Publicado em 30/09/2008 20:53

Voto Cristão - Eleição Limpa

Se você busca ter olhos e ouvidos espirituais sobre esse tema, clique aqui.

Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, ladro e salteador. Mas quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz pastagem. Depois de conduzir todas as suas ovelhas para fora, vai adiante delas; e as ovelhas seguem-no, pois lhe conhecem a voz.

Jo 10, 1-4

Meus amigos, chegado o momento em que escolheremos nossos representantes para governarem nossos municípios por mais quatro anos de mandato. O TRE tem veiculado várias propagandas, buscando conscientizar o eleitor de que é necessário pensarmos muito, refletirmos e analisarmos a vida dos candidatos para, então, passarmos nossa procuração pública às pessoas que confiaremos para serem nosso prefeito e vereador escolhidos.

Infelizmente, nossas leis ainda permitem que vários tipos de pessoas mal-intecionadas, com objetivos interesseiros que não vão além de seus próprios umbigos, se candidatem. Assim, há notícias de assassinos, de estelionatários, de agiotas, de traficantes, de bandidos, de pessoas que se dão à prática de compra de votos e de tantas outras pessoas de péssima conduta social que se candidatam e pedem nossa procuração pública para decidirem os nossos destinos, como nossos dirigentes políticos.

O evangelho citado acima diz que a ovelha conhece bem a voz de seu pastor. Como cristos, devemos buscar direcionamento para agirmos conforme a vontade do nosso bom pastor. Assim, escolheremos pessoas que são compromissadas com a fé e exercitam olhos e ouvidos espirituais, sem nenhum jogo de interesse poltico por trás! Bem sabemos que existem cristãos verdadeiros que recebem o chamado para a política e também existem politiqueiros muito mal intencionados que adentram as igrejas para representarem um papel mentiroso e conseguirem votos... são lobos em pele de cordeiro (Mt 7, 15)!

Como dizia Jesus, não passam de sepulcros caiados: bonitos por fora e fedendo por dentro! Cheios de intenes egoístas que visam seus próprios lucros e crescimento de suas posses e contas bancárias (Mt 23, 27)!

Quando eu era criança, escutava sempre nas aulas de catequese uma música do Pe Zezinho que falava que se buscssemos fazer o que Jesus fazia, seríamos sempre felizes e é esse o convite que te faço para o dia 05 de outubro. É claro que há dois mil anos atrás não haviam eleições. Porém, se o Senhor fosse votar no próximo domingo, que tipo de pessoa você acha que Ele escolheria para representá-lo? Tenho toda certeza em afirmar que iria analisar a vida da pessoa, sua conduta social, seu testemunho de vida.

Lógico que Ele, em sua infinita sabedoria, escolheria uma árvore de bons frutos, pois toda árvore boa dá bons frutos; toda árvore má dá maus frutos (Mt 7,17) e, segundo sua concepção e seus ensinamentos, árvores produtoras de maus frutos devem ser cortadas e lançadas ao fogo (Mt 3, 10).

Em sua conversa com Nicodemos, Jesus afirma que os verdadeiros adoradores, verdadeiros seguidores, aqueles que verdadeiramente O agradam e que o Pai os deseja, são aqueles que o adoram em esprito e em verdade (Jo 4,23). Tais pessoas so aquelas que buscam ser guiadas e conduzidas conforme a sabedoria divina, através de vida de oração, de jejum, de penitêcia, de escuta espiritual. So pessoas que fazem dessas ações hábitos de suas vidas cotidianas.

Tais pessoas sabem muito bem que a sabedoria dos homens se opõem à sabedoria divina e vice-versa (ICor 2, 4-5).São Tiago afirma que a sabedoria, porém, que vem de cima, primeiramente pura, depois pacífica, condescendente, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, nem fingimento (Tg 3,17). Essas são características básicas que não podem faltar na pessoa que formos escolher.

Ja decidiu em quem vai votar? A sua pessoa se enquadra em tudo o que foi dito aqui? Se não, ainda há tempo de corrigir um erro que ainda não foi praticado. Se somos verdadeiros cristãos compromissados com a fé, é necessário buscarmos sempre termos olhos e ouvidos espirituais.

Quatro anos demoram passar!

Grande abraço fraternal,
Márcio Gomes Pacheco
www.aboasemente.com
Coordenador do Ministério Jovem
Renovação Carismática Católica Inhumense

Márcio Gomes Pacheco

Márcio Gomes Pacheco

Letras Português/Inglês - UFG Administração de Empresas - UFG (não concluído)
Coordenador do Grupo de Oração Semeador da Renovação Carismática Católica Inhumense; Ex-coordenador do Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica Inhumense; Diretor do blog A Boa Semente (www.aboasemente.com); Músico do Coral Santa Cecília e do Grupo de Oração Semeador - RCCI; Bancário - Banco do Brasil (desde jan/2005); Professor de Literatura Brasileira, Português, Inglês e Ensino Religioso na rede estadual de ensino entre 1999 e 2000; professor de Inglês (CCAA e Centro de Línguas UFG) de 2000 a 2006; professor de Inglês - Cursinho Trevisan (2000 - 2004); professor de violão (1998 - 2003).

COMENTÁRIOS

Comentar usando as redes sociais

Caixa de comentários TUDOIN


Resposta ao Comentário (Cancelar)

Lista de Comentários

Abraxas
12/01/2012 09:55

Que burro!

