Publicado em 22/05/2006 22:15

Um alerta para todos!

Você sabe o que é e como lidar com SPAM? Então clique aqui e leia!

A Internet com certeza é até hoje a criação mais revolucionária do ser humano. Por que será? Pra quem tem entre 20 e 30 anos de idade deve ser lembrar muito bem como é que fazíamos as movimentações financeiras, as declarações de imposto de renda, consulta ao serasa, pagamentos de boletos, pagamentos com cartões de crédito, contas de água, luz e telefone, etc. E as multas cometidas pelos motoristas? Já imaginou como era feito? Tudo na mão, né?

Com o advento da Internet, tudo o que citamos acima é feito de forma on-line. As lojas virtuais oferecem formas cada vez mais interessantes para pagarmos a compra de um produto (cartão de crédito, débito em conta, boleto, etc). Os sites dos bancos oferecem serviço de leitura de boletos para pagamento de contas de água, luz, telefone, celular, TV a cabo, assinatura de revistas, sites, etc. O SERASA oferece consulta aos associados (empresas ligadas ao comércio) para consultar o CPF do cliente e checar dependências. O site da secretaria da fazenda federal permite a consulta através do CPF para verificar sua situação perante a receita federal e até mesmo checar a disponibilidade de sua restituição do imposto de renda. E o Detran? Através do site e da placa do véiculo ou do número de sua CNH (carteira de motorista), é possível checar se seu automóvel foi multado e a quantidade de pontos de infração o motorista possui.

Tudo isso é muito bonito se não existisse os chamados SPAM´s, não é? Como é que é? É isso mesmo, leitor! SPAM!

SPAM´s são mensagens de e-mail recebidas sem você ter pedido pra receber. Por um acaso você já recebeu um e-mail de alguma pessoa que você não conhece? Ou ainda: um e-mail de um amigo que não foi enviado por ele? E o pior: um e-mail da receita federal dizendo que você deve atualizar seus dados para não correr o risco de ter o seu CPF cancelado.

Pois é, leitor. Os spam´s são criados pelos spammers. Os spammers são pessoas ou programas que têm a função de capturar endereços de e-mails nas mensagens que você encaminha sem retirar os endereços das pessoas que já viram a mensagem. São também, programas instalados nos mais variados sites da internet que têm a função de pedir pra você cadastrar o seu e-mail, senão ele não passa pra próxima página.

Esses endereços de e-mail podem ser gravados em um banco de dados e vendidos ou mesmo doados

para outros sites ou pessoas que usam o seu endereço para enviar todo e qualquer tipo de mensagem de todo e qualquer tipo de site para você e milhões de outras pessoas que não usam o e-mail de forma correta.

Você já ouviu falar do conto do vigário? O SPAM na verdade, é o conto do vigário digital! Um e-mail classificado como SPAM pode conter links pra você clicar e fazer com que seu micro fique carregado de pragas virtuais como vírus, worms, cavalos de tróias, etc. Ou até mesmo levá-lo a cópias idênticas de sites como bancos, serasa, receita federal, lojas virtuais, etc. E ainda ofertar brindes e produtos a preços acessíveis como remédios, revistas, cd´s, celulares, etc. Cartões virtuais e screensavers (proteções de tela) são outros atrativos que levam vírus anexados na mensagem.

Portanto, fique muito atento ao abrir sua caixa de e-mails. Entidades como bancos diversos, receita federal, serasa, lojas virtuais, empresas de telefonia fixa e móvel, e outros, nunca enviam e-mails pedindo para atualizar seus dados ou para confirmar seu CPF. Se você receber um e-mail assim, o melhor a fazer é apagá-lo de sua caixa de mensagens. Não clique, de forma alguma, nos links que vêm na mensagem. Isso pode ser um golpe. O link provavelmente o encaminhará para digitar seus dados e tudo o que você digitar pode cair nas mãos de prováveis criminosos. São crimes cada vez mais inteligentes e devemos fazer o máximo possível para não receber estas mensagens e mesmo que você receba, não faça o que a mensagem sugere. Apague-a imediatamente. SPAM´s com mensagens assim são chamados de PHISHING SCAM. São e-mails com cópias de sites (sites pichados) que pedem informações pessoais para serem usados de forma indevida.

Uma forma bastante interessante de se evitar o recebimento de spam´s, é utilizar um software anti-spam. Principalmente quem tem o costume de baixar os e-mails pro computador. O software anti-spam conecta na sua caixa postal e elimina os e-mails considerados como spam. Depois, é só utilizar o seu software para baixar os e-mails com mais tranqüilidade.

Bom pessoal, por enquanto vamos ficando por aqui. Dúvidas, críticas ou sugestões serão bem-vindas e poderão ser enviadas para o meu e-mail. Um abraço e até a próxima!

Jerônimo Martins

Jerônimo Martins

MBA Gestão de Tecnologia da Informação - Fac. ALFA; Especialista em Redes de Computadores - PUC Goiás; Graduado em Ciência da Computação - Fac. Objetivo.
Administrador de Infra-estrutura de TI do SESC Goiás.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

João Paulo Silveira
27/05/2006 16:35

esclarecimento

Texto legal, todos nós precisamos de esclarecimentos deste tipo para que possamos viver de forma mais confortavel em uma sociedade cada vez mais informatizada. Fico feliz pelo texto, primeiro por ver que existem diversos saberes em inhumas, e segundo porque esse saber é empregado para melhora nossa condição de vida.