Publicado em 18/05/2007 14:24

Qualidade na Relação Humana

Um dos problemas de nosso tempo é que está se perdendo a educação de se dizer palavras que geram VIDA.

Palavras que Curam e Matam

Segundo a Professora Maria Helena Brito Izzo, dizer coisas como bom dia, obrigado e por favor não constitui mera norma de boas maneiras, mas um reflexo de quem tem bons princípios e sabe respeitar os outros. Não se perde nada por tentar alegrar incentivar e apoiar as pessoas através boas palavras.

Contudo, existem pessoinhas que se aproveitam de qualquer situação para deixar o outro ainda mais no chão e não perdem oportunidades para despejar palavras que ferem, destroem e matam.

Um dos problemas de nosso tempo é que está se perdendo a delicadeza de sentimentos e o hábito de dizer palavras que geram vida. Muita gente considera cafonice um Deus te abençoe, saúde ou o Senhor te acompanhe e suprimiu tais expressões do seu linguajar sem colocar nada no lugar. Contribui assim, para que o relacionamento humano ficasse mais áspero e pobre.

Dizem que a maior arma que existe é a palavra. Ela é mais poderosa que um revólver, porque mata sem deixar pistas. Por isso, precisamos prestar atenção nas palavras que usamos.

Cada ser humano produz e capta energias. Quando você fala palavras boas, elas atingem o outro e voltam para você com mais força como se fosse um bumerangue. O mesmo poder têm as palavras destrutivas. Não foi à toa que Jesus recomendou que os apóstolos desejassem a paz a todo que encontrassem pelo caminho. Essa é a única forma de não só de irradiar a paz no mundo, mas, também de se obter a paz interior.

Não basta falar é preciso ser sincero, que as palavras saiam do coração, carregando, de fato, toda força interior. Quem sabe cultivar palavras e ensinamentos bons fica numa faixa de ondas energéticas onde transitam paz, bondade, harmonia, perdão, amor e acaba colhendo tudo isso para si. Não se trata de uma crença mística, e sim, de um processo psíquico, mas é preciso ser verdadeiro.

Por isso, ensinamos às crianças, desde pequenas, a pedir desculpas, dizer obrigado e não falar palavras féis. Com este aprendizado, elas assimilam não só princípios de boas maneiras e civilidade, como também as bases de sua felicidade futura. Além disso, como a criança é um ser muito indefeso e influenciável, uma palavra destrutiva pode estragar toda uma vida. Ela precisa de estímulo para desenvolver seu lado bom. Se a criança cresce tendo sua auto-estima constantemente rebaixada por palavras e atitudes agressivas, ela dificilmente acreditará no bem.

Dizer coisas boas não custa nada e pode fazer um bem danado à humanidade. Independentemente de crenças religiosas, todo mundo tem a simpatia que atrai e emite energias positivas e com a qual todos se sentem bem. Essa pessoa pode contaminar as outras, e assim, contaminar as outras e desta forma, tornar o mundo um pouco melhor.

Às vezes é preciso de um certo treino para que a pessoa habitue-se a usar somente palavras construtivas. Qualquer um pode se educar e mudar. A pessoa pode fazer um exame de consciência das palavras que anda semeando no mundo e, a partir daí assumir outro modo de falar e atitudes positivas. Isso significa evolução de caráter e não fraqueza.

Ser bom é sinal de crescimento interior. É também uma conquista que se adquire à medida que se tem consciência do próprio papel na vida. Esforça-se para usar somente palavras boas não significa ser uma pessoa séria, sizuda, mal-humorada ou austera, pois quem adquiriu esse hábito é alegre, brincalhão e descontraído.

As pessoas boas estão dispostas a semear palavras e pensamentos positivos, desejando sinceramente o bem para os outros e construindo paz ao seu redor. Ainda bem que existe muita gente assim no mundo !!!

Luciano Silva Roriz

Luciano Silva Roriz

Graduado em História em 2000 pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em História de Goiás pela UFG 2003/2004.
Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Inhumas. Professor na rede municipal de ensino. Realizou trabalhos relacionados a história de Inhumas "Sob as Bençãos da Padroeira 1850-1910".

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

PC
28/05/2010 14:20

PRA SEMPRE

(2001-CEB) "Professor Luciano"?... era assim que questionávamos sua presença em sala de aula sem ao menos agradecer ao conhecimento transmitido.
(2010) Hoje devemos a esse especialista, mestre em educação sem mesmo precisar de adquirir diplomas, sabias palavras que nos levaram a seguir adiante, e espelhados neste humilde e sábio ser humano, nossas graduações e coragem pra fazer de um mundo, o nosso Mundo. Pra sempre, Valeu mestre.
Leonardo
26/01/2010 11:15

Bom texto

Resolvi ler seu texto novamente. Essa releitura só me fez confirmar o quento você consegue "dominar" bem as palavras. O mundo está precisando é de pessoas que nem você: que saiba usar as palavras certas, nas horas corretas. Parece que as pessoas estão perdendo a educação, os bons modos. Certo dia fui ao supermercado e, depois de pagar, disse "obrigado" para a moça que me atendeu. Parece-me que ela não estava acostumada, pois ficou me olhando de um jeito diferente e me disse um "de nada" como se eu fosse de outro planeta.
leonardo barbosa
13/04/2008 15:33

Gostei novamente

Realmente as pessoas infelizmente não sabem que a palavra possui mais poder que uma bomba atômica. Essa inclusive é a arma usada pela elite para nos dominar. Espero que algum dia as pessoas tenham consciência disso tudo. Gostei muito do seu texto. Espero que algum dia eu também seja capaz de usar tão bem as palavras quanto você. UM ABRAÇO.
MILLyCAT
22/11/2007 11:23

MILLyCAT

MTTTTTT LEGAL ATE++++++.......... ASS: KAMILLA RAVILA!
Reny de Paula
17/07/2007 18:04

Amigo

Luciano, adorei a sua mensagem, basta apenas uma reflexão do leitor para uma a mundança de comportamento. e se isso acontecer, realmente, muita paz reinará no mundo. Sinto orgulho em ser sua amiga, você é incrível, continue assim. Reny - 17/07/07.
FLAVIA
04/06/2007 21:21

PARABENS

PARABENS VOCÊ , GOSTEI MUITO ESPERO QUE CONTINUE TRANSMITINDO CONHECIMENTOS TÃO SÁBIOS ,ESTOU APRENDENDO MUITO COM VOCÊ . UM ABRAÇO
joana(rosa)
31/05/2007 23:28

e demais

luciano adorei ler sua mensagem , realmente é oque falta no mundo de várias pessoas , você é sem dúvida alguém que faz a diferença , seja muito feliz ,beijos.
magda sueli pereira
31/05/2007 10:24

felicidade

luciano fiquei muito feliz em ver vc assim tao bem,saiba q torço muito por vc pois vc e uma pessoa muito inteligente,muito sábio vc merece.bjs
CRISTIANE L SANTOS
29/05/2007 13:42

lermais

gostaria de ler mais sobre voce