Publicado em 12/11/2006 10:30

Reeducação Postural Global

RPG (Reeducação Postural Global) é um método que foi desenvolvido pelo francês Philippe Emmanuel Souchard...

Hoje estarei falando sobre uma técnica da Fisioterapia muito procurada por diversas pessoas em busca de uma melhora postura e até mesmo da dor!

 
RPG (Reeducação Postural Global) é um método que foi desenvolvido pelo francês Philippe Emmanuel Souchard, publicado na obra O Campo Fechado em 1981.

 
O método RPG visa à correção da postura através de alongamentos globais que envolvem todas as cadeias musculares do corpo humano, trazendo assim uma maior credibilidade aos tratamentos fisioterápicos enfocando principalmente dores e desvios posturais, particularmente ligados a afecções de coluna. O método utiliza exercícios ativos ministrados e aprendidos pelo paciente e ainda reforço na conscientização de percepção do alongamento e retração das cadeias musculares de forma global.

 
O paciente é alertado o tempo todo sobre como o encurtamento de um determinado grupo muscular pode prejudicar vários movimentos, podendo inclusive causar dor.

 
O Fisioterapeuta fica atento a cada mínimo movimento do paciente e toca o mesmo, com as mãos, a todo o momento. O método pode ser realizado em uma maca própria do RPG, no chão, na parede e até mesmo em pé.

 
O método exige do paciente concentração e muita paciência, pois o mesmo, é muitas vezes solicitado a realizar mínimos movimentos e ao mesmo tempo manter uma ou outra contração muscular. Para alguns, a sessão é considerada monótona, entretanto, muitos adolescentes e adultos relatam bons resultados apesar dessa incompatibilidade de ritmos.

 
A sessão geralmente tem periodicidade semanal e duração de uma hora e meia.

 
O método consta de 8 posturas denominadas básicas, porém o terapeuta pode mesclar algumas adaptações em função de necessidades específicas de cada paciente.

 
Os bons resultados são dependentes da aderência do paciente, ou seja, através de disciplina, não faltando as sessões, ficando atento a todas as orientações do seu Fisioterapeuta com relação a percepção da postura.

 É essencial também que o Fisioterapeuta esclareça todos os aspectos relacionados à postura, quanto às atividades de vida diária, no trabalho, na escola, no carro, etc. O RPG sem uma educação e orientação da postura apresenta grande chance de não ser tão eficaz quanto ao esperado.

 
O tratamento com RPG é realizado através de posturas estáticas, com o objetivo de atuar neste conjunto de cadeias musculares, de modo que os músculos estáticos sejam alongados, enquanto que os dinâmicos devem ser contraídos. Partindo da conseqüência até a causa do problema, buscando reencontrar a boa morfologia corporal e solucionando os problemas relacionados a ela.  As posturas são feitas juntamente com os exercícios respiratórios, no qual o paciente faz 80 do trabalho, seguido d orientação do Fisioterapeuta.

 
O tratamento enfim, pode durar de 3 meses a 2 anos, e pode ser realizado em qualquer idade.

 

O RPG é um tratamento surpreendente, pois os resultados são visíveis desde a primeira sessão!

Letícia Martins

Letícia Martins

Graduada em Fisioterapia pela UCG e Especialista em Saúde da Mulher pelo CEAF/UCG. Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília.
Fisioterapeuta do Hospital Ortopédico de Goiânia (HOG) com atuação em Ortopedia e Respiratória. Fisioterapeuta de março a junho de 2008 no Hospital Universitário de Brasília (HuB) no tratamento de pacientes portadores de Hanseníase. Artigo Publicado na Revista Fisio&terapia e na Revista digital Efdeportes: Atuação da Cinesioterapia no fortalecimento muscular do assoalho pélvico feminino: revisão bibliográfica.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

maria de cassia de oliveira
21/01/2012 11:09

como tratar espinha bifida em adulto

Gostaria de saber como tratar em adulto aespinha bifida lombossacral, pois descobri agora aos 50 anos,como melhorar? estou sentindo muitas dores.
vera lucia
21/11/2011 20:32

espinha bifida

descobri, que minha filha hoje com 20anos ten espinha bifida o que e isto como posso tratar o quais as consequencias que podera acontecer
Jéssica Souza
20/06/2011 10:33

espinha bifida s1

Ola. tenho 19 anos e descobri que tenho esponha bifida s1, não faço ideia do qe isso relamente significa, e eu sou dançarina, logo pratico muito exrecicio fisico, poderiam me dizer se tem algum problema eu continuar meus exercicios?
Cleide
18/02/2011 09:30

Raquisquise de S1

ACABEI DE PEGAR MEU RAIO X E DEU Q TENHO RAQUISQUISE DE S1. POR FAVOR PODERIA ME DIZER DO Q SE TRATA, COMO ADQUIRI ISTO, COMO TRATAR, O Q PODE ACONTECER FUTURAMENTE, É MUITO GRAVE. TAMBÉM TIVE UM DIAGNÓSTICO HÁ MUITOS ANOS DE SINDROME DO PIRAMIDAL DO LADO DIREITO, MAS ATÉ HOJE CONVIVO COM A DOR PRINCIPALMENTE NAS NÁDEGAS. POR FAVOR ME AJUDE. DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO. CLEIDE
Marta
10/12/2010 06:38

espinha bifida

Qual seria a melhor forma para tratar um indivíduo adulto com espinha bífida, descoberto recentemente.Obrigada.

