Publicado em 23/05/2008 11:54

Quer ter um Pet?

Primeiros passos na escolha de um animal de estimação

PRIMEIROS PASSOS NA ESCOLHA DE UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO

Quando desejamos adquirir um pet temos que pensar em vários pontos:

  1. Qual animal é melhor para o meu perfil?
  2. Ele irá vigiar a residência ou será de companhia?
  3. Tenho espaço para criá-lo?
  4. Ele precisa de vacinas, remédios, como é sua alimentação?
  5. Quantos anos ele irá viver?
  6. Tem crianças em casa, idosos?

Enfim temos que pensar no mínimo nestes tópicos para que nossa convivência seja harmoniosa e feliz.

Ter um animal  deve trazer paz,alegria, bem estar e satisfação e não o inverso.

Se formos presentear alguém com um animal devemos sondá-lo primeiro, senão você corre o risco de estar dando o famoso ¨ presente de grego¨.

Agora vamos falar um pouco de cada item.

Um cão é um animal ativo, esperto, na infância (mais ou menos até 1 ano e meio) é brincalhão, mordedor e as vezes até destruidor, para que ele fique educado temos que ter um pouco de tempo e paciência.

Um gato já é mais introspectivo, brinca menos, mas também pode ser educado e responder aos comandos desde que nos o eduquemos.

Já um peixe, um coelho ou outro roedor  não responderá aos nossos comandos.

Se optar pelo cão pense primeiro se será de pelo longo (yorkshire, maltes, shitzu, poodle, collie,pastor alemão,sheep dog, chow-chow,lhasa -apso etc..) ou curto (teckel, pinscher, boxer, dálmata, dog alemão,fila etc..), pelos longos requerem cuidados especiais com shampoo, cremes ,escovação diária e secagem  o de pelo curto só requer um banho semanal com shampoo para cão.

Optando pelo gato pense nas pessoas que irão conviver com ele, se ninguém é alérgico, pois o gato libera em sua saliva uma proteína que leva as pessoas sensíveis a vários sintomas  que variam desde coriza, inchaço nos olhos, prurido, espirro podendo chegar até em um quadro de asma.

Não se esqueça do espaço físico da casa, cães grandes necessitam de canil apropriado com área coberta, área de sol, esgoto para os dejetos e escoamento da água, pois o canil deve ser lavado regularmente. Sujeira, umidade, excesso de calor, frio, chuva podem provocar doenças e às vezes até fatais para o animal. Cães menores podem ter acesso ao ambiente interno da casa e em caso de apartamento ser treinados a defecar em um determinado local.

Não se esqueça que  cães de raças grandes e gigantes vivem em média 10 anos, cães pequenos vivem de 12 a 15 anos e os gatos podem viver até 25 anos e eles sempre serão dependentes de nós humanos para cuidar deles. É uma responsabilidade de vários anos.

Acima de tudo não se esqueça que eles morrem e a velhice também é difícil. O animal caduca, perde a visão, os dentes, o faro, tem dores articulares, perdem o pelo que podem ficar brancos, diminuem a agilidade enfim como todos nós um dia iremos envelhecer eles também ficam velhos só que com idade cronológica diferente da nossa.

Após tudo isso
Boa sorte.
E cuide bem de seu pet.

Valéria Prado

Valéria Prado

Méd. veterinária formada pela U.F.G . em 1991 Especializada em clínica de pequenos animais, associada da ANCLIVEPA de Goiás.
Trabalha na G.A.A.S.A atendimento em aves ( postura) e ovelhas e no Consultório Veterinário Cães & Gatos atendimentos em pequenos animais na cidade de Inhumas.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

viviana de moura martins
30/06/2008 10:07

OIE !!Que DEUS abençoe o talento da DRª..

Parabéns pelo o seu dom e seu talento ,conheço o seu trabalho com os animais ..Sucesso e que possamos conta com vc.. A minha cachorrinha q vc cuidou esta ótima e correr para todos os lados...
Luiz Carlos Cardoso Junior
02/06/2008 21:25

quero ser veterinario

Dr; valeria sou aluno do colegio estadual manoel vila verde, e estava lá naquela reunião que a senhora participou,e fique muito mais entusiasmado com o curso que quero,gostei das suas palavras e serviu como decisão final para a minha escolha. e a senhora falou que estaria de portas abertas para receber alguem que se enteressasse naquele tipo de profissão. Queria pedir a senhora se eu poderia participar de um trabalho algum dia com vc. no seu consultorio,Minha tia leva a cachorrinha dela so ai no seu consultorio.Não sei se a senhora está alembrada, e a Solange aqui de deuslandia, o nome da cachorra dela e pitiula.meu tio osmario disse que vc fez uma cirurgia nela,para tirar o filhote dela que estava morto dentro dela e a vc fez a cesariana... E ai se não for encomodar a senhora, de eu estar ai vendo o seu trabalho.gostaria muito de ir ai. Sei onde é...e estou aguardando sua resposta... obrigado.. e tenha um bom serviço... parabens pelo seu talento....