Publicado em 30/05/2006 10:15

Responsabilidade Social

Responsabilidade Social, um boa opção para ganhar a preferência do consumidor

É cada vez maior o número de empresas que investem nas questões sociais no Brasil. A medida que o tempo passa, uma tendência que atualmente faz parte da rotina dos países de primeiro mundo, vem se fortalecendo em nosso país. O consumidor vem se tornando mais consciente e exigente, e isto faz com que ele dê especial atenção para empresas que investem em questões social e ambientais. Uma empresa que desenvolva um produto ecologicamente correto, pode contribuir diretamente para o aumento qualidade de vida das pessoas de comunidades de baixa renda. Investir no social pode mudar a realidade não só dos que vivem a margem da sociedade, mas também amenizar parte dos problemas que nós da sociedade moderna vivemos nos dias de hoje, como é o caso da violência urbana. Formar cidadão de bem não quer dizer somente livrá-lo das drogas e da violência, não quer dizer somente dar maior segurança para aqueles que vivem um pouco mais distantes desta realidade, mas sim dar oportunidade para que exerça sua cidadania, participando ativamente da comunidade, produzindo, gerando renda, além do mais servindo como uma referência para outros.

Com esse pensamento você automaticamente estará mudando a realidade da sua empresa, ganhando não só a credibilidade da sociedade mas a da sua equipe de trabalho. Existe um campo vasto a ser explorado quando falamos em questões sociais, gerando assim oportunidades para empresas que desejam expandir sua atuação no mercado.

Mesmo que essa mudança de mentalidade seja impulsionada, basicamente, por uma visão mercadológica, podemos perceber, o quanto isso pode se refletir, e de certa forma já tem se refletido positivamente junto a sociedade.

A cada dia que passa, mas se torna comum no vocabulário empresarial palavras como: empresa cidadã, responsabilidade social do setor privado, balanço social, etc...Então pense nesta idéia, pois ao adotar esta estratégia, sua empresa além de provocar um aumento em seus lucros estará promovendo melhora na qualidade de vida da sua comunidade.

 

Abraços e até a próxima.

Sérgio Augusto

Sérgio Augusto

Administraçao de Empresas - Faculdade Anhanguera;Pos graduação em Administração em Recursos Humanos - Faculdade Cambury.
Consultoria, palestras e treinamentos em administração de empresas e administração em recursos humanos. Analista Empresarial do Sebrae em Goiás.Professor da matéria Teorias Administrativas - Universidade Estadual de Goiás.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)