Publicado em 21/02/2007 16:48

Sob as Bençãos da Padroeira

Para uma cidade(e seu povo)saber de suas identidades.

Sabemos que vários foram os fatores contribuintes para a formação do povoamento das cidades brasileiras. Neste sentido é que figura dentre os quais o fator religioso como responsavel por boa parte da constituição deste processo histórico.

Assim, podemos citar o estudo de caso de três das principais cidades no matogrosso goiano onde o elemento da religiosidade popular foi preponderante tanto para o surgimento quanto para o desenvolvimento de Barro Preto(atual Trindade), Campinas(bairro-matriz da capital goiana) e de nosa querida Inhumas(Goiabeiras) nos idos de 1850 a 1930.

Desta maneira, as informações reunidas neste estudo fazem parte da pesquisa  monográfica desenvolvida para a finalização docurso de Especialização em História do Brasil pela Universidade Federal de Goiás(entre 2003 e 2004),cujas fontes cartoriais e paroquiais ajundaram em, grande parte, no levantamento e sistematização dos dados que constituem o referido trabalho.

Luciano Silva Roriz

Luciano Silva Roriz

Graduado em História em 2000 pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em História de Goiás pela UFG 2003/2004.
Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Inhumas. Professor na rede municipal de ensino. Realizou trabalhos relacionados a história de Inhumas "Sob as Bençãos da Padroeira 1850-1910".

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

Leonardo
25/01/2009 03:16

Parabéns

Parabéns pelo seu sucesso. Você merece tudo de bom, pois se esforça para isso. Você ainda fará HISTÓRIA. Valeu. Até mais.
Werciley Silva
26/02/2007 21:39

A Importância dos Historiadores

Oi Luciano, sua luta e sua história cada vez mais se engendra nas entrelinhas de presente e passado desta nossa holística contemporaneidade. Isto mesmo! És possuidor de uma impar passagem humana entre os mortais. Teus frutos ainda recontarão tua história construida nas folhas enraizadas de teu lar. Apareça sempre e muito cuidado com os lobos. Sucesso!