Publicado em 20/04/2006 14:52

Sem segredo e sem mágica

Quem é que nunca ficou encantado com uma propaganda de sopas maravilhosas que, num passe da mágica...

Quem é que nunca ficou encantado com uma propaganda de sopas maravilhosas que, num passe da mágica, transformam a gata borralheira em uma bela musa do verão? De repente a Luciana Gimenez aparece na televisão exaltando as vantagens do seu shake milagroso! A má notícia é que esses produtos na maioria das vezes desequilibram a ingestão adequada de nutrientes e o resultado futuramente será desatroso.

Os shakes substitutos parciais de refeição são misturas de proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e sais minerais com baixo valor calórico. Os produtos são indicados pelos fabricantes como substituto de uma ou duas refeições diárias. Eles se valem de um pensamento equivocadamente disseminado que associa o emagrecimento ao sofrimento, e a fome, muita fome! Muitos desavisados passam a não fazer refeições importantíssimas esperando conseguir resultados imediatos. Outros são seduzidos por produtos oportunistas a aderirem a fórmulas mágicas para conseguirem aquele corpo maravilhoso.

Os leitores da minha idade vão se lembrar do popeye, e do seu incrível espinafre que transformava o tímido marinheiro em um homem tão forte que ninguém seria páreo para ele. Esse mito de mágica na transformação corporal vem de longe. Os gregos já se recorriam a fórmulas secretas que fariam um simples camponês virar um maratonista campeão em questão de dias. Mas, voltando à nossa realidade, não existe nada ainda que supere uma dieta tranqüila e disciplinada. Somente uma reeducação alimentar contínua e bem orientada, com no mínimo 4 refeições diárias, poderá fazer a "mágica da transformação" a contento.

Voltando aos shakes, partindo do pressuposto de que os substitutos alimentares são consumidos por mulheres sedentárias de 20 a 50 anos, que querem perder peso, elas necessitarão de algo em torno de 2000 calorias. A princípio, uma dieta não deveria reduzir o valor em mais de 25, o que resulta em 1.500kcal diárias, valor muito próximo à taxa basal de metabolismo dessas mulheres.

Muitos produtos anunciados destinam-se a substituir uma ou duas refeições diárias. Fazendo as contas, essas doses deverão proporcionar 25 da ingestão calórica total, que se distribuirá pelas quatro refeições diárias, fornecendo 375kcal por refeição. Assim, fica claro que os shakes praticamente obrigam a pessoa a passar fome, devido ao valor calórico excessivamente baixo.

Todos os nutrientes devem estar em quantidades balanceadas no organismo. Idealmente, as proteínas devem contribuir com aproximadamente 12 das calorias presentes na dieta; as gorduras, com 23; e os carboidratos, com 65. Caso a proporção esteja longe disso, a refeição está desbalanceada e o seu consumo rotineiro pode trazer problemas de saúde.

A maioria dos shakes tem muita proteína, pouquíssima gordura e excesso de carboidratos. A proteína dá maior sensação de saciedade, o que é interessante em caso de dieta, mas a proporção de energia proveniente desse nutriente é muito superior, principalmente no caso de produtos à base de soja.

Já os carboidratos mascaram o sabor ruim que os shakes podem ter e, por isso, são adicionados em excesso pelos fabricantes. A função essencial deles é fornecer energia, mas, em uma dieta de controle de peso, é necessário restringir o seu consumo.

As gorduras, apesar de serem as grandes culpadas pela obesidade, possuem diversas funções essenciais para o nosso organismo e uma ingestão muito baixa pode ser prejudicial para a saúde. A maior parte dos produtos anunciados possui muito menos gordura do que o indicado como ideal.

No final das contas, não dá para fugir do fato que substituir refeição é um tiro no escuro. A pessoa acaba emagrecendo depois de um tempo, mas quando o produto acaba, o corpo não entende como natural essa perda de peso, e o que foi perdido poderá ser achado. Assim, é preferível aprender a comer certo, a gastar mundos e fundos comprando shakes, que só te deixam mais esfomeados.

