Publicado em 04/06/2006 15:40

Saúde da Mulher

Atualmente, a fisioterapia uroginecológica tem ganhado uma importância substancial tanto na estética como...

Atualmente, a fisioterapia uroginecológica tem ganhado uma importância substancial tanto na estética que vem crescendo em todos os sentidos como no tratamento de patologias relacionadas ao sistema uroginecológica (incontinência urinária, dor pélvica crônica, entre outras) e no pré-parto e pós-parto. Com essa descoberta, a mulher vem quebrando tabus, mitos e lendas, cobrando, mostrando e descobrindo as novas técnicas que desejam.


           A fisioterapia uroginecológica auxilia melhorando a resistência e a força dos músculos do assoalho pélvico, reeducando-os. Ela incrementa e mostra que o método é moderno, seguro, rápido, indolor e inócuo à saúde, permitindo a auto realização psicológica, emocional e afetiva, onde a paciente passa a ter sensação de segurança e confiança em si mesma.


           O trabalho da fisioterapia obstétrica melhora a qualidade de vida da grávida tanto no pré como no pós-parto imediato e tardio, sendo os exercícios essenciais para melhorar a circulação sangüínea, a respiração, o equilíbrio muscular, o desconforto intestinal, promover uma melhor postura antes e após a gestação, fortalecer a musculatura abdominal e do assoalho pélvico, orientar no preparo das mamas e a postura adequada para a amamentação e promover uma maior percepção corporal melhorando também a auto-estima .


          A fisioterapia também atua na reabilitação física das pacientes com câncer de mama, seja na retirada parcial ou total da mesma. Esse tipo de tratamento torna-se essencial para a paciente operada, justamente por apresentar um conjunto de possibilidades terapêuticas físicas, que envolvem desde a mais precoce recuperação das funções dos membros superiores até a prevenção de seqüelas, como retração e formação de cicatrizes hipertróficas e aderentes, e de disfunções linfáticas que possam se estabelecer, tais como o linfedema do membro superior.


A terapeutica conservadora é composta de:


- Exercícios de Kegel: são exercícios para o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico (músculos do períneo).


- Estimulação elétrica: esta terapêutica envolve aparelhos especiais, eletrodos e sondas específicos para cada caso e paciente. É um procedimento totalmente indolor e de grande eficácia.


- Cones: artefatos de pesos variados para uso intravaginal, individuais, inseridos pela própria paciente diariamente por tempo variado. São usados na sessão de fisioterapia apenas para orientação de como utilizá-los em domicílio.


- Biofeedback (Perineômetro): técnica que envolve o uso de aparelhos de alta tecnologia, analógicos e computadorizados. É um excelente recurso para o aprendizado da musculatura do períneo facilitando muito a conscientização para os exercícios uroginecológicos.


- Calendário miccional (Treino da bexiga): calendário e tabela  especiais para ajustes de horário e freqüência de micção (ato de urinar) e notas sobre ingestão de líquidos e perdas urinárias.  Constituem um meio eficaz para a conscientização da dinâmica do sistema urinário e estilo de vida ideais.


- Ginástica de baixa pressão abdominal: conjunto de exercícios de fortalecimento e alongamento especiais. São de grande eficácia para a melhora dos padrões respiratórios, da postura geral, e do funcionamento dos órgãos pélvicos preservando-os das altas pressões abdominais que ocorrem durante os exercícios convencionais.


- Orientação geral: conselhos para o cotidiano cuja aceitação vem incrementar de forma imprescindível as demais terapêuticas. São ensinadas adaptações para as atividades da pessoa.


           A experiência humana da gestação, do parto, do puerpério e do envelhecimento constitui uma passagem muito marcante e que pode ser enriquecedora para todos que com ela estejam envolvidos. O ideal seria que todas as mulheres tivessem oportunidade de viver este processo, como sendo um prolongamento de sua vida afetiva e sexual, dispondo da assistência médica quando necessária, onde os profissionais desempenhariam um importante papel coadjuvante durante toda esta trajetória.


