Publicado em 18/01/2008 22:25

SUPLEMENTOS

Por mais que pareçam uma tentadora e saudável alternativa, os suplementos alimentares devem ser encarados com cuidado. A rigor, concentrados protéicos, energéticos ou vitamínicos são indicados apenas em três casos: em momentos de fadiga (para quem faz treinamentos pesados, por exemplo), em fases especiais da preparação física de atletas ou quando a alimentação normal não consegue suprir as necessidades nutricionais (depois de uma cirurgia, por exemplo). Quem não se enquadra nessas situações deve procurar orientação médica. E, mesmo nos casos em que a circunstância pareça justificar o consumo, o ideal é ter indicações de um nutricionista sobre o tipo de complemento e a regularidade com que se pode usá-lo - suplementos, como o nome indica, não são substitutos de alimentos. O quadro abaixo lista as principais indicações e os riscos associados ao uso de quatro dessas substâncias, que estão entre as mais utilizadas por quem segue orientação nutricional.

 

Quatro suplementos populares, suas indicações e os riscos em caso de exagero

 

 

Creatina

Leucina, valina e isoleucina

L-carnitina

Suplementos protéicos

Como agem

Altamente energética, é produzida a partir das proteínas ingeridas na alimentação. Dá energia para exercícios curtos e de alta intensidade

Aminoácidos abundantes nas carnes, não produzidos pelo corpo. Reduziriam os sintomas de fadiga e melhorariam a musculatura

Aminoácido que acelera o metabolismo de gorduras. É eficaz para quem tem deficiência na produção natural

Compostos em forma de pó ou barra feitos com proteína de ovo, leite ou soja. Servem como reforço alimentar em treinamento. Ajudam na recuperação muscular

Riscos do abuso

Pode causar cãibras e problemas hepáticos e renais

Podem causar sobrecarga renal

Em doses altas, causa náuseas e diarréia em certas pessoas

Desconforto gástrico e sobrecarga renal

Fonte: Heloisa Guarita, especialista em nutrição esportiva, diretora da RG Nutri e nutricionista do Projeto Mulher (Revista Veja)

Keila Pereira Pires

Keila Pereira Pires

Graduada no ano de 2001 pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Nutrição Clínica. Pós-graduada no ano de 2003 pelo Centro Universitário São Camilo - Rio de Janeiro.
Professora substituta da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás nos anos de 2003 e 2004. Nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Goiânia desde 2005. Parceria com o União Inhumas sub-12 e sub-14 e com Academia Cleide Campos no ano de 2007. Colunista do site www.wellnessclub.com.br. Atendimento em consultório há seis anos.

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Lista de Comentários

Luiz Marcos Souza de Oliveira
06/01/2010 07:31

Como comprar?

L-carnetina 500mg Como tomar?
Douglas
21/08/2009 07:06

L carnetina

Faço Jiu Jitsu segunda quarta e sexta penso em tomar nestes dias qual a dosagem e tem q estar com estomago vazio???
Raphael
07/08/2008 23:14

L-carnetina

estou querendo começar a tomar a l-carnetina, e penso em malhar segunda quarta em sexta normal e na terça e quinta correr, no caso eu soh iria toma nas terças e quintas. é + apropriado, e como é medido a Mg de cada capsula?
friend
07/08/2008 23:14

resposta

caro amigo, fazem 5 anos q so uso como alimentaçao tabletes de l-carnetina, procure um medico p/ melhor auxlia-lo nessa dieta
oi
07/08/2008 23:11

duvida

estou tomando 10 tabletes qndo acordo e vomitando sangue o dia inteiro, isto seria algum efeito colateral do l-carnetina?
vania machado
13/07/2008 13:10

uso l-carnetina

Estou tomando l-carnetina, mais queria saber a dosagem certa. Tomo em tabletes .Quantos de vo tomar por dia?Se possivel me mandar resposta por e-mail. Obrigada,.
Gustavo Lutz
14/03/2008 09:14

Uso L-Carnetina

Como eu trabalho de manhã e faço academia de tarde eu almoço no serviço, chego em casa pelas 15:00, tomo o suplemento 30 mim antes de ir pra academia. As nauseas começam quando eu estou quase terminando o treino, entre as ultimas séries e o abdominal. Obrigado pela resposta anterior.
Keila Pereira Pires
12/03/2008 22:07

L-carnitina

Caro Gustavo, estive pesquisando a respeito da L-carnitina e a maioria dos artigos relatam não haver efeitos colaterais com a dosagem por vc utilizada, resta saber se você também tem utilizado o suplemento com estômago vazio ou não. Encaminhei pro seu e-mail maiores esclarecimentos.
Gustavo Lutz
12/03/2008 09:37

Uso de L-carnetina

Estou tomando a L-carnetina 500mg (manipulado) uma vez por dia 30 minutos antes do treino só que estou ficando com nauseas e vomitando, tomei a segunda dose, gostaria de saber se a dose que eu uso é muito alta ou é normal no inicio dar esses problemas. Se alguem puder me esclarecer agradeço. Respostas no e-mail.