Publicado em 03/11/2008 20:57

Redes sem fio

Vai montar sua rede sem fio? Então confira este artigo!

Pra quem vai comprar um notebook, um item que já se tornou obrigatrio em praticamente todos os modelos disponveis nas lojas a placa de rede sem fio. Ou como já bem conhecido, wireless.

As redes sem fio, ou redes wireless, estão se tornando cada vez mais presentes nas casas dos internautas. Não é uma moda. Em alguns casos mais que necessidade. Além da ausência de fios, a mobilidade que o usuário de Internet tem em sua residência ou local de trabalho é espetacular. Principalmente se estiver portando um notebook.

Mas pra quem no tem notebook, o tradicional PC pode se conectar a sua rede sem fio tranqilamente. Para isso, basta instalar uma placa de rede sem fio e se conectar ao seu roteador wireless, equipamento obrigatrio para fornecer o sinal da rede por meio de antenas. A vantagem do roteador é que além de fornecer o sinal sem fio, ele continua fornecendo o sinal com fio. Alguns modelos dispõem até 4 portas no padro Ethernet para conectar micros próximos a ele através do famoso cabo categoria 5 (o cabinho de rede azul, como é conhecido popularmente).

Para quem já tem o tradicional modem ADSL, basta adquirir um roteador wireless e conectá-lo ao modem e fazer as devidas configurações. Pra quem não tem ou quer trocar o equipamento, há no mercado modelos combo que fazem a função de modem ADSL + roteador de rede com e sem fio. É uma grande sacada dos fabricantes pois dispensa um custo a mais com espaço e energia elétrica.

Mas comprar um roteador sem fio parece ser tão simples quanto comprar uma água de côco. Na verdade . Mas mesmo assim é importante ter algumas informações antes de adquirir o seu modelo.

Se você tem um notebook ou vai colocar uma placa de rede wireless em seu micro, fique atento aos tipos de rede sem fio que eles suportam. As redes wireless mais comuns existentes hoje são:

  • Rede padro (802.11) - lançada em 1997, ela opera na frequência de 2,4Ghz, fornece conexo de 1Mbps ou 2Mbps e fornece sinal a curtíssimas distâncias sem barreiras (portas, paredes, etc.);
  • Rede a (802.11a) - lançada em 1999, ela opera na frequência de 5Ghz e pode fornecer sinal em até 50m. Sua conexão de rede vai de 6Mbps a 54Mbps;
  • Rede b (802.11b) - lançada quase que na mesma época da rede a e apesar de se chamar b, esta rede opera na mesma frequência da rede padrão, mas em contrapartida, por ser uma evolução dessa rede, a rede b fornece conectividade de até 11Mbps. Esta foi a rede que se tornou popular por possuir um custo bem abaixo da rede a. Seu alcance chega a ser de 400m em ambientes abertos;
  • Rede g (802.11g) - rede que já está bastante comum, ela é o sucessor da rede b. Além de ser totalmente compatível com rede g opera na mesma frequência que a rede b, mas possui conexão igual a da rede a, 54Mbps. Esta rede foi lançada em 2003.
  • Rede n (802.11n) - Esta é a rede que começa a se popularizar. Boa parte dos equipamentos com suporte a rede sem fio, já estão vindo preparados para redes n. Esta rede é totalmente compatível com as anteriores e opera com frequência entre 2,4Ghz e 5Ghz. Sua conexão fica na faixa de 300Mbps. Normalmente, roteadores para redes n possuem 3 antenas para fornecimento do sinal que pode passar dos 400m de área de cobertura.

Além da conectividade suportada tanto pelo seu notebook (ou placa de rede sem fio pra PC) e seu roteador wireless, um ponto de suma importância que é obrigatório para qualquer rede sem fio (principalmente nos ambientes domésticos e corporativos) a segurança.

Importante configurar a segurança em sem roteador wireless para impedir que estranhos naveguem na sua rede de graça e roubem informações sigilosas durante seu acesso a, por exemplo, um site bancário.

Para isso, há 3 esquemas (protocolos) de segurança que seu roteador deve ter para que você escolha o melhor para sua rede sem fio. O primeiro o WEP, um protocolo mais fraco e bem menos utilizado por ser fácil de ter sua segurança quebrada. Ele foi implementado assim que as primeiras redes sem fio foram criadas.

O segundo é o padrão WPA. Este é mais forte que o WEP e mais utilizado também. Neste tipo de segurança você pode fornecer acesso a somente um micro da sua rede sem fio ou há vários desde que digitem uma frase como senha de acesso para obter conexo à sua rede.

O terceiro padrão de segurana é o WPA2. É um esquema de segurana mais forte ainda que o WPA. Porém, nem todos os equipamentos de rede sem fio são compatíveis com este padro. Por ser mais forte em termos de segurana, a conexão da rede pode ficar prejudicada dependendo da velocidade de acesso. Na maioria dos casos, recomendado o uso do protocolo WPA.

Vale a pena informar que em redes sem fio, quanto mais longe estiver do fornecedor do sinal, mais fraca ser sua conexão. O sentido é o mesmo quando nos referimos rede de telefonia celular.

Mas mesmo que você deseja se conectar a uma rede sem fio gratuita (aeroportos, shoppings, livrarias ou universidades) no esquea nunca de atualizar seu anti-vrus e utilizar um firewall de confiana (software para proteção contra invaso virtual). De nada adianta proteger a rede sem fio de sua casa se em um outro horário você acessa uma rede sem fio pública totalmente desprotegida.

Boa sorte.

Jerônimo Martins

Jerônimo Martins

MBA Gestão de Tecnologia da Informação - Fac. ALFA; Especialista em Redes de Computadores - PUC Goiás; Graduado em Ciência da Computação - Fac. Objetivo.
Administrador de Infra-estrutura de TI do SESC Goiás.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

Pedro Henrique Rangel
24/07/2012 13:16

Modelo

Boa Tarde Jeronimo,


Eu preciso da sua grande ajuda, preciso saber qual marca de roteador sem fio usado nas PUC-GO, eu trabalho na area de T.I e a empresa me solicitou a instalação de roteadores sem fio de grande alcance, observei os da PUC-GO, pois os mesmo possuem grande alcances e podem serem usados na parte externa. Desde ja agradeço a sua ajuda.


 


Att.Pedro H.Rangel

Jerônimo Martins
05/11/2008 18:00

Duas marcas

Olá, João. Os melhores equipamentos são da marca 3Com. Um modelo que posso indicar é o OfficeConnect 3CRWDR101A-75. A desvantagem é o preço. A marca mais popular hoje é a D-link. O modelo que posso indicar é o DSL-2640B ou DSL-2640T. A relação custo x benefício desta marca costuma ser a melhor de todas. Abraço.
João Ricardo de Morais
04/11/2008 09:41

Qual o melhor?

Qual seria um router wi-fi bom para eu poder adquirir? Queria um que funcionasse como modem também.