. Além disso, seu timbre é um dos que mais se assemelha ao da voz humana, sendo um dos mais apreciados em todos os cantos do planeta.

  

Muitos músicos se destacaram na execução deste, que é considerado um dos instrumentos mais charmosos. Dentre os de maior importância na popularização do sax, destacamos aqui Kenny G, de grande renome internacional e uma revelação do programa Raul Gil, um garoto chamado Caio Mesquita, que tem conquistado seu lugar na lista dos CDs de música instrumental mais vendidos do país.

  

Alguns links interessantes:

  

  

    

  

    

SUPER LINK:

 

 

P.s.1: Há duas semanas atrás comprei um sax alto e estou começando a me aventurar no mundo deste instrumento, que considero como um dos mais charmosos. Estou adorando essa experiência nova. Posso dar a dica, para quem está interessado em começar também, que temos no mercado a nova marca Stagg que, segundo professores especialistas, em nada deixa a desejar em relação às marcas já consagradas, como a Weril.

   

P.s2: Um Muito obrigado! para a Poliana Rodrigues, esposa do Eduardo, por ter-me ensinado as primeiras notas...

Márcio Gomes Pacheco

Márcio Gomes Pacheco

Letras Português/Inglês - UFG Administração de Empresas - UFG (não concluído)
Coordenador do Grupo de Oração Semeador da Renovação Carismática Católica Inhumense; Ex-coordenador do Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica Inhumense; Diretor do blog A Boa Semente (www.aboasemente.com); Músico do Coral Santa Cecília e do Grupo de Oração Semeador - RCCI; Bancário - Banco do Brasil (desde jan/2005); Professor de Literatura Brasileira, Português, Inglês e Ensino Religioso na rede estadual de ensino entre 1999 e 2000; professor de Inglês (CCAA e Centro de Línguas UFG) de 2000 a 2006; professor de Inglês - Cursinho Trevisan (2000 - 2004); professor de violão (1998 - 2003).

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

fabiano luiz de castro
02/12/2009 13:20

goiabeiras

Gostei muito do texto sobre a história e invenção do Sax. E também, sobre o ícone destas goiabeiras aí em cima, afinal Inhumas por muito tempo foi conhecida por Goiabeiras. Valeu! Grande abraço dos jaraguenses.
Fabio SOARES
27/07/2008 10:25

Parabens!!!

Muito bom esse seu texto Marcio. sou saxofonista desde meus 10 anos de idade,comecei na Banda Santa Cecilia de Jaragua-GO. uma das mais antigas do estado e exportadora de talentos para praticamente todas as bandas militares de Goias e outros estados. (pesquise por Fernando Machado,saxofonista renomado,um dos criadoress do famoso clube do choro de brasilia). Quero deixar aqui o meu insentivo para voce e todos os iniciantes nesse instrumento. Quero tambem parabenizar a equipe do site tudoin, adorei os artigos e fotos dos eventos.nao conhecia o site. Parabens a todos!!!
Douglas
21/05/2007 14:27

ADOREI

Amei esse texto, eu estou comesando a fazer aula de sax e adori esse txto pos me deu mas força pra continuar. eu queria saber se tem alguem enteresado a vender um sax ja uzado e que seja bem barato . Se tiver alguemme mande uma mensagem pro meu imal sonic_cyrax@hotmail.com ou pro meu orkut http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=15091699410268060517 vlw fiquem com DEUS fuiiiiii.
Alexandre
17/04/2007 17:14

Kenny G ???

Kenny G ótimo saxofonista ??? Putz !!!
Marcio Pacheco
21/01/2007 12:13

Maria Helena

Muito obrigado por seu comentário! Para mim é uma surpresa um tanto agradável ter vc na minha coluna!
Maria Helena Ribeiro
08/01/2007 17:54

Nossa!!

Estava procurando informações sobre o saxofone, instrumento que adoro ouvir, quando me deparei com este site! Que maravilha Marcio, você não se cansa de me surpreender, hein? Me sinto feliz por ter tido o privilégio de tê-lo como colega duas vezes. Na Faculdade e no Banco. Parabéns pelos textos e pelo site! Deus te ilumine sempre!
Joicy
17/10/2006 18:25

Você...

(p.s. Enviei sem querer o comentário anterior...) + como ia dizendo... Quando é que nós teremos a honra de ouvir vc atrás desse magestoso intrumento? Deus te abençoe Márcio.
Marcio Pacheco
12/10/2006 10:56

Alterações efetuadas.

Como já podemos perceber, o pessoal do suporte técnico conseguiu recuperar as mensagens anteriores.. Muito obrigado pela participaçao de todos! §:^)
Marcio Pacheco
09/10/2006 12:36

Alterações

Pessoal, Como o texto estava um pouco extenso, resolvi dar uma enxugada no mesmo. Tal procedimento acabou resultando na perda dos comentários anteriores, feitos pela Jakeline, pelo Fernando e por uma outra pessoa que não me recordo o nome no momento. O pessoal do suporte técnico está tentando recuperar tais comentários. Aproveito para agradecer pelo comentário do Fernandoloko e pedir que ele explicasse um pouco mais o que ele sente necessidade de alteração, pois, infelizmente, não consegui entender a conclusão de sua mensagem.
fernando
08/10/2006 20:07

precisa melhorar

Este texto ´me parece um quanto paradoxal para a necessidade de compreensão de musioca já que a realidade do Brasil não permite o desenvolver da música acho que seus texto precisam ter uma melhorada.
Jakelyne
04/10/2006 10:59

Parabéns!!!

Amei o seu texto. É muito bom ver pessoas trazendo este tipo de informação. Continue assim!!! Um grande abraço
zibia
03/10/2006 18:27

nossa

Nossa que bom esse texto seu. Adorei continue assim parabéns.