Publicado em 20/01/2007 14:15

Pilates

Pilates é um método que foi desenvolvido pelo alemão Joseph H. Pilates no início do século vinte...

Hoje vou falar um pouquinho sobre um Método que está sendo muito procurado e praticado no Brasil devido a sua grande eficácia no condicionamento físico e na reabilitação.

Pilates é um método que foi desenvolvido pelo alemão Joseph H. Pilates no início do século vinte onde seus exercícios objetivam melhorar flexibilidade, equilíbrio, força e consciência corporal e não levando à hipertrofia muscular.

O método pode ser praticado em qualquer idade e em diferentes níveis de condicionamento físico, devendo ser supervisionado por um profissional que tenha o Curso de Pilates devidamente registrado, atendendo as necessidades específicas que cada pessoa.

É constituído por mais de 500 exercícios praticados em 9 aparelhos distintos visando trabalhar o corpo como um TODO uniformemente, sendo eles realizados na posição horizontal e podem ser feitos fora dos aparelhos também. Os exercícios trabalham então força, alongamento, respiração e concentração, onde são realizados menos repetições e movimentos precisos.

O método é praticado em todo o mundo e pode ser realizado em clínicas, hospitais, consultórios médicos e academias. A aula é constituída exercícios rítmicos de força e alongamento, através de exercícios concêntricos e excêntricos de abdômen e músculos lombares praticados ativamente, sendo que a evolução vai de acordo com a capacidade individual.

Seus benefícios:
- Estimula a circulação;
- Melhora o condicionamento físico geral;
- Melhora a flexibilidade;
- Melhora a amplitude muscular e o alinhamento postural adequado;
- Melhora os níveis de consciência corporal;
- Melhora a coordenação motora.

Esses benefícios visam a prevenção e redução de riscos de lesões futuras, além de aliviar dores crônicas, principalmente os problemas de coluna. Uniformemente o método irá fortalecer, alongar e equilibrar a musculatura da coluna vertebral, alinhando e descomprimindo tensões existentes. Podendo até mesmo aliviar pinçamentos e compressões de discos e assim estimulando a circulação do local.

Este trabalho também é muito utilizado na reabilitação de patologias de joelhos, ombros, panturrilhas, em doenças neurológicas, pós-cirurgias, pré e pós-parto, etc.

Joseph H. Pilates diz que após as 10 primeiras aulas inicia-se as primeiras modificações corporais; após 20 aulas, essas modificações se tornam mais visíveis e após 30 as mudanças podem ser notadas por nossos semelhantes.

As aulas são quase sempre individuais e no Brasil custam em torno de R$ 60,00 a R$ 80,00 por hora.

Letícia Martins

Letícia Martins

Graduada em Fisioterapia pela UCG e Especialista em Saúde da Mulher pelo CEAF/UCG. Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília.
Fisioterapeuta do Hospital Ortopédico de Goiânia (HOG) com atuação em Ortopedia e Respiratória. Fisioterapeuta de março a junho de 2008 no Hospital Universitário de Brasília (HuB) no tratamento de pacientes portadores de Hanseníase. Artigo Publicado na Revista Fisio&terapia e na Revista digital Efdeportes: Atuação da Cinesioterapia no fortalecimento muscular do assoalho pélvico feminino: revisão bibliográfica.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

EMÍLIA
11/04/2010 18:07

IMPRESSÃO DIAGNÓSTICA

Por favor gostaria de uma explicação mais detalhada sobre o meu resultado de exame (ressonância magnética). Impressão diagnóstica:-Retificação da curvatura fisiológica cervical, na posição de estudo;- Discopatia degenerativa nos níveis de C2C3 à C5C6; -Protusão discal superior do tipo base larga em C5C6, associada a hèrnia do tipo protrusão focal póstero-mediana/paramediana à direita.
JORGE BADO
20/10/2009 06:53

consulta

DESEARIA CONTACTARME CON USTED , YA QUE SOY ORTO PROTESISTA Y QUISIERA VER LA POSIBILIDAD ,DE COMO ESTA LA ORTOPEDIA AHI , YA QUE ME GUSTARIA VIAJAR AHI , YA QUE MI NOVIA VIVE AHI EN ESA CIUDAD . TENGO MUCHOS AÑOS DE EXPERIENCIA EN EL RAMO , Y TRABAJO ACA EN EL INSTITUTO DE ORTOPEDIA Y TRAUMATOLOGIA EN MONTEVIDEO URUGUAY ,DESDE YA QUEDANDO A SUS .
SALUDA ATT. O.P. JORGE BADO .
MI CORREO ES ortopediabado@yahoo.com
mayara melo dos santos
16/09/2008 13:04

Pilates para portadores de sindroem de down

Queria saber se vc tem conhecimento deste método(pilates para portadores de sindrome de down)
Cláudia Machado Lima
23/05/2008 18:24

Pilates

Pilates no pós-parto(puerpério)
Letícia Martins
11/01/2008 21:15

Miriam,

Olá Miriam, então o pilates ajuda a emagrecer sim, pois existem alguns exercícios mais pesados que são muito eficientes na queima de calorias. Então, associado a uma dieta, além da perda de peso, ajuda a fortalecer o corpo e melhora a flexibilidade também... Abraços...
Miriam
20/12/2007 23:01

Ótimo artigo!

Gostei de ler e saber mais sobre esse método. Sempre ouvi falar mas não sabia de detalhes. É uma pena que a aula seja muito cara ainda. Bom, gostaria de saber se, como é um exercicio fisico, se aliado a uma dieta eu posso perder peso praticando-o. Desde já, agradeço a atenção.
Letícia Martins
27/05/2007 13:48

José Roberto,

Ola José Roberto, O método pilates é muito interessante mesmo tanto na reabilitação quanto para uma prática de atividades fisica, porém fica difícil eu lhe dizer onde tem academia especializada em sua cidade, pois não conheço ai, então o que lhe digo é que procure as academias e nela ou um fisioterapeuta ou um professor de educação física que tenha o curso e ministre as aulas... Um abraço e boa sorte...
José Roberto Orlando
29/04/2007 06:21

Sobre o artigo de Letícia Martins

Gostaria de receber mais informações sobre a prática desse interessante método de praticar exercícios denominado Pilates. Pelas explicações preliminares da Letícia, pude avaliar superficialmente quão interessante é essse método. Moro em SJBVista e gostaria de saber se aqui há alguma academia especializada nessa prática. Abraços a todos daí.
Letícia Martins
27/01/2007 10:16

Welington,

A Clínica Saber e Saúde oferece este método...
Welington Rodrigues
26/01/2007 18:59

Pilates

Muito interessante. Tem alguém em Inhumas para estas aulas?