Publicado em 10/08/2006 21:11

PLASMA x LCD

Saiba a diferença entre as duas tecnologias que estão bombando no mercado das tvs de alta definição.

A televisão comum recebe o sinal analógico das transmissoras e a imagem é escalonada (ajustada) no chamado formato padrão 4:3, que significa 4 de largura por 3 de altura. A televisão de plasma é digital e trabalha com o formato usado no cinema e em filmes de DVD. É o chamado widescreen, de medida 16:9 ou 16:10, um retângulo. A televisão comum se aproxima bastante do formato de um quadrado, mas não chega a ser um quadrado perfeito pelas suas medidas.

Se você assistir a programas de canais abertos como novelas ou outros programas locais, a imagem será 4:3 que, se for esticada para os 16:9 da sua tela de plasma, irá gerar uma distorção perceptível na imagem. Mesmo na TV por assinatura, a maioria dos canais é exibida em 4:3. E qual seria a solução? O jeito é assistir em 4:3 na tela de plasma, o que geraria duas tarjas pretas grandes nas laterais da tela - justamente a porção de imagem que não está sendo utilizada. Ocorre que a solução é um problema ainda maior, porque se as tarjas pretas ficarem por horas seguidas, elas irão manchar o plasma, causando o efeito burn-in. Para 100 de satisfação, só mesmo os filmes em DVD em widescreen, que encham a tela.

Segundo a gerente de produtos da LG, Fernanda Summa, o recomendado pela empresa é que ninguém assista nada com tarjas pretas por mais de uma hora na TV de plasma, pois além desse tempo a tela pode realmente ficar marcada pelo burn-in. Ou seja, nada de três novelas seguidas para os noveleiros de plantão.

Uma situação desse tipo aconteceu a um comerciante que quase viu o investimento na TV de plasma ir pelo ralo. Como ele estava acostumado com a imagem 4:3, optou por assistir programas com as tarjas pretas, mas não sabia dos problemas de burn-in. Depois de um tempo, a tela ficou praticamente toda manchada e uma coloração diferente tornou-se gritante até quando foi assistir filmes em DVD. Depois de meses entre assistência técnica e fabricantes, ele conseguiu trocar a TV.

Games na tela grande também prejudicam

Jogar videogame em uma TV de plasma é outra tentação, sobretudo com os consoles novos como Xbox e Playstation 2. Com a celeuma gerada pelas manchas na tela, as desenvolvedoras de jogos começam a repensar o costume de exibir marcas estáticas. Em jogos de tiro, por exemplo, a interface (chamada de HUD) com os detalhes sobre energia, munições e mapas, fica parada o tempo todo. Resultado: após algumas horas de tiros e explosões, a TV de plasma corre o sério risco de ficar marcada. De acordo com o ex-designer de conceitos da Acclaim Studios, Greg Wilson, os HUDs são uma verdadeira praga nas TVs de plasma. Ele explica que os desenvolvedores de jogos estão cientes da situação e tentam reverter o quadro melhorando a jogabilidade de uma forma tal que o jogador não precisa de imagens estáticas com informações sobre o jogo. Wilson enumera ainda, o exemplo do game King Kong, baseado no filme de 2005 de Peter Jackson, onde não há qualquer imagem estática.

Já há vários jogos de tiro em primeira pessoa como Doom 3, Quake 4 e outros, a opção de eliminar o HUD por conta própria, indo nas configurações. Apenas não é o padrão. O jogador tem que configurar.

LCD ou plasma, o que é melhor?

Uma outra opção disponível no mercado são as telas de cristal líquido, o LCD. A principal diferença entre o LCD e o plasma é a formação da imagem e a resolução. No LCD a resolução varia de 1024×768 a 1920×1080 pixels, associada a um baixo consumo de energia.

A tela de LCD é mais usada atualmente para dispositivos pequenos, como displays de celulares, equipamentos de som para carros e monitores de computador, além de TVs abaixo de 42 polegadas.

Quando usada como monitor de computador, a tela de LCD deve possuir o cabo com conector DVI. Este conector é encaixado na mesma saída DVI da placa de vídeo do computador e o sinal é digital. Ao adquirir um monitor LCD, esteja certo que ambos possuem conector DVI. O conector VGA ou SVGA possui sinal analógico e é o conector mais comum e presente em praticamente todos os computadores do mercado.

A TV de LCD também apresenta problemas menos graves que a TV de plasma. Em imagens muito rápidas, às vezes é possível identificar rastros na tela. Estes rastros chamados de efeito fantasma ou ghost, são instantâneos, não mancham e não queimam a tela, mas incomodam bastante. Isso ocorre, também, porque o sinal é analógico. Quando o sinal é digital, estes rastros deixam de existir.

Outra desvantagem do LCD é a relação brilho x contraste que não é tão vibrante quanto a do plasma.

