Publicado em 01/07/2006 15:04

TV DIGITAL

Você está sabendo da última novidade em tecnologia digital? Clique aqui e leia este artigo!

Pra quem é viciado em tecnologia e viu o Jornal Nacional da TV Globo, edição de sexta-feira dia 30/06/2006, tem motivos para comemorar mais um avanço da tecnologia no nosso país. Quem não viu, a novidade é que o governo brasileiro vai implantar a TV Digital e o padrão adotado é o japonês.

A TV digital já funciona no Japão há três anos. A qualidade das imagens é infinitamente melhor que as imagens produzidas pela TV convencional. É claro que para se ter imagens melhores, o aparelho de TV também deve suportar imagens digitais. Quando falamos de TV convencional, nos referimos aquela TV comum que praticamente todos nós temos em casa. Grande ou pequena, geralmente de formato quadrado e que produz as imagens que assistimos através de um tubo de imagens.

O tubo de imagens é responsável por emitir milhões de feixes de luz através milhões de pequenos pontos de luz (chamados pixels) que sempre variam de cor para que juntos a outros pixels que estiverem emitindo luz de mesma cor, formam a imagem na tela da TV.

As chamadas TVs de alta definição também conhecidas como TVs de plasma e também as TVs de LCD não possuem o tubo de imagens e sim uma tela de cristal líquido no caso das TVs de LCD (Liquid Crystal Display) ou uma tela de plasma no caso das TVs de plasma, possuem uma quantidade de pixels (pontos de luz) bastante superior às TVs convencionais. Isto significa que quanto maior a quantidade de pontos de luz em uma mesma área, maior será a qualidade das imagens.

Para exemplificar isso, consulte um dos artigos que escrevi sobre câmeras digitais. A quantidade de pixels é o fator determinante na qualidade das fotografias. Quantos mais pixels utilizar para tirar a fotografia, maior será o nível de detalhes da sua foto. Com a TV digital, o processo é o mesmo. A diferença é que as imagens se mexem.

Mas o que a TV da sua casa afinal tem a ver com o acordo firmado entre o governo brasileiro e o japonês? Este acordo é para a implantação do serviço de televisão digital. Isto significa que além da qualidade da imagem, outros serviços serão agregados como, por exemplo, consultar outros canais com a tela do canal atual ainda aberta, consultar notícias, verificar a previsão do tempo, consultar acessos mais rápidos durante no trânsito da cidade (caso a sua cidade tenha esse serviço) além de poder assistir ao seu canal preferido enquanto estiver viajando ou indo pro trabalho.

No Japão, há quase três meses já é possível assistir programas de TV a partir de um celular. A qualidade é excelente e o melhor de tudo é que é grátis! Isso mesmo! Explica-se: o sinal de TV pro celular é enviado pela torre de TV e não pela operadora de telefonia.

Pra quem já adquiriu a sua TV de plasma ou LCD, não é necessário fazer nada quando já estiver recebendo a transmissão digital de televisão. Mas meros mortais com este colunista que vos escreve, terá que adquirir um receptor de sinal que fará a conversão de sinal digital para analógico para assistir na TV convencional. Este aparelho é uma espécie de modem para televisão.

Ainda não há previsão de quando teremos acesso ao sinal digital de TV. O mais certo é que já demos um passo importante para melhoria do sinal e com certeza o acesso à transmissão de TV será bem maior do que hoje.

Agora, pra quem está em dúvida entre adquirir uma TV de plasma ou de LCD, vamos discutir isso em um próximo artigo. Um grande abraço e até a próxima!

Jerônimo Martins

Jerônimo Martins

MBA Gestão de Tecnologia da Informação - Fac. ALFA; Especialista em Redes de Computadores - PUC Goiás; Graduado em Ciência da Computação - Fac. Objetivo.
Administrador de Infra-estrutura de TI do SESC Goiás.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

Thiago Henrique Bailão Nunes
03/07/2006 12:20

Tv digital no japão

A tv digital ,e uma coias la no japão Por que ele o lula ! Ele tem acesso uma tv ! Mas celular ele tambem um tv digital ! Quade que tv assnatula da tv ! Quem sabe ate 2008 Aqui no brasil !