Publicado em 17/09/2007 13:51

Perca peso com saúde

É evidente o crescente número de obesos ou até mesmo de pessoas com pré-obesidade na atualidade...

MEDICAMENTOS OU ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL? O QUE GARANTE NOSSA PERDA DE PESO?

É evidente o crescente número de obesos ou até mesmo de pessoas com pré-obesidade na atualidade em decorrência na maioria das vezes do consumo inadequado de alimentos ou falta de atividade física.

O número de medicamentos e fórmulas cada vez mais difundidos no mercado e esses altos índices de obesidade e doenças associadas como diabetes, hipertensão e outras, só vem confirmar que a perda e manutenção de peso dependem muito mais de hábitos de vida saudáveis.

O medicamento, muitas vezes, permite uma perda de peso rápida, mas não definitiva por não associar ao tratamento uma reeducação alimentar ou a prática de atividade física, além de provocar uma série de efeitos colaterais: insônia, depressão, taquicardia, entre outros. Assim, quando a pessoa pára de consumir o medicamento ganha até mais peso do que tinha antes.

O nutricionista dessa forma é o profissional de saúde habilitado para orientar sobre bons hábitos de alimentação através de uma reeducação alimentar considerando as necessidades, estilo de vida e idade de cada pessoa.

A dieta é definida no momento da avaliação nutricional e normalmente é dividida em seis refeições: pequenas e freqüentes. Se obedecermos tal princípio não precisamos fazer dietas absurdas ou da moda e sim apenas aprender a selecionar os alimentos e as porções corretas e poderemos comer de tudo sem nos privarmos das nossas preferências.

De acordo com a pirâmide alimentar desenvolvida pelo Departamento de Agricultura americano, uma dieta saudável deve ter variedade (incluir alimentos dos cinco grupos da pirâmide), equilíbrio (possuir as quantidades apropriadas dos cinco grupos de alimentos para o fornecimento de calorias e nutrientes necessários) e moderação (apresentar refeições que controlem o consumo de gordura, sal, açúcar, etc. e a seleção de bebidas).

DICAS DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

  1. Prefira alimentos frescos, naturais, integrais e variados.
  2. Consuma diariamente frutas, verduras e legumes.
  3. Diminua as frituras e os alimentos com elevada quantidade de açúcar, gordura e sal.
  4. Coma devagar, mastigue bem os alimentos.
  5. Faça suas refeições em ambiente tranqüilo; procure manter os mesmos horários e os intervalos regulares.
  6. Prefira sucos e refrescos naturais aos refrigerantes.
  7. Evite beliscar ou substituir suas refeições por biscoitos, salgadinhos, chocolates ou outras guloseimas.
  8. Beba bastante água, de preferência fora das refeições. O organismo precisa estar sempre hidratado.

A alimentação inadequada pode ser a causa ou contribuir para a perda da saúde, portanto aprendamos a fazer nossas escolhas para termos saúde e peso saudável para sempre!!!

Keila Pereira Pires

Keila Pereira Pires

Graduada no ano de 2001 pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Nutrição Clínica. Pós-graduada no ano de 2003 pelo Centro Universitário São Camilo - Rio de Janeiro.
Professora substituta da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás nos anos de 2003 e 2004. Nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Goiânia desde 2005. Parceria com o União Inhumas sub-12 e sub-14 e com Academia Cleide Campos no ano de 2007. Colunista do site www.wellnessclub.com.br. Atendimento em consultório há seis anos.

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