Futebol 100 digital só em São Paulo.

Se a Copa do Mundo foi o referencial para comprar uma TV de plasma, pra quem não sabe, somente na cidade de São Paulo houve transmissão 100 digital com todos os recursos disponíveis.

Para quem está fora de São Paulo, algumas operadoras como Sky e DirecTV ofereceram planos para transmitir os jogos em widescreen 16:9 e possivelmente com som digital apesar de até agora não haver um padrão nas empresas para todo o Brasil.

Bom pessoal, conforme prometido este foi o artigo referente às TVs de plasma e LCD. Não deixem de acessar esta coluna para saber mais novidades do mundo da tecnologia.

Sempre que precisar, mande um e-mail com dúvidas ou sugestões para novos artigos ou questões referentes à tecnologia e informática que responderei o quanto antes.

Um grande abraço e até a próxima!

 

Fonte1: http://webinsider.uol.com.br/index.php/2006/05/11/lcd-ou-plasma-o-que-e-melhor-para-a-sua-proxima-tv/

 

1 . Alguns trechos foram modificados, extraídos ou acrescentados pelo próprio autor desta coluna.

Jerônimo Martins

Jerônimo Martins

MBA Gestão de Tecnologia da Informação - Fac. ALFA; Especialista em Redes de Computadores - PUC Goiás; Graduado em Ciência da Computação - Fac. Objetivo.
Administrador de Infra-estrutura de TI do SESC Goiás.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

Akmal
11/06/2014 12:52

well both lcd and pl

well both lcd and plasma are good.trust ur eye n get a good brand that last .i have 3 lcd they look good to me but when i saw my frined plasma it completely blew my pic away especially during action movies.but plasma is best view in the dark lcd is a bit too brght to c in dark. unfortunetly for plasma when u switch on the light o c it during daytime u can c urself in the tv .well which one do u think is better.hahhaaits best if u go with ur eyes n bugdet n size of the tv .they r pratically good.and dun worry ablout burin they took carer of that problem a while ago with pixel shifting or sumthing every 30 minutes. +2Was this answer helpful?
Saul
04/05/2010 07:17

LCD mais econômica

Lcds são muito mais econômicas, principalmente os modelos com tecnologia ips. Plasma é absurda no consumo de energia!
Saul
04/05/2010 07:11

LCD mais econômica

Lcds são muito mais econômicas, principalmente os modelos com tecnologia ips. Plasma é absurda no consumo de energia!
Alberto
20/01/2010 08:54

fim das plasmas

Acho q sim em darlan, já q foi comprovado q seu consumo de energia é muito maior e q sua durabilidade e vida util é bem curta, sem falar do preço q é altíssimo.
darlan
11/05/2009 09:56

sera?

bom...sera q plasma vai ser esquecida..q nem as tv d tubo? e a lcd vai fica na frente delas? será q a populaçao vai prefiri tv lcd,por causa imagem,aparencia,baixo consumo d energia..eu mesmo ficaria com a lcd srsrs e eu tenho uma tv d tubo :p ano 2000 rsrs
fernando
11/05/2009 09:13

fim da duvida

pesquisei bastant finalment achei um artigo q tirasse minha duvida,por mto tempo a tv d plasma era melhor,pois bem "era", a tv lcd hoje em dia esta c/ vez mais revolucionando as tvs sem deixar d citar a tv lcd é ecoogicamente correta!!
flavio santos
07/05/2009 07:02

lcd

eu vou ficar com...lcd,hj em dia tv lcd tem mto novidade e qualidade,principalmente na imagem cores...
luciano marques
06/05/2009 05:25

oq acho

entao ,bom oq sei é q lcd com painel ips,a imagem dela é mto boa,otima resoluçao ,rapido tempo d respostas,fora q se vc tocar no painel vc ira ve bastante diferencia,e tbm tem baixo consumo d energia.
jair
05/05/2009 13:08

duvida

oi, tenho uma duvida... oq é painel ips na tv lcd? fui na loja o vendedor me passou essa informaçao, mais nao entendi mto bem, gostaria que alguem me ajudasse! obg
orlindo
08/11/2008 21:16

Parabéns e dúvida.

Parabéns pelo seu parecer, foi ótimo, pois me esclareceu bem.Hoje, você compraria um TV de 42 polegadas de LCD ou de Plasma? Hoje, a programação das TVs a cabo já é ou não toda digitalizada no formato 16:9. E se a TV não for a cabo o conversor para digital evita o problema, tornado o formato 16:9.
Aguardo com ansiedade sua resposta.
Orlindo.
Domingos Malandrino
23/11/2006 10:40

Plasma x LCD

Gostei. Foi prático, objetivo e esclarecedor. Salvei, mostrei aos meus filhos e enviei a amigos.