O ato de ser mulher nao se resume apenas em um corpo esplêndido e em cabelos sedosos! A mulher de hoje, a mulher moderna, é aquela que busca a perfeição, que luta pelos seus ideiais e ainda se emociona com as novas descobertas!

Letícia Martins

Letícia Martins

Graduada em Fisioterapia pela UCG e Especialista em Saúde da Mulher pelo CEAF/UCG. Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília.
Fisioterapeuta do Hospital Ortopédico de Goiânia (HOG) com atuação em Ortopedia e Respiratória. Fisioterapeuta de março a junho de 2008 no Hospital Universitário de Brasília (HuB) no tratamento de pacientes portadores de Hanseníase. Artigo Publicado na Revista Fisio&terapia e na Revista digital Efdeportes: Atuação da Cinesioterapia no fortalecimento muscular do assoalho pélvico feminino: revisão bibliográfica.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

REGINA
25/02/2011 12:36

SOCORRO...

OI,BOA TARDE!TENHO 40 ANOS E SOFRO MTO POR CAUSA DA COLUNA PRINCIPALMENTE DA CERVICAL QUE DEU DEGENERAÇAO,POIS GOSTARIA DE SABER SE ESTES SINTOMAS QUE SINTO PODE SE DA CERVICAL MESMO
.TENHO DOR NA CERVICAL QUE VAI PARA O OMBRO;
.SOBE PARA O PESCOÇO QUE PARECE QUE VAI CAIR,
.PASSA PELA MANDIBULA QUE PARECE QUE FICA DURA E VAI CAIR;
.SOBE ATE OS OLHOS E FRONTAL ESTA DOR INTENSA;(DA ENJOO)
.TENHO MOLEZA NOS BRAÇOS E PERNAS;
.MINHA CABEÇA FICA ATRAPALHADA COM FALTA DE CONCENTRAÇAO.
.MTO SONO OLHO CANSADO
.LINGA,GARGANTA ARDE E FICA ESBRANQUIÇADO.
.E PARECE QUE O SABOR DA COMIDA PERDI TBM UM POUCO.
POR FAVOR ME AJUDA AO MENOS PARA EU ME CONFORTAR PQ NÃO AGUENTO MAIS E ESTOU CAINDO EM DEPRESSAO PQ SO TENHO VONTADE DE CHORAR POR ESTE MOTIVO QUE AO DEITAR PASSA E AO LEVANDA FICAR EM PÉ +OU-10 VOLTA TUDO .
JA FIZ VARIOS TRATAMENTO PELO ORTOPEDISTA SÓ QUE AGORA VOLTOU PIOR...(JÁ MARQUEI DE NOVO).SE PODER ME RESPONDER SE ESTES SINTOMAS PODE SER DA CERVICAL POR FAVOR ESTAREI ESPERANDO.AGRADEÇO DESTE JÁ SUA ATENÇÃO.
OBRIGADA!!
REGINA
patricia
27/07/2010 08:25

Fortalecimento do MAP

Bom dia! Tenho 35 anos e tive 3 partos normais , depois do meu ultimo parto , há seis meses sinto que perdi a sensibilidade na hora da relação sexual , preciso de um profissional especialiazado para me ajudar, como estou em Uruaçu, necessitaria encontrar alguem , melhor seria em Goiania, agradeço desde já.
Fabiana
09/07/2009 05:59

uroginecologista

Bom dia! Essa matéria é de muita relevância. Lembrei dos sintomas de minha tia Neuza. Ela quer saber onde procurar por essa especialidade, UROGINECOLOGISTA, você pode ajudar? É muito estranho o problema que ela tem, pois nenhum médico que ela vai, consegue diagnosticar. Ela sente muitas dores e faz xixi por nada. Quero saber mais sobre isso, se tiveres algum material de estudo sobre isso, peço que me envie, por favor. Será uma grande ajuda! Somos de Recife/PE.
Grata. Fabiana.
Cirléa
13/03/2009 08:25

