Publicado em 27/12/2007 15:35

QUALIDADE DE VIDA PARA 2008

Estamos chegando em mais umfinal de ano, ano de muitas conquistas, mudanças, realizações para alguns e de expectativas de um novo começo para quase todos. Sendo assim traçar metas é sempre uma boa alternativa pra quem deseja fazer algo diferente por si mesmo. E pensando nisso lembrei de nuno cobra preparador físico e mental de muitos atletas como ayrton senna que serve de referencial para essa busca quando nos dá dicas de saúde tão importantes em trechos do seu best-seller a semente da vitória:

"O corpo é ferramenta para desenvolver o incrível potencial humano. Por meio do corpo físico, desenvolvem-se os corpos emocional, mental e espitirual. Mas, se para alguns é uma grande batalha vencer o próprio corpo, é importante saber que, tornando-se vitorioso sobre o corpo, você se torna também vitorioso na vida. É o encontro consigo mesmo.

O corpo é nosso bem mais precioso. É a única coisa que realmente possuímos. É nossa casa e nossa forma de transporte pela vida. É o único bem que devemos proteger e cuidar com afinco. Todos os outros patrimônios são secundários e dependentes desse bem maior que carrega nossa vida. Maltratá-lo ou esquecê-lo faz com que a vidaperca seu sentido automaticamente.

Se nosso corpo fosse entendido como o templo sagrado que é, aposto que não jogaríamos tanto lixo dentro dele, nem o desrespeitaríamos tanto. Se a sua mente anda totalmente voltada para bens secundários, acorde e faça alguma coisa por esse bem maior, seu corpo, sem o qual a vida não faz sentido.

O homem tem enorme poder de adaptação. Pesquisasmostram que, a partir de um mês, qualquer rotina diária torna-se um hábito totalmente automático. Toda mudança de hábito, a princípio, pode ser difícil, pois deve impor uma nova atitude. No entanto, em pouco tempo, essa mudança torna-se algo automático, até prazeroso, firmando-se, enfim, como um novo hábito.

Especialmente em relação à alimentação, é muito fácil desenvolver hábitos saudáveis. Se durante um mês você realizar uma alimentação à base de cereais, legumes, grelhados e saladas, ou seja, leve e saudável, quando ingerir um fast-food qualquer, por exemplo, certamente vai sentir uma grande dificuldade de digestão. A idéia de que manter uma alimentação leve e natural representa um grande esforço é errônea. Trata-se apenas de um hábito que se adquire, e manter esse hábito não requer esforço algum.

Se você é daquelas pessoas que não perceberam ainda o absurdo que é ter abandonado o seu corpo e continua insistindo numa vida absolutamente sedentária, é bom começar a reparar que a maioria esmagadora dos problemas de saúde que atingem o homem moderno - desde dores nas costas até falta de energia, vitalidade e otimismo - está relacionada à falta de uma atividade física saudável. A maioria das pessoas dá desculpa de não ter tempo, porém sempre arranja tempo para as coisas realmente importantes. Pois eu posso assegurar que o movimento é tão importante ao corpo quanto a alimentação. Que eu saiba, todos arranjam tempo para comer, não é verdade? Do contrário, o corpo reclama e manda avisos com a sensação de fome. Se não nos movimentarmos, o corpo também avisará, só que não tão rapidamente. E não será somente uma sensação como a fome.

Criamos nossos limites e, muitas vezes, acreditamos que não podemos ultrapassá-los, quando na realidade, somos capazes de expandi-los infinitamente. Basta somente acreditar! Não se esqueça: o corpo humano é a única máquina que, quanto mais se usa - de maneira adequada - melhor fica."

Um feliz 2008 a todos os navegadores do site tudo in, pacientes e outros que aceitaram nossas dicas e sugestões para uma melhor qualidade de vida e saúde nesse ano e que no próximo ano possamos estar juntos na realização de muitas metas pela reeducação alimentar".

DRAª KEILA
NUTRICIONISTA

Keila Pereira Pires

Keila Pereira Pires

Graduada no ano de 2001 pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Nutrição Clínica. Pós-graduada no ano de 2003 pelo Centro Universitário São Camilo - Rio de Janeiro.
Professora substituta da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás nos anos de 2003 e 2004. Nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Goiânia desde 2005. Parceria com o União Inhumas sub-12 e sub-14 e com Academia Cleide Campos no ano de 2007. Colunista do site www.wellnessclub.com.br. Atendimento em consultório há seis anos.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

Keila Pereira Pires
20/01/2008 16:53

Ao leitor

Caro internauta, agradeço a participação no site Tudo In na seção de colunas mas como é de conhecimento de todos algumas profissões utilizam do título de Dr ou Drª pela própria tradiçao e aceitação popular, assim mesmo não tendo esse título, médicos, advogados, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e outros fazem uso do mesmo, embora saibamos que o título de doutor só cabe a quem faz doutorado. Drª Keila/Nutricionista
...
11/01/2008 20:53

Doutor

Cara Nutricionista Keila, saiba que o título de Doutor ou Doutora só cabe a quem tem graduação Strictu Senso em nível de doutorado. Por favor, detenha-se a usar o título de especialista que a senhora tem.