Publicado em 27/03/2008 14:23

Reduza custos

Usar a criatividade para reduzir custos sem afetar a qualidade da produção, é dar as mãos e lutar...

Reduzir custos, mesmo que seja para alguns um bicho papão, vem sendo para a maioria dos pequenos produtores de leite do Estados de Goiás, uma das melhores alternativas encontradas para obter uma lucratividade melhor pós o fechamento do seu balancete anual.

Uma das alternativas encontrada pelos pequenos produtos é a sociedade, ou seja, uma constituição de uma cooperativa entre produtores da mesma região, para obter algumas vantagens que sozinho o pequeno produtor não conseguiria fazer, como por exemplo: poder vender sua produção que é de pequena escala, para uma empresa de laticínio de grande porte no mercado, com preços mais atrativos e etc..

Mas como já se dizia o velho ditado popular A união faz a força e uma andorinha sozinha não faz verão. Que o cooperativismo surge, em 1844 na Inglaterra por 28 pioneiros, visando este lema que é á harmonia da coletividade, e através destas sociedades ou cooperativas, como queiram dizer, vem sendo criados mecanismos para ostentar e lutar por melhores condições de produção destas comunidades.

Onde este modelo micro-econômico tem, a função de desempenhar papel fundamental no bem-estar daquele grupo econômico ou social.

Através das cooperativas estes membros, conseguem adquirir insumos e até mesmo novas matrizes para o seu plantel, com preços e juros mais acessíveis, daqueles que vem sendo praticados pelas instituições financeiras vigentes em nosso país.

Nestas cooperativas além dos cooperados ter redução em seus custos de produção, eles também contam com uma estrutura de técnicos contratados pelas cooperativas para ministrar cursos voltados para a melhoria dos meios de produção destes produtores, ou seja, mais do que produtores, micro-empresários do agronegócio!

Técnicas estas que vão do manuseio com o gado; de que forma deve-ser a nutrição destes animais, para uma boa lactação na hora da ordenha, até no que se diz respeito à inseminação das matrizes para o aprimoramento do plantel, através da introdução de novas tecnologias e insumos voltada para a produção de leite.

Com estas técnicas e mecanismos de produção, estes cooperados conseguem agregar valor final ao seu produto, dando a eles um diferencial no que se tange a harmonia da produção com uma excelente qualidade versos redução de custos, que no final do contexto e igual a uma boa lucratividade do seu meio de produção!

Hoje é expressamente obrigatório relatar que Rochdale com o intuito de salvar o seu empreendimento no século 18, desenvolveu uma nova forma de gestão compartilhada, dando origem ao cooperativismo, que veio unificar e constituir um leque de benefícios voltados para o bem-estar da coletividade de seus cooperados!

ilsonreis@hotmail.com

ilsonreis@hotmail.com

Bacharel em Ciências Econômicas pelas Faculdades Alves Faria (ALFA) no ano de 2005.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

Welington Rodrigues
11/04/2008 16:49

Verdadeiro instrumento de negociação

É verdade Ilson, as cooperativas são de suma importância. O mercado do leite no Brasil, p.ex., é composto de muitas cooperativas e produtores espalhados, assim que dita o preço do leite são as grandes redes de supermercado. Em outros países era assim, mas os produtores se conscientizaram e convergiram para duas ou três grandes cooperativas, reduziram custos e passaram a negociar melhor o preço com as redes de supermercado. O perfil do mercado mudou por causa disso.
Wolneimar Paranista de Oliveira
04/04/2008 11:20

Parabéns

Padrinho parabéns pela coluna.Realmente com a economia em que vivemos hoje redução de custos e realmentre a melhor forma de se manter negócios. Se observarmos as grandes corporações nos útimos anos o que mais tem acontecido e redução de custos.E uma grande jogada nesse assunto e a criação de cooperativas,pois com isso se consegue menos preços nas compras de produtos para empresas.
Solange Vaz
31/03/2008 10:13

Parabéns!

Parabéns! Ilson, realmente as cooperativas, associações buscam o fortalecimento da cadeia produtiva para redução de custo e aumento da produtividade, somente através do trabalho feito em conjunto os produtores da região poderão compartilhar experiências e aprender com as dificuldades uns dos outros, o que contribuirá por aumentar a geração de negócios e elevar a qualidade do produto.
ILSON REIS
28/03/2008 16:59

Retorno!

Obrigado Venilton, pelo seu comentário!
Venilton Gomes
27/03/2008 21:02

Parabens

Parabens Ilson!!!!! Os seus comentarios são valiosos espero que muitos produtores possam segui-los, somente com uma classe unida as pessoas podem ter algum poder de negociação do preço de venda do produto. Venilton Gomes