Publicado em 07/07/2009 17:53

Viu um netbook por aí?

A escrita está certa. Não é notebook, é netbook mesmo. Saiba o porquê lendo este artigo.

Você chega na faculdade ou acaba de entrar em uma loja de informática e se depara com um pequeno notebook que aparentemente parecer ser de brinquedo. Observa bem todos os detalhes mas estranha a falta de uma gravadora de DVD. Você só se dá conta realmente que é um computador quando vê o Windows XP rodando lindo, leve e solto.

Mas afinal, isso é um notebook em tamanhos reduzidos? Quase. Chegou a onda da miniaturização para os laptops. E não é apenas uma moda. Dessa vez veio para ficar. Os netbooks são pequenos notebooks dotados com telas que variam de 7" a 10.1", normalmente vem com memória entre 512MB a 1,5GB, leitor de cartão, portas USB 2.0, teclado e touchpad em tamanhos reduzidos, HD entre 16GB e 160GB e processador Intel Atom 1,6Ghz.

Quem começou a lançar os netbooks no Brasil foi a Positivo Informática com modelos de 2GB de disco, 512MB de memória e processador Via de 700Mhz. Inicialmente, esses modelos eram voltados para escolas que pretendiam implantar aulas de informática didática para seus alunos. Por possuir dimensões reduzidas, a necessidade por modelos como esse cresceu tanto que grandes fabricantes de informática passaram a lançar no mercado seus modelos com as mais variadas características e configurações.

Os preços também variam. É possível encontrar netbooks entre R$900,00 e R$3000,00. A vantagem de se ter um é que além do tamanho (cabe até dentro de uma bolsa feminina ou no porta luvas do carro), os netbooks são leves, são fáceis de transportar, discretos como uma agenda, possuem configuração ideal para fazer apresentações em aulas e palestras, acessar a Internet (wireless, é claro) e atendem a maioria das necessidades comuns a todos os usuários de notebooks.

Uma outra vantagem dos netbooks, é que alguns modelos já estão vindo prontos para acessar Internet 3G. Basta o proprietário adquirir um chip 3G da operadora de sua preferência com o plano mais adequado à sua necessidade e ao seu bolso e colocá-lo no modem que já vem embutido no interior do netbook. Além de prático, ele ficou mais mobile (móvel) do que nunca. O modelo que não possuir o modem 3G embutido, basta adquirir o modem comum e conectá-lo a uma porta USB.

Como eles não possuem gravadora de CD/DVD, a saída é adquirir uma unidade externa com conexão USB para quando for necessário. Marcas como HP, Sony, Dell, Positivo, Acer, Asus, LG, Lenovo e Itautec já possuem seu modelo à venda.

Algumas empresas que utilizam smartphones para administrar seus negócios, já estão substituindo o telefone móvel inteligente pelo netbook justamente pela facilidade de uso e maior compatibilidade com o desenvolvimento de sistemas corporativos.

Mesmo assim, o smartphone não perderá espaço na preferência de diretores, altos executivos e gestores de projetos. Além de fazer o básico (ligações telefônicas), estes celulares multifunção possuem softwares (programas) das mais variadas necessidades que um netbook não seria capaz de suprir.

O netbook veio mesmo para suprir as necessidades mais comuns do dia a dia. Acesso a Internet, criação de documentos e apresentações, apresentação de palestras, realização de vendas e dependendo do profissional, até mesmo desenvolvimento de sistemas.

Se você carrega seu pesado notebook pra todo lado, que tal trocá-lo por um netbook? O cartão da câmera digital já encheu de fotos e vc não tem outro pra mais fotos? Descarregue no seu netbook com HD de 160GB e tire mais fotos. Sua empresa precisa da sua confirmação na reunião e seu celular acabou a bateria? Acesse Internet 3G com seu netbook ou procure uma zona wi-fi e mande um e-mail. A tela do smartphone é pequena demais para mostrar o produto ao cliente ou seu sistema fica lento demais para fechar uma venda e não tem como carregar um notebook porque você trabalha de moto? Então o netbook vai resolver o seu problema.

É claro que são modelos com configurações bem diferentes dos notebooks encontrados no mercado. Mas são equipamentos que na hora do aperto tira qualquer um do sufoco. Até mesmo em casa fica mais fácil levá-lo de um lado para outro e passar de mão em mão. Se você tem um micro muito bom em casa mas precisa de mobilidade sem gastar muito, um netbook lhe cairia bem. Existem modelos de várias cores, formas e tamanhos.

Não perca tempo e escolha o seu!

Jerônimo Martins

Jerônimo Martins

MBA Gestão de Tecnologia da Informação - Fac. ALFA; Especialista em Redes de Computadores - PUC Goiás; Graduado em Ciência da Computação - Fac. Objetivo.
Administrador de Infra-estrutura de TI do SESC Goiás.

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

joão
14/07/2009 12:40

bom

Interessante saber disso agora. Informação de qualidade