Publicado em 13/03/2007 16:43

RPG

A reeducação Postural Global, ou RPG, é um método da fisioterapia que trata as desarmonias do corpo humano

A reeducação Postural Global, ou RPG, é um método da fisioterapia que trata as desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, já que  cada organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas.

É uma técnica revolucionária que considera os sistemas muscular, sensitivo e esquelético como um todo e procura tratar, de forma individualizada, os músculos que se diferenciam na estrutura. Criada na França, em 1980, pelo fisioterapeuta francês Philippe E. Souchard, a RPG é uma técnica realizada exclusivamente por fisioterapeutas.


Dores nas costas, nas articulações, noites mal dormidas, tensões musculares etc. quem nunca passou pelo menos uma dessas desagradáveis experiências?
A terapia RPG trata esses e muitos outros problemas com bons resultados, por meio da reeducação do corpo. Exemplo: quando sofremos uma contusão, a primeira reação é fazer com que o corpo tente proteger a lesão para não sentirmos dor. Por isso, criamos, automaticamente, um mecanismo de "compensação" para evitar o problema inicial. É o que acontece quando torcemos o tornozelo. Para não termos dores, enrijecemos a musculatura e transferimos para a outra perna o apoio corporal e mancamos. Com isso, criamos uma série de compensações em todo corpo.


A técnica de RPG não visa apenas atender pacientes que estejam sentindo dor, mas também a aqueles que buscam encontrar um melhor equilíbrio e viver em harmonia como o corpo.


Individualidade: cada ser humano sente e reage de maneira diferente.
Causalidade: a verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma. A RPG remonta da conseqüência à causa.


Globalidade: não tratar partes isoladas, e sim o corpo como um todo.
Em quais patologias a RPG é indicada?
Para as mais diversas patologias clinicas a técnica de RPG é indicada.

Alguns exemplos são:
- Ortopédico: pés planos e cavos, joelho valgo e varo, joanetes, escolioses, hiperlordoses, hipercig]fose, torcicolo, cervicalgias, lombalgias, dorsalgias, etc.
-  Neurológicos: hérnia de disco e labirintinte.
-  Reumatológicos: artrites, artrose, bursites, tendinites etc.
-  Respiratórios: asma, bronquite etc.
-  Somáticos: estresse, distúrbios circulatórios e digestivos etc.
Para se obter um resultado positivo com RPG são necessárias sessões semanais de uma hora, podendo haver exceções nos casos de maior gravidade. O tratamento é indicado para todas as faixas etárias.

Huguivan Junqueira

Huguivan Junqueira

Graduado em Fisioterapia pela Faculdade FUNEC- Santa Fé do Sul - SP e Pós-Graduado em Medicina tradicional Chinesa (Acupuntura, Sistêmica e Estética)
Primeiro Fisioterapeuta a residir na cidade de Inhumas. Atuou no HTO (Hospital Traumato Ortopédico de Goiânia) por 6 anos e também no NONINDO DAY SPA como acupunturista Shiatsuterapeuta. Atualmente atende na secretaria de saúde como Fisioterapeuta e é proprietário da KENKOO (CENTRO DE ACUPUNTURA E FISIOTERAPIA) situado na Rua José de Arimateia e Silva nº 430 Centro (ao lado Colégio Oly)

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

Wahyu
18/06/2014 20:11

I have to show some

I have to show some thanks to the wrietr for rescuing me from such a circumstance. Just after exploring throughout the search engines and obtaining principles which are not helpful, I assumed my entire life was over. Being alive without the approaches to the difficulties you have sorted out as a result of your good review is a crucial case, as well as the ones that would have in a negative way affected my entire career if I hadn't encountered your site. Your personal competence and kindness in dealing with a lot of stuff was precious. I don't know what I would've done if I had not discovered such a subject like this. I can also at this moment relish my future. Thank you so much for your specialized and effective guide. I won't think twice to recommend your site to anyone who requires recommendations about this subject matter.
claudia
29/07/2011 17:10

Entra em contat

nao consegui entrar no sait que voce me passou do energetico mona vier me add no seu msn p/convessarms!
sandra feitosa
15/03/2007 15:28

curiosidade

se um paciente teve trauma de um cinto de sigurança por contas das dores muscular usando muito gelo pode atigir o pumao?como pneumunia ou outros responda por gentileza