Publicado em 17/02/2008 17:25

Sua marca, seu bem maior

Sua marca merece ser protegida???

Hoje, mais do que em qualquer época da História Mundial, ter a sua Propriedade Intelectual protegida junto aos órgãos competentes é um fato concreto. No que tange a marca isso é uma verdade absoluta. Fica no mercado quem protege suas idéias.

A marca registrada®, mesmo sendo um bem intangível, evidencia um fato verdadeiro e incontestável: É o maior patrimônio que uma empresa possui, seu principal ativo, sendo capaz de gerar vínculos fortes e duradouros com os nichos mercadológicos com qual se relaciona, perpetuando assim, as principais qualidades dos produtos e/ou serviços das empresas que representam.

É a marca e o seu valor percebido, que garantem as empresas, poder enfrentar as dificuldades do mercado e as oposições das concorrências.

Com a globalização, onde as capacidades são cada vez mais equivalentes e as tecnologias acessíveis a todos, a marca registrada® é o fator relevante de diferenciação entre produtos concorrentes ou assemelhados.

No momento que a concentração de forças no varejo, conspira contra a necessidade da indústria de recuperar margens, a marca registrada® é o elemento que pode equilibrar esse relacionamento.

Quem tem uma marca forte, não só vende mais, como, principalmente, pode vender em melhores condições. Toda empresa, precisa de marcas fortes e fazer uso desse poder para obter mais sucesso. A marca forte blinda o preço e os lucros.

Quem possui uma empresa ou ocupa um cargo de liderança em uma delas, não interessa o segmento, produto, serviço ou tamanho, não pode desconsiderar a importância de investir na construção de sua marca e registrá-la®, inibindo assim, a ação dos chamados "PIRATAS" - (terceiros), que imbuídos de má fé, clonam várias marcas, denegrindo sua imagem e qualidade, ante seus nichos de atuação.

Para o consumidor, a marca registrada identifica um padrão de qualidade do produto ou serviço, estabelecendo a chamada fidelidade ou preferência por determinada empresa, assumindo portanto, valiosa função econômica, convertendo-se em um patrimônio com elevado potencial de valorização, além de ser peça fundamental na estratégia comercial das empresas.

Victor Hugo, pensador francês famoso pelas suas idéias revolucionarias dizia: "aquilo que guia e arrasta o mundo não são as máquinas, mas as idéias."

Rogério Antonio Rezende

Rogério Antonio Rezende

Graduação: Faculdade de Direito- UFG - Universidade Federal de Goiás. Pós-graduação: Especialização nível de MBA (Master of Business Administration) pela FGV - Fundação Getúlio Vargas, em Direito
Sócio da Rezende Aires Advogados, com dedicação às Áreas: Propriedade Intelectual Tributário Novas Tecnologias Contratos .

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

Welington Rodrigues
22/02/2008 12:15

Importância da marca

Artigo interessante Rogério. Segundo estudos, geralmente o consumidor leva cinco segundos para escolher um produto, e opta pela marca que está mais em evidência em sua memória naquele instante.
INES ELAINE
21/02/2008 12:00

CORREÇÃO

MARKETING
INES ELAINE
21/02/2008 11:50

"Marca, bem intagivel "

Parabens !!!! Eu como aluna do 4º Periodo de Administração Empresarial,só posso concordar . Sua marca é o que te uni ao consumidor conquistando fidelidade. Por isso agregue valores a sua marcainvista em MARKENT!!!