Publicado em 12/03/2007 10:21

Respeito à criança

A implantação de uma política de ampliação do ensino fundamental de oito pra nove anos . . .

A implantação de uma política de ampliação do ensino fundamental de oito pra nove anos de duração exige tratamento político, administrativo e pedagógico, uma vez que o objetivo de um maior número de anos no ensino obrigatório é assegurar a todas as crianças um tempo mais longo de convívio escolar com maiores oportunidades de aprendizagem.

Ressalte-se que a aprendizagem não depende apenas do aumento do tempo de permanência na escola, mas também do emprego mais eficaz desse tempo: a associação de ambos pode contribuir significativamente para que os estudantes aprendam mais e de maneira mais prazerosa.

Para legitimidade e a afetividade dessa política educacional, são necessárias ações formativas da opinião pública, condições pedagógicas, administrativas, financeiras, materiais e de recursos humanos, bem como acompanhamento e avaliação, em todos os níveis da gestão educacional.

Vale ressaltar que, de acordo com o projeto de Lei 144/2005, aumenta o Ensino Fundamental para nove anos e torna-se obrigatória a oferta de ingresso às crianças a partir de seis anos e dá prazo até 2010 para as redes públicas se adaptarem. Entre outras medidas, fica estabelecido que o 1º ano não terá repetência e que as escolas têm de garantir o ingresso dos seis anos no 1º ano em 2007.

Finalmente, temos a convicção que a tarefa que nós educadores e demais profissionais da educação, temos em mãos é da mais profunda complexidade. Sabemos, também, que as reflexões e possibilidades apresentadas não abrangem a diversidade da nossa escola em suas necessidades curriculares, mas estamos certos de que foi tomada a decisão ética de assegurar a todas as crianças brasileiras de seis anos de idade o direito a uma educação pública que, mais do que acesso, tem o dever de assegurar a permanência e a aprendizagem com qualidade.

Mara Lívia de Lima

Mara Lívia de Lima

Pós-graduada em psicopedagogia UEG - Inhumas|GO
Professora, Mediadora do programa Acelera e Se Liga Goiás, Professora da Inclusão em sala Alternativa, Coordenadora Pedagógica Municipal; coordenadora do Programa SESI | Educação para o trabalhador

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

Varadha
11/06/2014 14:27

BetinaNe3o gostei!!!

BetinaNe3o gostei!!!!Achei o vietsdo bonito, mas o look todo be3o me agradou!!!A maquiagem ficou horr[ivel e o cabelo tambe9m!!!Acho que um pouco de postura ne3o faria mal a essa menina!!!Vivemos em uma democracia certo??? Respeitem as opnif5es alheias!!Nem todo mundo e9 obrigada a gostar ou ne3o!
Elizabeth Gon çalves Silva
21/10/2009 14:19

duvidas

A minha filha tera 5 anos e oito meses no inicio do ano letivo ela podera ser matriculada no primeiro ano do ensino fundamental ela só faz seis em junho.
Monise da Cruz Santos Calaça
30/10/2007 19:51

menina verdadeira e especial

Vc transmite tranquilidade e muita alegria. Que DEUS esteje com vc hoje e sempre. Ouça Stela, ela tem razão ,é isso mesmo, seja sempre vc essa eterna menina inteligente e carismática. Beijos
stella
11/06/2007 19:17

sempre a mesma...

Nossa sem palavras para expressar o tanto que essa mulher e especial para mim, se hj respiro devo a ti meu respirar, continue sempre assim, essa pessoa meiga, maravilhosa, mae, e trabalhadeira!!!Nunca mude seu jeito de4 ser para agradar quem te ama, pois quem te ama de verdade nao te muda te completa!!bjs
charlles cleio rodrigues nascimento
02/04/2007 18:09

continue assim........

Amigos para sempre ok.Um abraço. te desejo um helicoptero carregado de sucessos e uma tempestade de bençaos.Uma chuva de sonhos e um oceano de realizaçoes. De seu amigo de hoje amanha e sempre......................................charlles cleio rodrigues nascimento.
charlles cleio rodrigues nascimento
02/04/2007 18:02

vc eexemplo de perseverança e de dedicaçao.ch@

Deus esta muito presente em sua vida,todas as vezes q aproximo de vc sinto a força de Deus agir fervorosamente em vc.Parabens vc e uma graaaaande amiga obrigado por tudo.