Publicado em 10/01/2007 16:32

Será que funciona?

Será que aquela história de se conseguir um corpo sarado sem sacrifício pode ser conseguida em pílulas?

Neste artigo resolvi inventar um pouco. Um grande amigo meu me mandou um e-mail perguntando o que eu achava de certo produto geralmente utilizado por quem pratica malhação, dentro daquela famosa história de conquistar um corpão sarado sem tanto sacrifício. Respondi como se estivesse falando a ele pessoalmente, pois uma mensagem informal entre dois amigos nunca deve ser chata na linguagem. A íntegra dos e-mails está abaixo.

Adolfo: Fala cara, beleza? Queria que você me dissesse o que acha de um produto (produto X) que tô querendo comprar, pra tomar depois da malhação. Disseram que ele ajuda demais a ganhar massa muscular. O que você acha?

Resposta: Miguel, muitos desses produtos têm o eficaz efeito placebo, em que a pessoa acha que está fazendo benefícios e fica animado, sem que o medicamento faça realmente algum efeito.

Olhando os componentes do produto X, baseado em muita proteína, ou em aminoácidos de fácil oxidação - BCAA branched-chain amino-acids (aminoacidos de cadeia ramificada) - dá pra fazer algumas considerações. Esses aminoácidos são os preferidos pelo organismo para serem oxidados e produzirem energia pra os músculos esqueléticos; Atrasam a fadiga corporal; aumentam a performance mental e favorecem o anabolismo muscular (ajudam melhor que os outros aminoácidos a construir músculos). Estas são promessas que muitas das vezes podem ser papo furado.

Nutricionalmente falando, isto é nada mais nada menos que dinheiro jogado fora. Apesar disso, tendo muito critério e cuidado com as dosagens, honestamente não vejo problemas em utilizar o suplemento. Existe muita controvérsia, e muita gente estuda os efeitos de suplementos nutricionais, buscando quase sempre fazer marketing a partir de um único fato cientificamente coerente.

Alguns suplementos podem até fazer algum efeito metabólico desejável, mas eles não fazem nada mais que sua obrigação, já que imitam tudo que a gente come, incrementando as proteínas que a gente já tem suficientemente na alimentação.

Mas se o consumo do suplemento te ajudar a manter um bom ritmo de treinamento, até te aconselho usar. Mas apenas como um placebo, por que na verdade se você come uma quantidade de proteína próxima a 0,8g por Kg de peso, você não precisa de forma alguma comprar esses produtos.

Então, você é quem sabe. Sendo o produto consumido com cautela não vejo riscos mais sérios a sua saúde. No entanto, evite comer proteína demais se você começar a tomar o produto X, pois isso poderia trazer problemas renais futuramente. Não tome ovo cru batido com leite, não coma meio Kg de carne grelhada na janta, não coma 5 ovos no café da manhã....e por aí vai.

É só manter um ritmo ideal de alimentação, fazendo de 4 a 6 refeições diárias, ficando esperto com a quantidade que você coloca no prato (nunca exagere!). Para ganhar massa muscular, seu corpo vai precisar de uma quantidade maior de carboidratos, que você encontra nos cereias integrais, pães e massas em geral. É importante reduzir o teor de gorduras totais da dieta, optando por leite desnatado, queijo e margarina light, e sempre lembrando para o fato de que a quantidade de proteína de sua dieta muito provavelmente já te satisfaz em relação aos aminoácidos essenciais para um anabolismo muscular eficiente.

Então é isso meu amigo. Se precisar de mais alguma coisa, manda um e-mail que eu tento te responder da melhor maneira possivel. Pros amigos fica ainda mais agradável exercer a profissão...

Obs: O produto citado foi analisado pelo rótulo e não apresentou nenhum constituinte que merecesse relevante cuidado e atenção. É importante salientar, no entanto, que o uso de medicamentos à base de esteróides anabolizantes são prejudiciais à saúde e não é aconselhável sua utilização sem critérios médicos.

A. Jr

A. Jr

Nutrição pela UFG

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

vnda machado leite
28/06/2007 01:29

informações

gostaria de saber mais informações, referente valalor do quite,como pagar. Aguardo resposta urgente. Obrigada