Procure um nutricionista. É o profissional mais adequado para orientá-lo sobre como conseguir um equilíbrio de nutrientes nas refeições do dia-a-dia.

Qualquer dúvida, mande seu e-mail que terei o maior prazer em ajudar!

A. Jr

A. Jr

Nutrição pela UFG

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

Lorena
04/01/2010 06:59

EMAGRECIMENTO

Bom dia, comecei hoje a minha dieta, comprei alguns produtos leves como iorgutes, cha verde e barras de cereal, começarei na academia hoje. Voce teria alguma dica para emagrecimento?! tenho 1,62 e 78 kilos. Estou desperada! Grata,
márcia castro
29/05/2008 09:35

dreeam week

bom dia, tenho 34 anos 1,74 hoje peso uns 80kl. sendo q sempre pesei 74kl só q uns 3anos atras eu tomei formula e fui pra 70kl e hoje não tomo nada e não consigo emagreçer, estava pensando em fazer a dieta da luiciana jimenes, por favor eu peço uma orientação. desde de já te agradeço
Rosana Barbosa
18/10/2007 10:57

Onde encontrar o Shake?

Bom dia, Acabo de ser informada do seu site, portanto fiquei hiper curiosa para saber qual shake comprar e onde eu posso encontra-lo aqui em BH. aguardo retorno breve,
silinha
17/10/2007 00:39

Preciso emagrecer

Tenho 70 anos,mas,não aprento graças a Deus. Tenho 1,52 cm de altura e estou pesando 76kg. o que me encomoda terrívelmente. Encontrar uma roupa adequada é muito difícil,pois são tão feias quanto as pessoas gordas.No momento não pratico nenhuma atividade. Obrigada Shirley
Victoria
05/10/2007 22:56

Preciso emagrecer

Oi. Eu tenho 25 anos, e parei de fazer ballet e estou com 1,60 pesando 63 kg. Gostaria de voltar ao meu peso anterior que era de 56 kg. Vc poderia me indicar uma dieta sem aqueles alimentos dificeis de encontrar na minha casa? O problema da dieta é a dificuldade em consumir esses alimentos que ninguem encontra no armario da cozinha como aveia, linhaça e outros. Preciso urgente emagrecer os 7 kg. ME AJUDE!!
fernando
27/09/2007 10:55

Shake semanal

Gostaria de saber como posso adquirir o shake para 01 semana,o custo para o envio para Três Pontas M.G. CEP 37190000 e se existe alguma contra indicação.Obrigado! Fernando.(54 anos)
Ronaldo
27/04/2007 20:08

Urgencia

Gostaria de saber qual seria a formula mágica para engorda. Já fiz de tudo, mas não consigo. poderia me ajudar... Ficaria Muito Grato. Obrigado...
maria s. sampaio
30/08/2006 23:21

quero emagrecer

tenho 1,70 e antes antes 73 quilos, mas há um ano comecei a engordar e cheguei a pesar 83 quilos, em abril comecei a fazer ginástica ( musculação e aeróbica 5 vezes por semana) e desde então consegui baixar para 80 kl, mas agora não estou conseguindo perder peso, já consultei uma nutricionista, mas não consegui segui a dieta que me foi passada. Estou fazendo tratamento para depressão e pânico há 3 anos (tomo efexor e rivotril) será que foi isso que me fez ganhar peso
Aline Gulart DA Conçeicão
16/08/2006 11:10

duvidas

eu gostaria de uma informação sobre os produtos de emagrecimento da luciana gimenes, se depois que para de tomar engorda novamente mesmo mantendo uma dieta balanceada,sou professora de ed.física e quando sai do emprego porque mudei de cidade engordei 15kg estou muito infeliz com isso não consigo voltar ao meu peso anterior que éra 55kg, continuo fazendo ginástica!imagina se eu não fizesse,tinha o corpo bem definido,e preciso disso por causa da minha profisão!tenho 1.62 de altura e 27 anos.Se vcs puderem me ajudar agradeço desde já.