Uroginicologia

Sou fisioterapeuta, mas no momento não estou exercendo a profissão. Estou pensando em fazer uma pós em urogenicologia, só que estou na dúvida, quanto ao retorno campo de atuação, se posso ter meu consultório e o custo para isto. Vc pode me informar se está área é boa e se está em expansão? Desde já agradeço.
maria diva rodrigues lucas
23/10/2008 16:52

cisitite

Olá!
Tenho 52 anos e vários anos sofro de cistite de repetição, cuja causa é o fato de não conseguir esvaziar a bexiga, pois em ecografia realizada pós micção (com sensaão bexiga vazia) restou 406 ml de urina. Pelo que foi recomendado fisioterapia uruginecológica. Gostaria de saber qual e eficiencia deste tratamento? pois nos ultimos meses, apesar de já utilizada vacina (Uro vanox) tive cistite, quase que quinzenalmente, isto é uma semana após terminar o uso de antibiótico e cistite retorna.
Suely lopes
13/02/2008 13:50

Uroginicoligia

Boa tarde! Estou no último periodo do curso de Fisioterapia estudo no Maranhão (UNICEUMA), pretendo fazer a minha especialização em uroginicologia, gostaria de saber se vc tem mais informações sobre a fisioterapia em partos imediatos. Grata Suely
Letícia Martins
11/01/2008 21:24

Silvia

Olá Silvia... Quanto aos cursos você irá encontrar muitos na UNICAMP e aqui em Goiânia tem no Centro de Estudos Avançado em Fisioterapia (CEAFi)... Boa sorte...
Silvia Sper Cavalli
27/12/2007 00:04

Interesse em cursos

Olá, estou interessada em participar de cursos na área de Fisioterapia uroginecológica. Gostaria da indicação de tais cursos. Muito obrigada. Abç Silvia
sandra
16/10/2007 12:56

gestação

Olá, estou gravida de 4 meses e meio será que tem algum problema para mim fazer drenagem, ja tem tanto celulite aparecendo ou que sabe algum hidratante especifico ajude.Obrigado se me responder.
Jakeline
29/05/2007 12:49

SAUDE DA MULHER

OLA!EU SOU ESTUDANTE DE FISIOTERAPIA DO 1PERIODO E SEM MUUITA EXPERIENCIA NA AREA QUERIA PERGUNTA-LHE SE A AREA GINECOLOGICA DENTRO DA FISIOTERAPIA ESTA TENDO UM RECURSO FINANCEIRO BOM.POIS CM VC JA ESTA NO RAMO TERIA UMA BASE DE FATORES PRA ME PASSAR.RESSALTANDO QUE VISO TAMBEM O QUE GOSTO PARA ASSIM TRABALHAR COM SATIAFAÇAO.OBRIGADA.
Letícia Martins
24/03/2007 20:47

Marta,

Olá Marta tudo bem com você? Bem quanto ao seu problema você já deveria ter procurado um uroginecologista para um melhor diagnóstico. Porém eu adianto-lhe que de nada adianta ter uma ótima lubrificação se você não conseguir se relaxar e se entregar ao momento, esquecendo de tudo e até mesmo do medo de doer! Tente fazer isso, pode ser uma saída! Boa sorte, Um abraço...
Marta garcia
06/03/2007 15:49

Dor na relação sexual

Boa tarde, tenho 27 anos e desde aos 18 q comecei relação sexual sinto dores na vagina , tenho lubrificacão ..mas qdo tem a penetração sinto uma dor nos grandes labios, e isso dura varios dias, ja fui varias vezes ao ginecologista e todos os exames nao deu nada...agora tô atras de um medico q resolva meu problema gostaria de saber se devo procurar um uroginecologista.
Stijn De Smet
18/06/2006 08:30

Mr

Hello, Im from Belgium and I did found your email address on your website. Just take a moment to check this link www.costa.myffi.biz.. It will explain how to increase your mileage up to 10 to 15 by adding a capsule in the gas tank of your car. This is really becoming a world business on the internet that started 8 months ago after 20years of research. Check also theyre pay plan, you really will be amazed. Sincerely, Stijn