Publicado em 04/01/2009 14:43

TEMPOS DE CRISE?

ADMINISTRAR EM TEMPOS DE CRISE. TER TEMPO PARA O CRIADOR DO UNIVERSO E ASSESSORIA EMPRESARIAL ADVOCATÍCIA.

Caros leitores e leitoras, como deveram administrar seu negócio, num mercado que oscila a cada virada de mês? Como sobreviver a atual recessão econômica mundial?

Levando em conta a luz dos ensinamentos de Sérgio Diniz, do SEBRAE de São Paulo, do estrategista milenar Sun Tzu, autor da Arte da Guerra, do renomado Max Weber, que nos presenteou no passado com a Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo e do respeitável Maquiavel, Autor de O Príncipe, resumimos em síntese apertada, alguns cuidados que devem ser tomados:

Comprar bem. Adquirir mercadorias com especificações certas, por preços e condições competitivas.

Controlar os estoques para permitir o melhor giro e menor necessidade de imobilizar o ativo circulante.

Produzir com qualidade e dentro da filosofia da excelência, que se caracteriza por contínuo aperfeiçoamento, eliminação do desperdício, fazer as coisas certas da primeira vez, envolvimento e comprometimento do pessoal, trabalho físico e/ou mental duro e constante.

Acompanhamento mensal dos diversos custos e despesas fixas da empresa para identificar qualquer variação fora do normal que ocorra, isto permite a tomada de decisão que evitem prejuízo do negócio e, também, o ajuste do preço de venda.

Manter um efetivo controle do fluxo de caixa para permitir a análise da variação entre as contas a pagar e as contas a receber. Verificar os respectivos movimentos ocorridos e que irão ocorrer no dinheiro da empresa.

Compatibilizar os prazos médios das compras e das vendas, para evitar um desequilíbrio financeiro, que afete o fluxo de caixa e a necessidade de capital de giro.

Vender bem e buscar ter uma marca forte para obter as melhores condições de negociação junto aos clientes, de forma que atenda às necessidades deles quanto ao preço, prazo, condições de pagamento e pontualidade. Estar atento ao mercado; perceber o que fazem os concorrentes e saber que fazer promoções pode permitir melhor giro dos produtos, mesmo que com uma margem menor.

Rever constantemente o planejamento avaliando e revisando as metas, os objetivos, as estratégias. Transformar em oportunidades a serem exploradas, aquilo que pode ser uma crise para os seus concorrentes.

Enfim, ser flexível e aprender a se adaptar a um ambiente em contínua mudança, empregar métodos táticos para a infinidade coisas novas que estão por vir. Saber atacar e esperar. Pensar com clareza. Ter tempo para Deus, pois, são sempre aqueles que não cumprem com sua missão que não têm tempo para o Criador do Universo e por fim é sempre bom ter assessoria empresarial advocatícia.

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rogerio@rezendeaires.com.br

Rogério Antonio Rezende

Rogério Antonio Rezende

Graduação: Faculdade de Direito- UFG - Universidade Federal de Goiás. Pós-graduação: Especialização nível de MBA (Master of Business Administration) pela FGV - Fundação Getúlio Vargas, em Direito
Sócio da Rezende Aires Advogados, com dedicação às Áreas: Propriedade Intelectual Tributário Novas Tecnologias Contratos .

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