Uia, o rapaz respondeu! Será que depois de tanto tempo ele aprendeu alguma coisa sobre mitologia? O pobrezinho foi educado em uma faculdade particular ou nas aulas catequese?
Renato de Sousa
20/01/2010 04:06

ENGRAÇADO!!!

Caro Abraxas, vc é realmente muito engraçado! Gosta tanto do que é medieval que até seu nome é m...! rsrsrsrsrs...
Você é uma comédia! Um verdadeiro medieval! Um grande conhecedor do medievalismo! Parabéns, garoto! Sou teu fã, MEDIEVAAAAAALLLL!!!
Abraxas
23/11/2009 12:16

Contra-observação

Afonso, suas falas só reafirmam o que postei acima, aliás, que postei a muitíssimo tempo. Decerto sua mente limitada por uma única cosmovisão não tem dissernimento para atentar para o uso de uma figura da mitologia grega, o que não tem nada haver a quem "sirvo". Só mesmo um ser medieval seria capaz de identificar o estado laico com o demônio.
Afonso
19/11/2009 01:39

Obseervação

Parabéns pelo texto meu irmão márcio,

agora quanto ao comentário do "abraxas", só pelo nome já se sabe a quem ele serve, e com certeza não é a Deus.

ainda há tempo, de aceitar Jesus. Jeus te ama.
não se deixe enganar, pelas mentiras, só existe uma verdade, que Jesus é o único salvador. ( 1° timóteo cap 2 - (4 a 7)
Eduardo Henrique Soares
05/11/2008 11:19

VERGONHA

Eleição limpa e ilegal, graças ao PT teremos o primeiro vereador analfabeto em pleno 2008!
Vergonha! E ainda sou filiado.
Abraxas
15/10/2008 21:20

me mata

Medieval, especialmente os comentários. Felizmente muitos não o leram. Reponda aí, e se o sujeito não for cristão, vc vota nele? É preciso ser cristão para ter valores e ou ser honesto? Medieval do tipo RCC, ou se preferir, cristianismo católico neo-pentecostal individualista. Gostaria que os colegas comentassem o que acham do Estado Laico. Afinal, a fé é insignificante no Estado de Direito. Medieval e muito sem atitude.
Anaíle Flores de Paula
01/10/2008 20:40

Refletir e tomar atitude!

Não basta refletirmos! É preciso tomar atitude, tirar o bumbum da cadeira e ir pesquisar a vida do seu candidato... Como foi dito no texto, ainda há tempo para mudar! Mas você só vai descobrir que o seu candidato talvez não seja aquilo que você, cristão, espera, se você realmente analisar a história de vida dele, por si próprio, não pelo que outros dizem dele... Vamos tomar atitude!
Irani da Silva Lima
01/10/2008 12:10

389713510/66

Querido Márcio, muito apropriado o seu texto. Nós cristãos temos sim a responsabilidade de escolhermos bons governantes. Que sejam pessoas tementes a Deus, que governem com o coração . Oremos ao nosso bom Deus pedindo sabedoria aos nossos candidatos. Que sejam o trigo , não o joio. Vamos então pedir a JESUS, que ilumine a todos nós eleitores para que façamos a escolha certa e que ilumine cada eleito nesta campanha que se encerra, que Jesus possa abençoar cada um deles e direcioná-los no caminho do bem a favor de toda a comunidade Inhumense. Irani Lima
Klenia Pereira
01/10/2008 08:37

Refletir é preciso....

Excelente artigo, e em momento oportuno, já que estamos na reta final para as eleições. Como é importante sabermos a quem confiaremos nosso voto, ou como você disse em seu artigo, a quem passaremos a procuração para nos representar durante estes quatro anos. Será que todos os candidatos tem as características que Jesus descreve como sendo necessárias? só Deus conhece verdadeiramente o coração dos seus filhos, então que possamos pedir a Ele sabedoria antes de fazermos a nossa escolha, para que tenhamos uma pessoa que represente o Seu povo como Ele deseja também, para governar a nossa cidade.
Rafael Simões
30/09/2008 22:31

Voto consciente

Gostei muito do seu texto! Concordo absolutamente com tudo. Espero que nosso povo se torne consciente da importância do seu voto, e como nosso voto deve refletir a nossa vida Cristã: a busca da honestidade, da verdade, da caridade. Que Deus nos dê sabedoria na hora de escolher nossos governantes e legisladores.
Robson Fernandes dos Santos
30/09/2008 21:52

VALEU PELA DICA

É de fundamental importancia nós Cristaos sabermos quem iremos colocar no poder!Quem sao ,sera que sao a favor da vida?Gostei muito do artigo e espero que ajude as pessoas a refletirem melhor sobre algo tao delicado!Fiquem com Deus
Roberta Lima Cordeiro
30/09/2008 21:30

Vamos refletir em tudo isso!

Boa noite meu amigo Márcio, eu li o seu artigo, gostei muito do que você escreveu aqui. Com certeza vai me ajudar mais ainda a escolher o meu voto, quantas pessoas no nosso meio politico são como esse sepulcro, quantos candidatos que não sabem administrar nem sua propria vida, Que todos possam acolher esta reflexão e pensar bem até o momento em que forem votar nesse dia 05 de outubro. Deus possa iluminar a mente e a vida de cada um, fiquem todos com Deus.