Gostaria de saber qual o tratamento e o que é exatamente a Spina bifida,tenho 16 anos e nunca havia ouvido falar nisto. 

Antonio Lúcio de Carvalho
26/05/2010 15:40

Gostei muito da matéria

Leticia, tenho hérnia de disco e há uns tres anos consecutivos na época de frio tenho sofrido bastante com fortes dores nas costas a ponto de ter que tomar banho agachado. O que me alivia são as injeções de dexa-citoneurim, que meu médico me receita. Ele me disse sobre o tratamento de RPG, e pelo que eu li sobre o assunto descrito por voce, tenho grande chance de ficar livre destas dores. Tenho 64 anos mas, como você disse não há uma idade específica para começar o tratamento. Você acha que tenho chance de ficar bom! Ficaria agradecido pela resposta. Um grande abraço.
ROMULO
28/12/2008 17:42

spina bifida EM S1

TENHO 20 ANOS SOU MILITAR E ULTIMAMENTE TENHO MUITA DOR NAS COSTA FUI FAZER UM RAIO X E DETECTARAM SPINA BIFINA EM S1 QUERIA SABER MELHO O QUE É E COMO ? POIS VOU AO MEDICO E QUERIA SABER MAS!!PODE ME AJUDAR?
dayse ferreira
24/06/2008 16:09

spina bifida

Parece que problemas de spina bifida são mais comuns do que imaginamos... não seria interessante um artigo sobre esse assunto, já que os que existem colocam este problema como uma má formação congenito grave para bebês, mas para os adultos parece menos importante. Parabéns pelo site.
Alda
24/04/2008 17:31

descobri k tenho espinha bifida

Aos 36 anos descobri que tenho espinha bifida e não sei nada sobre isso nem as implicações em termos futuros. Alguém me pode ajudar? Estou mt preocupada obrigado
Vanessa
11/03/2008 10:57

Artigo

Por favor, tem algum artigo relacionando o alongamento da musculatura respiratória pelo método RPG com melhora da força muscular respiratória. Grata.
Fernando Castro
15/01/2008 08:35

Espinha Bífida em L5

Eu queria saber se o RPG é o melhor meio de tratar esse problema de mal formação das vertebras.
Letícia Martins
27/08/2007 23:06

Carlos Dênis...

Olá Carlos tudo bem? Bem, para saber o seu diagnóstico, você deve levar o exame ao médico, pois ele lhe dará o diagnóstico clínico o que é diferente do diagnóstico que o fisioterapeuta dá... Mas quanto ao tratamento, o RPG seria excelente, pois ajudaria a fortalecer sua musculatura da coluna e ao mesmo tempo alongar, porém um tratamento convencional com aparelhos e outros tipos de alongamentos também podem ajudar. Quanto o seu futebolzinho, eu acho melhor você evitar por um tempo, principalmente durante o tratamento, pois assim a recuperação será mais completa, e quando não estiver mais sentindo nenhuma dor, volte a jogar ok? Boa recuperação e desculpe a demora da resposta...
Carlos Dênis Matias Veras
19/07/2007 09:30

Coluna

Bom dia, Recentimente comecei a ter umas dores nas costas, realizei o exame de Rx cujo o resultado foi: Espinha bífida em L5 e Redução do espaço discal L5-S1, gostaria de saber o significado do resultado e quais as maneiras de tratamento. Há sim, gosto de jogar um futebolzinho com os amigos será que posso continuar a jogar? espero resposta.
Regina Rother
28/11/2006 19:53

RPG

Muito interessante a matéria sobre RPG, trabalho com RPG à 10 anos, e obtnho excelentes resultados com o método, que infelizemente ainda é pouco conhecido pela população, pessoas que administravam suas dores com antiinflamatórios, muitas vezes em poucas sessões já sentem um grande alívio das dorses!
Welington Rodrigues
14/11/2006 11:42

Comentário

Parabéns Letícia, gostei da matéria. Afinal, todos nós temos problemas com a correta postura corporal e seu artigo é bem esclarecedor. No mais, o comentário deste Joaquim aí é desrespeitoso e em local inadequado. Este espaço é para a troca de informações de bom nível.